Receita para iniciantes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Aarmelim

New Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
2
Reaction score
0
Pessoal,

Sou novo aqui no fórum e gostaria de saber se alguém tem alguma receita fácil para inciante.

Já fiz algumas vezes utilizando apenas extrato e fermentando em temperatura ambiente em minha cozinha. Ficaram boas mas, agora que vou começar a fazer no processo All-grain, gostaria de uma receita facil para iniciates com pelo menos 2 maltes.

Vi algumas receitas na internet mas a maioria pede um controle de temperatura na fermentação em 11 a 18oC. Como eu ainda não tenho como fermentar nessa teperatura gostaria de continuar fermentando (pelo menos nas primeiras vezes) ainda em temperatura ambiente.

Alguém sugere alguma receita fácil de uma Ale ai?

Obrigado,
 
Também estou partindo pra minha primeira all grain e escolhi fazer uma clone da Bell's Two Hearted IPA, exatamente pela facilidade de preparo e na fermentação.

Eu até já tenho o termostato para controlar a temperatura, mas a rampa é entre 18 a 20 graus, que de repente vc consegue no ambiente em sua casa. Aqui no RJ o mínimo que consigo é entre 24 e 27, então sem chance.

Abs
 
Eu diria que fazer uma IPA não seria a mais indicada para o início do hobby. Não pela complexidade, depois de um tempo de experiência e um equipamento decente a maioria das cervejas são razoavelmente simples.

Porém acho que uma cerveja com sabor um pouco mais leve vai permitir tu notar os defeitos que tu ta tendo no teu processo e repetí-las vai permitir notar como tu está conseguindo acertar este processo.

Fazer uma cerveja com mais pegada, como uma IPA, vai mascarar muitas coisas que tu notaria mais facilmente numa cerveja mais leve. Depois de corrigir os problemas da tua cozinha tu pode passar a fazer cervas mais complexas.
 
Cássio, no meu caso será a terceira brassagem, então não tenho muita experiência, mas acho que discordo de você.

Um iniciante (como eu) vai fazer uma cerveja imperfeita de qualquer modo, então fazendo uma IPA é maior a chance de ela ficar mais aceitável, não?
 
Mas a intenção é fazer uma cerveja aceitável ou boa?
Falo em começar por cervejas mais simples justamente para poder ajustar o processo mais rápido e logo tornar as primeiras produções aceitáveis em boas.
Mas sei que é muito difícil aguentar a vontade de fazer cervejas mais elaboradas, eu fiz isso também.
 
Cara, se você quer fazer uma cerveja que dificilmente vai errar alguma coisa, faz uma Weiss.
Eu comecei assim e mesmo errando em algumas partes do processo a cerveja ficou muito boa.
 
Aarmelim,
Comecei com algumas das receitas que o pessoal da WE me ensinou e depois fui montando de acordo com o meu gosto e o estilo através do BeerSmith. Me passa teu e-mail pois por aqui não consigo anexar arquivos .zip.
Acho que pode ajudar bastante :)
 
Boa Guilherme. Pode mandar para [email protected]. Valeu...
Mas essas receitas são com fermentação em temperatura ambiente? Porque hoje infelizmente ainda não tenho geladeira e nenhum local para deixar o fermentador em temperaturas muuuito baixas.
 
Olha, Aarmelin, o pessoal te deu um alerta que realmente faz toda a diferença : Não se trata da temperatura em si, mas do controle da mesma ao longo da fermentação. Vc pode ter uma situação em que a temperatura ambiente é adequada durante uma certa faixa de tempo, mas não o tempo todo, entende?... E na prática é assim que as coisas são. Aqui no sul de Minas, por exemplo, eu poderia muito bem fermentar uma lager, pois estamos com uma temperatura ambiente de 12°C todas as noites. Mas no meio do dia, ela sobe pra cerca de 20°C... Se tentar fermentar com essa variação de 8°C, vai gerar tanto stress no fermento, que com certeza resultará num gosto miserável de solvente de tinta... Sei disso pq já insisti em fermentar assim. Não vale à pena.
Ah, e pras Ales vale a mesma ideia.
Como disse o Paulo, existem controles rudimentares de temperatura que salvam tua fermentação. Invista nisso.

E boas cervejas!
 
Feito Aarmelim.
Por enquanto nas minhas cerpas, não tenho controlado a temperatura de fermentação através da geladeira, entretanto deixo em um local da casa onde ocorre a menor variação de temperatura, o que com certeza tem me dado bos resultados.
Agora se for fazer uma lager, aconselho considerar isto como um dos fatores determinantes para resultados satisfatórios.
Boas cevas.
Espero ter ajudado.
 
Poste a sua localização, isso faz muita diferença. Com certeza será inviável se você morar por exemplo em Teresina - PI porém bastante viável se morar na Serra Catarinense.
Isso é fundamental sabermos para ajudarmos. Caso viva de São Paulo pra baixo, de preferencia em cidades mais frias, nessa época do ano, é possível fazer a fermentação primária sem um controlador de temperatura e refrigerador. Um método seria isolar termicamente algum cômodo da casa, bem como o fermentador e tirar uma média de temperatura dentro desse cômodo em diferentes momentos do dia (as 6hrs da manhã será provavelmente a mais baixa e às 12:30 a mais alta, meças nesses momentos e faça uma média). Se bem isolado termicamente esse cômodo não vai oscilar mais do que 4º no mesmo dia, viabilizando essa fermentação.
Além disso o que você poderia fazer nas próximas brejas seria adaptar o seu estilo de cerveja às suas condições. Cervejas que permitem e até exigem uma temperatura de fermentação mais alta e consequentemente ésteres (geralmente cheiro de frutas) podem ser uma alternativa.
Apenas lembrando que a própria fermentação gera calor.

Boa sorte!
 
Back
Top