Recirculação com tubulação de 3/8"

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elegda.rodrigo

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Boa noite,
Sou novo no mundo cervejeiro e gostaria de algumas dicas para montar um sistema de recirculação.
Tenho uma panela de 22 Lts de alumínio N° 32 e normalmente faço levas de 10 litros.
IMG_20200407_185730.jpg

A minha ideia era fazer a tubulação em 3/8" para poder usar engates rápidos no estilo das Brewhome.
A minha dúvida principal é se a vazão será suficiente, talvez se alguém ai saiba se estas single vessel's usam essa bitola.
Brewhome.jpg
Brewhome 2.jpg

Desde já, muito obrigado.
 
Depende mais da potencia de sua bomba do que o diametro da mangueira

vc usa qual metodo?

se usar fundo falso as vezes eh ate bom ter vazao menor pra nao sugar mto liquido abaixo do fundo falso e caramelizar o mosto q fica na zona morta.

Eu uso mangueira de 3/8 com uma bomba de 30W e tenho q trabalhar com a valvula meio estrangulada.
 
Uso BIAB, estava pensando em comprar a bomba da cerveja da casa.
Só que vi que ela tem as conexões de 1/2", então já ia ter uma gambiarra ai.
Segue o link da bomba.
https://www.cervejadacasa.com/chiller-resfriamento/bomba-de-circulacao-e-trasfega

BIAB mesmo nem precisa de recirculação, mas se da pra fazer é bom pra ter uma temperatura mais homogenea, mas a mangueira atende sem problemas.

vc acha outras no mercado livre por preço menor e que trabalha ate em temperaturas maiores, dai se vc quiser fazer um upgrade pra chiller de contrafluxo ou placas depois ja fica como opção
 
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BIAB mesmo nem precisa de recirculação, mas se da pra fazer é bom pra ter uma temperatura mais homogenea, mas a mangueira atende sem problemas.

vc acha outras no mercado livre por preço menor e que trabalha ate em temperaturas maiores, dai se vc quiser fazer um upgrade pra chiller de contrafluxo ou placas depois ja fica como opção
Muito obrigado pela ajuda.
Vou pesquisar no mercado livre.
A intenção era mesmo pra homogenizar a temperatura.
Quando puder me manda umas fotos do teu sistema, se não for pedir demais.
 
Muito obrigado pela ajuda.
Vou pesquisar no mercado livre.
A intenção era mesmo pra homogenizar a temperatura.
Quando puder me manda umas fotos do teu sistema, se não for pedir demais.

cara meu sistema é uma doideira q eu fiz e funcionou, tenho 2 panelas de 65 litros e uma de 30...
faço levas de 40 litros usando uma especie de BIAB, fiz o biab com voal, uso na mosturação, como os graos ficam mto pesado eu uso duas panelas ai nao preciso levantar o peso...panela de 30 é pra lavagem, uma de 65 é pra mostura e a outra pra fervura.

minha bomba é igual essa na imagem, paguei 120 nela (sem a fonte)

uso ela pra recircular o mosto, para transferir pra panela de fervura e para resfriar no chiller de contra fluxo.

1586396598997.png


não tenho fotos do sistema montado
 
Uso BIAB, estava pensando em comprar a bomba da cerveja da casa.
Só que vi que ela tem as conexões de 1/2", então já ia ter uma gambiarra ai.
Segue o link da bomba.
https://www.cervejadacasa.com/chiller-resfriamento/bomba-de-circulacao-e-trasfega
Cara,

Uso fundo falso e essa bomba de recirculçao que postou. Comprei a uns 6 meses e não me arrependi. Ela vem montadinha e aguenta até uns 80 graus se não me engano. o que já atende nossos serviços uma vez não utilizamos na fervura a bomba.

O contra é que ela esquenta bastante e dá um medo danado de queimar ela, então uso na mostura e depois espero alguns minutos pra recircular, mais estou bem satisfeito
 
Uso BIAB, estava pensando em comprar a bomba da cerveja da casa.
Só que vi que ela tem as conexões de 1/2", então já ia ter uma gambiarra ai.
Segue o link da bomba.
https://www.cervejadacasa.com/chiller-resfriamento/bomba-de-circulacao-e-trasfega

Olá Rodrigo!

Meu sistema é meio híbrido de BIAB, com média de 80% de ficiência, então vou passar minha humilde experiência nesse sentido.

