Receitas capixabas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marchi

Well-Known Member
Joined
Jun 6, 2014
Messages
118
Reaction score
27
Pessoal até pra não desvirtuar o tópico do confrade capixaba Tiago Giacomin, pensei em criar esse tópico aqui e mantermos nossa discussão nessa área, o que acham?

Fiz por minha conta alguns quotes para ajudar a entender o início da conversa.

CSAITER: E aí pessoal. Que tal colocarmos aqui as receitas que já fizemos para saber como está a produção?

As minhas:

1ª leva - ordinary bitter (essa já foi, comecei pela escola inglesa que é a minha preferida);
2ª leva - brown potter (apesar de não gostar tanto de cervejas escuras, resolvi fazer as duas primeiras na mesma escola mas em estilo diferente para treinar);
3ª leva - belgian blondie ale (essa ficou com mais de 6 ABV, quis fazer uma cerveja "forte", mas o s-33 me deu trabalho para atenuar);
4ª leva - wit/rose beer (para experimentar, cloquei já de hibisco e infusão de pimenta da jamaica. Foi também para agradar a patroa, hehehehe);
5ª leva - ESB (de volta ao estilo inglês, mas abusando mais do teor alcoolico);
6ª leva - blondie ale (essa é para a próxima brasagem, vou ousar colocar folha de coca junto com o lúpulo na fervura. Meu concunhado trouxe prá mim do Peru justamente para fazer uma cerveja. Ele disse que tomou várias lá com esse ingrediente)


VANDER lOPES: Legal pessoal.

Eu fiz duas levas de Kölsch e domingo brassei rauchbier.

Abraços


Ei Vander, qual fermento você usou para as suas levas?


Daqui pra frente a gente mesmo continua.
 
Falando sobre as minhas receitas um pouco então:

1ª Brassagem: Belgian Pale Ale, deu muita coisa errada, lote que deveria ficar com 20 litros deu pouco menos de 10, OG nas alturas, não consegui resfriar direito, foi uma zona, e nunca havia me sentindo tão bem fazendo uma coisa, nascia ali uma paixão que vou levar até a minha morte. A breja ficou estupenda, sem offs, bastante cheirosa (um pouco demais por causa da alta concentração de lúpulo em relação ao volume total) e com exceção de um amigo todo mundo gostou.

2ª brassagem: Belgian Pale Ale, fiz as alterações que precisavam, cometi bem menos erros e a breja ficou mais dentro do estilo, ainda distribui muitas brejas e os amigos adoraram de novo. Consegui uma carbonatação muito boa, na verdade ficou um pouquinho picante na língua, mas corrigi na 3ª brassagem.

3ª brassagem: Belgian Pale Ale (Vênus), com a receita no ponto que queria a breja ganhou nome oficial, ela está nos últimos dias de maturação na garrafa, mas pelas provas que fiz nas medições de gravidade ela ficou a melhor das 3, mal posso esperar pra provar.

4ª brassagem: Irish Pale Ale, essa contei com a ajuda de um colega aqui do fórum (perdão esqueci teu nome, fóruns sem avatar me causam esse problema), ela está terminando a 1ª maturação (termina hoje) e nas medições de densidade me apaixonei de cara! Minha mulher achou o máximo (fiz porque ela queria dessa), e a vontade era de tomar litros dela quente e sem gás mesmo!

A 5ª deve ser uma fruit beer, desde que a receita da Irish fique fechada (tomara que acerte de primeira), e até o final do ano pretendo fazer minha obra prima, uma BACON BEER, kkkkkk!!!!
 
Bom, a minha primeira brassagem foi uma IPA dos Lamas. Comprei junto com o Kit de 5 litros. Eu fiz tudo meio que no olho, pois não tinha densimetro, refratometro e nemplaca de toque... Ou seja, foi completamente às cégas.

Perdi muito volume na fervura, consegui apenas 3,6 litros de cerveja.

Ela até que me surpreendeu por ser a minha primeira experiência em fabricação de cerveja. O que não ficou muito legal é que ela ficou com um gosto de alumínio no finalzinho.

Já a minha segunda brassagem foi uma APA, mas agora fiz em uma panela para 20 litros de cerveja e com refratometro, densimetro e placa de toque... Hehehehe...

Ela ainda está fermentando, montei um frigobar com um controlador de temperatura para ajudar no processo.

Aproveito para perguntar o que pode ter acontecido na minha primeira brassagem para ela ter ficado com esse "gostinho" de aluminio no finalzinho da cerveja.
 
