Receita NEIPA - Opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 18, 2016
Messages
23
Reaction score
6
Fala galera cervejeira

Vou brassar minha primeira NEIPA esse final de semana, e gostaria da opinião de vocês nessa receita.

Maltes:

Maris Otter Pale Malt 2kg
Castle Malt Pale Malt 2kg
Flaked Oats 1 kg
Malted Wheat 0,5 kg
Acid Malt 0,1 kg

Lupulos:

Não pretendo utilizar nenhum lúpulo na fervura. Vou fazer um teste com somente adições de flameout/whirlpool e nesse quesito reside meu medo da cerveja ficar muito doce.

No flameout:

40g Citra Whirlpool 30 min (~22,6 IBUs)
25g Amarillo Whirlpool 30 min (~8,0 IBUs)
25g de Simcoe Whirlpool 30 min (~15,0 IBUs)

Vou abaixar a temperatura para uns 75 graus e adicionar:

35g Citra Whirlpool 20 min
25g Amarillo Whirlpool 20 min

Depois do 3 dia de fermentação, pretendo adicionar:

37,5g Citra Dryhopping 4 dias
25g de Amarillo Dryhopping 4 dias
12,5g de Simcoe Dryhopping 4 dias

No final da fermentação secundária, lá pelo 12 dia, pretendo fazer:

37,5g Citra Dryhopping 4 dias
25g de Amarillo Dryhopping 4 dias
12,5g de Simcoe Dryhopping 4 dias

Perfil da água: Ca 100 | SO4 100 | Cl 150 | Mg 10 | Na 10 | HCO3 15
Fermento: Vermont Ale da Bio4

O perfil através do Beersmith foi:

OG: 1,054 (BIAB portanto minha eficiência é baixa)
IBU: 45,6
Cor: 5,1 SRM

Pelo que eu andei lendo, a utilização dos lúpulos no whirlpool ainda não é precisa (no Beersmith é cerca de 10% para temperaturas no flameout), e portanto não sei se pode acabar dando uma breja com amargor muito mais baixo. Também não quero nada muito alto pois essa vai ser uma cerva pra meus amigos e eles não apreciam cervejas muito amargas.


Desde já agradeço a todos! :rockin:
Abraços
 
Mas NEIPAs (as originais pelo menos) não tem baixo amargor?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Engarrafei a minha ontem.
Usei 20% de aveia em flocos.
A relação cloreto: sulfato de 3:1.
Para 20l usei 60g de equinox e 60 g de Cascade. Adicionei após a fervura. 15 min na temperatura de flame outros e depois baixei para uma 75oC e deixei mais 20 min.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Continuando:
50g de equinox e 50g de Cascade com e dias de fermentação e um dry final de 5 dias de mais 50g de cada lúpulo.

Ficou com um amargor de uma APA, uns 45 IBU.

O aroma é massivo. O sabor está incrível.
86760913a5bf3de03b31ab88cfddc6df.jpg
686bb4bbacdf6034573056fdb03956c6.jpg
80a40f4d669720c74630cc9445681af4.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Mas NEIPAs (as originais pelo menos) não tem baixo amargor?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Sim, o meu medo é a cerveja ficar com sabor muito massante de lúpulo/muito doce. Mas se atingir os 45 IBUs segundo o beersmith deve ficar tudo certo. É a minha primeira tentativa com whirlpool hopping.
 
Engarrafei a minha ontem.
Usei 20% de aveia em flocos.
A relação cloreto: sulfato de 3:1.
Para 20l usei 60g de equinox e 60 g de Cascade. Adicionei após a fervura. 15 min na temperatura de flame outros e depois baixei para uma 75oC e deixei mais 20 min.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

A relação cloreto sulfato foi 3:1, mas em qual faixa de ppm eles estavam?

A sua parece bem apetitosa hahahaha.
 
Porque você faria esse mudança?



Não precisa de mais de 50 de cálcio para ter fermentação saudável, pelo que entendi, mas não deve ter problema ter 100 também. Em relação ao SO4, aumenta a percepção do sabor amargo, pode ser que não faz diferença, mas talvez da uma impressão de sabor mineral.
 
