• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Recondicionamento em garrafas (troca de garrafas).

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
23/10/18
Mensagens
5
Localização
Vinhedo
Caros, tenho uma RIS carbonatada com priming acondicionada em garrafas de 600ml, porém preciso enviá-las em garrafas de 355ml para uma competição (não dá tempo de fazer nova brassagem, ainda mais considerando o tempo de maturação e envelhecimento da atual).

Qual seria a melhor forma de recondicionar o líquido nas novas garrafas sem perder carbonatação?

a) A troca direta de garrafa para garrafa e tampando a nova garrafa o quanto antes?

Ou

b) Despejar o líquido necessário em balde, misturar com quantidade bem reduzia de priming e reenvasar nas novas garrafas?

Nunca fiz nem precisei fazer isso (só faria agora por extrema necessidade), e gostaria de saber experiências de quem já fez algo do tipo.
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

Active Member
Afiliado
29/12/19
Mensagens
41
Localização
Sao Paulo
Nunca precisei fazer isso ou soube de alguém que fez, mas como o piming já está no líquido, eu abriria a de 600, daria uma leve "mechida" nela de forma que não faça espuma, apenas para homogeneizar tudo lá e lacrava da nas de 300... já transferi Heinekens para garrafas menores por curiosidade de deixar ela em garrafas escuras, e não teve perda de carbonatação perceptível (lembrando que não sou especialista, para o júri de um concurso é provável que notem diferença). Mas visto que é sua produção, não terão como comparar... de qualquer forma, faria isso horas antes de levar para o concurso, apenas o tempo necessário do deslocamento mesmo...
 

marcelo_r_a

Well-Known Member
Afiliado
7/2/17
Mensagens
78
@Erich Belfort Chiarelli, sua preocupação maior não deve ser nem a perda de carbonatação mas oxidação. Eu faria direto de garrafa para garrafa. Mas faz o seguinte: Enche bastante a garrafa de 300, e antes de tampar ela vc vai dar umas batidinhas com uma faca do lado da garrafa. Quando vc bater, vai subir uma espuma. Essa espuma vai expulsar o O2 do headspace da garrafa e proteger sua breja. Vc vai tampar a garrafa vazando espuma mesmo. Tem que ser ligeiro. Vai perder um pouco de gás, mas não vai ficar choca. Abs
 
Group Builder
Topo