Meu caldeirão é de 65L. Com um caldeirão menor, de 45L, fiz um cesto com o fundo e a borda do fundo furados, e dentro desse cesto coloco um bag no mesmo formato, costurado em voal. No meu Instagram - Mauricio Santaliestra - tem imagens de tudo.

Vamos lá...

Creio que, mesmo para pequenos volumes que 3/8" é muito pouco - são apenas 9,53mm, menos de 1cm.

Se a saída é de 1/2", ao acoplar uma mangueira de 3/8" - mais estreita - irá formar muita pressão tanto na saída do líquido formando jato, quanto na bomba.

Vou tentar especificar passo a passo como vejo na prática:

1 - Homogeneização da temperatura e clarificação do mosto: essas são as duas funções da bomba, certo?

1.1 - Para manter a temperatura homogênea, é indicado que a cama de grãos fique com uma camada de aproximadamente 3 a 5cm de mosto sobre ela - os grãos nunca deverão ficar descobertos! Nessa etapa também pode-se manter tampada para auxiliar a manter a temperatura interna. Mantendo a camada de líquido sobre os grãos e a tampa fechada, você nem precisará manter o fogo ou as resistências constantemente ligado.

1.2 - A moagem dos grãos correta tem grande influência aqui! Se sua moagem ficar correta a descida do mosto pela cama de grãos se dá de forma muito fácil, e com isso você precisará de uma circulação com um maior volume de mosto para repor o líquido acima da cama de grãos, certo?

1.3 - Concluindo então, a lógica que existe na questão de potência (capacidade) da bomba versus o diâmetro da mangueira, é que a mangueira muito fina tende gerar mais pressão, mais jato na saída do mosto.

1.3.1 - Os possíveis problemas podem ser:

1.3.2 - Considerando uma moagem correta, precisará repor o mosto rápido acima da cama e isso significará trabalhar com a válvula mais aberta, logo, com um jato com pressão na saída da mangueira.

1.3.3 - Qualquer sistema de dispersão que utilizar na saída sob pressão, irá espirrar mosto para todo lado, gerando oxigenação do mosto, erro imperdoável para sua cerveja final.

1.3.3 - Se utilizar o sistema de dispersão da mangueira solta sobre a cama de grãos, a pressão da saída irá revirar toda cama de grãos e também não será bom.

Ps: utilizo esse sistema há um tempo e é muito bom por não oxigenar absolutamente nada por ficar submerso e clarificar muito bem o mosto!

1.3.4 - A solução então seria fechar a válvula, para subir menos líquido e então eliminar a pressão da saída, certo? Mas como havia dito, numa moagem boa a descida do mosto seria maior que a reposição, logo, um fluxo pequeno não seria suficiente para manter aqueles 3 a 5cm de mosto sobre os grãos para manter a homogeneização da temperatura. E tanto grãos descobertos quanto circulação presa, ruim, significam menor eficiência final - menor extração de açúcares do malte.

2 - Para clarificar a cerveja toda lógica acima se aplica, mas os problemas específicos podem ser:

2.1 - Novamente, o volume de reposição do mosto não ser suficiente e os grãos ficarem expostos.

2.2 - Uma abertura maior da válvula irá gerar pressão, criando assim outros dois problemas:

2.2.1 - A oxigenação do mosto pela pressão.

2.2.2 - O revolver da cama de grãos pela pressão, levantando as partículas e deixando o mosto turvo.


Enfim, tentei explicar o lado prático das coisas, mas tenha em mente que você não precisa de pressão na circulação, mas simplesmente do transporte do mosto de baixo para cima, nada além disso.

No meu caso, utilizo bomba de lava louças com mangueira 3/4" na subida; na ponta conecto uma de 1/2" de silicone que fica mergulhada no mosto para circulação. Esse sistema cria um certo whierpool constante. É excelente, prático, higiênico e barato!

Do mais, tenha paciência e jamais desista! Erros podem ocorrer. Tenha paciência, busque ajuda aqui e desistir, jamais!

Bons estudo e boa sorte com suas cervejas!
 