Como ficou a receita? To entrando na fermentação secundária e vou fazer o dryhopping de 150g.

Dúvida: faço a maturação por X dias a X temperatura ou depois da secundária já parto para o envase?
 
A receita ficou boa, foi destruída pelos meus amigos em uma session. No entanto, ficou fora do que eu planejava pra cerveja, e fora dos padrões das comerciais também.
Aroma marcante cítrico com bastante maracujá, aparência, mouthfeel, e até o gosto frutado da levedura estavam presentes com um leve toque de maracujá no início da língua, e compatíveis com o que eu desejava, mas o gosto do lúpulo mais marcante para este estilo de cerveja não estava presente. Amargor mediano, de uma apa, perto dos 40 ibus.

Tive alguns problemas com a fermentação, que podem ter ficado fora do esperado por uma série de fatores, como mash à 66-65 C , má vedação do meu fermentador ou overpitching porque não cravei os 1.054 desejado, mas 1.050. Como consequência, a levedura que atenua 78% em média atenuou 88%, e a cerva teve FG 1.006!! Com essa atenuação bizarra, tive uma quantidade muito grande de fermento gerado, e minha hipótese é que ele possa ter levado uma parte do sabor de lúpulo ao precipitar.

Em breve repetirei a receita, mas vou jogar OG pra 1.070 pra deixar alguns açúcares residuais a mais. Também vou fazer mash à 67-68 oC, nem que eu tenha que ferver 90 min pra ficar menos encorpada e mais bebível. Além disso, vou tentar jogar uma adição de lúpulo aos 15-20 min e talvez uma com full wort hopping , da onde eu já tive bons resultados de gosto de lúpulo.


Dúvida: faço a maturação por X dias a X temperatura ou depois da secundária já parto para o envase?

Eu nunca fiz maturação de ipa depois do dry hopping, sempre partindo pro envase. Eu não sei se o gosto de lúpulo chega a se desenvolver com alguma maturação, mas sempre li que as características do lupulo vão se perdendo com o passar do tempo. Nunca tive a oportunidade de fazer um experimento sobre isso, e portanto sempre acreditei cegamente no que leio nesse quesito. A única experiência que tive é com o próprio saquinho de lúpulo que de fato perde cheiro com o tempo, fora as cervas engarrafadas nas quais eu também sinto um menor aroma após meses de envase. O que eu fiz nessa cerva foi colocar metade do dry hopping em um hop bag e adicionar nos 2-3 de primária, que foi retirado no dia 7. Lá pro dia 9 eu adicionei a outra metade e deixei até finalizar as duas semanas de fermentação. Depois envasei. O aroma ficou bem brutal.

Espero que ajude
Abraços
 
Fiquei devendo uma foto e relato da minha neipa pronta.

Muito aroma, mais ainda mais sabor. Após cada gole praticamente não se consegue sentir mais o aroma até que todo o retrogosto desapareça.
Muito abacaxi, pêssego, frutas tropicais, um Herbal, e nada do álcool, que está acima de 6,5%. Muito aveludada por conta da quantidade alta de aveia.
Só me deixa triste a acelerada oxidação.
279893c988dc628f0b4cfce8f5bc4c19.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Mas se agitar o fundo, dá nisso.


Hehehe
408f6635bd918ed29773e3309bd4c822.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Galera eu sou iniciante, fiz apenas duas brassagens até agora, e tentei começar por uma NEIPA, tive inúmeros problemas até por falta de conhecimento e experiência, vou fazer a 3a agora essa semana, na minha segunda brassagens usei a levedura Vermont Ale, logo que eu abri a levedura senti um cheiro meio de azedo, eu já tomei várias Neipa que usam essa levedura e nunca peguei esse aroma, mas ele ficou muito forte na minha cerveja e não senti nada de frutado, alguém teve esse mesmo resultado usando a Vermont Ale ?

A primeira fiz com S04 e ficou bem neutro, ok, maa nao deu o toquw frutado que eu queria, na 3 versão queria usar a Mangrove Liberty Bell M36, alguém já usou ?
 
