Reduzir perdas de temperatura na linha da torre Naja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alxazevedo

New Member
Joined
Apr 5, 2022
Messages
2
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Boa tarde pessoal,
Montei um kegerator com um frigobar Consul 120L e instalei uma torre naja na minha bancada de mármore da área da churrasqueira. Gostei do resultado, porém estou tendo um problema muito chato de perda de temperatura do chopp/cerveja. Consegui amenizar o problema fazendo algumas coisas, porém ainda tenho uma perda considerável, principalmente pelo fato da torre não sair diretamente do frigobar. A linha até a torre ficou com aproximadamente 1,20m e não vejo muito como reduzir o tamanho. Alguém passando por este problema ou que já passou por isso?

Sobre o frigobar/kegerator:
Fiz as modificações de praxe. No meu caso como a torre é externa (instalada na bancada de mármore) fiz os furos na parte traseira do frigobar, então consegui dobrar a evaporadora aproveitando o máximo do topo do frigobar e sobrando uma parte da dobra para a parte traseira. Desativei o termostato original e instalei um controlador da full gauge (MT-512). Com essas modificações apenas consegui descer a temperatura do frigobar até -3 graus. Inicialmente havia feito apenas 2 furos no frigobar (liquido e gás). Fiz o primeiro teste e de cara constatei o problema do chopp perdendo temperatura na linha. Como a minha torre naja é inundada, fiz mais 2 furos no frigobar, enchi aquela gaveta de legumes com uma mistura de água e álcool 70% e com o auxílio uma bombinha submersa dessas de aquário (comprei a mais barata do mercado livre) consegui fazer a mistura circular na torre. Amenizou um pouco a questão da perda de temperatura mas não foi o suficiente. Minha última tentativa foi envolver as mangueiras com um esponjoso e envolvi com fita isolante. Melhorou mais um pouco mas de novo, não o suficiente.

Infelizmente projetei mal a minha bancada e o meu ponto de água ficou no meio do caminho entre a torre e o frigobar, se não fosse isso talvez conseguisse reduzir o tamanho da linha consideravelmente.

O resultado final é que o chopp chega a congelar no barril, mas continua saindo relativamente 'quente' na torneira.

Algumas perguntas, porém idéias novas são bem vindas:
- Será que reduzindo a bitola da mangueira, consigo reduzir o problema? Atualmente estou usando mangueira de 3/8
- Se eu trocar a fita isolante por outro tipo de fita ou material, será que melhoraria o isolamento?
- Mesmo utilizando apenas agua para o resfriamento da torre, a água não chega a congelar dentro do frigobar, talvez devido a circulação. Será que trocando a bomba por uma mais potente e com maior vazão aumentaria a eficiência da retenção da temperatura?

Caso tenha faltado algum detalhe, fiquem a vontade para comentar. Acredito que este seja o problema de muitas outras pessoas por ai tbm.
 

Attachments

  • Torre01.jpeg
    Torre01.jpeg
    89.9 KB · Views: 110
  • Torre02.jpeg
    Torre02.jpeg
    61.2 KB · Views: 106
  • Torre03.jpeg
    Torre03.jpeg
    38.1 KB · Views: 110
  • Torre04.jpeg
    Torre04.jpeg
    37.4 KB · Views: 111
  • Torre06.jpeg
    Torre06.jpeg
    49.9 KB · Views: 107
Boa tarde pessoal,
Montei um kegerator com um frigobar Consul 120L e instalei uma torre naja na minha bancada de mármore da área da churrasqueira. Gostei do resultado, porém estou tendo um problema muito chato de perda de temperatura do chopp/cerveja. Consegui amenizar o problema fazendo algumas coisas, porém ainda tenho uma perda considerável, principalmente pelo fato da torre não sair diretamente do frigobar. A linha até a torre ficou com aproximadamente 1,20m e não vejo muito como reduzir o tamanho. Alguém passando por este problema ou que já passou por isso?

