Receita Russian Imperial Stout - Conselhos.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lvccas

Well-Known Member
Joined
Jan 29, 2014
Messages
354
Reaction score
73
Pessoal, esses dias fui no Empório alto de pinheiros e experimentei uma Evil Twin, russian imperial Stout. Achei fenomenal.
Aí, inventei de que queria fazer uma similar. Ela é bem pesada, chegando a lembrar oleo velho de carro.

Pesquisando um pouco, cheguei na receita abaixo, mas ainda estou com algumas dúvidas se devo mante-la assim, pois nunca fiz uma desse estilo e estou receoso ao resultado.

Na primeira versão, eu ia utilizar 3K de maris otter, mas ela ficou com a cor EBC 129 sem dar a OG que queria, mas com 10,28% de alccol, precisaria por mais malte ou aveia.
Pra poder aumentar a OG sem amargar demais, troquei por 2,5Kg de pilsen + 0,9 de Maris Otter.

Consegui um pouco mais de OG baixando um pouco o EBC pra 120.
Com alguns ajustes nos demais maltes, acabei finalizando como se segue, mas acho que nao vai ficar "licorosa" como eu gostaria, podem me ajudar a melhora-la?

Que dica dariam?
Como é um teste, vou fazer apenas 10 Litros.

---

RIS. (10 Litros)

OG Inicial: 1.096
OG final: 1.026
IBUs: 61.5
Color: 114.8 EBC
ABV: 9,38%

2,5Kg - Malte pilsen
0,87Kg - Mutons Pale Ale, Maris Otter
0,25kg - Mutons Chocolate Malt
0,20kg - Mutons Black Malt
0,05kg - Wyermann Caraaroma
-

15g - Hallertau Herkules - 60 Min
10g - Bobek - 20 Min
10g - Sladek - 10 Min
-
1Pkg - Newcastle Dark Ale (Mangrove Jacks)
-

Fermentação: 3-4 semanas.
Maturação primaria: 6 semanas
Maturação secundária: 2 semanas com inclusão de 50g de lascas de carvalho francês.
 
Luccasm, você já usou esse Newcastle Dark Ale?
Pela (pouca) experiência que tenho com ele, você não vai conseguir essa atenuação.
Com uma OG de 1096, dificilmente a FG ficará abaixo de 1,035 - o que resultaria em uns 8% de álcool - mas, p/ uma RIS uma FG dessa ordem não é um problema.

Eu tenho a impressão que 50g é um monte de carvalho para 10l. Eu já estraguei cerveja com 5 vezes menos que isso.

Boa sorte!
 
Tudo bom Paulo?
Valeu pela ajuda.

Então. Vai ser a primeira vez. Foi indicado por uma conhecida. Vai ser um teste também. Mas se ficar maior a og. Melhor! Vai pro lado que eu quero de mais oleosa.

Quanto ao carvalho. Eu nunca usei também. Fui pela indicação do beersmith de 4oz pra 20 litros. E ai coloquei metade pra 10. Qt aconselha?

Para a receita acha q ta boa a distribuição de malte? Valeu. Abs
 
Lucas, eu fiz experimentações com uma receita parecida com a tua em uma RIS, bom achei que ficou legal.
Nessa experimentação algumas garrafas individualmente eu coloquei chocolate 80% em outra café do sitio de um amigo, 2,5 lts estão em um barrilzinho de carvalho que serão adicionados mais 2,5 lts de mosto já fermentado que estão na geladeira. e por fim, que é a sugestão que vou te dar.....usei extrato liquido de carvalho em 5 lts que estão em um postmix, e extrato de amburana em mais 5 lts em outro postmix (os dois já com carbonatação forçada).....esse extrato é muito legal, comprei no LAMAS BREW, e vou te falar, tou experimentando e tá ficando show.....o detalhe é que não precisarão ser blendados com mais cerveja, pois vc põe na medida certa (1,5 ml por litro), diferentemente da cerveja que está no barrilzinho de carvalho, que vou ter que blendar com mais cerveja pra não ficar tão forte......
Tudo isso que te falei foram 30 dias entre fermentação primária e secundaria, mais 6o dias de maturação, ou seja 90 dias até agora....e quando for tudo isso pras garrafas, vou esperar mais uns 6 meses para tomar efetivamente. Outra coisa, consegui uma ótima atenuação com os fermentos T-58 + Us 04. abçs
 
Fala Luiz, tranquilo?