Aproveito para perguntar o que pode ter acontecido na minha primeira brassagem para ela ter ficado com esse "gostinho" de aluminio no finalzinho da cerveja.

Equipamento novo, zero bala, nunca usado.

Resíduos de alumínio das panelas passaram para a cerveja.
 
Equipamento novo, zero bala, nunca usado.

Resíduos de alumínio das panelas passaram para a cerveja.

É importante fazer a oxidação passiva nas panelas antes de fazer a cerveja.

Pode ter acontecido também de ter entrado muito ar (oxigênio) em contato com a cerveja nas etapas pós-fermentação.
 
Continuando o papo, que está muito bom (aliás, ótima ideia do tópico Marchi), quero fazer uma Belgian Pale Ale em outubro. Vou fazer a blondie agora no fim do mês, e ainda estou pensando nas próximas...
 
Opa Tiago e Cezario,

respondi as perguntas de vocês no outro tópico. Foi mal, hehe

Marchi, sobre a bacon beer que vc quer fazer, eu já to doido pra provar minha rauchbier que usei 43% de malte defumado. Só o cheiro dele in natura mesmo já lembrava bacon defumado hahaha

Alguém de vcs faz parte da AcervaCapixaba?

Não tenho usado o facebook e queria saber dos eventos que estão sendo organizados.
 
Eu pretendo me associar até o fim do ano. Sobre a bacon beer, eu quero usar um processo de defumação conjugada de bacon com cevada, não é fácil, mas eu vou tentar mesmo assim.
 
Também estou querendo me associar. Vamos ver se rola até o fim do ano.
 
Conheço o Felipe, que é o vice da Acerva capixaba, ele faz a Coração Valente, ótima cerveja, e o cara é muito manero, acho que vale muito a pena se associar, estou só terminando de pagar meus "brinquedos de cerveja" e chegar pelo menos a 6ª brassagem pra me associar, quase entrei mês passado pra entrar no concurso de IPA que eles estão fazendo, mas achei muito cedo, sou muito noob ainda.

Vander qual malte defumado usou, por curiosidade?
 
Conheço o Felipe, que é o vice da Acerva capixaba, ele faz a Coração Valente, ótima cerveja, e o cara é muito manero, acho que vale muito a pena se associar, estou só terminando de pagar meus "brinquedos de cerveja" e chegar pelo menos a 6ª brassagem pra me associar, quase entrei mês passado pra entrar no concurso de IPA que eles estão fazendo, mas achei muito cedo, sou muito noob ainda.

Vander qual malte defumado usou, por curiosidade?

Eu também ainda estou aprendendo nas primeiras levas. EU quero me associar mas sempre tem alguma coisa nova para comprar, heheheh
 
Eu nem falo, estou na minha segunda brassagem ainda...



E estou com um problema de OG baixa... Alguma dica???
 
Conheço o Felipe, que é o vice da Acerva capixaba, ele faz a Coração Valente, ótima cerveja, e o cara é muito manero, acho que vale muito a pena se associar, estou só terminando de pagar meus "brinquedos de cerveja" e chegar pelo menos a 6ª brassagem pra me associar, quase entrei mês passado pra entrar no concurso de IPA que eles estão fazendo, mas achei muito cedo, sou muito noob ainda.

Vander qual malte defumado usou, por curiosidade?


Oi Marchi,

eu usei o malte defumado da Weyermann.
 
Tiago qual seu método de produção? Baixa quanto? 10%, 20%, 30% ou mais em realação ao esperado?
 
Tiago qual seu método de produção? Baixa quanto? 10%, 20%, 30% ou mais em realação ao esperado?

O meu método do produção é na panela mesmo, com bazooka. Uso uma panela de 38 litros de alumínio. Na minha segunda brassagem a minha OG ficou em 1.012 para conseguir manter os 20 litros desejados.

Fiz umas contas e cheguei ao resultado que a minha cerveja vai ficar com 1% de álcool... Pesquisei um pouco e a causa disso é a baixa OG na brassagem.

Tem algum ponto do processo que eu estou errando?
 
Tiago poste sua receita com todos os valores ai pra gente dar uma olhada, eu uso bazuca também, e com exceção da primeira brassagem que fiz minhas OGs estão sempre batendo com o BS.
 
Tiago poste sua receita com todos os valores ai pra gente dar uma olhada, eu uso bazuca também, e com exceção da primeira brassagem que fiz minhas OGs estão sempre batendo com o BS.

