Remoção da lama da bombona

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Eaê galera... Venho reaproveitando a lama a um tempo, porém sempre programo uma brassagem para um dia antes de carbonatar a anterios, daí simplesmente retiro a cerveja para o barril e derramo o novo mosto em cima. Porém acabei por tirar uma cerveja para beber no feriado e deixei a bombona lacrada no freezer até hoje. Fazem 4 dias, brassei uma nova leva hoje. Acreditam que terei problemas com essa lama ou posso usar normalmente? Outra coisa, ela está na bombona e o mosto em outra. Seria mais negócio trasfegar o mosto para a que já está com a lama ou remover a lama, fazer um starter e adicionar na bombona? Se a segunda opção for a mais sugerida, alguma técnica para remover ela de lá, ou posso jogar um pouco do mosto nela, dar uma agitada de leve e devolver na bombona com o restante?
 
Fala Edgar, beleza?!

Não acho que terá problema nenhum não. Não vejo porque haveria alguma diferença entre manter a lama sozinha, ou com a cerveja da leva anterior (como você estava fazendo antes). Afinal, o reaproveitamento e armazenamento caseiro de levedura é justamente isso (separa a levedura da cerveja) e nesse caso você nem teve o risco de contaminação na trasfega!

A gente até poderia pensar em uma melhor "manutenção" da levedura pelo álcool da cerveja anterior, mas duvido que isso seja significativo em 4 dias de bomba lacrada.

Quanto ao uso na leva nova, se for fazer starter seria só o de vitalidade, para dar uma acordada prévia na levedura. Eu sempre tenho feito starter de vitalidade em busca de uma fermentação mais saudável, mas faço isso porque sempre lavo minha lama e deixo ela algumas semanas guardada.

Nesse seu caso, eu mandaria bronca direto, despejando o mosto na bombona da levedura, pra evitar o risco de contaminação no starter. Faz o primeiro dia de fermentação com uma temperatura mais baixa que o alvo, deixa as bichinhas acordarem com calma, que a fermentação sairá limpa!
 
Bom dia.
Já vi alguns vídeos do beerschool, que o Jamal coloca água previamente fervida na lama, para torná-la mais líquida e poder removê-la da bombona.
Eu procederia desta forma, com cuidado para não ocorrer choque térmico.
Não acho necessário starter...
Boa sorte!!!
E depois posta como procedeu!!!
 
Valeu galera, acabei que botei em cima mesmo e começou atividade no airlock uma hora depois. Tirei a bombona da geladeira e deixei em ambiente para estabilizar a temperatura e mandei a nova leva pra dentro... Esta fermentando normalmente, obrigado pelas ideias!
 
Fala pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém ja gaudou levedura para uso posterior e por quanto tempo?

Nunca tinha guardado, mas gaurde a lama de uma Cream Ale que encasei no início do mês. Como usei gelatina, fiz uma lavagem. Aparentemente ela está saudável, mas tenho dúvidas no reaproveitamento.

E aí, o que me dizem?

Abraço e boa brejas 🍻
 
Fala pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém ja gaudou levedura para uso posterior e por quanto tempo?

Nunca tinha guardado, mas gaurde a lama de uma Cream Ale que encasei no início do mês. Como usei gelatina, fiz uma lavagem. Aparentemente ela está saudável, mas tenho dúvidas no reaproveitamento.

E aí, o que me dizem?

Abraço e boa brejas 🍻
Eu mesmo já guardei em garrafa pet em geladeira a 1 grau a lama de uma Weiss (K-97) por 15 dias até reutilizar, e funcionou que foi uma beleza... No dia de usar, só deixei fora por algumas horas pra equilibrar a temperatura, e joguei direto no mosto.
 
Eu mesmo já guardei em garrafa pet em geladeira a 1 grau a lama de uma Weiss (K-97) por 15 dias até reutilizar, e funcionou que foi uma beleza... No dia de usar, só deixei fora por algumas horas pra equilibrar a temperatura, e joguei direto no mosto.