Cara, valeu pelas dicas.
Esse esquema q vc esta fazendo de testar com variedades e bem legal.

To pensando em reservar uns litros e seguir pra esse lado.

Então. O fermento q vou usar foi indicação de uma moça q trabalha na lamas aqui de SP. Vamos ver se atenua igual o s-04. Posso ate quebrar em dois lotes de 5 litros e testar os dois.

Eu vi esse extrato lá. Mas eu queria fugir dessas coisas prontas por enquanto. Vou arriscar a lasca nessa brassagem. Ai nas próximas mudo e faco a comparação.

Mas valeu mesmo pelas dicas. Vão ajudar mt.
Só um ponto. Como vc colocou o café? Em grãos? Usou algum recipiente?

Abs
 
Eu coloquei o pó do café em agua fria (previamente fervida) e passei naquele coador melita pra jarra santitizada e coloquei por volta de 10 ml por litro de ceva.....depois que escrevi ontem no post, não resisti e fui experimentar com meu genro uma das garrafinhas com café (não tem jeito, a não ser que vc coloque no cofre e jogue o segredo fora, a curiosidade acaba por dominar a gente...rsrsr) em garrafa com tampa fliptop.....tava uma maravilha, escondi as outras longe de casa....rsrsrs
 
Quanto ao carvalho. Eu nunca usei também. Fui pela indicação do beersmith de 4oz pra 20 litros. E ai coloquei metade pra 10. Qt aconselha?

Para a receita acha q ta boa a distribuição de malte? Valeu. Abs

Depende do carvalho que você vai usar. Eu prefiro usar 1g/l e ir provando diariamente até obter o sabor desejado. Normalmente uma semana é suficiente. Se for aquele carvalho não tostado que a WE vende, dá pra usar mais.

Acho que a composição de maltes e a lupulagem estão OK.

Depois posta os resultados aqui.
Abraço,
 
lcmpedrosa, você usou os dois fermentos no mesmo balde fermentador?
Pergunto pois estou programando a minha primeira RIS e estou terminando de arredondar a receita para "ir às compras"! he he he
 
Olá, Lucas!

Cara...
Já considerou a hipótese de utilizar açúcar nessa receita?
Uma cerveja high gravity como a RIS geralmente apresenta problemas de dulçor em excesso devido à alta quantidade de açúcares não fermentáveis extraídos durante a mosturação.
Uma forma de equilibrar é utilizando o açúcar, que é 100% fermentável e vai dar uma incrementada no seu ABV.
Cuidado com os chips de carvalho. Eles são poderosos. 50 g é muita coisa.
Eu usei 12 g em 16 litros durante uma semana na secundária e ficou bem legal. Acho que se tivesse usado mais, teria estragado.

Abraço!
 
Haha, sei bem como é PEDROSA, a curiosidade acaba com a maioria das estrategias que faço pras minhas cervejas rs.
Esta RIS eu queria envelhecer por 1 ano.. mas sei que não conseguiria, pois ia querer saber se errei ou nao. então ja coloquei poucas semanas pra matar a curiosidade.. ai nas proximas eu faço com mais tempo haha..

Vou tentar essa tatica do café.
Esses dias comprei um "kenya" da Starbucks, que tem aromas frutados e é feito para ser tomado também gelado, acho que por isso vai combinar bem com uma cerveja..

abs
 
Olá, Lucas!

Cara...
Já considerou a hipótese de utilizar açúcar nessa receita?
Uma cerveja high gravity como a RIS geralmente apresenta problemas de dulçor em excesso devido à alta quantidade de açúcares não fermentáveis extraídos durante a mosturação.
Uma forma de equilibrar é utilizando o açúcar, que é 100% fermentável e vai dar uma incrementada no seu ABV.
Cuidado com os chips de carvalho. Eles são poderosos. 50 g é muita coisa.
Eu usei 12 g em 16 litros durante uma semana na secundária e ficou bem legal. Acho que se tivesse usado mais, teria estragado.

Abraço!

Fala Danilo, tranquilo?

Então, eu tava tentando fugir de usar insumos que não fossem Malte, fermento e lúpulo.. o chips vou usar porque não tenho barril mesmo, haha.

Pra fugir desse dulçor, eu tava pensando em trabalhar um pouco a beta-amilase pra fazer alguns açucares mais fermentáveis, e depois partir pra Alfa...