Galera eu sou iniciante, fiz apenas duas brassagens até agora, e tentei começar por uma NEIPA, tive inúmeros problemas até por falta de conhecimento e experiência, vou fazer a 3a agora essa semana, na minha segunda brassagens usei a levedura Vermont Ale, logo que eu abri a levedura senti um cheiro meio de azedo, eu já tomei várias Neipa que usam essa levedura e nunca peguei esse aroma, mas ele ficou muito forte na minha cerveja e não senti nada de frutado, alguém teve esse mesmo resultado usando a Vermont Ale ?

A primeira fiz com S04 e ficou bem neutro, ok, maa nao deu o toquw frutado que eu queria, na 3 versão queria usar a Mangrove Liberty Bell M36, alguém já usou ?
O fermento Vermont não tem nada de azedo. Pelo contrário é muito suave. Ou o fermento veio contaminado ou o mosto foi contaminado durante o processo.
 
Galera eu sou iniciante, fiz apenas duas brassagens até agora, e tentei começar por uma NEIPA, tive inúmeros problemas até por falta de conhecimento e experiência, vou fazer a 3a agora essa semana, na minha segunda brassagens usei a levedura Vermont Ale, logo que eu abri a levedura senti um cheiro meio de azedo, eu já tomei várias Neipa que usam essa levedura e nunca peguei esse aroma, mas ele ficou muito forte na minha cerveja e não senti nada de frutado, alguém teve esse mesmo resultado usando a Vermont Ale ?

A primeira fiz com S04 e ficou bem neutro, ok, maa nao deu o toquw frutado que eu queria, na 3 versão queria usar a Mangrove Liberty Bell M36, alguém já usou ?
Qual OG das suas receitas ?
 
Galera eu sou iniciante, fiz apenas duas brassagens até agora, e tentei começar por uma NEIPA, tive inúmeros problemas até por falta de conhecimento e experiência, vou fazer a 3a agora essa semana, na minha segunda brassagens usei a levedura Vermont Ale, logo que eu abri a levedura senti um cheiro meio de azedo, eu já tomei várias Neipa que usam essa levedura e nunca peguei esse aroma, mas ele ficou muito forte na minha cerveja e não senti nada de frutado, alguém teve esse mesmo resultado usando a Vermont Ale ?

A primeira fiz com S04 e ficou bem neutro, ok, maa nao deu o toquw frutado que eu queria, na 3 versão queria usar a Mangrove Liberty Bell M36, alguém já usou ?

