Remoção/enxague do Kalyclean C-272

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucio Fialho

Supporting Member
HBT Supporter
Joined
Dec 9, 2016
Messages
27
Reaction score
15
Location
Rio de Janeiro
Companheiros, não sei se estou fazendo algo errado...

Uso o C-272 para limpar meu equipamento, incluindo a linha que é de inox e mangueiras de silicone.

A limpeza é ótima. Ele realmente desgruda tudo.

Mas a impressão que tenho é que ele fica grudado para sempre por onde passa.

Eu enxaguo, enxaguo, enxaguo, enxaguo, enxaguo, depois deixo de molho por dias, depois enxagua mais e mais e mais e mais.

E, ainda assim, sempre que enxaguo, sai mais um pouco de resíduo.

Tenho a mesma sensação quando, por acidente ele cai na pele. Lavo imediatamente com muita água, sabão (muito mesmo), mas, ainda assim, sinto ele grudado na pele quando passo mais água, ele ainda está lá. Tenho que esfregar com papel toalha para sair, o que, ao meu ver, demonstra que enxague não é eficaz.

Como é a experiência de vocês? Alguma sugestão?
 
Amigo, qual é a diluição que vc esta usando o kalyclean?
Eu já usei este produto, e fazendo um enxague bombeando água quente ~25 litros/min foi o suficiente para retirá-lo. Ultimamente, para limpezas pesadas, tenho usado soda caustica (diluída na água) direto, seguido de um enxague ácido (vinagre de álcool), para normalizar o pH, e após enxague com água quente, resolve bem.
 
uso 1% v/v. 200ml para 20 litros de água.
Exaguo com agua a 40 graus, mas numa vazão bem menor e dá esse problema que falei.
E também não exáguo com solução ácida. É necessário?
 
Olá amigo, se você quer saber se está ficando vestígios de soda no seu equipamento, utilize a Fenolftaleína

https://loja.weconsultoria.com.br/fenolftaleina-p44841/
Utilizo a Fenolftaleína durante o enxágue do fermentador, quando para de reagir com a água do enxague vejo que não há vestígios de soda. Depois disso encho o fermentador com água e ácido peracético para neutralização, caso fique vestígios de soda, e sanitização. Resfrio essa solução de água com sanitizante e utilizo durante o resfriamento do mosto da próxima leva.

Nunca tive problemas utilizando dessa forma.

Abs.
 
Se vc quer uma limpeza top, recomendo fortemente o enxague com solução ácida depois. Como o colega falou, vai neutralizar qualquer substância cáustica que fique no teu equipamento.
 
obrigado pelas dicas.

Volken, a limpeza com solução ácida que voce sugere seria um kalyclean A670? ou algo mais simples?

Rico, vou comprar a Fenolftaleína. Valeu a dica.
Só uma dúvida: ao usar peracetico para inativar os vestígios de soda, você não está inativando o próprio peracetico? Não seria arriscado usá-lo depois?
 
Sim, pode usar este produto da Kalyclean. Eu normalmente ácido peracetico (pac 200) e algumas vezes que estava sem o produto, diluí vinagre de álcool com água.

Quanto ao seu questionamento, se tu esta fazendo esta limpeza com soda cáustica, imagino que esteja limpando o equipamento após a produção ou fermentação, então das lavagens é de limpeza mesmo. Quando for usar novamente as mangueiras e fermentador, já que já estarão limpos, tu deverá sanitizar tudo novamente, com o ácido peracético ou produto da sua escolha.
 
obrigado pelas dicas.

Volken, a limpeza com solução ácida que voce sugere seria um kalyclean A670? ou algo mais simples?

Rico, vou comprar a Fenolftaleína. Valeu a dica.
Só uma dúvida: ao usar peracetico para inativar os vestígios de soda, você não está inativando o próprio peracetico? Não seria arriscado usá-lo depois?
 
Da forma que eu utilizo acredito que não. Após fazer CIP do meu fermentador com o Kalyclean eu faço um bom enxague. Depois encho o fermentador até a boca e coloco acido peracético a uma concentração mais alta. Utilizo 180-200 ml de ácido peracetico para 65L de água. Deixo no fermentador até o dia da brassagem, 2-3 dias geralmente. Nunca tive problemas de contaminação.
 
bom dia!
eu vi um video no HOMEBREWBRASIL o cara usando PERCARBONATO DE SODIO!
rs comprei e usei em um POLYKEG!
o resultado em 20min foi totalmente impressionante. depois para nao correr risco, deixei 1 dia de molho com IODOFOR.
 
Fala Tiago!
O percarbonato de sódio é o mesmo que o Vanish branco. Funciona bem também, mas espuma bastante, diferente do Kalyclean. O Vanish eu utilizo para limpeza dos meus postmix.
Quem sabe na próxima eu tento utilizar Vanish no CIP do fermentador...ai posto minha opinião aqui
 
Valeu pela informação Lucio! Vou seguir utilizando o Kalyclean.
 
Fala Tiago!
O percarbonato de sódio é o mesmo que o Vanish branco. Funciona bem também, mas espuma bastante, diferente do Kalyclean. O Vanish eu utilizo para limpeza dos meus postmix.
Quem sabe na próxima eu tento utilizar Vanish no CIP do fermentador...ai posto minha opinião aqui

Fala Rico, tudo bem cara!
Já usei o Vanish também! Percebi que o PS é mais eficiente, mais barato também! 500gr paguei $18,00.
A diluição que usei foi 1gx1L.

Bom trocar as experiências!
 
Back
Top