Regulador de pressão com aparente defeito

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rei.moreira

Well-Known Member
Joined
Nov 19, 2018
Messages
57
Reaction score
4
Bom dia a todos.

Comprei recentemente um equipamento para iniciar na carbonatação forçada.

Porém acho que meu regulador está com defeito, mas não tenho certeza.

Ocorre que eu giro o parafuso e seto por exemplo em dois BAR de pressão com o cilindro aberto e então fecho chacoalho o barril e quando abro novamente ele sobe para 4 BAR ou mais.

Estou errando em alguma coisa ou é defeito mesmo. existe algum teste?
 
Pela sua descrição, acho que a chacoalhada está simplesmente movimentando o ponteiro. Afinal, com o cilindro fechado, o regulador não está medindo mais nada.

Faça o teste em um barril vazio:
1) conecte a linha de gás, abra o cilindro e ajuste a pressão que vc quer.
2) desconecte a linha de gás (o barril estará pressurizado).
3) Feche o cilindro, feche todo o parafuso do regulador, e alivie a pressão do sistema (pela própria válvula de alívio do regulador).
4) Para saber a pressão do barril, deixe todo o sistema cilindro-regulador fechado (agora com o marcador zerado), e conecte a linha de gás do barril. A pressão do barril vai entrar no regulador e o ponteiro vai dizer a pressão do barril.
 
Obrigado Filipe,
Mas fiquei com algumas duvidas.
No ponto 3 vc quis dizer apertar o parafuso como se fosse para subir a pressão ou afrouxar.
No ponto 4 após conectar novamente a linha de gas tenho que a abrir o regulador?
 
Obrigado Filipe,
Mas fiquei com algumas duvidas.
No ponto 3 vc quis dizer apertar o parafuso como se fosse para subir a pressão ou afrouxar.
No ponto 4 após conectar novamente a linha de gas tenho que a abrir o regulador?

3) Afrouxar. Pense no regulador como um limitador de pressão. Como vc quer saber qual pressão está dentro do barril, você não quer que ele seja um limitador.

4) Não mexa mais no regulador. Agora você só usará o relógio dele para aferir a pressão do barril, e não o "regulador" em si.
 
Ocorre que eu giro o parafuso e seto por exemplo em dois BAR de pressão com o cilindro aberto e então fecho chacoalho o barril e quando abro novamente ele sobe para 4 BAR ou mais.

Estou errando em alguma coisa ou é defeito mesmo. existe algum teste?

Quando você mede estes 2 BAR, você espera estabilizar? Pode ser que esteja em 4 BAR, mas como o gás está fluindo para o barril, não dá tempo de a pressão estabilizar e marcar os 4 BAR.

Para testar, coloca 1 BAR em um barril vazio, espera estabilizar e vê se mantém estável.
 
tem alguns reguladores que são porcarias mesmo. tenho 4 em casa, dois deles não prestam pra carbonatar devido a esse e outros problemas.
siga o que os amigos escreveram, e tente também o seguinte: (considerando barril despressurizado e breja lá dentro a carbonatar)
1. conecte a extratora e trave no barril
2. feche a torneirinha da linha de gás, "abra" todo o regulador e abra a valvula de topo. deve marcar "zero" no manômetro de baixa.
3. feche o regulador até a pressão desejada para carbonatar (ex. 2BAR)
4. abra a torneirinha. nesse momento, o barril deve pressurizar até 2BAR.
5. feche a torneirinha e sacuda o barril até sentir que esta formando espuma.
6. feche a válvula de topo e abra a torneirinha. a pressão deve ser inferior a 2BAR. se estiver acima, defeito. de umas batidinjas no manômetro pra ver se desce...
 
Back
Top