Receita Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fhenr

Well-Known Member
Joined
Nov 26, 2015
Messages
78
Reaction score
17
E aí galera?!

Para minha terceira produção, resolvi adotar uma receita adaptada de witbier, do homebrewtalk.com.

Desta vez, adotando 65% de eficiência no beersmith, e calibrando melhor o equipamento, tive números bem próximos (por enquanto) dos fornecidos pelo programa.

A receita para um lote de 12L, ficou:

1,5kg Pilsen
1,1kg Flocos de Trigo
0,15kg Aveia
10g Styrian goldings 60 Min
5g Styrian goldings 30
8g de coentro macerado - 8 min
12g de casca de laranja (s/ parte branca) - 8 min
Fermento Bio4 Liquido - Witbier

Rampas:
50 - 20 min
63 - 60 Min
68 - 40 Min
76 - 10 Min

OG biersmith = 1045
FG = 1009

Medição Obtida
OG= 1044 a 26,5 ºC, Correção OG=1044+1,5 = 1045,5
 
- Dessa vez o turbilhão saiu melhor e o trub ficou mais concentrado no centro da panela.

- Para melhorar o sistema de resfriamento, além da serpentina que vai dentro da panela de fervura, estou utilizando outra que passa por dentro de água com gelo no tanque, e acelerou bastante o processo. A água utilizada mando direto para máquina de lavar roupas.

- O fermento foi inoculado a uma temperatura de 16ºC, e pretendo manter por 17ºC durante 3 dias, dentro do isopor com gelo. Divido o lote em 2 galões de 8 Litros (com 6 litros de mosto), para poder caber no isopor. Único cuidado a mais é com a sanitização pois os riscos acabam sendo duplicados.

- Como a temperatura de inoculação foi baixa, a atividade do airlock começou bem devagar e está aumentando agora no 2º dia.
 

Attachments

  • IMG_0433.jpg
    IMG_0433.jpg
    160.8 KB · Views: 481
  • IMG_2462.jpg
    IMG_2462.jpg
    144.5 KB · Views: 483
  • IMG_2466.jpg
    IMG_2466.jpg
    182.4 KB · Views: 484
  • IMG_2468.jpg
    IMG_2468.jpg
    143.4 KB · Views: 495
  • IMG_2476.jpg
    IMG_2476.jpg
    138.8 KB · Views: 506
Continuando com os resultados obtidos:

- 1, 2 e 3 dias - 17/18 ºC (conforme colocação de gelo no isopor há um pouco de variação)
- 4, 5 e 6 dias - 19/20 ºC

Medição de densidade sem alteração no 6º e 7º dias (1009)

7 dia - 21 ºC
8 dia - 22 ºC
9 dia - 23 ºC

No 10º dia coloquei na geladeira para maturar a 5 ºC (durante 5 dias).

Transferido do maturador para outro balde e fiz o primming com 7g de açúcar/Litro.

Engarrafada em ontem (27-12-2015)

Impressões em relação a amostra que provei ao engarrafar:

O gosto e aroma da casca de laranja ficaram bem sutis e tive uma boa primeira impressão. O amargor do lúpulo ficou bem suave.
Já o coentro (acho que porque não masserei bem) eu não consegui perceber.
A aparência está bonita, e assim que abrir a primeira garrafa postarei as fotos!
 
Eu utilizei um pouco mais de coentro na minha primeira witbier, 1g/l, dava para sentir bem. E não consegui triturar muito bem o grão também, na próxima vai no martelo mesmo.
 
Eu utilizei um pouco mais de coentro na minha primeira witbier, 1g/l, dava para sentir bem. E não consegui triturar muito bem o grão também, na próxima vai no martelo mesmo.

Na minha primeira (e provavelmente última Witbier) eu coloquei 20 gramas de semente de coentro para 18 litros finais. Triturei os grãos com pilão, o cheiro que exalava era forte....no fim ficou demais para a cerveja.

Se fizesse novamente colocaria 10g para os mesmos 18 litros.
 