A lama q tenho é de uma US-05 e vou reaproveitar em uma APA no início do próximo mês. Mas mesmo ela aparentemente saldavel, ainda vou olhar mais de perto.

Abraço.
 
Aproveitando o tópico, alguém ja gaudou levedura para uso posterior e por quanto tempo?

Minhas últimas levas de US-05 fora assim: 45 dias de armazenamento para o uso da primeira geração, 20 dias de armazenamento para o uso da segunda geração (Double IPA). Envasei a DIPA, e descartei a levedura.

Zero problemas na fermentação. Mas eu sempre faço um starter de vitalidade antes, para fazer inocular com elas bem acordadas.
 
Bom dia a todos.
Minha experiência com reaproveitamento está acontecendo... fiz uma breja semana passada e reaproveitei pela primeira vez a lama que havia guardado na geladeira por 1 mês aproximadamente. Deixei chegar em temperatura ambiente e mandei no mosto pós resfriamento.
Não consegui acompanhar o tempo de início de atividade, mas deve ter sido normal.
Medi a densidade ontem e marcava 1.008, com uma OG de 1.047. Trata-se de uma Cream Ale puro malte!!! Não curto usar adjuntos.
Então elevei a temperatura que estava a 18º para 22º e fica até amanhã, quando farei o cold e envase no próximo fds.
O que posso dizer é que não há aromas estranhos e o sabor está OK.
Ao final quero colher a lama para uma próxima ainda... A US-05 admite vários reaproveitamentos sem contaminação.
Talvez não seja ideal, mas fica a pergunta....
A lama de fermentação de 40 litros, depois de armazenada fermenta os mesmos 40 litros ou mais??? Tempo de armazenamento de 1 mês aproximadamente. Isso é... devido à propagação, talvez com starter de vitalidade, conseguiria dobrar o rendimento, visto que ela se reproduz em ambiente de fermentação???
Abraços
 
@DANIEL RODRIGUES
Para reutilização de lama eu sempre gosto de usar a calculadora do Jamil Zainasheff:

http://www.mrmalty.com/calc/calc.html
Isso porque ela tem uma função que a do Brewer's Friend não tem: o decaimento da viabilidade em decorrência do tempo. E acho que isso é exatamente o fator que interfere na sua dúvida!

É quase impossível calcular o quanto o starter de vitalidade vai ajudar nesses cálculos. Por isso eu sempre faço, já que é muito fácil.
 
Bom dia a todos.
Minha experiência com reaproveitamento está acontecendo... fiz uma breja semana passada e reaproveitei pela primeira vez a lama que havia guardado na geladeira por 1 mês aproximadamente. Deixei chegar em temperatura ambiente e mandei no mosto pós resfriamento.
Não consegui acompanhar o tempo de início de atividade, mas deve ter sido normal.
Medi a densidade ontem e marcava 1.008, com uma OG de 1.047. Trata-se de uma Cream Ale puro malte!!! Não curto usar adjuntos.
Então elevei a temperatura que estava a 18º para 22º e fica até amanhã, quando farei o cold e envase no próximo fds.
O que posso dizer é que não há aromas estranhos e o sabor está OK.
Ao final quero colher a lama para uma próxima ainda... A US-05 admite vários reaproveitamentos sem contaminação.
Talvez não seja ideal, mas fica a pergunta....
A lama de fermentação de 40 litros, depois de armazenada fermenta os mesmos 40 litros ou mais??? Tempo de armazenamento de 1 mês aproximadamente. Isso é... devido à propagação, talvez com starter de vitalidade, conseguiria dobrar o rendimento, visto que ela se reproduz em ambiente de fermentação???
Abraços
No meu caso eu deixo uns 2lt de cerveja e a levedura de 40lt na bombona, agito e guardo em vidros. Rende 6 vidros e utilizo 4 vidros para fermentar novos 40 lt, fermentação excelente. Ideal reutilizar em 15 dias, se reutilizar acima disso o starter de vitalidade é recomendado. Após a levedura atingir temperatura ambiente e iniciar a atividade, jogo no mosto reservado para o starter e deixo 1 hora multiplicando no starter de vitalidade. E faça oxigenação do mosto para favorecer a fermentação.
 