Sobre o frigobar/kegerator:
Fiz as modificações de praxe. No meu caso como a torre é externa (instalada na bancada de mármore) fiz os furos na parte traseira do frigobar, então consegui dobrar a evaporadora aproveitando o máximo do topo do frigobar e sobrando uma parte da dobra para a parte traseira. Desativei o termostato original e instalei um controlador da full gauge (MT-512). Com essas modificações apenas consegui descer a temperatura do frigobar até -3 graus. Inicialmente havia feito apenas 2 furos no frigobar (liquido e gás). Fiz o primeiro teste e de cara constatei o problema do chopp perdendo temperatura na linha. Como a minha torre naja é inundada, fiz mais 2 furos no frigobar, enchi aquela gaveta de legumes com uma mistura de água e álcool 70% e com o auxílio uma bombinha submersa dessas de aquário (comprei a mais barata do mercado livre) consegui fazer a mistura circular na torre. Amenizou um pouco a questão da perda de temperatura mas não foi o suficiente. Minha última tentativa foi envolver as mangueiras com um esponjoso e envolvi com fita isolante. Melhorou mais um pouco mas de novo, não o suficiente.

Infelizmente projetei mal a minha bancada e o meu ponto de água ficou no meio do caminho entre a torre e o frigobar, se não fosse isso talvez conseguisse reduzir o tamanho da linha consideravelmente.

O resultado final é que o chopp chega a congelar no barril, mas continua saindo relativamente 'quente' na torneira.

Algumas perguntas, porém idéias novas são bem vindas:
- Será que reduzindo a bitola da mangueira, consigo reduzir o problema? Atualmente estou usando mangueira de 3/8
- Se eu trocar a fita isolante por outro tipo de fita ou material, será que melhoraria o isolamento?
- Mesmo utilizando apenas agua para o resfriamento da torre, a água não chega a congelar dentro do frigobar, talvez devido a circulação. Será que trocando a bomba por uma mais potente e com maior vazão aumentaria a eficiência da retenção da temperatura?

Caso tenha faltado algum detalhe, fiquem a vontade para comentar. Acredito que este seja o problema de muitas outras pessoas por ai tbm.
Bom dia!
Cara, não tem como falar nada sem elogiar antes! Que legal! Parabéns pelo espaço!

Sobre o seu problema:
- Reduzir a bitola da mangueira aumenta a troca de calor, mas normalmente se usa a mangueira 1/4 pra isso. O certo é o líquido refrigerante da naja manter a temperatura da cerveja, e a troca de calor não ser um problema.
-Existem materiais isolantes específicos pra isso, sim. Procure por tubo isolante ou espaguete isolante.
- Aumentar o fluxo da água, em princípio tbm vai aumentar a troca de calor. Então se o líquido estiver mais gelado que a cerveja isso é bom. Mas no seu caso imediato entendo que seria ruim.

Cara, o lance aí é que a naja tem que "congelar."
Vc melhorar o isolamento térmico da mangueira vai ajudar.
Caso o isolamento não seja suficiente, vc vai ter que aumentar a quantidade de líquido refrigerante, ou melhorar a troca de calor do líquido refrigerante dentro do frigobar. Usando uma serpentina, por exemplo.
Abs.
 
Parabens pelo projeto, ficou animal!

Mins considerações

O seu reservatorio de água+alcool pouco ou nada está ajudando a segurar o aquecimento da linha da breja pois o recipiente que esta usando fica na parte do refrigerador e com certeza está com a temperatura bem proxima ou igual a temperatura da breja no barril.
Como o amigo, falou ai em cima, pra Naja funcionar realmente como Naja, ela precisa "congelar", isto é, o liquido de arrefecimento que a inunda, deve ter temperatura bem mais baixa que a cerveja, a unica forma para fazer isso seria ter um sistema de refrigeração separado pra isso ou então (caso não tivesse dobrado o congelador), colocar o recipiente com o fluido de arrefecimento dentro do congelador. Dessa forma conseguiria trabalhar com mistura de agua/alcool a pelo menos 5 graus negativos.