Na minha primeira (e provavelmente última Witbier) eu coloquei 20 gramas de semente de coentro para 18 litros finais. Triturei os grãos com pilão, o cheiro que exalava era forte....no fim ficou demais para a cerveja.

Se fizesse novamente colocaria 10g para os mesmos 18 litros.

Por que a última? Dificuldade? Gosto pessoal? Não comecei ainda. Semana que vem faço minha primeira braçagem e acho que será uma witbier
 
Eu utilizei um pouco mais de coentro na minha primeira witbier, 1g/l, dava para sentir bem. E não consegui triturar muito bem o grão também, na próxima vai no martelo mesmo.

Roberto, na próxima vou utilizar um pouco mais. Mas será que se masserar demais não vai deixar um sabor muito marcante?

Abraços!

Fabio
 
Na minha primeira (e provavelmente última Witbier) eu coloquei 20 gramas de semente de coentro para 18 litros finais. Triturei os grãos com pilão, o cheiro que exalava era forte....no fim ficou demais para a cerveja.

Se fizesse novamente colocaria 10g para os mesmos 18 litros.

Ipera, quando massarei foi bem de leve, eu sentia o cheiro do coentro, porém não muito forte. Vou aumentar um pouco na próxima receita, mas vou moer da mesma forma. Grosseiramente abri os grãos do coentro, mas não chegou a ficar em muitos pedaços...

Porque última vez? Não gosta muito deste estilo?

Abraços

Fábio
 
Fábio, tem que ver a questão do tempo também, agora não lembro de cabeça se coloquei com 15 ou 10 minutos, em casa tenho tudo anotado.

Teve algum problema de entupimento na hora da recirculação do mosto? Pergunto pois eu não tive, e é comum falarem deste tipo de problema com witbier.

Abraço,
 
Fábio, tem que ver a questão do tempo também, agora não lembro de cabeça se coloquei com 15 ou 10 minutos, em casa tenho tudo anotado.

Teve algum problema de entupimento na hora da recirculação do mosto? Pergunto pois eu não tive, e é comum falarem deste tipo de problema com witbier.

Abraço,

Roberto, eu coloquei com 5 minutos tanto a laranja e o coentro. A laranja fiquei satisfeito, então talvez para melhorar o coentro, utilizar a mesma quantidade e aumentar para 10 minutos?

Não tive problema nenhum de entupimento, e utilizo filtro bazuca. Ouvi estes comentários, mas ainda bem que não ocorreu!!

Abraços

Fábio
 
Ipera, quando massarei foi bem de leve, eu sentia o cheiro do coentro, porém não muito forte. Vou aumentar um pouco na próxima receita, mas vou moer da mesma forma. Grosseiramente abri os grãos do coentro, mas não chegou a ficar em muitos pedaços...

Porque última vez? Não gosta muito deste estilo?

Abraços

Fábio

Realmente não gosto do estilo, brassei para a minha esposa que gosta muito de uma Wit, mas ela bebe um copo por fim de semana, então estou com dificuldades em dar vazão nesse lote!!!!

Boa brassagem.
 
Realmente não gosto do estilo, brassei para a minha esposa que gosta muito de uma Wit, mas ela bebe um copo por fim de semana, então estou com dificuldades em dar vazão nesse lote!!!!

Boa brassagem.

Hehehe, também fiz pensando na esposa!! Mas com o calor que tá, vai cair bem neste verão! Ainda tá díficil para ela se acostumar com as Apas e Ipas!

Abraços

Fábio
 
Roberto, eu coloquei com 5 minutos tanto a laranja e o coentro. A laranja fiquei satisfeito, então talvez para melhorar o coentro, utilizar a mesma quantidade e aumentar para 10 minutos?

Não tive problema nenhum de entupimento, e utilizo filtro bazuca. Ouvi estes comentários, mas ainda bem que não ocorreu!!

Abraços

Fábio

Ontem a noite revisei a minha receita, foram aos 5 minutos também, achei que tinha deixado por mais tempo.