Esta receita é da APA do Lamas para um volume final de 20 litros

4,0 kg Pilsen
1,0 kg Caramalt
20g Columbus
10g Cascade

OG: 1,054
FG: 1,012
 
Não faz sentido, sua OG deu 1.012 não é mesmo? Com essa quantidade de malte era pra dar bem mais mesmo. Você está fazendo uma rampa de 67ºC por uma hora? Fez teste do iodo?
 
É Tiago, realmente está muito estranho. Detalhe o seu processo para que a gente tenha mais informações.

Eu uso um moinho de rolos e nunca tive problema com OG, ele é realmente impressionante. Se o seu malte vem moido em um, então outra coisa está atrapalhando o seu processo.

Como você está medindo a densidade?
 
É Tiago, realmente está muito estranho. Detalhe o seu processo para que a gente tenha mais informações.

Eu uso um moinho de rolos e nunca tive problema com OG, ele é realmente impressionante. Se o seu malte vem moido em um, então outra coisa está atrapalhando o seu processo.

Como você está medindo a densidade?



Estou medindo a densidade com refratômetro, mas como achei que estava muito errado eu medi novamente com um densímetro (tomando o cuidado para fazer a correção devido à temperatura) e o valor foi praticamente o mesmo.



Quanto ao processo, eu mosturo por 60 minutos a 68 graus.

Em seguida faço a recirculação por uns 15 a 30 minutos, e caso necessário faço uma lavagem para corrigir o volume que vai para fervura.



A fervura eu faço por mais 60 minutos. Ao final da fervura que eu faço a medição da densidade.



Queria entender aonde pode estar o problema que esta afetando a densidade do mosto.
 
Estou medindo a densidade com refratômetro, mas como achei que estava muito errado eu medi novamente com um densímetro (tomando o cuidado para fazer a correção devido à temperatura) e o valor foi praticamente o mesmo.



Quanto ao processo, eu mosturo por 60 minutos a 68 graus.

Em seguida faço a recirculação por uns 15 a 30 minutos, e caso necessário faço uma lavagem para corrigir o volume que vai para fervura.



A fervura eu faço por mais 60 minutos. Ao final da fervura que eu faço a medição da densidade.



Queria entender aonde pode estar o problema que esta afetando a densidade do mosto.

Em teoria está tudo certo Tiago. Realmente não consigo entender. Me diga, como foi a medida de sua densidade pré e pós fervura, a pós fervura que bateu em 1012?
 
Em teoria está tudo certo Tiago. Realmente não consigo entender. Me diga, como foi a medida de sua densidade pré e pós fervura, a pós fervura que bateu em 1012?



Não medi a densidade pre-fervura, apenas a pós-fervura que deu 1012.
 
Qual valor marcava o densimetro a 75 graus (sem fazer a correcao?

Estava revendo as minhas anotações e eu não anotei a leitura do densímetro.

Mas anotei a leitura do refratômetro que na ocasião era de 1012. Segundo me informaram não há a necessidade de fazer a correção pela temperatura com o refratômetro. Esta informação está correta?
 
Se forem apenas algumas gotas, nao precisa. Agora se a leitura foi de 1,012 a 75, a gravidade corrigida seria de 1.036 (beer smith). Uma densidade ainda baixa para esse tanto de malte, mas muito melhor do que 1.012.
 
Se forem apenas algumas gotas, nao precisa. Agora se a leitura foi de 1,012 a 75, a gravidade corrigida seria de 1.036 (beer smith). Uma densidade ainda baixa para esse tanto de malte, mas muito melhor do que 1.012.

Na minha próxima brassagem, que devo fazer na semana que vem, vou ser mais cuidadoso com essas medições e tomar nota de todos os detalhes.

Na opinião de vocês é melhor usar um refratômetro ou densímetro?
 
O refratômetro pode ser usado tranquilamente na pré fermentação, apos a fermentação é melhor usar o densímetro. Apesar de que ja testei o dois e a diferença foi ridícula, desde que vc conver ta com uma boa calculadora a medida do refratômetro. Nao se esqueça que o refratômetro já tem compensação de temperatura.
 
Pessoal sou de Jaguaré, ES, estou indo para minha quarta brassagem nesse proximo fim de semana, uma blond Ale
Aos capixabas forte abraço e meu contato para que possamos conversar melhor
[email protected]
Face Felipe Carlos Schwambar
 
Fala galera

Desenterrando o tópico...

Onde vocês (que moram no Espírito Santo) compram seus insumos? Poderiam indicar sites ou até mesmo lojas físicas (se houver) na região?

Valew
 

Latest posts

Back
Top