Receita - Schornstein IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafamasson

Active Member
Joined
Jun 8, 2014
Messages
34
Reaction score
0
Bom dia Pessoal,

Estou planejando minha 3 brassagem e já que fizemos uma Weiss e uma Witbier, estava pensando em fazer agora uma IPA já que curto bastante o estilo.

Entre essas, gostaria de utilizar como modelo a Schornstein IPA, que é uma das minhas preferidas.

Alguém tem alguma pista sobre quais maltes e lúpulos eles utilizam nessa receita?
 
Rafa, eu tomei a Schornstein IPA uma vez só mas achei uma IPA bem legal.

Não sei dizer exatamente a receita dela, mas se fosse fazer algo nessa linha, utilizaria malte Pale Ale (uns 90%) ou Pilsen (85%) caso não tivesse Pale Ale e algum malte caramelo como o Cara 50/Cararuby/Crystal ou algum outro nessa linha.

Para os lúpulos, algum americano com AA alto para o amargor, como o Warrior e o Columbus e uma variedade mais cítrica para o aroma, como Centennial, Cascade, Citra e Simcoe, privilegiando adições depois dos 15 minutos, algo como 15, 7, 3, 0.

Eu pra próxima IPA quero fazer uma adição de lúpulos diferente, pulando a do início da fervura, adicionando a partir dos 30 minutos pra dar mais ênfase aos aromas do lúpulo.

Abraços!
 
Humm, saquei dryfon. Vou tentar bolar uma receita com o BeerSmith. E sobre a levedura?? US 05??
 
A receita da webserie "cerveja em casa" da Eisenbahn traz a receita de uma IPA para 20l.

4Kg de Pilsen
1Kg de Munich
0.5Kg de Carared
0.2Kg de Caramunich I

Lupulos: Chinook e Cascade

Ainda não fiz essa receita, mas achei bem interessante. Procura na net que vc acha a receita completa, com os tempos de adições de lúpulo e dry hop.
Abs.
 
Isso, Rafa, pode usar o US-05. Eu utilizei ele em todas as IPAs que eu fiz e gostei do resultado, ainda mais levando em consideração que eu fermento em temperatura ambiente.

Abraços!
 
Bom dia,

Bolei uma receita baseada em diversas que vi na net, e nas informações de lúpulo da Schornstein IPA que eu encontrei.

5 kg de Malte Pale Ale.
1,50 kg de Malte Pilsen
0,40 de Caramel/Crystal 80l
0,40 de Malte Munich

20 g de Nugget (first Wort)
20 g de Nugget a 60'
25 de Cascade a 15'
20 de Amarillo a 5'
20 de amarillo no Dry Hop por 7 dias após a fermentação secundária.

Levedura será US 05 mesmo.

Serão 21l de agua pra infusão, mais 15 l para lavagem.
Infusão Simples 68º por 1:30
OG 1066 FG 1017
ABV 6,35%
IBUS 63,1
EBC: 23,5

hehe essa é especial pq estou fazendo para a comemoração do nascimento de meu Sobrinho/Afilhado.

Que acham???
 
Acho que tá bem legal a receita, eu só adicionaria mais lúpulo aos 5 minutos e no Dry Hopping, algo como 30g e 60g, respectivamente. Eu gosto de utilizar 3g por litro para o Dry Hopping em IPAs.


Depois nos conta como ficou!

Abraços!
 
