Receita Oatmeal Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lh-correa

Well-Known Member
Joined
Jun 13, 2013
Messages
106
Reaction score
20
Boa tarde pessoal,
Vamos brassar uma oatmeal stout lá pelo dia 24/05.
Montamos uma receita no beersmith e gostaria de uma opinião de vcs.

A receita está medida para 50 Litros. Segue abaixo:

Grãos:
11,00kg (73,3%) - Malte Pilsen Agrária
2,00 kg (13,3%) - Aveia em flocos
0,80 kg (05,3%) - Malte Crystal 150 Muntons
0,80 kg (05,3%) - Malte Chocolate Briess
0,40 kg (02,7%) - Malte Black Briess

Mostura:
Descanso proteico 55ºC - 15 minutos
Sacarificação - 69ºC - 60 minutos

Lupulagem:
50g Magnum – 60 minutos

Levedura:
3 pct. - British Ale (Mangrove Jack's M07)

EBC estimado: 71,3
IBU estimado: 28,8
OG estimado: 1,055
FG estimado: 1,015
ABV estimado: 5,3%

Aguardo críticas! :rockin:
 
Fiz umas bem parecidas, mas geralmente mando a 66° pra ficar mais leve, já que a aveia proporciona corpo. Se quer full body aí manda a 69° mesmo.
 
Pois é, o problema que, pelo menos pelo que diz o Beersmith, se brassar a 66ºC o ABV fica muito alto (5,8%), quase estourando o limite do estilo que é 5,9%.

Gostaria que a ceva ficasse um pouco menos alcoólica..

Corrigindo o grist, deixando o Pilsen em 10,5Kg (75%) e a Aveia em 1,5Kg (10,7%) e ajustando a mostura para 66ºC, é possível conseguir uma OG 1,051 e uma FG 1,010, o que dá uma ABV de 5,4%.

Mesmo com essa FG baixa a cerveja vai ficar encorpada?
Nunca fiz cerveja com aveia, não sei que efeito ela traz no corpo, hehe

Abraço e valeu a dica!
 
A 66° ela fica leve, mas um pouco mais encorpada que as outras sem aveia como a Guinnes ou Murphys por exemplo. A 69° fica tipo a Fullers, que é uma delicia tbm. O Brad Smith faz as dele a 69°. Mudando de assunto, uma boa estratégia é colocar os maltes escuros só no mash out e recircular.
 
Huum, se fica tipo a Fullers, vamos manter a receita entao, hehe!

E vamos seguir tua dica e colocar os grãos escuros só no mashout!

Valeu pelas orientações aí Gustavo!
 
E vamos seguir tua dica e colocar os grãos escuros só no mashout!

Isso realmente é muito importante...

Quando fiz minha ultima stout eu coloquei os grãos torrados desde o início da mostura. Ficou BEM forte o sabor de torrado na cerveja... Não estragou, mas ficou bem pronunciado... se eu tivesse colocado só no fim, com certeza teria ficado melhor.

Abs.
 
E a lactose ?

Não vai!
Segundo o BJCP a Oatmeal Stout é "uma variação sazonal inglesa da Sweet Stout, que costuma ser menos doce que a original, e depende da aveia para corpo e complexidade em vez da lactose para corpo e dulçor."
 
Pessoal, acima ha duas menções a adicionar maltes torrados no mash out para a stout. A dúvida é se isso é realmente uma prática consolidada por muitos ou se é prática de alguns. O fato de ser de alguns não tira o mérito não, é apenas uma dúvida de quem ainda não fez nenhuma stout ou porter!

SDS

Fabiano
 
Pessoal, favor comentarem a minha receita abaixo para Oatmeal Stout 40L.

uploadfromtaptalk1399940914326.jpg
 
Geralmente elas têm mais carafa e menos roasted. Eu simplificaria tbm esse grist aí. Guardaria o pale e o biscuit para outros estilos. Keep it simple!
 
Pessoal, a ceva foi brassada esse sábado.
Como estava em falta o British Ale, acabamos usando o S-04.

Tivemos uma eficiência inesperada de uns 70% (o previsto era 60%), o que nos rendeu mais cerveja, acredito que uns 58 litros e uma OG de 1,053.

No dia seguinte a inoculação estava jorrando ceva do airlock, fez uma lambança desgraçada na geladeira, o negócio tava muito intenso. Limpamos, mas continuou assim até o dia seguinte.

Ontem de noite já havia parado de jorrar, aí dei uma limpada/sanitizada geral e minutos após recolocar o airlock, já voltava a borbulhar bastante.

Já dá pra sentir um aroma intenso de chocolate e o sabor tá muito bom.

Postarei fotos assim que ficar pronta! Abraço!
 
Ae pessoal!

Vamos fazer uma Outmeal Stout nos próximos dias! (Brasagem número 6, iniciantes ainda)
Estou curioso, como ficou a receita?

Saiu boa ou recomendaria alguma mudança?
Grãos escuros só próximo do MashOut mesmo?
E aveia, quantos %?
Parada proteica/fenólica?

