Refratômetro e Densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leandro Oliveira

Well-Known Member
Joined
Jul 27, 2018
Messages
142
Reaction score
32
Location
Rio de Janeiro
Fala pessoal.
Vejo muita gente falar que refratômetro, não serve para medir a Densidade Final, porque o Álcool atrapalha a medição.
Sabemos que tem como converter a diferença, com algumas calculadoras.

Mas gostaria de saber, de quem já fez o teste de medir a OG com o Densímetro e depois com o Refratômetro convertendo com a calculadora.
Quem fez, viu muita diferença no resultado?

Postem pra gente os seus resultados.
 
Tenho feito ultimamente e a margem de erro tem sido de 1 ponto...meu problema maior não tem nem sido imprecisões da calculadora em si, mas a própria dificuldade de visualização no refratômetro depois de iniciada a fermentação. O refratômetro embaça e complica de enxergar onde que tá batendo. Imagino que cervejas de ABV alto dificulte ainda mais.

Mas, na minha opinião, é uma margem de erro que dá pra viver tranquilamente a nível caseiro. Pra garantir, tenho acompanhado a atenuação diariamente com o refratômetro e, depois que estabiliza, tiro uma amostra de 100ml pra referendar com o densímetro. Mas tou pensando em deixar o densímetro de vez...
 
Eu estou fazendo igual ao colega acima. Vou conferindo via refratometro e a final com densimetro. Na brassagem uso refratometro tambem. Apesar de tudo não abandono o densimetro. Gosto de ter 2 instrumentos para validar minhas medições, igual Phmetro. Tenho as fitinhas para confirmar se ele ainda está calibrado
 
Muito legal. Já ajudaram bastante.
Amigo, eu costumo fazer só com o Refratômetro.
Quando fica impreciso, eu tiro e coloco novamente aquela parte onde o líquido fica.
A primeira vez, sempre embaça mesmo. Mas quando, tiro e coloco, tiro e coloco, parece que vai melhorando. Faz o teste aí e vê.
 
Eu uso sempre refratômetro para pré e pós fervura, e antes de inocular o fermento. Deixei de acompanhar diariamente, minhas vrejas fermentam en ambiente por 10 días, e quando tiro a FG no densímetro sempre já terminou.
 
Tenho feito ultimamente e a margem de erro tem sido de 1 ponto...meu problema maior não tem nem sido imprecisões da calculadora em si, mas a própria dificuldade de visualização no refratômetro depois de iniciada a fermentação. O refratômetro embaça e complica de enxergar onde que tá batendo. Imagino que cervejas de ABV alto dificulte ainda mais.

Mas, na minha opinião, é uma margem de erro que dá pra viver tranquilamente a nível caseiro. Pra garantir, tenho acompanhado a atenuação diariamente com o refratômetro e, depois que estabiliza, tiro uma amostra de 100ml pra referendar com o densímetro. Mas tou pensando em deixar o densímetro de vez...
Gabriel, o que tenho percebido que as partículas sólidas da fermentação atrapalham muito. Tente deixar em repouso uma pequena amostra(5 ml mais ou menos)e depois coloque no refratometro... isso ajuda bastante
 
Purtroppoi soliti problemi di traduzione! Non userò più il taduttore del forum.


Rifrattometro e sono densimetro grazie ad attressi utilissimi.Il rifrattometro dà la possibilità di effettuare il controllo al momento e con una sola goccia. Però per avere letture più precise, ho acquistato quello digitale. Costa abbastanza in più, ma è un buon investimento, e quando si dorme in possesso, la differenza tra miseria è trascurabile, solo durante il mosto che è in fermentazione con le correzioni successive.
 
Last edited:
Tenho feito ultimamente e a margem de erro tem sido de 1 ponto...meu problema maior não tem nem sido imprecisões da calculadora em si, mas a própria dificuldade de visualização no refratômetro depois de iniciada a fermentação. O refratômetro embaça e complica de enxergar onde que tá batendo. Imagino que cervejas de ABV alto dificulte ainda mais.

Mas, na minha opinião, é uma margem de erro que dá pra viver tranquilamente a nível caseiro. Pra garantir, tenho acompanhado a atenuação diariamente com o refratômetro e, depois que estabiliza, tiro uma amostra de 100ml pra referendar com o densímetro. Mas tou pensando em deixar o densímetro de vez...
Amigo,

Colete em um pequeno pote um pouco do mosto e deixe repousar por alguns minutos, depois use no refratometro, a leitura vai ficar limpa e clara.
 
Amigo,

Colete em um pequeno pote um pouco do mosto e deixe repousar por alguns minutos, depois use no refratometro, a leitura vai ficar limpa e clara.
Sim, o método é válido para ter uma leitura "mais limpa", mas ainda melhor com o digital, estou muito feliz por tê-lo comprado e custou apenas 256,42 R$, incluindo o envio do chinês comum. Ainda prefiro fazer medições com ambos, refratômetro digital e densímetro.
 
Back
Top