Red Flander em barril de carvalho - duvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2020
Messages
179
Reaction score
76
Location
Cerquilho SP
Salve Confrades,


Vou empreitar numa Red Flanders e gostaria de ajustes para não errar. Afinal serão meses de espera...

Será minha primeira, consegui por um preço muito bom barril de 200 litros de carvalho importado que foi usado com malte de whisky escocês.

Primeira duvida...preciso fazer alguma coisa com esse barril?? Vendedor disse que ele esta com água....devo fazer uma leva teste de uma receita
que fique pronta em semanas ou meses para testar a microbiota do barril? E caso positivo alguma sugestão?

Ainda não tenho conhecimento para elaborar receitas...então pesquisei uma que adoro e consegui a receita clone da Duchesse de Bourgogne ...
https://www.beertools.com/library/recipe.php?view=5338
Pretendo fazer conforme a receita..Infusão Simples e apesar da receita sugerir a levedura Wyeats 3522 Belgian Ardennes, após ler a contribuição do Confrade @cleber Onde encontrar blend para sour

seguindo as orientações do autor irei optar pela levedura Wyeast 3763 Roesalare Blend, que inclusive na receita "clone" está sugerida como opção secundaria....

Como o barril é de 200 litros, pretendo fazer um pouco mesmo para deixar um head space grande..visto que para acidificação necessitasse bastante oxigênio,
o barril ficara deitado... alguma sugestão de quantos litros fazer para deixar espaço, pensei em fazer algo em torno de 160/170 litros.

Qualquer informação será de grande valia

Cheers

Emilio Rossi
Cerquilho/SP
Zap 15-99106-5522
Insta @breja.overdrive
 
Blz Marcelo..ainda não......estava(estou ainda) em fase final de preparação do meu cantinho cervejeiro...piso, pia etc....pretendo brasar em breve, mas sem data definida.
 
Boa, tô com a Red flanders da Levteck pra testar também, criando coragem pra brassar ela.
 
Eu ia fazer já de cara no barril..mas é muito investimento para teste....peguei uma bombona de 75 litros, e nesse momento estou testando uma brassagem de Stout que deu errado..... fui usar pela primeira vez o moedor de rolo..regulei o mais fino possível ( Dunga burro!!!!) ai bingo...entupiu de cara..resumo...60 litros de mosto extremamente escuro com OG de 1026(na vdd tinha dado 1008 kkk, joguei acuçar para terminar a mostura sem grãos e elevar OG) , esta fermentando com Kveik e Levteck 11 (FarmHouse) vou largar lá uns 2 meses em temperatura ambiente.......... já encomendei essa levteck Red Flanders....chegando vou inocular e largar meses........vai sair algo entre uma Saison/Farmhouse e Brown/Red Flanders...kkkkkk

Não ia fazer esse teste agora, mas já que deu errado a leva de Stout fui obrigado a adaptar.... e o piro segue.....


como já tava na me**a! kk e a bombona de 75 estava aparentemente com 55/60 litros pensei...... já que vai ser um "qualquer coisa" com Brett o que eu fiz esse fds agora..........fiz lá pela segunda vez a brassagem da Stout....dessa vez tudo ok...Fantástico.....mas sobrou uma pancada de malte com alto potencial né....pensei!!... bora reaproveitar pra terminar de encher a bombona.....fiz mais 20L de reaproveito destes maltes escuros, acrescentei 1 kg farinha trigo(pois não tinha planejado isso...senão tinha comprado trigo em flocos, ou algo assim). 30g de um lúpulo lá velho que nem etiqueta tinha....5 g de cardamomo e 5g de Zimbro....tirei 20 litros exatos de um mosto escuro...extremamente perfumado pelo zimbro e cardamomo, mostura alta pra deixar açucares complexos..... agora bombona esta "quase" cheia e tudo preparado pras Bretts..........

Quiser acompanhar mais capitulos dessa novela entre no nosso grupo de cervejeiros caseiros.

https://chat.whatsapp.com/BBFUeD4zbgaAwcFBMuMaoR
Cheers!
 
Back
Top