Recirculação com tubulação de 3/8"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

elegda.rodrigo

Well-Known Member
Joined
Feb 1, 2020
Messages
72
Reaction score
20
Boa noite,
Sou novo no mundo cervejeiro e gostaria de algumas dicas para montar um sistema de recirculação.
Tenho uma panela de 22 Lts de alumínio N° 32 e normalmente faço levas de 10 litros.
IMG_20200407_185730.jpg

A minha ideia era fazer a tubulação em 3/8" para poder usar engates rápidos no estilo das Brewhome.
A minha dúvida principal é se a vazão será suficiente, talvez se alguém ai saiba se estas single vessel's usam essa bitola.
Brewhome.jpg
Brewhome 2.jpg

Desde já, muito obrigado.
 
Depende mais da potencia de sua bomba do que o diametro da mangueira

vc usa qual metodo?

se usar fundo falso as vezes eh ate bom ter vazao menor pra nao sugar mto liquido abaixo do fundo falso e caramelizar o mosto q fica na zona morta.

Eu uso mangueira de 3/8 com uma bomba de 30W e tenho q trabalhar com a valvula meio estrangulada.
 
Uso BIAB, estava pensando em comprar a bomba da cerveja da casa.
Só que vi que ela tem as conexões de 1/2", então já ia ter uma gambiarra ai.
Segue o link da bomba.
https://www.cervejadacasa.com/chiller-resfriamento/bomba-de-circulacao-e-trasfega

BIAB mesmo nem precisa de recirculação, mas se da pra fazer é bom pra ter uma temperatura mais homogenea, mas a mangueira atende sem problemas.

vc acha outras no mercado livre por preço menor e que trabalha ate em temperaturas maiores, dai se vc quiser fazer um upgrade pra chiller de contrafluxo ou placas depois ja fica como opção
 
Last edited:
BIAB mesmo nem precisa de recirculação, mas se da pra fazer é bom pra ter uma temperatura mais homogenea, mas a mangueira atende sem problemas.