Abraços
 
Na minha receita eu utilizo apenas Pale Ale, Carafa I, Munich II, aveia e no mash out eu adiciono a cevada torrada. As minhas tem ficado sensacionais, alias as minhas melhores na minha opinião, são as oatmeal stout.
 
A receita. Tem pilsner tbm.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1416386808451.png
    uploadfromtaptalk1416386808451.png
    256.2 KB · Views: 380
Na minha receita eu utilizo apenas Pale Ale, Carafa I, Munich II, aveia e no mash out eu adiciono a cevada torrada. As minhas tem ficado sensacionais, alias as minhas melhores na minha opinião, são as oatmeal stout.
Vou fazer uma oatmeal stout sexta-feira
eu vi em alguns lugares que se adiciona o malte torrado e/ou chocolate nos 15 ultimos minutos antes do mash out, e voce afirmou que adiciona apenas no mash out. Haveria uma grande diferença entre esses dois procedimentos ou nao será?
 
Fiz uma Oatmeal Stout há 1 semana e fiz a adição aos 30min finais. Faço a recirculação manual e levou quase 10 minutos para mudar a cor do mosto.
 
Salve galera,

Pretendo fazer uma stout em breve, porém não achei nada referente a maturação.

Oque vocês recomendam? 21 dias?

Abs
 
Acho que depende muito do tipo do malte torrado e da quantidade.

Por exemplo, Cevada Torrada deixa muito mais gosto que o Black Princess, por exemplo.

Eu já fiz com Carafa III e Malte Chocolate adicionados durante a mostura e não deu gosto forte de torrado, ficou bem suave, bem bom.
 
ótimo tópico.... estou indo para a minha 4. brassagem e quero em breve fazer uma Stout, que é um estilo que me agrada muito. Mas até o momento não usei nenhum tipo de grão que não fosse malte na brassagem e é normal algumas inseguranças surgirem...

A aveia em flocos onde geralmente se encontra para comprar? Precisa fazer alguma preparação nela antes ou coloca direto com o malte?

Nunca fiz parada proteica por causa das modificações dos grãos, mas com a aveia a parada se faz necessária?

O perfil de fermentaçao é semelhante as Ale como IPA e Pale Ale?

Obrigado!
 
Usei 13% de aveia em flocos na minha receita. Algum lugar eu li que pode ser usada aveia em flocos em até 20% mas o recomendado é abaixo dos 10% neste estilo.

metade da aveia tostei no forno a 150 graus. Quando a aveia libera o aroma dela no forno, pode tirar. Mas não precisa fazer isso, só se quiser um aroma mais intenso ainda.

A aveia usa assim mesmo, inteira, peguei a aveia em flocos grandes. Se acha em mercados e lojas de especiarias ou de coisas saudáveis.

Só deixa a aveia em 45 graus a 30min se tu for usar mais que 10% de aveia em flocos na receita. Senão, não precisa.

Fermentei minha oatmeal stout a 18 graus direto, depois baixei pra 0 grau pra maturar.
 
Usei 13% de aveia em flocos na minha receita. Algum lugar eu li que pode ser usada aveia em flocos em até 20% mas o recomendado é abaixo dos 10% neste estilo.

metade da aveia tostei no forno a 150 graus. Quando a aveia libera o aroma dela no forno, pode tirar. Mas não precisa fazer isso, só se quiser um aroma mais intenso ainda.

A aveia usa assim mesmo, inteira, peguei a aveia em flocos grandes. Se acha em mercados e lojas de especiarias ou de coisas saudáveis.

Só deixa a aveia em 45 graus a 30min se tu for usar mais que 10% de aveia em flocos na receita. Senão, não precisa.

Fermentei minha oatmeal stout a 18 graus direto, depois baixei pra 0 grau pra maturar.

Cara, muito obrigado pela resposta. Foi muito útil! eu devo tentar fazer uma em Janeiro, então vou começar a me organizar.
 
Boa noite,
Estou 'estudando' uma receita de Oatmeal Stout e gostaria de ajuda/opinião de vocês.
Busco uma Stout com um bom corpo e um sabor de café mais suave, sem muito amargor por conta dos maltes torrados.

Segue:

76,0 % EXTRA Pale Malt, Maris Otter (5,1 EBC)
5,3 % Chocolate Malt (900,0 EBC)
5,3 % Special B Malt (300,0 EBC)
8,0 % Oats, Flaked (2,0 EBC)
2,7 % Caramel/Crystal Malt -120L (220,0 EBC)
2,7 % Chocolate Light (380,0 EBC)
30,9 IBUs Hallertau Magnum [14,20 %] - Boil 60,0 min
4,3 IBUs Goldings, East Kent [6,00 %] - Boil 35,0 min
2 pct Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml]

OG: 1,060 ABV: 5,9%
IBU: 35,2 Cor: 67,0 EBC

-Mash
55°C- 15min.
68°C- 60min.
77°C- 10min.

- Fermentação: 18°C
- Maturação: 10°C

Aguardo seus comentários!

Desde já, obrigado!
 
Back
Top