Sei que fazendo isso, vou fazer o fermento trabalhar num ambiente meio hostil, com muito álcool. Pra não fazer eles sofrerem muito e acelerar a fermentação sem dar "mais trabalho pra eles", pensei em aumentar a proporção de fermento pra 1,5g a 2g/L pra dar uma compensada.

Acham que essa ideia pode meio que solucionar esses problemas?

Abs
 
Olha, cara...

Não sei se a quantidade de fermento vai fazer com que haja fermentação dos açúcares residuais. Penso que não, pois eles não são fermentáveis.
O que o pessoal fala é que, embora não haja comprovação através de pesquisa, na prática, o dulçor vai sumindo conforme ela vai envelhecendo, principalmente numa média de 20 graus... Seria um dos únicos casos onde um envelhecimento a "quente" favoreceria a cerveja.
 
Bom galera, apenas atualizando aqui.
Fiz a leva, se não me engano, no dia 08 de agosto.
O plano era:
Fermentação: 3-4 semanas.
Maturação primaria: 6 semanas
Maturação secundária: 2 semanas + 2 dias de inclusão de lascas de carvalho francês.

Assim, ficou entre Fermentação e maturação primária até o ultimo final de semana de outubro, que pelas minhas contas deu 11 semanas. Um pouco mais que o esperado de 10 entre 3-4 semanas de fermentação (iniciando a 14 e terminando a 20) + 6 de maturação primária a temperatura ambiente de uma sala escura em casa, que dificilmente passa dos 24.

Ai voltei pra geladeira na maturação secundária a 4º ja ta com 3 semanas.. acho que vou deixar mais uma e engarrafar.

Eu só fiquei meio preocupado por não ter adicionado açúcar a receita, mas fiz uma prova e achei que ficou muito boa, talvez com menos álcool que o esperado, mas me surpreendi.
A questão é que estou desistindo do carvalho com medo de estragar a leva. Acham que pode fazer falta?

Abs
 
@Luccasm Se a cerveja já está muito boa assim, sugiro que você mantenha (ao menos a maior parte do lote) como está.

Você pode separar uma parte pequena pra fazer o teste com a madeira, ou até colocar uns pedacinhos de carvalho em algumas garrafas. Assim você pode comparar os resultados.
 
Boa @Paulo. Acho que vou fazer isso mesmo.
Minha unica preocupação é se em uma guarda de garrafa, essa lasquinha nao vai tornar a garrafa intragável.. mas vale o risco.

Valeu a ajuda.
abs
 
Quanto foi a OG? E a FG?
foi legal a atenuação? utilizou só um pkt mesmo pra 10 Litros?

Pergunto porque essa receita é um bom parâmetro para OG's altas...
 
@tiefensee, cara.. por uma desatenção ridícula eu não consegui medir a inicial!

Meu densímetro é de escala 1,0 a 1,1 e eu, desligado pra variar, nem me atentei pra isso antes da brassagem. Pois como era minha primeira leva de OG alta, nunca precisei.. quando terminou a fervura e coloquei ele na proveta que fui me tocar.. então não sei te precisar exato, mas ficou acima de 1,1 como previsto hehe.

Quanto a OG final, não me lembro de cor.. mas foi bem próximo do que esperava. Eu tenho anotado num caderno. No final de semana que vem vou pra casa dos meus pais, onde estão as coisas, olho e posto aqui..

Eu usei o dobro de fermento que o normal... tentei não estressar muito eles, ainda mais por questão da quantidade de álcool da cerveja e pelo longo período de fermentação, achei mais viável não arriscar.

Valeu pela "recomendação" da minha receita como parâmetro.. mas considera minha desatenção na escala do densímetro como dica também. rs.

Abs
 
@Luccasm vou te dar uma dica pra medir OG mais alta que a escala de seu densímetro, que eu uso regularmente pois tenho apenas um mini-densímetro (pra poupar cerveja hehe) que vai apenas até 1.060.

Enche a proveta até 50% do volume com água destilada, medindo com precisão o volume. Depois coloca os 50% de mosto, usa uma pipeta ou conta-gotas pra não passar do volume porque senão você "estraga tudo". Aí mede a densidade e multiplica por dois!! (Lembre sempre de corrigir a temperatura da água e mosto)

E se não tiver água destilada? Usa água da torneira, mede a densidade, e usa sal de cozinha ou álcool pra aumentar/diminuir a densidade até chegar em exatamente 1.000

Cara eu já testei isso com densidades dentro da escala e depois fazendo a diluição e medindo de novo bateu certinho, mas é meio empírico, eu que "inventei" isso e como a densidade é uma grandeza física simples não vejo motivo pra dar errado. Pelo que calculei um erro na medida do volume seria desprezível o impacto na densidade, mas tem que fazer com todo capricho!