Por se tratar de uma distancia relativamente grande entre a naja e o frigobar, não tenha medo de abusar da isolação. Compre tubos isolantes para ar condicionado em lojas de material de construção e passe as linhas por dentro (de preferencia 1 tubo isolante pra breja e um tubo isolante pras linhas da naja)

Reduzir a bitola da linha ajuda e muito, pois terá menos volume de breja dentro do mesmo comprimento, resultando também num menor volume de breja "quente" no serviço, principalmente no primeiro serviço.

Qualquer coisa, tamo ai!
 
Opa! Boa tarde galera. Finalmente consegui voltar aqui. O ultimo update é o seguinte:
Consegui dar um jeito de reduzir consideravelmente o tamanho da linha, o que ajudou bastante. Mas ainda não está perfeito. A breja que fica na linha ainda sai meio quente...
Meu próximo passo será o seguinte: Tenho uns 10m de serpentina de alumínio aqui e estou pensando em dobrá-la e fixar ela relando no congelador, e fazer o liquido refrigerante passar por ali antes de subir para a torre. Será que vai funcionar?
Pensei em tentar recolocar a bandeja do congelador e colocar a serpentina imersa no glicol pois imagino que teria uma melhor troca de temperatura, porém vou perder muito espaço útil interno, já que dobrei o congelador...

Caso não funcione conforme espero, minha próxima tentativa será fazer o sistema de resfriamento da naja separado desse sistema, talvez compre um filtro de água usado e faça um sistema dedicado ao resfriamento da torre.. gambiarra total, mas uma solução viável..
 
Bem bacana esse projeto, mas a torre é muito dificil de gelar se nao tiver um sistema separado. Tenho um projeto parecido com Naja Inundada mas só que já fica logo acima do frigobar, não tenho linha de fora do frigobar que chega a -3. No maximo que consigo é dar uma suadinha na torre mas ajuda a amenizar. Uso uma jarra de inox com agua e gelo. Ja tive essa ideia de recirculação por serpentina no congelador mas a troca de calor e muito grande, logo a agua fica no maximo a 5 graus. Nem to colocando alcool porque minha esperança era a agua congelar um pouco. Essa troca caba esquentando o ambiente interno do frigobar. boa sorte ai, depois manda as fotos. Sugiro colocar junto a linha uma cano de cobre flexivel junto com o isolamento da linha. Isso pode simular uma linha inundada. Outra coisa veja se nao da para passar dentro da torre outro cano de menor polegada. Da uma olhada nesse video sobre torres ()
 

Attachments

  • Screenshot_2021-01-09-15-22-43-457_com.google.android.apps.photos.jpg
    Screenshot_2021-01-09-15-22-43-457_com.google.android.apps.photos.jpg
    34.7 KB · Views: 30
Bom dia, experimenta completar de gelo o seu recipiente com agua e alcool, de preferencia coloque o gelo primeiro e depois a mistura, o gelo vai estar bem abaixo de 0 e vai refrigerar melhor sua torre. Outra dica é isolar juntos a mangueira de chopp e a de resfriamento, elas lado a lado vao ajudar a manter seu chopp resfriado no caminho. Eu tambem uso uma bombinha de vacuo que vai fora do recipiente de refrigeracao, pois essas bombinhas acabam gerando calor e esquentando a mistura. Por ultimo tenha certeza que sua torre é inundada mesmo ou so refrigerada, como o video que o cara mandou acima, estao vendendo gato por lebre no mercado livre, a minha tive que fazer a modificacao