Boa noite,
Sou novo no mundo cervejeiro e gostaria de algumas dicas para montar um sistema de recirculação.
Tenho uma panela de 22 Lts de alumínio N° 32 e normalmente faço levas de 10 litros.
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A minha ideia era fazer a tubulação em 3/8" para poder usar engates rápidos no estilo das Brewhome.
A minha dúvida principal é se a vazão será suficiente, talvez se alguém ai saiba se estas single vessel's usam essa bitola.
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Desde já, muito obrigado.
Oi, Rodrigo! Cara, só uma consideração... Quando vc fala de recirculação, na verdade, a recirculação em si não é um processo necessário pra fazer cerveja. Normalmente a recirculação é feita com dois objetivos. Ela é usada como uma forma de clarificação/filtragem do mosto e em alguns sistemas, para evitar a queima do malte em contato com a fonte de calor. Como é o caso dessas panelas single vessel.
No caso do BIAB, não tem essa etapa de recirculação, porque não tem serventia.
A trama do tecido já é bem fina e não deixa passar partículas de malte, e como vc vai levantar o malte depois da conversão, não vai ter diferença fazer clarificação. Para homogenizar temperatura tbm não faz muito sentido, pq o saco pode ser movido para não encostar na fonte de calor. É mais fácil, e eficiente, segurar o saco sem encostar no fundo da panela e usar uma colher pra mexer, QUANDO NECESSÁRIO.
A recirculação não é importante para conversão, nem para a extração. Se vc fizer uma infusão simples, e não mexer na sua panela, vai ter o mesmo resultado, com metade do trabalho, e menos chances de dar problemas no processo.
Claro que não é proibido vc fazer a recirculação, se vc quiser. E se sentir confortável num hobby também é um ganho. Mas recircular em BIAB não vai ter impacto na cerveja, em si.
O que pode te trazer algum ganho, é fazer a lavagem dos grãos, mas mesmo isso, muita gente acha desnecessário, visto o volume e ganho com eficiência.
Abs.
 
Oi, Rodrigo! Cara, só uma consideração... Quando vc fala de recirculação, na verdade, a recirculação em si não é um processo necessário pra fazer cerveja. Normalmente a recirculação é feita com dois objetivos. Ela é usada como uma forma de clarificação/filtragem do mosto e em alguns sistemas, para evitar a queima do malte em contato com a fonte de calor. Como é o caso dessas panelas single vessel.
No caso do BIAB, não tem essa etapa de recirculação, porque não tem serventia.
A trama do tecido já é bem fina e não deixa passar partículas de malte, e como vc vai levantar o malte depois da conversão, não vai ter diferença fazer clarificação. Para homogenizar temperatura tbm não faz muito sentido, pq o saco pode ser movido para não encostar na fonte de calor. É mais fácil, e eficiente, segurar o saco sem encostar no fundo da panela e usar uma colher pra mexer, QUANDO NECESSÁRIO.
A recirculação não é importante para conversão, nem para a extração. Se vc fizer uma infusão simples, e não mexer na sua panela, vai ter o mesmo resultado, com metade do trabalho, e menos chances de dar problemas no processo.
Claro que não é proibido vc fazer a recirculação, se vc quiser. E se sentir confortável num hobby também é um ganho. Mas recircular em BIAB não vai ter impacto na cerveja, em si.
O que pode te trazer algum ganho, é fazer a lavagem dos grãos, mas mesmo isso, muita gente acha desnecessário, visto o volume e ganho com eficiência.
Abs.

eu uso biab numa panela pra fazer 40 litros, reparei que enquanto o fogo ta ligado, mesmo sob agitação da um diferença muito grande de temperatura na parte inferior e superior da panela, talvez com um poço termometrico na panela tenha uma precisao maior, mas como uso um termometro que o braço alcança so a porçao superficial do mosto, faço recirculação.

reparei que as vezes o liquido na parte inferior chegar em 75ºC e enquanto na parte superior esta em 62 e olha que faço uma agitação relativamente vigorosa
 
Muito obrigado pelas respostas pessoal.

Foram realmente muito esclarecedoras.

Olhei o teu sistema Maurício, porém o meu seria muito menor e como coloca quase toda a água na mostura acho que dificilmente a cama de grãos ficaria em contato com o mosto.

Gostei do sistema da Brewhome por que ele fica dentro do mosto, diminuindo a exposição
Já estou fazendo essa pergunta do tópico pois quero colocar a torneira já da bitola da tubulação do sparge.
Por enquanto ainda não faço a recirculação, nem com jarra, que seria o primeiro passo.

Marcelo, a primeira leva fiz com rampa unica e o resultado foi aceitável, mas fiz uma witbier agora e foi bem complicado subir as temperaturas de acordo.

Trops eu também percebo essa diferença grande de temperatura da parte inferior da panela pra parte de cima, e além disso como minhas levas são pequenas acho que a perda de calor é maior, pela massa menor.