Como isso tudo não tem referência nenhuma e eu praticamente "tirei da cartola" peço que alguém por favor me corrija se falei alguma besteira. Mas por experimentação posso dizer que funciona.

Abraço!
 
Multiplica por 2 e subtrai 1, né? A densidade do que você mediu é a massa de mosto mais a massa de água dividida por 2 volumes (1 volume = meia pipeta). Duas vezes isto dá a densidade do mosto mais a densidade da água (que é 1).

Imagine que a densidade do mosto seja 1.5 (você não sabe ainda). Se misturar com a água (1) deve dar 1.25. Multiplicando por dois dá 2.50. Tirando 1, dá exatamente 1.5, que era a densidade do mosto.
 
Isso mesmo @thadeupenna! Eu simplesmente multiplico os 25 "pontos" por dois e dá 50, mas do jeito que você explicou fica bem claro pra referência :)
 
Pessoal, esses dias fui no Empório alto de pinheiros e experimentei uma Evil Twin, russian imperial Stout. Achei fenomenal.
Aí, inventei de que queria fazer uma similar. Ela é bem pesada, chegando a lembrar oleo velho de carro.

Pesquisando um pouco, cheguei na receita abaixo, mas ainda estou com algumas dúvidas se devo mante-la assim, pois nunca fiz uma desse estilo e estou receoso ao resultado.

Na primeira versão, eu ia utilizar 3K de maris otter, mas ela ficou com a cor EBC 129 sem dar a OG que queria, mas com 10,28% de alccol, precisaria por mais malte ou aveia.
Pra poder aumentar a OG sem amargar demais, troquei por 2,5Kg de pilsen + 0,9 de Maris Otter.

Consegui um pouco mais de OG baixando um pouco o EBC pra 120.
Com alguns ajustes nos demais maltes, acabei finalizando como se segue, mas acho que nao vai ficar "licorosa" como eu gostaria, podem me ajudar a melhora-la?

Que dica dariam?
Como é um teste, vou fazer apenas 10 Litros.

---

RIS. (10 Litros)

OG Inicial: 1.096
OG final: 1.026
IBUs: 61.5
Color: 114.8 EBC
ABV: 9,38%

2,5Kg - Malte pilsen
0,87Kg - Mutons Pale Ale, Maris Otter
0,25kg - Mutons Chocolate Malt
0,20kg - Mutons Black Malt
0,05kg - Wyermann Caraaroma
-

15g - Hallertau Herkules - 60 Min
10g - Bobek - 20 Min
10g - Sladek - 10 Min
-
1Pkg - Newcastle Dark Ale (Mangrove Jacks)
-

Fermentação: 3-4 semanas.
Maturação primaria: 6 semanas
Maturação secundária: 2 semanas com inclusão de 50g de lascas de carvalho francês.

Desenterrando o tópico...
@Luccasm, você colocou os maltes escuros (chocolate e black) no início do mosturação ou faltando alguns minutos para o final?

Valeu!
 
@tguimaraes , não sei se foi o procedimento mais eficaz. Mas coloquei tudo no começo. Abs
 
Boa tarde amigos.
Aproveitando este tópico para fazer uma pergunta sobre RIS.

Fazendo posteriormente o priming, qual o máximo de tempo que posso maturar, preservando a levedura para a refermentação na garrafa?

Abraços.
 
Boa tarde amigos.
Aproveitando este tópico para fazer uma pergunta sobre RIS.

Fazendo priming, qual o máximo de tempo que posso maturar, preservando a levedura para a refermentação na garrafa?

Abraços.

No meu entendimento, quanto mais tempo maturar mais gostosa uma RIS fica.

Tem gente que guarda por anos a fio e anos estou dizendo 3 ou mais inclusive.

Fazendo o primming com a quantidade correta de açúcar pode guardar ela sem medo por muito tempo
 
Boa tarde Robson.

Eu digo, tempo de maturação antes do priming.

Abraços.


Não vejo vantagens em deixar a cerveja maturando para depois colocar açúcar, fazer ela refermentar, talvez gerar off-flavors para depois deixar maturando de novo...

