Removedor de oxidação na solda em inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

celiougo

Well-Known Member
Joined
Jun 26, 2014
Messages
113
Reaction score
35
Essa é para vc guenther e os soldadores tig...

faz tempo que namoro um removedor eletrolítico de oxidação do processo de soldagem em inox:
http://www.fg.com.br/maquina-de-limpeza-p-solda-surfox-203-230-prod-10651.html

mas ela custa na caso do 7 contos, então estava eu as voltas nas pesquisas de eletrólise...

achei umas coisas interessantes, bem diy....

resolvi testar: cromar umas peças de latão com inox.. deu certo.. ficaram bem satisfatórias...(base soda cáustica).

então resolvi testar o ácido fosfórico, que na gráfica é usado como desengordurante e decapante de chapas off set.... bem só detalhes.

como os decapantes tem nesse ácido sua base, meti uma fonte de pc na ligação 12v como anodo e catodo.... positivo na peça de inox e negativo em uma chave de fenda com um pano enrolado na ponta...
embebi a ponta no ácido e passei nas manchas de oxidação. que trabalhão os cantos dão para limpar, mas agora ficou sussa.
removeu igual ao video:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=4tPwdjCIg7I[/ame]

com já são 4 da madruga, amanhã vou montar tudo de forma a fazer umas fotos e um video...

nos sistemas comercializados existe uma alimentação constante de ácido, mas nada que umas mergulhadas no ácido a cada passagem não resolva, mas dá para bolar um injetor também.
 
Nossa, que legal...
Já consegui tirar oxidação com ácido fosfórico de solda num fechamento de buraco de postmix que fizeram meio porcamente pra mim, mas levou 2 dias pra sair... usando eletricidade acelera o processo então?
 
Nossa, que legal...
Já consegui tirar oxidação com ácido fosfórico de solda num fechamento de buraco de postmix que fizeram meio porcamente pra mim, mas levou 2 dias pra sair... usando eletricidade acelera o processo então?

é instantâneo.... sem igual e ainda tem a vantagem de não ter que lixar e depois polir, imagina soldar uma chapa e ter que polir ela inteira só por causa de uma solda lixada.
 
é instantâneo.... sem igual e ainda tem a vantagem de não ter que lixar e depois polir, imagina soldar uma chapa e ter que polir ela inteira só por causa de uma solda lixada.

Interessante, próxima vez que precisar farei assim então!
 
Bem interessante.

Na grande maioria dos casos, eu simplesmente faço polimento da solda com disco de pano na politriz... que remove todos os fumos e deixa brilhando (nos casos em que quero brilho), ou passo um disco de escova de inox (como no vídeo), ou em casos de acesso difícil..... simplesmente uso Gel Decapante... que funciona que é uma maravilha também.

Abração!
 
Já vi gente usando ácido sulfúrico pra isso....

Ácido sulfúrico não é bem assim pra comprar, e se for, não recomendo, porque é extremamente perigoso de manusear. Nunca subestime ácidos ou bases fortes.

Abraço
 
Tem que ter cuidado ao manusear, sulfúrico é mais tranquilo de comprar pois é usado como decapante. Mas requer atenção e cuidados durante o uso.
 
Em peças que podem ser imersas ou que ficam na horizontal, eu uso limpa inox da quimatic, nao lembro qual acido da composicao, mas custa 15 reais 500ml, tenho sempre um frasco em mão, ele desoxida, tira manchas e faz a apassivação.
 
Back
Top