Cara, vamos meter o bedelho então...
Porque o malte pilsen? Esquece ele e deixa só o Pale, se quiser manter o Cristal e o Munich ok, porém acho que vai ficar meio escura para uma American IPA (acredito que seja esse seu objetivo) eu também diminuiria a quantidade de malte caramelo, para no máximo 5% da receita.
Quanto a infusão, se tu fiser a 68º tu não vai conseguir uma atenuação massa para uma IPA vai ficar numa FG de 1016/1017, na minha opinião uma AIPA deve ser bem seca, então sugiro mudar para 65º com a intenção de chegar a 1011/1010 (o US-05 é muito foda, baita fermento)
63 IBUs é bem amarga, eu gosto, como você já vai estar fazendo FWH eu retiraria a lupulagem de 60 minutos e colocaria aos 30 minutos cuidando para que fique com os mesmos IBUs... E no Dry Hop, tacala-pau no Amarillo. No mínimo 3g por litro, de preferencia ainda durante a fermentação secundária (abre o fermentador quando ele tiver quase parando em um ritmo bem lento lá pelo 8 ou 10 dia) deixa o lúpulo no máximo por 4 dias e manda para o barril... Deixa bem carnotada, 2,5 ou 3 kg/cm e depis de 15/16 dias é só ir para o abraço...
Sugestão dada... boa brassagem, e manda o feedback
 
Hum, muito obrigado pelas dicas pessoal.

Dryfon - Tbm achei melhor adicionar mais lúpulo. Já mexi.

Pedro - Maneiro seu feedback, posso te fazer umas perguntas? Pq, ao utilizar FWH retirar a lupulagem aos 60'?? Trocar sabor por aroma?
Outra, pq colocar o lúpulo antes do final da secundária???

Sobre o pilsen vou utilizar um pouco que eu tenho aqui, por isso entrou. A respeito da cor, eu gostaria que ela ficasse bem vermelha mesmo, vou manter destra vez. A respeito do corpo, mesma coisa é opção pessoal ela ficar um pouco mais incorpada do que o usual, prefiro as mais encorpadas.

Mais uma vez, muito obrigado pelos feedbacks.
 
E ai Rafa,

O FWH já vai dar o mesmo efeito de amargor desta lupulagem aos 60 minutos, que por sinal, colocar lúpulo a 60 minutos não da aroma nem sabor nenhum, somente amargor. Por isso recomendei a lupulagem aos 30 minutos (esta sim, teoricamente lhe dará o sabor de lúpulo). Outra coisa, se você for fazer dry-hop, já vai colocar um monte de aroma em cima do efeito que você conseguiria com o FWH, e isto acabará mascarando o efeito do FWH. Não entendi o seu "trocar aroma por sabor" lupulagem aos 60 minutos não da aroma nenhum, quanto mais tarde se lupula mais aroma. O Legal de usar o FWH, é só usar o FWH e mais nada... Mas é opinião pessoal, não vejo grande vantagens em se fazer isso.
Quanto ao DH na fermentação secundária, ahhh esse sim meu jovem, esse é o segredo! :D quando você coloca o lúpulo seco e a breja ainda esta fermentando, o CO2 desprendido durante esse processo ajuda a "desgrudar" os óleos essenciais do lúpulo que darão o efeito bacana do aroma forte... (a explicação ficou meio canalha, mas pode crer que faz TODA a diferença).
Quanto ao corpo OK, se você gosta de cerveja doce, vai lá... a dica foi dada.
Grande abraço,
 
Quanto ao DH na fermentação secundária, ahhh esse sim meu jovem, esse é o segredo! :D quando você coloca o lúpulo seco e a breja ainda esta fermentando, o CO2 desprendido durante esse processo ajuda a "desgrudar" os óleos essenciais do lúpulo que darão o efeito bacana do aroma forte... (a explicação ficou meio canalha, mas pode crer que faz TODA a diferença).
Quanto ao corpo OK, se você gosta de cerveja doce, vai lá... a dica foi dada.
Grande abraço,


Pedro, você tem certeza disto? Já li e percebi que a fermentação diminui drasticamente o aroma do lúpulo, sendo assim mais interessante fazer o DH na maturação, para não perder o aroma inserido na cerveja.
 