Terminando a fermentação eu colocaria na geladeira para fazer o cold crash e depois já engarrafaria e faria o primming, ai sim "esqueceria" ela a temp ambiente perto dos 20 graus.

Lembrando que assim que termina a fermentação a cerveja já esta maturando.
 
Vlw Robson, é que tudo que eu tinha lido antes me informava que a sequência era: Fermentação primária; fermentação secundária; maturação; clarificação e carbonatação (depois o envelhecimento/maturação, dependendo do estilo)

Você está aconselhando alterar esta sequência e fazer a carbonatação via priming depois da fermentação e deixar envelhecendo/maturando posteriormente?
Você pula a maturação antes do priming em qualquer estilo? (sabendo que a maturação é um processo constante depois da fermentação).

O que eu gostaria de saber é quanto tempo eu posso maturar antes de fazer o priming, preservando a levedura para fazer o priming sem problemas (pra depois envelhecer, sabendo os cuidados que o priming requer)

Abraços.
 
Vlw Robson, é que tudo que eu tinha lido antes me informava que a sequência era: Fermentação primária; fermentação secundária; maturação; clarificação e carbonatação (depois o envelhecimento/maturação, dependendo do estilo)

Você está aconselhando alterar esta sequência e fazer a carbonatação via priming depois da fermentação e deixar envelhecendo/maturando posteriormente?
Você pula a maturação antes do priming em qualquer estilo? (sabendo que a maturação é um processo constante depois da fermentação).

O que eu gostaria de saber é quanto tempo eu posso maturar antes de fazer o priming, preservando a levedura para fazer o priming sem problemas (pra depois envelhecer, sabendo os cuidados que o priming requer)

Abraços.

Pelo pouco que sei, você pode deixar a cerveja parada no fermentador, junto com o fermento, por meses que não dá problema. Meses digo 3, 4 ou até mais.

Me corrijam se estiver enganado e falando bobagem.
 
Antonio, então posso deixar ela no maturador por meses e depois fazer o priming sem problemas quanto às leveduras para fazer a cabornatação normalmente?

Alguém tem alguma experiência com alguma leva de alta gravidade que deixou maturando por algum tempo sem que afete a qualidade da levedura para fazer o priming ou um longo tempo de maturação diminui a quantidade/qualidade das leveduras para fazer o priming?

Abraços!!
 
Vlw Robson, é que tudo que eu tinha lido antes me informava que a sequência era: Fermentação primária; fermentação secundária; maturação; clarificação e carbonatação (depois o envelhecimento/maturação, dependendo do estilo)

Você está aconselhando alterar esta sequência e fazer a carbonatação via priming depois da fermentação e deixar envelhecendo/maturando posteriormente?
Você pula a maturação antes do priming em qualquer estilo? (sabendo que a maturação é um processo constante depois da fermentação).

O que eu gostaria de saber é quanto tempo eu posso maturar antes de fazer o priming, preservando a levedura para fazer o priming sem problemas (pra depois envelhecer, sabendo os cuidados que o priming requer)

Abraços.

Com o tempo você vai adquirindo seus próprios métodos e vai ver e entender o que funciona para você e o que não funciona.

Eu sempre faço mais ou menos assim:

1- Fermentação ate atingir a FG desejada,
2- De 5 dias a 1 semana em temp ambiente para retirar os off-flavors,
3- De 3 a 5 dias a zero graus para descer as leveduras e deixar a cerva mais clara e com menos sedimento na transfega e consequentemente menos sedimento na garrafa
4- Engarrafo com o primming e deixo 1 semana para carbonatar ate experimentar a primeira garrafa

Esse é o meu método e nem estou entrando em questão de estar certo ou errado.

Prefiro já engarrafar para liberar espaço na geladeira e deixar mais organizado e da para ir provando com o passar do tempo a evolução da cerveja, tipo 1 garrafa por mês.

Quanto a deixar no fermentador a cerveja maturando antes do primming pode fazer sem galho nenhum. Ja li casos de gente que deixou 3 anos e fermentou de boa. Nem esquenta em relação a refermentar na garrafa que também nada impede de voce colocar fermento novo quando for fazer o primming.
 
Não tenho experiência concreta com 'Big Beers', porém tenho lido bastante e estou planejando uma receita para o inverno de Curitiba.

