[Recirculador de água gelada - dúvida]

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Boa tarde, galera, tudo bem?

Vi alguns videos no youtube p/ ter ideias de otimizar o processo de esfriar o mosto. Não é nada inédito: a ideia é ter um cooler de água gelada com gelo e debaixo dessa água gelada, uma bomba de áquario com a mangueira passando a água gelada para o chiller de imersão. Os primeiros litros eu pretendo armazenar para lavar as coisas depois e evitar desperdício de água. Quando começar a ficar menos quente, vou pegar a outra ponta da mangueira e deixar dentro do cooler, fazendo um circuito fechado. A minha dúvida é: uma bomba de quantros litros/hora precisaria para uma panela de 20L? seriam os 20L mesmo?

O cooler que eu pretendo usar é um cooler cilíndrico na altura da cintura (eu tenho 1,70m). Precisaria levar em consideração a força da água para ela subir e chegar até o chiller.

Alguém já fez isso e poderia dar uma luz?

Para referencia, o vídeo que vi é este aqui: Recirculador de água gelada

No video ele diz usar uma bomba de 500 galões/hora, que daria 2000L/h. Cotei o preço mas está quase 200 reais na loja de aquario que vi. No Mercado Livre existem bombas mais simples e mais em conta. Por isso minha dúvida.

Abs!
 
Ola colega. Eu uso uma bomba de máquina de lavar louças. Já é o suficiente. Faço esse mesmo esquema que vc descreveu. Encho os meus 3 post mix (2 de 19L e 1 de 9L) com a primeira água (fervendo) para limpa-los e manter cheios enquanto não estão em uso. O resto, reutilizou na recirculação. Aproveito a mesma bomba que fiz a recirculacao do mosto. Assim, ela TB fica sempre limpa.
 
Back
Top