Certeza absoluta!
O aroma que é perdido na fermentação não é o aroma acrescentado com o Dry hop, mas sim aquele inserido a partir do lúpulo colocado na fervura. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Acho que você esta misturando os assuntos.
Também não vai também colocar o lúpulo a seco durante a fermentação primária, tem que ser quando a fermentação estiver quase concluída...
Faz o teste e depois conversamos, não aconselho a colocar o DH com a cerveja gelada (abaixo de 6º), esta técnica faz com que os aromas gramíneos (pallet) sejam destacados e não os aromas mais florais e cítricos, estes vem dos "óleos assencias" que você não consegue retirar dos pallets quando colocados na breja gelada (entre 1º e 6º mais ou menos), você só vai conseguir com a temperatura acerca dos 20º...
Bom, faz o teste e depois conversamos...
Valeu
Pedro Buffon
 
Claro, que se você for fazer a maturação com uma temperatura próxima dos 18º 20º graus, ai sim ok... mas maturar com essa temperatura não é muito usual...
 
Claro, que se você for fazer a maturação com uma temperatura próxima dos 18º 20º graus, ai sim ok... mas maturar com essa temperatura não é muito usual...

Blz Pedro, após comecei a pesquisar uns artigos gringos e eles comentaram a mesma coisa que você falou. Inclusive o vou ter minha experiência prática daqui 10 dias, pois fiz o DH em uma APA na maturação a 2°C.
 
A receita da webserie "cerveja em casa" da Eisenbahn traz a receita de uma IPA para 20l.

4Kg de Pilsen
1Kg de Munich
0.5Kg de Carared
0.2Kg de Caramunich I

Lupulos: Chinook e Cascade

Ainda não fiz essa receita, mas achei bem interessante. Procura na net que vc acha a receita completa, com os tempos de adições de lúpulo e dry hop.
Abs.

Já fiz, é boa, porém a carga de lúpulo é bem pequena.
 
Eu como sou bom leitor (ouvinte) já pensei em usar todas as idéias aqui postadas. Minha próxima novidade vai ser testar uma receita IPA . A única coisa que não vi ninguém comentando é o uso da levedura Mangrove M-42. Eu acho ela (nos meus resultados) muito melhor. E usar logo 2 pacotes, visto qua OG acima de 1060. Ela trabalha igual aqueles remadores do filme Ben-Hur (KKK). Pau quebra!!!!!! Já fiz várias receitas com o S-05 e com o M-42. Isso é só questão de opinião. Tô vendo, inclusive, a variedade de lúpulos. Aminha receita estava só com Centennial e já modifiquei toda, graças aos pitacos que li aqui. Só estou achando ainda as quantidades meio baixas. A minha receita levaria:
7kg malte pale;
200g malte Cara Gold;
50g Centennial 60min;
20g Centennial 20min;
30g Centennial 0min;
2pkg Mangrove M-42;
10 dias 20ºC fermentação ou até atenuação;
50g Centennial DH maturação à partir do 3º dia de maturação a 5ºC (mturação total de 7 dias)
Primming de 5g/l 10 dias em temperatura ambiente.
Era uma idéia, mas estou repensando.
 
e aí alguem fez essa receita e ficou similar com a verdadeira?

fiz um lote com columbus e centenial mais outro lote com chinook e centenial.

o chinook ficou um amargor mais redondo, desce junto com o gole, o columbus o amargo permanece na língua.

a uns meses atras ainda trabalhava no brewshop então ganhei essa receita de um cliente que desistiu da compra e já havia pago, como já havia preparado o pedido os maltes já estavam moídos então cliente me deu de presente. hehe

dois amigos comentaram que lembrou bastante a schornstein ipa, mas fiz sem essa intenção, então achei esse topico pq vim buscar a receita original pra comparar.

na proxima vou fazer um lote com essa e outro lote com a receita do pdf pra comparar as duas.

a receita q ganhei foi o seguinte: é pra 25 litros mas perdi mto na purga do trub e da levedura.
Pilsen Agraria 3,5 Kg
Pale Ale Agraria 2,5 Kg
Munique Agraria 0,5 Kg
Caramunich II Weyerman 0,3 Kg
Carapils Weyerman 0,15 kg
68°C por 60'

Chinook
35g 60'
10g 30'

Centenial
30g 0'

US-05
 
Back
Top