Não há um tempo certo de dias/meses/anos para deixar a cerveja maturando, porém, a regra prática é:

Envase quando tiver certeza que todos os açucares foram fermentados.
A maturação, ou fermentação secundária, tem esse objetivo. Não acho, sinceramente, que você precise de 6 meses pra isso.
De duas a quatro semanas no fermentador, após a fermentação primária, deve ser tempo suficiente pra consumir subprodutos da fermentação e o resto de açucar fermentável do mosto. Na dúvida, hidrometro!!
Depois disso, você pode proceder com priming/envase e terminar o envelhecimento (aparar arestas e arredondar o sabor) da sua RIS lá, quietinha, dentro da garrafa, com menor risco de contaminação e oxidação.

Pelo menos, é isso que eu estou planejando para minha Imperial IPA.

Meus 2 centavos.
 
Pessoal, esses dias fui no Empório alto de pinheiros e experimentei uma Evil Twin, russian imperial Stout. Achei fenomenal.
Aí, inventei de que queria fazer uma similar. Ela é bem pesada, chegando a lembrar oleo velho de carro.

Pesquisando um pouco, cheguei na receita abaixo, mas ainda estou com algumas dúvidas se devo mante-la assim, pois nunca fiz uma desse estilo e estou receoso ao resultado.

Na primeira versão, eu ia utilizar 3K de maris otter, mas ela ficou com a cor EBC 129 sem dar a OG que queria, mas com 10,28% de alccol, precisaria por mais malte ou aveia.
Pra poder aumentar a OG sem amargar demais, troquei por 2,5Kg de pilsen + 0,9 de Maris Otter.

Consegui um pouco mais de OG baixando um pouco o EBC pra 120.
Com alguns ajustes nos demais maltes, acabei finalizando como se segue, mas acho que nao vai ficar "licorosa" como eu gostaria, podem me ajudar a melhora-la?

Que dica dariam?
Como é um teste, vou fazer apenas 10 Litros.

---

RIS. (10 Litros)

OG Inicial: 1.096
OG final: 1.026
IBUs: 61.5
Color: 114.8 EBC
ABV: 9,38%

2,5Kg - Malte pilsen
0,87Kg - Mutons Pale Ale, Maris Otter
0,25kg - Mutons Chocolate Malt
0,20kg - Mutons Black Malt
0,05kg - Wyermann Caraaroma
-

15g - Hallertau Herkules - 60 Min
10g - Bobek - 20 Min
10g - Sladek - 10 Min
-
1Pkg - Newcastle Dark Ale (Mangrove Jacks)
-

Fermentação: 3-4 semanas.
Maturação primaria: 6 semanas
Maturação secundária: 2 semanas com inclusão de 50g de lascas de carvalho francês.

E aí como ficou a breja ? usou açucar ? qto foi de chips de carvalho ?
 
E aí como ficou a breja ? usou açucar ? qto foi de chips de carvalho ?
Opa, bom dia.
Não sei. Não bebi ainda kkkkk
Vai maturar 1 ano.

Pelas provas, ficou muito boa. Gostei bastante.
Ainda não adicionei os chips. Só vou fazer antes de engarrafar.. Mas acho q só vou add na metade do lote. Pra comparar.

Abs
 
Alguns sugeriram adicionar acúcar na receita de ris para conseguir atenuar bem e ter mais ABV... qto a isso fiquei com estas duvidas:
açúcar normal (refinado ou cristal)?
Em qual momento isso seria feito?
Qual a quantidade?
Valeu!
 
Alguns sugeriram adicionar acúcar na receita de ris para conseguir atenuar bem e ter mais ABV... qto a isso fiquei com estas duvidas:
açúcar normal (refinado ou cristal)?
Em qual momento isso seria feito?
Qual a quantidade?
Valeu!

Eu adiciono na fervura, refinado, cristal, mascavo, tanto faz.

Tive pouca alteração de sabor testando esses tipos na ris, então, vou no mais barato para este estilo.

As quantidades voce pode ajustar via beersmith quando montar a receita. Eu uso de 10 a 15% na fervura.

Tem gente que usa na maturação, mas eu nunca fiz, então não posso falar sobre isso.
 
Eu adiciono na fervura, refinado, cristal, mascavo, tanto faz.

Tive pouca alteração de sabor testando esses tipos na ris, então, vou no mais barato para este estilo.

As quantidades voce pode ajustar via beersmith quando montar a receita. Eu uso de 10 a 15% na fervura.

Tem gente que usa na maturação, mas eu nunca fiz, então não posso falar sobre isso.

Perfeito!
Valeu!
 
Back
Top