Também utilizo um filtro bazooka, fiz com a malha de inox de uma ligação de água quente.

Abraço,
 
Pessoal, abri a primeira garrafa com 7 dias após o priming. A espuma está formando bem, porém a duração ainda é curta. Os sabores se arredondaram, e estou bem satisfeito com a quantidade de casca de laranja utilizada. Abaixo duas fotos. Vou deixar mais 7 dias para realmente começar a consumí-las.

Abraços,

Fábio
 

Attachments

  • IMG-20160102-WA0006.jpg
    IMG-20160102-WA0006.jpg
    498.7 KB · Views: 379
  • IMG-20160102-WA0005.jpg
    IMG-20160102-WA0005.jpg
    522.1 KB · Views: 281
Fábio, ficou muito bonita, vou fazer mais uma leva de witbier agora, não sei se vou seguir uma linha mais tradicional ou fazer alguns testes com outros condimentos.

Abraço,
 
Que cor bonita. Fiz uma mas não ficou assim.
Acho que deixei muito tempo maturando a 1ºc pois ela ficou mais para uma Pale Ale com cor mais forte.
 
Fábio, também tenho produzido receitas de Witbiers e gostado muito dos resultados.

Com base em minha experiência tenho algumas considerações sobre as rampas da sua mostura:

1.) O tempo da rampa de parada proteica (50o. C) está muito longa, o que pode ter resultado em uma baixa retenção de espuma. Faça com um tempo mais curto (5min ou no max 10min), para ajudar a quebrar os betaglicanos e proteínas maiores do trigo flocado.

2.) a rampa de ação da beta-amilase (63o. C) também considero muito longa. Utilizar essa rampa, nesse tempo, pode converter todo amido em maltose, fazendo a rampa seguinte (68o. C) sem função (pois não sobraria amido para gerar açúcares de cadeias complexas, que atribuirão um pouco de corpo a cerveja).

Essas estampas devem ser pensadas de acordo com o tipo de corpo você quer gerar para a cerveja:

-Se desejar uma cerveja com baixo corpo a rampa de 63 pode ser usada nesse tempo, porém recomendo excluir a de 68 Pq não terá utilidade pratica.

-Se desejar uma cerveja de médio corpo sugiro manter as duas rampas, reduzindo o tempo da rampa de 63, ou utilizar uma única rampa em uma temperatura onde as duas enzimas atuem conjuntamente (ex: 66 ou 67 o. C).

É isso, avalie as considerações, essas foram baseadas no que tenho estudado em livros, fóruns e minhas experiências com esse tipo de receita, mas, de longe, são verdades absolutas.

Sua cerveja ficou com uma aparência ótima. Parabéns.

Boas brassagens, abraço.

Felipe
 
Aproveitando o assunto rampas de temperatura.
É realmente eficaz usar varias rampas ?
Vi que os maltes de hoje em dia não necessitam deste processo e que pode-se usar apenas uma temperatura entre 68ºc / 72ºc.
Procede isso?
 
Procede Gustavo, mas se considerarmos somente o uso de grãos maltados na receita.

Receitas com grãos não maltados, que possuem alta carga proteica (como o caso das Witbiers) requerem uma parada proteica.
 
Essa regra vale apenas para grãos não maltados ou é aplicado em algum outro caso?
Na wit que fiz usei apenas o malte pilsen e o malte de trigo.
Fiz todo o processo em 70ºc. Pensei que poderia ter sido por não ter feito as rampas que eu não obtive essa coloração das wits igual a foto do amigo.
 
Pois é.
Segundo um membro do forúm, a parada a 50ºC contribui para a turbidez.
Na próxima farei com as rampas indicadas.
Obrigado, Felipe.
 
Fábio, ficou muito bonita, vou fazer mais uma leva de witbier agora, não sei se vou seguir uma linha mais tradicional ou fazer alguns testes com outros condimentos.

Abraço,

Obrigado Roberto!! Se fizer os testes com outros condimentos, não deixe de comentar os resultados.