Obrigado pelas respostas Thiago e Filipe.
Como havia dito, vou guardar a lama desta fermentação de 40 litros e pretendo fermentar 80, mas vou dividir e arriscar um lote menor.
Pretendo fazer um lote de 20 litros e usar o equivalente à esta litragem, ou seja... 1/4 da lama para fermentar 20 litros.... vamos ver no que dá!!!
Lembrando que agradeço a dica da calculadora e da proporção, mas penso que proporção para mim é mais prático. Com certeza menos preciso, entretanto, já vi que se não tiver microscópio, nada é muito preciso...
Abraços
 
Boa
Minhas últimas levas de US-05 fora assim: 45 dias de armazenamento para o uso da primeira geração, 20 dias de armazenamento para o uso da segunda geração (Double IPA). Envasei a DIPA, e descartei a levedura.

Zero problemas na fermentação. Mas eu sempre faço um starter de vitalidade antes, para fazer inocular com elas bem acordadas.
, Tbm estou pensando em fazer um starter, coisa que depois que depois que comecei a fazer, não deixo mais.
 
Obrigado pelas respostas Thiago e Filipe.
Como havia dito, vou guardar a lama desta fermentação de 40 litros e pretendo fermentar 80, mas vou dividir e arriscar um lote menor.
Pretendo fazer um lote de 20 litros e usar o equivalente à esta litragem, ou seja... 1/4 da lama para fermentar 20 litros.... vamos ver no que dá!!!
Lembrando que agradeço a dica da calculadora e da proporção, mas penso que proporção para mim é mais prático. Com certeza menos preciso, entretanto, já vi que se não tiver microscópio, nada é muito preciso...
Abraços
Eu faço levas de 25 a 27 l e reutilizo a lama, com a lama de uma fermentação eu faço as duas próximas... então acho q vc consegue fazer sim os seus 80 com a lama de 40...
 
Uma pergunta a todos: utilizando uma quantidade acima do necessário para a fermentação de um mosto não vou ter problemas de atenuar demais? Por exemplo: queria um FG em 1015 e acabar baixando para 1006?
 
Uma pergunta a todos: utilizando uma quantidade acima do necessário para a fermentação de um mosto não vou ter problemas de atenuar demais? Por exemplo: queria um FG em 1015 e acabar baixando para 1006?
Olha, acredito que não, o que acontece é que a fermentação será mais rápida, a levedura vai consumir o açúcar mais rápido, mas quando acabar o açúcar ela para de fermentar. Com aeração e usando metade da levedura de 40lt para fermentar outros 40lt, geralmente em 4 dias termina de fermentar. Só vejo um problema, que é a espuma saindo pelo airlock nos primeiros dias, então ou blowoff ou hedspace grande, eu faço 43 lt em uma bombona de 50lt e nunca tive problema.
 
Uma pergunta a todos: utilizando uma quantidade acima do necessário para a fermentação de um mosto não vou ter problemas de atenuar demais? Por exemplo: queria um FG em 1015 e acabar baixando para 1006?
Como nosso amigo @Thiago Zardo disse, também não vejo problema além do desperdício... Tenho pouca experiência em reaproveitamento de levedura, costumo reutilizar bastante nas minhas WeissBier, faço entre 50 e 60L a cada 10 dias, uso um fermentador cônico de 110L, e nem estou removendo a lama. Simplesmente programo uma brassagem para um dia antes de retirar a cerveja que está no fermentador, e assim que retiro só jogo o novo mosto por cima fazendo um Splash maneiro.
A questão da espuma é verdade, no meu caso aqui a primeira leva com levedura nova o krausen sobe cerca de 10L (a manca do fermentador). Já quando reaproveito a levedura, a marca do danado sobe quase 50L, ou seja 5x mais praticamente.
Essa semana pela primeira vez estou reutilizando a lama pela segunda vez, da mesma forma. 2 dias já atenuou tudo... Manterei o cronograma e se quiserem depois posto o resultado.
 