Minha intenção no futuro é colocar um controle de temperatura com resistência e pelo que li seria melhor fazer a recirculação quando ligar a resistência.
Mas isso é pro futuro, por enquanto só quero definir a bitola, pra não fazer nada errado.
 
Só pra ilustrar está é uma 100% Vienna, fermentada com US-05.
Ficou bem turvinha, isso que usei gelatina no cold.
IMG_20200409_215944.jpg
 
Só pra ilustrar está é uma 100% Vienna, fermentada com US-05.
Ficou bem turvinha, isso que usei gelatina no cold.
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tem alguns recursos pra melhorar a clarificação:

se vc tiver como retirar a lama antes de envasar ou durante o processo de cold crash
tem um agente clarificante que chama spindasol sb2, mas nao sei se ele vai influenciar no priming (acho q vai deixar mais lento)
usar o whirfloc no final da fervura

mas enfim, ta turva mas ta mto bonita.

eu no seu caso so investiria em materiais que podera ser reaproveitado qdo vc aumentar a capacidade do seu equipamento ( vai por mim, vc vai qrer aumentar... kkkkkk)
 
tem alguns recursos pra melhorar a clarificação:

se vc tiver como retirar a lama antes de envasar ou durante o processo de cold crash
tem um agente clarificante que chama spindasol sb2, mas nao sei se ele vai influenciar no priming (acho q vai deixar mais lento)
usar o whirfloc no final da fervura

mas enfim, ta turva mas ta mto bonita.

eu no seu caso so investiria em materiais que podera ser reaproveitado qdo vc aumentar a capacidade do seu equipamento ( vai por mim, vc vai qrer aumentar... kkkkkk)

Pois é, me falaram que o melhor seria retirar a lama pra clarificar, mas só tenho um fermentador e não é cônico.
Acho que vou comprar outro para clarificar e envasar.

Por enquanto não tenho idéia de aumentar a capacidade, mas todo mundo com quem eu falo, me diz isso, que eu vou querer aumentar logo.
Hehehe
 
Pois é, me falaram que o melhor seria retirar a lama pra clarificar, mas só tenho um fermentador e não é cônico.
Acho que vou comprar outro para clarificar e envasar.

Por enquanto não tenho idéia de aumentar a capacidade, mas todo mundo com quem eu falo, me diz isso, que eu vou querer aumentar logo.
Hehehe

Rodrigo,

Mais uns pontos que podem ser considerados então:

1 - Se está pensando em utilizar resistência, não deixe de instalar um potenciômetro. Com ele você consegue regular com precisão o aquecimento para evitar caramelização do mosto.

1.1 - Com um potenciômetro na resistência, de repente você até pode considerar uma resistência com potência suficiente visando aumentar sua produção.

1.2 - Calcule bem a distância da resistência do fundo da panela e do cesto/fundo falso/BIABI ou seja lá qual for o sistema, para também evitar caramelização. A resistência necessita de um certo volume de líquido em sua volta, principalmnete nas temperaturas mais elevadas.

2 - Com as conexões e mangueiras de 1/2" você pode reutilizar em sistemas de 65 litros tranquilamente. Talvez até a mesma bomba.

3 - Para clarificação não utilizo absolutamente nada! Nem gelatina nem transfega. Como pode ver nas minhas imagens a filtragem no mash fica muito boa! E no fermentador só faço o cold crash direto. Na minha geladeira tenho o termostato e deixo a 0ºC por 3 dias ou 4 dias.

E bela cerveja! Saúde!
 
@_Mó_, aproveitando seu comentário (não seria aqui o lugar mas já que puxou esse assunto né...) Você disse que faz cold a 0° por 3 ou 4 dias.. quanto tempo e temperatura vc usa durante fermentação e maturação anterior ao cold das suas ales?
 
Rodrigo,

Mais uns pontos que podem ser considerados então:

1 - Se está pensando em utilizar resistência, não deixe de instalar um potenciômetro. Com ele você consegue regular com precisão o aquecimento para evitar caramelização do mosto.

1.1 - Com um potenciômetro na resistência, de repente você até pode considerar uma resistência com potência suficiente visando aumentar sua produção.

1.2 - Calcule bem a distância da resistência do fundo da panela e do cesto/fundo falso/BIABI ou seja lá qual for o sistema, para também evitar caramelização. A resistência necessita de um certo volume de líquido em sua volta, principalmnete nas temperaturas mais elevadas.