Abraços,

Fábio
 
Que cor bonita. Fiz uma mas não ficou assim.
Acho que deixei muito tempo maturando a 1ºc pois ela ficou mais para uma Pale Ale com cor mais forte.

Obrigado Gustavog3!! Não tenho experiência e conhecimento suficiente para tentar lhe dizer oque ocorreu com a cor da sua.

Abraço,

Fábio
 
Fábio, também tenho produzido receitas de Witbiers e gostado muito dos resultados.

Com base em minha experiência tenho algumas considerações sobre as rampas da sua mostura:

1.) O tempo da rampa de parada proteica (50o. C) está muito longa, o que pode ter resultado em uma baixa retenção de espuma. Faça com um tempo mais curto (5min ou no max 10min), para ajudar a quebrar os betaglicanos e proteínas maiores do trigo flocado.

2.) a rampa de ação da beta-amilase (63o. C) também considero muito longa. Utilizar essa rampa, nesse tempo, pode converter todo amido em maltose, fazendo a rampa seguinte (68o. C) sem função (pois não sobraria amido para gerar açúcares de cadeias complexas, que atribuirão um pouco de corpo a cerveja).

Essas estampas devem ser pensadas de acordo com o tipo de corpo você quer gerar para a cerveja:

-Se desejar uma cerveja com baixo corpo a rampa de 63 pode ser usada nesse tempo, porém recomendo excluir a de 68 Pq não terá utilidade pratica.

-Se desejar uma cerveja de médio corpo sugiro manter as duas rampas, reduzindo o tempo da rampa de 63, ou utilizar uma única rampa em uma temperatura onde as duas enzimas atuem conjuntamente (ex: 66 ou 67 o. C).

É isso, avalie as considerações, essas foram baseadas no que tenho estudado em livros, fóruns e minhas experiências com esse tipo de receita, mas, de longe, são verdades absolutas.

Sua cerveja ficou com uma aparência ótima. Parabéns.

Boas brassagens, abraço.

Felipe

Obrigado Felipe!!

Depois da brassagem da Wit, estudei um pouco mais sobre o assunto e fiz 2 novas produções.

Concordo com oque você diz a respeito das rampas e estou pensando em adotar uma temperatura única em torno de 64º. Isso porque eu gosto de cervejas mais secas, então acho que esta seria o ideal, correto?

Em relação a parada proteica, vou adotar 10 min a partir de agora, quando for utilizá-la.

Caso quisesse utilizar as 2 temperaturas para ter um corpo médio na cerveja, poderia divir o tempo de que forma? 40 minutos para cada temperatura, ou ainda é muito?

Abraços,

Fábio
 
Obrigado Felipe!!



Depois da brassagem da Wit, estudei um pouco mais sobre o assunto e fiz 2 novas produções.



Concordo com oque você diz a respeito das rampas e estou pensando em adotar uma temperatura única em torno de 64º. Isso porque eu gosto de cervejas mais secas, então acho que esta seria o ideal, correto?



Em relação a parada proteica, vou adotar 10 min a partir de agora, quando for utilizá-la.



Caso quisesse utilizar as 2 temperaturas para ter um corpo médio na cerveja, poderia divir o tempo de que forma? 40 minutos para cada temperatura, ou ainda é muito?



Abraços,



Fábio


Oi Fábio, grato pelo retorno.

Gosto de fazer Wits de corpo médio (às muito secas podem ficar alcoólicas demais e interferir no sabor). Para isso acredito que dividir o tempo em 30min + 30min deve ser suficiente, mais do que isso acredito que a beta-amilase pode consumir grande parte do amido (reduzindo o corpo da cerveja).

Prefiro a outra opção de rampa: Utilizar uma temperatura única de sacarificação 66-67o por 60min. (Temperatura onde as duas enzimas agem conjuntamente).

Mas como disse antes, faça testes e defina qual o melhor para seu gosto e depois compartilhe os resultados conosco.

Valeu
 
Oi Fábio, grato pelo retorno.