Como nosso amigo @Thiago Zardo disse, também não vejo problema além do desperdício... Tenho pouca experiência em reaproveitamento de levedura, costumo reutilizar bastante nas minhas WeissBier, faço entre 50 e 60L a cada 10 dias, uso um fermentador cônico de 110L, e nem estou removendo a lama. Simplesmente programo uma brassagem para um dia antes de retirar a cerveja que está no fermentador, e assim que retiro só jogo o novo mosto por cima fazendo um Splash maneiro.
A questão da espuma é verdade, no meu caso aqui a primeira leva com levedura nova o krausen sobe cerca de 10L (a manca do fermentador). Já quando reaproveito a levedura, a marca do danado sobe quase 50L, ou seja 5x mais praticamente.
Essa semana pela primeira vez estou reutilizando a lama pela segunda vez, da mesma forma. 2 dias já atenuou tudo... Manterei o cronograma e se quiserem depois posto o resultado.

Já utilizei o US-05 umas 4x ou mais sem tirar da bombona, só jogando em cima.
Só parei quando resolvi fazer uma cerveja menos lupulada que as anteriores, e não queria arriscar misturar com o trub altamente lupulado que estava lá.
Único problema que achei é a sujeira que vai grudando na bombona 😆

Entretando, normalmente retiro a levedura e guardo em garrafas pet sanitizadas. Não lavo levedura, normalmente deixo com um pouco de cerveja dentro e quando vou usar dou uma chacoalhada e espero decantar o trub.
Até hoje só tive problema com uma levedura que estava guardada a uns 6 meses, acabou dando gosto de croissant de presunto na cerveja.
 
Cara, eu já experimentei cerveja com sabor de bacon que era muito boa! Quem sabe uma cerveja de croissant de presunto também não seja?

Já utilizei o US-05 umas 4x ou mais sem tirar da bombona, só jogando em cima.
Só parei quando resolvi fazer uma cerveja menos lupulada que as anteriores, e não queria arriscar misturar com o trub altamente lupulado que estava lá.
Único problema que achei é a sujeira que vai grudando na bombona 😆

Entretando, normalmente retiro a levedura e guardo em garrafas pet sanitizadas. Não lavo levedura, normalmente deixo com um pouco de cerveja dentro e quando vou usar dou uma chacoalhada e espero decantar o trub.
Até hoje só tive problema com uma levedura que estava guardada a uns 6 meses, acabou dando gosto de croissant de presunto na cerveja.
 
Cara, eu já experimentei cerveja com sabor de bacon que era muito boa! Quem sabe uma cerveja de croissant de presunto também não seja?

Não é bem assim... Eu gosto de Rauchbier, mas não tive coragem de tomar aquilo. Era um tanto abjeto, ainda mais porque esperava tirar dali uma cerveja completamente diferente daquele resultado... Inclusive ficou um pouco salgada, até pensei em dizer que era Gose e meter bala, mas...
Não recomendaria testar não 🤢
 
Pois é... Uma vez um amigo meu, o Társis Patini, o qual foi juiz em Blumenau ano passado, disse que a avaliação da cerveja é feita da seguinte forma: vê-se qual era o objetivo do cervejeiro (o estilo, as características, etc...) com a cerveja apresentada e, após ter isso claro, ver se ele alcançou ou não este objetivo. Se sim, 10, se não....
 
Back
Top