1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Refermentação para primming em RIS, riscos de usar outro fermento.

Discussão em 'Envase' iniciado por Fagner, 26/4/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 26/4/16 #1

Fagner

Fagner

Fagner

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/13
    Curtidas Recebidas:
    204
    Fiz uma Imperial Stout que atingi OG 1.114, a FG está a mesma a 2 semanas com 1.034, medido com refratômetro e corrigido, pretendo medir com densímetro só no final mesmo para ter certeza e não desperdiçar cerveja agora.

O ponto é sobre o primming, o fermento usado é o S04, aparentemente estacionou bem alto e com atuais 10.5% de álcool. Acredito que ele não vá aguentar refermentar para carbonatar na garrafa, porém caso utilize um fermento como um Red Star para usar na garrafa, não corro o risco de ele baixar minha FG e consumir o primming também, resultando em uma explosão de garrafas ou supercarbonatação?

2. 26/4/16 #2

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    133
    Se já atenuou tudo o que tinha que atenuar, não.
    Usa o BeerSmith? Qual era a FG esperada?
    Usou quanto fermento para quantos litros de mosto?

3. 26/4/16 #3

Kbid

Kbid

Kbid

Well-Known Member

Afiliado:
    14/8/14
    Curtidas Recebidas:
    33
    Eu colocaria mais um pouco de fermento no fermentador e esperaria a FG baixar mais um pouco antes de engarrafar.

4. 27/4/16 #4

Fagner

Fagner

Fagner

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/13
    Curtidas Recebidas:
    204
    Não necessariamente, o fermente pode morrer por intolerância ao álcool antes de fermentar todos açúcares, ao adicionar um novo fermento mais tolerante ele vai continuar de onde o S04 parou.
    FG do Beersmith calculada foi 1021, mas isso é muito difícil de alcançar, não da pra achar que o S04 vai conseguir essa atenuação.

Fermento foi usado starter em dois steps pra atingir aproximadamente 740 bilhões de células para 20 litros, com nutriente no starter e no mosto.

5. 27/4/16 #5

diegofurlan

diegofurlan

diegofurlan

Member

Afiliado:
    25/9/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fagner,

Estou com essa mesma situação, minha RIS ficou com 10,8%, terminou com FG de 1041 e o S-04 não conseguiu atenuar mais nem carbonatar, além da cerveja estar muito densa e difícil de tomar.
    Vou devolver a cerveja das garrafas para a bombona e colocar o Red Star para ver se atenua um pouco mais, depois disso vou refazer o primming e engarrafar. Se não resolver, vou diluir com água para diminuir a densidade e teor alcoólico.

6. 27/4/16 #6

Fagner

Fagner

Fagner

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/13
    Curtidas Recebidas:
    204
    Estou pensando em inocular um pacote de S05 hidratado em cima da cerveja, há relatos que ele suporta mais álcool, tenho medo do Red Star secar demais ela e dar outro perfil. Já coloquei Cacau em pó nela agora também, não sei se pode prejudicar mais caso inocule outro fermento depois.

7. 27/4/16 #7

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    133
    É, então ainda tem açúcar aí pro fermento "comer".
    Provavelmente não é uma boa ideia adicionar mais fermento e envasar em seguida. Deixa atenuar mais.
    Abraço.

8. 3/10/17 #8

Brigolini

Brigolini

Brigolini

New Member

Afiliado:
    17/3/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Chegou a inocular o red star? estou em situação semelhante

Compartilhe esta Página