Gosto de fazer Wits de corpo médio (às muito secas podem ficar alcoólicas demais e interferir no sabor). Para isso acredito que dividir o tempo em 30min + 30min deve ser suficiente, mais do que isso acredito que a beta-amilase pode consumir grande parte do amido (reduzindo o corpo da cerveja).

Prefiro a outra opção de rampa: Utilizar uma temperatura única de sacarificação 66-67o por 60min. (Temperatura onde as duas enzimas agem conjuntamente).

Mas como disse antes, faça testes e defina qual o melhor para seu gosto e depois compartilhe os resultados conosco.

Valeu

Valeu Felipe!! Vou testar os dois métodos, 30+30 e uma rampa única, para comparar os resultados.

Abraços

Fábio
 
Olá, pessoal. Ótimo tópico este, bastante informação para quem quiser fazer uma wit para esse verão.

@Fhenr, deixa eu te perguntar uma coisa, sua produção é de 12 litros, certo? Essa panela que você usa é de qual tamanho? Pelas fotos, parece a minha de 8,7 litros rsrs Eu queria começar a fazer levas maiores do que 5 litros (10 litros seriam o ideal para mim) mantendo apenas essa panela de 8,7 litros, por isso estou perguntando a respeito.

Esses flocos de trigo eu posso comprar em qualquer lugar ou aqueles vendidos nas lojas especializadas têm alguma modificação? hehe pergunta beeeem de inciante mesmo.

Abraços,
Diego
 
Olá, pessoal. Ótimo tópico este, bastante informação para quem quiser fazer uma wit para esse verão.

@Fhenr, deixa eu te perguntar uma coisa, sua produção é de 12 litros, certo? Essa panela que você usa é de qual tamanho? Pelas fotos, parece a minha de 8,7 litros rsrs Eu queria começar a fazer levas maiores do que 5 litros (10 litros seriam o ideal para mim) mantendo apenas essa panela de 8,7 litros, por isso estou perguntando a respeito.

Esses flocos de trigo eu posso comprar em qualquer lugar ou aqueles vendidos nas lojas especializadas têm alguma modificação? hehe pergunta beeeem de inciante mesmo.

Abraços,
Diego

Diego, minha panela é de 19 litros. Já consegui fazer levas de até 15 Litros, mas a fervura é um pouco tensa.. hehehe. Tive que deixar um pouco separado na 2ª panela e adicionar ao restante depois de já ter evaporado um pouco.

Os flocos de trigo, bem como aveia em flocos, acho que pode ser essa de mercado mesmo, pois foi a que utilizei.

Abraços,

Fábio
 
@Fhenr Fala, Fábio. Tudo tranquilo? Deixa eu te incomodar mais uma vez hehe

Cara, também faço a minha fermentação utilizando isopor, mas pelo visto você tem um controle bem legal da temperatura, melhor do que eu.

Tem algum macete que você usa ou é só a quantidade de gelo que você varia para aumentar ou diminuir a temperatura? O gelo você faz com garrafa pet mesmo?

Outra coisa: você fez starter da levedura?

Valeu!
 
@Fhenr Fala, Fábio. Tudo tranquilo? Deixa eu te incomodar mais uma vez hehe

Cara, também faço a minha fermentação utilizando isopor, mas pelo visto você tem um controle bem legal da temperatura, melhor do que eu.

Tem algum macete que você usa ou é só a quantidade de gelo que você varia para aumentar ou diminuir a temperatura? O gelo você faz com garrafa pet mesmo?

Outra coisa: você fez starter da levedura?

Valeu!

Fala Diego, tudo bem e vc?

Cara eu utilizava um isopor, com termômetro e uma portinhola bem tosca na tampa, para trocar as pets e não precisar abrir a tampa toda. Oque eu fazia era utilizar garrafa pet de 300ml, pois se colocasse uma maior (1L, etc.) a temperatura caia demais. Sempre verificava de manhã antes de ir para o trabalho, no almoço e a noite. Acho que quanto maior a caixa, com mais água a temperatura será mais estável devido a inércia térmica. Se você tiver uma caixa pequena, tem que ir testando o tamanho das pets. Vi um pessoal que faz um esquema com lâmpada e sensor para controlar melhor, mas não tentei isso. Depois que convenci a patroa que cabia uma geladeira na lavanderia, comprei uma e um tic 17 e agora está bem tranquilo.