2 - Com as conexões e mangueiras de 1/2" você pode reutilizar em sistemas de 65 litros tranquilamente. Talvez até a mesma bomba.

3 - Para clarificação não utilizo absolutamente nada! Nem gelatina nem transfega. Como pode ver nas minhas imagens a filtragem no mash fica muito boa! E no fermentador só faço o cold crash direto. Na minha geladeira tenho o termostato e deixo a 0ºC por 3 dias ou 4 dias.

E bela cerveja! Saúde!

Salve Mestre,

Levando em conta as mensagens aqui procurei melhor e achei as conexões que queria em 1/2".
Acho que vai ser a melhor opção, melhor ter uma capacidade de vazão maior e regular na válvula, do que ficar limitado a vazão que a tubulação 3/8" teria.
A opção de usar em uma panela também é uma boa, apesar de não ter intenção agora de aumentar, é o que todos me indicaram.

Obrigado a todos que contribuíram.
Se for possível vou instalar a torneira essa semana e brassar no próximo final de semana.
 
Salve Mestre,

Levando em conta as mensagens aqui procurei melhor e achei as conexões que queria em 1/2".
Acho que vai ser a melhor opção, melhor ter uma capacidade de vazão maior e regular na válvula, do que ficar limitado a vazão que a tubulação 3/8" teria.
A opção de usar em uma panela também é uma boa, apesar de não ter intenção agora de aumentar, é o que todos me indicaram.

Obrigado a todos que contribuíram.
Se for possível vou instalar a torneira essa semana e brassar no próximo final de semana.

vazão nao depende da bitola da mangueira e sim da potencia da bomba, se vc tiver uma bitola maior a velocidade do fluxo é menor, se a bitola for menor velocidade maior, mas vazão sempre vai ser a mesma e depende de outros fatores, no caso potencia da bomba.

de qlqr forma, bitola maior é melhor pq a velocidade vai ser menor e menos chance de fazer bagunça ou futuramente atrapalhar a cama de grãos
 
@_Mó_, aproveitando seu comentário (não seria aqui o lugar mas já que puxou esse assunto né...) Você disse que faz cold a 0° por 3 ou 4 dias.. quanto tempo e temperatura vc usa durante fermentação e maturação anterior ao cold das suas ales?

Blz Edgar?!

No geral - podem haver variações - considero uma semana de fermentação, uma de maturação e uma para cold crash.

A temperatura inicial depende do estilo e do fermento, mas no geral a partir de 16ºC ou 18ºC. Conforme a atividade vai diminuindo vou subindo a temperatura até 20ºC ou 22ºC no decorrer de uma semana - mas no início mantenho as mais baixas. Esse é o período que considero para fermentação total.

Na semana seguinte para maturação, vou subindo até 26ºC, de forma a ficar nessa temperatura ao menos dois dias.

Após isso inicio o cold crash. Apesar de poder ser feito de uma única vez, costumo baixar em torno de 6ºC por período, tipo 6 de manhã, 6 a tarde e 6 a noite, ou 6 de dia e 6 a noite... faço assim só pra não forçar muito minha geladeira que é bem velha hehehehe.

Agora, como disse no início que podem haver variações, tenho algumas garrafas de stout do ano passado que ficou incríveis 3 meses no fermentador! Tive problemas de under pitching - volume de fermento insuficiente para a fermentação - o que causou o travamento da fermentação. Aí camarada, para reativar e conseguir finalizar é um trabalho lascado hehehehe.

Mas na produção de cerveja, a paciência é uma grande virtude! Desistir jamais!
 
Olá, sobre o Tópico RECIRCULAÇÃO ... gostaria de saber se, Engate Rápido em Plástico para Mangueiras Jardim (ex. Tramontina) suporta o calor de 66º C na recirculação por 90 min (Rims) ou.... 76ºC no mashOut ...

Isso acontece porque tenho que usar a mesma bomba em vários procedimentos.
 

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Olá, sobre o Tópico RECIRCULAÇÃO ... gostaria de saber se, Engate Rápido em Plástico para Mangueiras Jardim (ex. Tramontina) suporta o calor de 66º C na recirculação por 90 min (Rims) ou.... 76ºC no mashOut ...

Isso acontece porque tenho que usar a mesma bomba em vários procedimentos.

Olá Julio!

O indicado é o "plástico" de teor alimentício por questões sanitárias, e não de resistência.
 
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