Relé de alta potência para arduino

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kadupenido

Active Member
Joined
Mar 5, 2016
Messages
40
Reaction score
2
Fala pessoal tudo tranquilo?

Estou montando um painel para controlar minhas brassagens.
Irei utilizar uma resistência de 2.500w em 127v ou seja em torno de 20a.
Encontrei esse modulo de alta potência para arduino de 30a sera que ele aguenta o tranco ou uso um SSR mesmo?

Em termos de especificação acredito que aguente por ser de 30a mas ai vem a duvida pelo fato de os SSR necessitarem de um dissipador de calor, esse modulo parece muito frágil alem do baixo preço comparado aos SSR.


http://produto.mercadolivre.com.br/...lo-rele-5v-2-canais-raspberry-arduino-30a-_JM


695c9f731805116d4ba34a0e2285269d.jpg


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Isso é um módulo a relé, simplificando, ele é contato seco.
Oq isso quer dizer?
Quer dizer que ou está ligado ou está desligado.

O SSR é um relé de estado sólido, oq diferencia desse modelo que vc mostra é que alem do estado "ligado" e "desligado", ele pode variar a "potencia", no caso tornando o processo de controle mais eficiente.

Sitando como exemplo o Ardbier, o controle da resistencia de aquecimento é por PID (controle preciso) e nesse caso é preciso do SSR, mas o controle da bomba é só um liga-desliga, então vc pode usar um relé.

Entendeu?
 
Os SSRs necessitam de dissipador porque eles tem uma resistência interna maior e portanto geram calor quando a corrente passa.

Os rele tem a vantagem de não necessitar dissipador, mas ele não suporta bem um liga / desliga constante, ele tem vida útil de xxx comutações.

Eu tenho um painel que regula a temperatura da panela e do fermentador. Decidir usar reles no fermentador, já que o ciclo liga/desliga fica em torno de minutos.

Já para a resistência, uso ciclos de 2 segundos e portanto achei mais adequado usar um SSR.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá kadupenido, tudo bem?

Cara, estava com a mesma dúvida, e estou montando um projeto com Arduino por conta própria. Deu tudo certo com o seu? Precisou de algum componente a mais para não algum efeito indesejado ?
Abs!
2019-06-03 21.31.48.jpg
 
Olá kadupenido, tudo bem?

Cara, estava com a mesma dúvida, e estou montando um projeto com Arduino por conta própria. Deu tudo certo com o seu? Precisou de algum componente a mais para não algum efeito indesejado ?
Abs!View attachment 122139

Como falei acima, o relé mecânico não é indicado para uso com resistência elétrica de aquecimento utilizando lógica de controle PID.
Relé mecânico tem uma quantidade de acionamentos, após ultrapassar esse valor ele vai dar defeito. Lógica PID aciona o relé disversas vezes e em pouco espaço de tempo, por isso o SSR que é ilimitado em acionamentos, é o mais indicado.
 

Latest posts

Back
Top