Quando fiz esta wit, fiz um starter precário, somente com agitação manual a cada 1 hora. Como o volume era pequeno deu certo. Agora montei um agitador, para explorar melhor os fermentos líquidos.

Na segunda wit que fiz, não havia o fermento da bio4 e parti para o t-58. Entre os dois eu prefiro com certeza o líquido, que rendeu um aroma muito melhor!!

Em relação a parada proteica e de beta glucanase, eu diminui bastante o tempo como sugerido pelo pessoal, para melhorar a retenção de espuma. Tive sérios problemas de entupimento, e não sei lhe dizer 100% se está relacionado a isso, mas creio que pode ser. Para próxima produção pretendo fazer esta etapa da parada e beta gl. apenas com os cereais não maltados e depois que subir a temperatura fazer a infusão dos maltes. Quando fizer posto os resultados...

Abraços,

Fábio
 
Tudo jóia, Fábio! Po, não tinham o bio4 na loja, então tive que pegar o fermento seco mesmo. Eu já esperava uma qualidade menor, eh quase unânime a opinião que o líquido proporciona melhor característica à cerveja. Não faz mais sentido agora fazer starter, mas perguntei porque, pelo que li, até 20 litros não precisaria do starter.
Valeu pelas dicas do isopor, vou tentar melhorar meu controle porque ainda vai demorar para eu também poder comprar uma geladeira para mim.
Quanto às rampas, não tenho problema com entupimento pois uso bag, então pretendo fazer só a parada protéica mesmo por uns 15 minutos.
Só a quantidade de coentro que está difícil decidir, houve muitas divergências de quantidade kkk
A laranja você raspou a parte interna dela? Todo lugar que leio eh "sem a parte branca".
Abraços!
 
Tudo jóia, Fábio! Po, não tinham o bio4 na loja, então tive que pegar o fermento seco mesmo. Eu já esperava uma qualidade menor, eh quase unânime a opinião que o líquido proporciona melhor característica à cerveja. Não faz mais sentido agora fazer starter, mas perguntei porque, pelo que li, até 20 litros não precisaria do starter.
Valeu pelas dicas do isopor, vou tentar melhorar meu controle porque ainda vai demorar para eu também poder comprar uma geladeira para mim.
Quanto às rampas, não tenho problema com entupimento pois uso bag, então pretendo fazer só a parada protéica mesmo por uns 15 minutos.
Só a quantidade de coentro que está difícil decidir, houve muitas divergências de quantidade kkk
A laranja você raspou a parte interna dela? Todo lugar que leio eh "sem a parte branca".
Abraços!

Diego, para 20 Litros, mesmo tendo uma densidade inicial baixa (aprox. 1045), você provavelmente irá precisar de um starter ou utilizar 2 vials. Com fermento liquido a viabilidade das leveduras cai rapidamente e tem que ser levada em consideração na hora de calcular o fermento.
O coentro realmente varia muito de receita para receita. Acha um meio termo e manda ver para depois, numa 2º receita, acertar melhor.
A laranja raspei só a parte de fora também, como está escrito em tudo lugar. Deve ser na mesma linha da teoria da caipirinha que tem que tirar a parte branca do limão para não amargar.. :) :)

Abs,

Fábio
 
Fala Diego, tudo bem e vc?