Então. Vamos lá. O fermento em si, dentro do frasco, fora da cerveja, tem um aroma que lembra um Yakult, algo levemente acidificação. Um cheiro diverso daquele que sua presença na cerveja. Quando ele permanece em excesso na cerveja, em razão de overpitching combinado com uma baixa floculação, a amostra fica com uma certa picancia e sabor que remete ao fermento, mas que em geral será encoberto pelos esteres da fermentação e pelos lúpulos adicionados. Verifique se você tá usando o pitch correto. Agora vamos falar da Neipa que e um estilo bem difícil no início mas fácil quando se pega o jeito. A neipa basicamente é uma ipa, com baixo amargor, explosão de aroma de lúpulo, mouthfeel que remete a um juice, textura leve, cremosa, e um visual opaco proveniente das leveduras utilizadas na sua fermentação e das proteínas resultantes das pesadas adições de lúpulo.
A sensação juice vem muito da água cervejeira preparada para neipa, que em geral possuem cloreto elevado e uma relação de 2 a 4 para 1 sulfato.
Para conseguir o frutado que você almeja você pode partir de uma fermentação bem limpa, em baixa temperatura e até sob pressão, tecnicas que inibam um crescimento muito acelerado das leveduras, resultando numa fermentacao menos aromática justamente para os lúpulos brilharem. Isto não e uma regra, já que o estéreis podem trazer complexidade, mas a meu ver uma fermentação mais limpa tem mais chances de sucesso.
Os lupulagem deve priorizar adições tardias. Eu gosto de adições que comecem em 30min e vai caindo de 10 em 10, pois acho que adicionar sabor contribui para sensação de aroma. Use lúpulos aromáticos, com baixo alfa ácido se possível, mas não se prenda tanto a isso. Pode usar uma quantidade pequena no First worst apenas para obtenção desse sabor peculiar. Agora o mais importante. A maior parte da sua lupulagem você vai fazer ao término da fervura. Eu faço 4 adições no whirlpool a cada 10 min, após a temperatura chegar em 80 graus. Ela vai caindo e você vai adicionando. Uso 40 min pra isso.
O dry hop e essencial, faça duas adições. A primeira quando sua densidade bater 1020 (só como referência), pois ainda terá fermentação e isso vai ajudar mecanicamente e tbm pelo biotransformacao. Se conseguir purgue o fermento antes, adicione o primeiro DH, aumente a temperatura pra mais de 20 graus, feche a saída de gás se seu fermentador for pressurização e você tiver válvula de segurança, pois isso vai reter os aromas desse primeiro DH. Ao término de 3 dias insira o segundo DH e deixe por mais 3 dias. Confira se a cerveja atenuou o esperado e faça o cold crash a 0 graus por 3 a 5 dias. Se a cerveja permanecer no fermentador purgue o lúpulo pelo fundo. Caso contrário transfira ela ou realize o envase imediatamente. Não deixe a cerveja contato com o lúpulo por muito mais tempo pra não obter um sabor indesejado de mato.
A quantidade de lúpulo pra esse estilo e grande e varia de 6 a 30 gramas por litro de cerveja. Alguns usam 20 gramas só no dryhop.
Sobre a água, tome cuidado, pois como precisamos de muito cloreto acabamos elevando muito o cálcio. Tenta equilibrar com o cloreto de sódio. Até 100ppm de sódio vai realçar o sabor da sua neipa, contribuir com um dulçor e realçar a sensação de juice. Excesso de cálcio fará com que suas leveduras floculem excessivamente ou até praticamente e podem adicionar um sabor áspero a sua cerveja. Uma neipa deve ser redondissima.
E isso. Desculpa os erros. Essas são apenas minhas experiências. Digitei do celular então pode ter erro de digitação. Boas brejas e sucesso na sua próxima receita.
 
A que eu fiz com a Vermont foi 1.052 medido via densímetro, mas o mesmo aroma já estava presente quando abri a levedura, então acho que o problema pode ser com a levedura, por isso eu perguntei sobre alguma experiência negativa, usei a bio 4, baú seu tem outras marcas ....
Perguntei a OG pq já fiz vários experimentos com NEIPAS e percebi que as de OG e FG mais altas ficam bem melhores, pq supirtam uma carga de lúpulos bem maior.
 
Perguntei a OG pq já fiz vários experimentos com NEIPAS e percebi que as de OG e FG mais altas ficam bem melhores, pq supirtam uma carga de lúpulos bem maior.

Obrigado pela dica ... mas daí aumentando a OG, preciso deixar o mosto menos fermentável para não ficar muito alcoolica e ganhar corpo, talvez usando uma temperatura de mosturação um pouco mais alta, certo ?
 
