Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Remoção da lama da bombona

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Eaê galera... Venho reaproveitando a lama a um tempo, porém sempre programo uma brassagem para um dia antes de carbonatar a anterios, daí simplesmente retiro a cerveja para o barril e derramo o novo mosto em cima. Porém acabei por tirar uma cerveja para beber no feriado e deixei a bombona lacrada no freezer até hoje. Fazem 4 dias, brassei uma nova leva hoje. Acreditam que terei problemas com essa lama ou posso usar normalmente? Outra coisa, ela está na bombona e o mosto em outra. Seria mais negócio trasfegar o mosto para a que já está com a lama ou remover a lama, fazer um starter e adicionar na bombona? Se a segunda opção for a mais sugerida, alguma técnica para remover ela de lá, ou posso jogar um pouco do mosto nela, dar uma agitada de leve e devolver na bombona com o restante?

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
Fala Edgar, beleza?!

Não acho que terá problema nenhum não. Não vejo porque haveria alguma diferença entre manter a lama sozinha, ou com a cerveja da leva anterior (como você estava fazendo antes). Afinal, o reaproveitamento e armazenamento caseiro de levedura é justamente isso (separa a levedura da cerveja) e nesse caso você nem teve o risco de contaminação na trasfega!

A gente até poderia pensar em uma melhor "manutenção" da levedura pelo álcool da cerveja anterior, mas duvido que isso seja significativo em 4 dias de bomba lacrada.

Quanto ao uso na leva nova, se for fazer starter seria só o de vitalidade, para dar uma acordada prévia na levedura. Eu sempre tenho feito starter de vitalidade em busca de uma fermentação mais saudável, mas faço isso porque sempre lavo minha lama e deixo ela algumas semanas guardada.

Nesse seu caso, eu mandaria bronca direto, despejando o mosto na bombona da levedura, pra evitar o risco de contaminação no starter. Faz o primeiro dia de fermentação com uma temperatura mais baixa que o alvo, deixa as bichinhas acordarem com calma, que a fermentação sairá limpa!

DANIEL RODRIGUES

Well-Known Member
Afiliado
2/6/20
Bom dia.
Já vi alguns vídeos do beerschool, que o Jamal coloca água previamente fervida na lama, para torná-la mais líquida e poder removê-la da bombona.
Eu procederia desta forma, com cuidado para não ocorrer choque térmico.
Não acho necessário starter...
Boa sorte!!!
E depois posta como procedeu!!!

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Valeu galera, acabei que botei em cima mesmo e começou atividade no airlock uma hora depois. Tirei a bombona da geladeira e deixei em ambiente para estabilizar a temperatura e mandei a nova leva pra dentro... Esta fermentando normalmente, obrigado pelas ideias!

Afiliado
1/8/20
Fala pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém ja gaudou levedura para uso posterior e por quanto tempo?

Nunca tinha guardado, mas gaurde a lama de uma Cream Ale que encasei no início do mês. Como usei gelatina, fiz uma lavagem. Aparentemente ela está saudável, mas tenho dúvidas no reaproveitamento.

E aí, o que me dizem?

Abraço e boa brejas 🍻

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Fala pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém ja gaudou levedura para uso posterior e por quanto tempo?

Nunca tinha guardado, mas gaurde a lama de uma Cream Ale que encasei no início do mês. Como usei gelatina, fiz uma lavagem. Aparentemente ela está saudável, mas tenho dúvidas no reaproveitamento.

E aí, o que me dizem?

Abraço e boa brejas 🍻
Eu mesmo já guardei em garrafa pet em geladeira a 1 grau a lama de uma Weiss (K-97) por 15 dias até reutilizar, e funcionou que foi uma beleza... No dia de usar, só deixei fora por algumas horas pra equilibrar a temperatura, e joguei direto no mosto.

Afiliado
1/8/20
Eu mesmo já guardei em garrafa pet em geladeira a 1 grau a lama de uma Weiss (K-97) por 15 dias até reutilizar, e funcionou que foi uma beleza... No dia de usar, só deixei fora por algumas horas pra equilibrar a temperatura, e joguei direto no mosto.
A lama q tenho é de uma US-05 e vou reaproveitar em uma APA no início do próximo mês. Mas mesmo ela aparentemente saldavel, ainda vou olhar mais de perto.

Abraço.

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
Minhas últimas levas de US-05 fora assim: 45 dias de armazenamento para o uso da primeira geração, 20 dias de armazenamento para o uso da segunda geração (Double IPA). Envasei a DIPA, e descartei a levedura.

Zero problemas na fermentação. Mas eu sempre faço um starter de vitalidade antes, para fazer inocular com elas bem acordadas.