Cara eu utilizava um isopor, com termômetro e uma portinhola bem tosca na tampa, para trocar as pets e não precisar abrir a tampa toda. Oque eu fazia era utilizar garrafa pet de 300ml, pois se colocasse uma maior (1L, etc.) a temperatura caia demais. Sempre verificava de manhã antes de ir para o trabalho, no almoço e a noite. Acho que quanto maior a caixa, com mais água a temperatura será mais estável devido a inércia térmica. Se você tiver uma caixa pequena, tem que ir testando o tamanho das pets. Vi um pessoal que faz um esquema com lâmpada e sensor para controlar melhor, mas não tentei isso. Depois que convenci a patroa que cabia uma geladeira na lavanderia, comprei uma e um tic 17 e agora está bem tranquilo.

Quando fiz esta wit, fiz um starter precário, somente com agitação manual a cada 1 hora. Como o volume era pequeno deu certo. Agora montei um agitador, para explorar melhor os fermentos líquidos.

Na segunda wit que fiz, não havia o fermento da bio4 e parti para o t-58. Entre os dois eu prefiro com certeza o líquido, que rendeu um aroma muito melhor!!

Em relação a parada proteica e de beta glucanase, eu diminui bastante o tempo como sugerido pelo pessoal, para melhorar a retenção de espuma. Tive sérios problemas de entupimento, e não sei lhe dizer 100% se está relacionado a isso, mas creio que pode ser. Para próxima produção pretendo fazer esta etapa da parada e beta gl. apenas com os cereais não maltados e depois que subir a temperatura fazer a infusão dos maltes. Quando fizer posto os resultados...

Abraços,

Fábio
O entupimento nao tem haver com a rampa, mas sim com a técnica e processo utilizado.

Se utiliza fundo falso, vc deve ter cuidado ao abrir o registro da panela. Abrir muito o registro faz uma sucção na cama de grãos compactando os grãos e dificultando a recirculação.

É importante lembrar que o trigo não tem casca. E isso, por si só, já dificulta bastante o processo. (pois a casca da cevada que contribui com a filtracao) quanto menos casca maior probabilidade de gerar entupimento.

Outro fator pode ter sido sua moagem, se for muito fina pode prejudicar.

Quer uma dica: compre palha de arroz, utilize junto dos graos para ajudar a filtração. Eu utilizo apenas quando uso muitos grãos (russian imperial stout/ imperial IPA/ barley wine), mas no inicio ja sofri com entupimento, msd com o tempo vc vai pegando o jeito com a tecnica de abrir registro, etc.
 
Para próxima produção pretendo fazer esta etapa da parada e beta gl. apenas com os cereais não maltados e depois que subir a temperatura fazer a infusão dos maltes. Quando fizer posto os resultados

Abraços,

Fábio

Outra coisa muito importante.

Vc comentou em fazer a rampa sem o malte, mas que enzima vai produzir o resultado dessa rampa?

Se vc nao adicionar o malte, nao precisa fazer rampa nenhuma, pois nao existirá enzima para quebra dos betaglucanos.

Blz. Espero ter ajudado
 
Outra coisa muito importante.

Vc comentou em fazer a rampa sem o malte, mas que enzima vai produzir o resultado dessa rampa?

Se vc nao adicionar o malte, nao precisa fazer rampa nenhuma, pois nao existirá enzima para quebra dos betaglucanos.

Blz. Espero ter ajudado

E aí Felipe.

Me expressei errado, na verdade não escrevi a idéia toda. A técnica consiste em fazer a infusão com uma quantidade pequena de malte junto (10 a 20%) e os cereais não maltados. É feito as paradas e tipo uma decocção simples, que depois será adicionada juntamente com o restante do malte e continua com o processo normal.

Estou lendo ainda a respeito desta técnica e quando tiver maior entendimento, e executar umas 2 vezes, tento explicar melhor.