Então. Vamos lá. O fermento em si, dentro do frasco, fora da cerveja, tem um aroma que lembra um Yakult, algo levemente acidificação. Um cheiro diverso daquele que sua presença na cerveja. Quando ele permanece em excesso na cerveja, em razão de overpitching combinado com uma baixa floculação, a amostra fica com uma certa picancia e sabor que remete ao fermento, mas que em geral será encoberto pelos esteres da fermentação e pelos lúpulos adicionados. Verifique se você tá usando o pitch correto. Agora vamos falar da Neipa que e um estilo bem difícil no início mas fácil quando se pega o jeito. A neipa basicamente é uma ipa, com baixo amargor, explosão de aroma de lúpulo, mouthfeel que remete a um juice, textura leve, cremosa, e um visual opaco proveniente das leveduras utilizadas na sua fermentação e das proteínas resultantes das pesadas adições de lúpulo.
A sensação juice vem muito da água cervejeira preparada para neipa, que em geral possuem cloreto elevado e uma relação de 2 a 4 para 1 sulfato.
Para conseguir o frutado que você almeja você pode partir de uma fermentação bem limpa, em baixa temperatura e até sob pressão, tecnicas que inibam um crescimento muito acelerado das leveduras, resultando numa fermentacao menos aromática justamente para os lúpulos brilharem. Isto não e uma regra, já que o estéreis podem trazer complexidade, mas a meu ver uma fermentação mais limpa tem mais chances de sucesso.
Os lupulagem deve priorizar adições tardias. Eu gosto de adições que comecem em 30min e vai caindo de 10 em 10, pois acho que adicionar sabor contribui para sensação de aroma. Use lúpulos aromáticos, com baixo alfa ácido se possível, mas não se prenda tanto a isso. Pode usar uma quantidade pequena no First worst apenas para obtenção desse sabor peculiar. Agora o mais importante. A maior parte da sua lupulagem você vai fazer ao término da fervura. Eu faço 4 adições no whirlpool a cada 10 min, após a temperatura chegar em 80 graus. Ela vai caindo e você vai adicionando. Uso 40 min pra isso.
O dry hop e essencial, faça duas adições. A primeira quando sua densidade bater 1020 (só como referência), pois ainda terá fermentação e isso vai ajudar mecanicamente e tbm pelo biotransformacao. Se conseguir purgue o fermento antes, adicione o primeiro DH, aumente a temperatura pra mais de 20 graus, feche a saída de gás se seu fermentador for pressurização e você tiver válvula de segurança, pois isso vai reter os aromas desse primeiro DH. Ao término de 3 dias insira o segundo DH e deixe por mais 3 dias. Confira se a cerveja atenuou o esperado e faça o cold crash a 0 graus por 3 a 5 dias. Se a cerveja permanecer no fermentador purgue o lúpulo pelo fundo. Caso contrário transfira ela ou realize o envase imediatamente. Não deixe a cerveja contato com o lúpulo por muito mais tempo pra não obter um sabor indesejado de mato.
A quantidade de lúpulo pra esse estilo e grande e varia de 6 a 30 gramas por litro de cerveja. Alguns usam 20 gramas só no dryhop.
Sobre a água, tome cuidado, pois como precisamos de muito cloreto acabamos elevando muito o cálcio. Tenta equilibrar com o cloreto de sódio. Até 100ppm de sódio vai realçar o sabor da sua neipa, contribuir com um dulçor e realçar a sensação de juice. Excesso de cálcio fará com que suas leveduras floculem excessivamente ou até praticamente e podem adicionar um sabor áspero a sua cerveja. Uma neipa deve ser redondissima.
E isso. Desculpa os erros. Essas são apenas minhas experiências. Digitei do celular então pode ter erro de digitação. Boas brejas e sucesso na sua próxima receita.

Então algo deve estar errado com a Levedura mesmo, porque o cheiro estava bem acido, talvez não estivesse legal mesmo ... vou tentar de novo de um outro fornecedor ... você já usou a Liberty Bell Ale da Mangrove ? seria meu próximo teste, mas queria ter alguma referencia ...

Obrigado pelas dicas !!!
 
Obrigado pela dica ... mas daí aumentando a OG, preciso deixar o mosto menos fermentável para não ficar muito alcoolica e ganhar corpo, talvez usando uma temperatura de mosturação um pouco mais alta, certo ?

Essa condição de equilíbrio buscado com a grande quantidade de lúpulos voce também pode obter a partir da seleção dos maltes, usando uma pequena quantidade de malte cristal, bem pequena, utilizando uma água que favoreça cloretos a sulfatos, equilibrando os cloretos de calcio e de sodio, já que o sodio destaca o dulçor, etc. Lembra que cervejas com fg alta tendem a ter um um residual de açucar o qual ainda que equilibre com o lúpulo pode reduzir drásticamente o drinkability. Por isso é bom você saiba que pode contar com outras tecnicas que contribuem para esse dulçor que suporte os lúpulos, além da rampa de mosturação mais alta.
 
Back
Top