Espero ter ajudado. Boa sorte
 
Bem bacana esse projeto, mas a torre é muito dificil de gelar se nao tiver um sistema separado. Tenho um projeto parecido com Naja Inundada mas só que já fica logo acima do frigobar, não tenho linha de fora do frigobar que chega a -3. No maximo que consigo é dar uma suadinha na torre mas ajuda a amenizar. Uso uma jarra de inox com agua e gelo. Ja tive essa ideia de recirculação por serpentina no congelador mas a troca de calor e muito grande, logo a agua fica no maximo a 5 graus. Nem to colocando alcool porque minha esperança era a agua congelar um pouco. Essa troca caba esquentando o ambiente interno do frigobar. boa sorte ai, depois manda as fotos. Sugiro colocar junto a linha uma cano de cobre flexivel junto com o isolamento da linha. Isso pode simular uma linha inundada. Outra coisa veja se nao da para passar dentro da torre outro cano de menor polegada. Da uma olhada nesse video sobre torres ()


Opa, o meu kegerator ficou do mesmo jeito do seu. Qual o volume da jarra que você usou? Eu estou com um litro de agua no recipiente por enquanto. Acabei de instalar a bombinha. Quero trocar por alcool 70 e baixar para -5⁰C a temp do frigobar e ver se começa a suar a naja. Sei que não vou conseguir congelar ela
 
Opa, o meu kegerator ficou do mesmo jeito do seu. Qual o volume da jarra que você usou? Eu estou com um litro de agua no recipiente por enquanto. Acabei de instalar a bombinha. Quero trocar por alcool 70 e baixar para -5⁰C a temp do frigobar e ver se começa a suar a naja. Sei que não vou conseguir congelar ela
Opa desculpa pela demora. A jarra e de 1,5l.
 
Opa! Boa tarde galera. Finalmente consegui voltar aqui. O ultimo update é o seguinte:
Consegui dar um jeito de reduzir consideravelmente o tamanho da linha, o que ajudou bastante. Mas ainda não está perfeito. A breja que fica na linha ainda sai meio quente...
Meu próximo passo será o seguinte: Tenho uns 10m de serpentina de alumínio aqui e estou pensando em dobrá-la e fixar ela relando no congelador, e fazer o liquido refrigerante passar por ali antes de subir para a torre. Será que vai funcionar?
Pensei em tentar recolocar a bandeja do congelador e colocar a serpentina imersa no glicol pois imagino que teria uma melhor troca de temperatura, porém vou perder muito espaço útil interno, já que dobrei o congelador...

Caso não funcione conforme espero, minha próxima tentativa será fazer o sistema de resfriamento da naja separado desse sistema, talvez compre um filtro de água usado e faça um sistema dedicado ao resfriamento da torre.. gambiarra total, mas uma solução viável..
Bom dia Amigo, já resolveu?

Além do que o pessoal já falou, principalmente sobre isolamento, pensei em algumas coisas que você pode fazer
1. Acho que não vale mais para você, mas eu faria algo parecido com um chiller de contrafluxo: um tubo aquatherm (tipo PVC mas com melhor isolamento) com um T em cada ponta. A linha do chopp vai por dentro dele submersa no líquido refrigerado que vc armazena no frigobar. O retorno desse líquido precisa ser por outra via.
2. Aumentar a quantidade de líquido refrigerado dentro do frigobar. Esse líquido "armazena frio" que depois será perdido para o ambiente, então quanto mais líquido você conseguir armazenar gelado, melhor (Nos dias de uso intenso, você pode usar um pouco de gelo seco que aumenta muito a capacidade de refrigeração.
3. a ideia de uma serpentina grudada na evaporadora é boa também, principalmente se formar aquela "casca" de gelo. Eu usaria uma panqueca de alumínio (1/4), vai ter uma boa troca e ela já vem enrolada numa forma mais fácil de prender na evaporadora
1676039407789.png

4. Aumentar a velocidade da bomba também vai ajudar muito, principalmente se tiver a serpentina na evaporadora.
5. Antes de comprar um sistema de frio específico para a naja, eu chamaria um técnico de refrigeração para ver outras possibilidades. Uma delas seria aumentar a potência do compressor que você já tem no frigobar.

Abs
 
Back
Top