Abraços,

Fábio
 
Diego, para 20 Litros, mesmo tendo uma densidade inicial baixa (aprox. 1045), você provavelmente irá precisar de um starter ou utilizar 2 vials. Com fermento liquido a viabilidade das leveduras cai rapidamente e tem que ser levada em consideração na hora de calcular o fermento.
O coentro realmente varia muito de receita para receita. Acha um meio termo e manda ver para depois, numa 2º receita, acertar melhor.
A laranja raspei só a parte de fora também, como está escrito em tudo lugar. Deve ser na mesma linha da teoria da caipirinha que tem que tirar a parte branca do limão para não amargar.. :) :)

Abs,

Fábio

Cara, foi uma saga fazer sua receita ontem, não que a sua receita que tenha sido o problema, só para deixar claro kkk
Foi a terceira e, de longe, a mais traumática brassagem. Pela primeira vez, meu teste de iodo não reagia por nada, mesmo depois de duas horas e meia de mostura. Tentei utilizar a técnica de tampar a panela e desencanar de ficar corrigindo a temperatura por 1h30, que o Guenther descreveu no tópico fixo, mas não funcionou. Sinceramente, também não acho que tenha sido esse o problema. Pela primeira vez, utilizei água filtrada de casa e também diminui a relação malte x água pela primeira vez. Enfim, experimentei três coisas novas então dificilmente conseguirei descobrir o porquê de o iodo não ter ficado amarelo escuro.
Apesar disso, minha OG acabou ficando em 1,048, não sei se isso significa que consegui boa conversão.
Ah, e não consegui encontrar a semente de coentro hehe
De qualquer forma, valeu pela ajuda.
Abraços.
 
Cara, foi uma saga fazer sua receita ontem, não que a sua receita que tenha sido o problema, só para deixar claro kkk
Foi a terceira e, de longe, a mais traumática brassagem. Pela primeira vez, meu teste de iodo não reagia por nada, mesmo depois de duas horas e meia de mostura. Tentei utilizar a técnica de tampar a panela e desencanar de ficar corrigindo a temperatura por 1h30, que o Guenther descreveu no tópico fixo, mas não funcionou. Sinceramente, também não acho que tenha sido esse o problema. Pela primeira vez, utilizei água filtrada de casa e também diminui a relação malte x água pela primeira vez. Enfim, experimentei três coisas novas então dificilmente conseguirei descobrir o porquê de o iodo não ter ficado amarelo escuro.
Apesar disso, minha OG acabou ficando em 1,048, não sei se isso significa que consegui boa conversão.
Ah, e não consegui encontrar a semente de coentro hehe
De qualquer forma, valeu pela ajuda.
Abraços.

Hehehehe. A minha segunda produção de Wit, também foi a mais traumática até agora!!! Entupiu um monte e para fazer a recirculação não foi moleza!!

Quanto ao teste de iodo pode desancanar. Na minha segunda produção ele dava totalmente preto, mesmo depois de 90 minutos de infusão. Depois eu li que pra dar certo, principalmente com essa quantidade de cereal não maltado, tem que tirar por baixo e ainda assim deixar decantar um tempinho para separar as partículas e o teste sair correto.

Depois posta a tua fg quanto terminar a fermentação.

Abs,

Fábio
 
Bom dia pessoal

Vou aproveitar o post para tirar uma dúvida.
Brassei uma witbier ontem porém durante a execução percebi que tinha esquecido de comprar as sementes de coentro. Rodei vários lugares e não encontrei. Acabei não colocando e só usei casca de laranja e um pouco de gengibre.
É possivel eu ainda colocar o coentro?
Fazer uma espécie de chá das sementes e colocar durante a fermentação ou durante a maturação?

Abração
 
Opa, @Fhenr, agora você me deixou mais tranquilo. Eu esperava que isso poderia acontecer pela quantidade de adjuntos da receita, mas procurando aqui no fórum não consegui ler nada a respeito. Agora fiz umas pesquisas em blogs e vi que parece ser uma coisa "normal" em cervejas wit. Daqui a uns dias volto para postar a FG e falar como ficou.

@marcelodezena, nunca fiz, então não posso te recomendar um processo, mas já li que você pode fazer essa "infusão" em qualquer outro momento (fermentação secundária, maturação, envase). Inclusive, seria uma alternativa para o cervejeiro artesanal conseguir obter resultados diferentes.
Dá uma lida aqui https://landgrafbier.wordpress.com/category/estilos/16a-witbier/

Abraços.
 
Back
Top