DANIEL RODRIGUES

Well-Known Member
Afiliado
2/6/20
Bom dia a todos.
Minha experiência com reaproveitamento está acontecendo... fiz uma breja semana passada e reaproveitei pela primeira vez a lama que havia guardado na geladeira por 1 mês aproximadamente. Deixei chegar em temperatura ambiente e mandei no mosto pós resfriamento.
Não consegui acompanhar o tempo de início de atividade, mas deve ter sido normal.
Medi a densidade ontem e marcava 1.008, com uma OG de 1.047. Trata-se de uma Cream Ale puro malte!!! Não curto usar adjuntos.
Então elevei a temperatura que estava a 18º para 22º e fica até amanhã, quando farei o cold e envase no próximo fds.
O que posso dizer é que não há aromas estranhos e o sabor está OK.
Ao final quero colher a lama para uma próxima ainda... A US-05 admite vários reaproveitamentos sem contaminação.
Talvez não seja ideal, mas fica a pergunta....
A lama de fermentação de 40 litros, depois de armazenada fermenta os mesmos 40 litros ou mais??? Tempo de armazenamento de 1 mês aproximadamente. Isso é... devido à propagação, talvez com starter de vitalidade, conseguiria dobrar o rendimento, visto que ela se reproduz em ambiente de fermentação???
Abraços

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
@DANIEL RODRIGUES
Para reutilização de lama eu sempre gosto de usar a calculadora do Jamil Zainasheff:

Isso porque ela tem uma função que a do Brewer's Friend não tem: o decaimento da viabilidade em decorrência do tempo. E acho que isso é exatamente o fator que interfere na sua dúvida!

É quase impossível calcular o quanto o starter de vitalidade vai ajudar nesses cálculos. Por isso eu sempre faço, já que é muito fácil.

Thiago Zardo

New Member
Afiliado
16/8/20
Bom dia a todos.
Minha experiência com reaproveitamento está acontecendo... fiz uma breja semana passada e reaproveitei pela primeira vez a lama que havia guardado na geladeira por 1 mês aproximadamente. Deixei chegar em temperatura ambiente e mandei no mosto pós resfriamento.
Não consegui acompanhar o tempo de início de atividade, mas deve ter sido normal.
Medi a densidade ontem e marcava 1.008, com uma OG de 1.047. Trata-se de uma Cream Ale puro malte!!! Não curto usar adjuntos.
Então elevei a temperatura que estava a 18º para 22º e fica até amanhã, quando farei o cold e envase no próximo fds.
O que posso dizer é que não há aromas estranhos e o sabor está OK.
Ao final quero colher a lama para uma próxima ainda... A US-05 admite vários reaproveitamentos sem contaminação.
Talvez não seja ideal, mas fica a pergunta....
A lama de fermentação de 40 litros, depois de armazenada fermenta os mesmos 40 litros ou mais??? Tempo de armazenamento de 1 mês aproximadamente. Isso é... devido à propagação, talvez com starter de vitalidade, conseguiria dobrar o rendimento, visto que ela se reproduz em ambiente de fermentação???
Abraços
No meu caso eu deixo uns 2lt de cerveja e a levedura de 40lt na bombona, agito e guardo em vidros. Rende 6 vidros e utilizo 4 vidros para fermentar novos 40 lt, fermentação excelente. Ideal reutilizar em 15 dias, se reutilizar acima disso o starter de vitalidade é recomendado. Após a levedura atingir temperatura ambiente e iniciar a atividade, jogo no mosto reservado para o starter e deixo 1 hora multiplicando no starter de vitalidade. E faça oxigenação do mosto para favorecer a fermentação.

DANIEL RODRIGUES

Well-Known Member
Afiliado
2/6/20
Obrigado pelas respostas Thiago e Filipe.
Como havia dito, vou guardar a lama desta fermentação de 40 litros e pretendo fermentar 80, mas vou dividir e arriscar um lote menor.
Pretendo fazer um lote de 20 litros e usar o equivalente à esta litragem, ou seja... 1/4 da lama para fermentar 20 litros.... vamos ver no que dá!!!
Lembrando que agradeço a dica da calculadora e da proporção, mas penso que proporção para mim é mais prático. Com certeza menos preciso, entretanto, já vi que se não tiver microscópio, nada é muito preciso...
Abraços

Afiliado
1/8/20
Boa
Minhas últimas levas de US-05 fora assim: 45 dias de armazenamento para o uso da primeira geração, 20 dias de armazenamento para o uso da segunda geração (Double IPA). Envasei a DIPA, e descartei a levedura.

Zero problemas na fermentação. Mas eu sempre faço um starter de vitalidade antes, para fazer inocular com elas bem acordadas.
, Tbm estou pensando em fazer um starter, coisa que depois que depois que comecei a fazer, não deixo mais.

Ederaldo Kuller da Rocha

Well-Known Member
Afiliado
12/2/20
Obrigado pelas respostas Thiago e Filipe.
Como havia dito, vou guardar a lama desta fermentação de 40 litros e pretendo fermentar 80, mas vou dividir e arriscar um lote menor.
Pretendo fazer um lote de 20 litros e usar o equivalente à esta litragem, ou seja... 1/4 da lama para fermentar 20 litros.... vamos ver no que dá!!!
Lembrando que agradeço a dica da calculadora e da proporção, mas penso que proporção para mim é mais prático. Com certeza menos preciso, entretanto, já vi que se não tiver microscópio, nada é muito preciso...
Abraços
Eu faço levas de 25 a 27 l e reutilizo a lama, com a lama de uma fermentação eu faço as duas próximas... então acho q vc consegue fazer sim os seus 80 com a lama de 40...