Receita de wit com hibiscus

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

csaiter

Well-Known Member
Joined
Jan 5, 2014
Messages
54
Reaction score
8
Olá pessoal. Estou querendo fazer uma hibiscus wit. Estou querendo usar semente de coentro, casaca de laranja e as flores de hibiscus. Alguém já fez alguma receita similar e poderia me dar umas dicas?

Segue a receita que estou pensando para 20L:

2.80 KG Pilsen Agrária (58.3%)
2.00 KG Trigo em grão (41.7%)
23g East Kent Goldings 60 min
12g Casca de laranja amarga 5 min
10g semente de coentro

Fermentação com T-58

Minha dfúvida é com relação a quantidade de hibiscus que devo acrescentar e em quanto tempo de fervura. Alguém saberia me dizer?
 
Fiz uma Saison com hibisco. Usei 60g nos últimos 15 minutos de fervura. Já pegou uma cor rosada de leve e um pouco de sabor mas ainda fiz um chá com mais flores e adicionai ao final da maturação, antes de engarrafar. Nesse chá tu pode controlar a quantidade a ser adicionada dependendo do resultado que tu quer em termos de cor e sabor. O hibisco dá um sabor azedinho e de frutas vermelhas.
 
Valeu Rodrigo. Acho que vou fazer como vc e adicionar mais uma infusão na maturaçao. Estou pensando em substituir os tradicionais semente de coentro e casca de laranja por hibiscos e gengibre.
 
Vixi, já usei hibisco umas 10 vezes. A maioria com base simples, puro pilsen, magnum e US-05. Fiz uma vez com Wit, num projeto Witbier Single Flower, onde com a mesma base, fiz tres wit, Jasmim, Camomila e Hibisco. Não curti os resultados da Hibisco nem da Jasmim, a camomila ficou simplesmente animal.
Agora estou pra engarrafar essa semana uma Saison com Hibisco também, segue uma foto dela antes da gelatina. Usei 100g de hibisco nos 5 minutos finais de fervura e mais 150g na maturação.

Abraços!
 

Attachments

  • 2014-06-21 15.27.39-1.JPG
    2014-06-21 15.27.39-1.JPG
    47.4 KB · Views: 598
Vixi, já usei hibisco umas 10 vezes. A maioria com base simples, puro pilsen, magnum e US-05. Fiz uma vez com Wit, num projeto Witbier Single Flower, onde com a mesma base, fiz tres wit, Jasmim, Camomila e Hibisco. Não curti os resultados da Hibisco nem da Jasmim, a camomila ficou simplesmente animal.
Agora estou pra engarrafar essa semana uma Saison com Hibisco também, segue uma foto dela antes da gelatina. Usei 100g de hibisco nos 5 minutos finais de fervura e mais 150g na maturação.

Abraços!

Oi Drelimainacio, obrigado pela ajuda.

Essa quantidade de hibiscos você usou para qual quantidade da leva? 20L?

Pois é, eu estou querendo fazer uma wit com hibiscos mas estou pensando em mudar a receita. Estou pensando em gengibre ou pimenta para somar com o hibiscos.
 
Poutz, desculpa, pensei em colocar e esqueci. Essa quantidade ai foram para 60 litros finais de cerveja (na panela de fervura tinham 82 litros). De todas as que fiz, achei que casou muito bem com Saison, pois uma ressalta a acidez da outra. Uso gengibre também, em duas receitas: uma releitura de Pumpkin Ale (pouco gengibre) e uma cerveja sem estilo que criei para ser um quentão de cerveja (muuuuuuito gengibre) em todo caso, ele é bem mais forte e vai apagar seu hibisco. Utilize apenas a flor, seca mesmo, uns 2g/l no fim da fervura para um sabor legal e uns 2,5 a 3g/l na maturação para cor. Utilize bases fracas se quiser o sabor bem destacado.

Abraço!
 
Poutz, desculpa, pensei em colocar e esqueci. Essa quantidade ai foram para 60 litros finais de cerveja (na panela de fervura tinham 82 litros). De todas as que fiz, achei que casou muito bem com Saison, pois uma ressalta a acidez da outra. Uso gengibre também, em duas receitas: uma releitura de Pumpkin Ale (pouco gengibre) e uma cerveja sem estilo que criei para ser um quentão de cerveja (muuuuuuito gengibre) em todo caso, ele é bem mais forte e vai apagar seu hibisco. Utilize apenas a flor, seca mesmo, uns 2g/l no fim da fervura para um sabor legal e uns 2,5 a 3g/l na maturação para cor. Utilize bases fracas se quiser o sabor bem destacado.

Abraço!

Beleza, muito obrigado pela ajuda.

Depois posto aqui o resultado da experiência.
 
Tópico legal esse aí!

Nunca provei uma cerveja com hibisco, só o chá mesmo, que é bom, é bem azedo, mas também bastante adstringente.

Tenho a curiosidade de saber, essa adstringência fica pronunciada na cerveja nessas doses experimentadas aí?
 
Tópico legal esse aí!

Nunca provei uma cerveja com hibisco, só o chá mesmo, que é bom, é bem azedo, mas também bastante adstringente.

Tenho a curiosidade de saber, essa adstringência fica pronunciada na cerveja nessas doses experimentadas aí?

Fiz numa Saison, e apesar da cerveja ser bem seca, ela não ficou nada adstringente. A alta carbonatação com a acidez faz até lembrar (só lembrar mesmo) um espumante.
 
Oi pessoal. Ontem fiz uma leva de 5 litros e aos 15 minutos finais coloquei 10 gramas de hibiscus. Nunca havia utilizado essa flor na cerveja. Utilizei ela desidrata. Agora é aguardar os resultados. :)
 
Marcelo,

no meu caso fiz a algum tempo uma Saison com adição de hibiscos.

Eu coloquei nos últimos 15 min de fervura junto com a segunda carga de lúpulo.

Cuidado somente que o hibisco tende a dar um caráter mais ácido a percepção da cerveja, quase cítrico.

As todos são dela pronta, do trub depois de enviado para o fermentador e da amostra para a OG.
 

Attachments

  • IMG_20161007_200654870.jpg
    IMG_20161007_200654870.jpg
    106.4 KB · Views: 193
  • IMG-20160917-WA0014.jpg
    IMG-20160917-WA0014.jpg
    104.6 KB · Views: 163
  • IMG-20160917-WA0012.jpg
    IMG-20160917-WA0012.jpg
    102.4 KB · Views: 162
Não quero o azedinho, somente a cor.. Se eu fizer um chá com umas 120-140g, pra 40l no fermentador, e colocar nos últimos 3-4 dias de cold crash vou conseguir a cor sem o azedo? Isso pra um wit mesmo. Gracias.
 
Não quero o azedinho, somente a cor.. Se eu fizer um chá com umas 120-140g, pra 40l no fermentador, e colocar nos últimos 3-4 dias de cold crash vou conseguir a cor sem o azedo? Isso pra um wit mesmo. Gracias.
Talvez com uma infusão a frio.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Fiz uma Tripel e um Hidromel com hibiscos..
Em ambos eu fiz um chá concentrado sem ferver.. Na tripel adicionei na maturação, e no Hidromel adicionei no momento do envase.
Acho melhor essa ideia de adicionar o chá, pois vc pode ir dosando aos poucos e provando, até que o sabor lhe agrade
 

Attachments

  • trip hib.jpg
    trip hib.jpg
    64.8 KB · Views: 118
  • hidro hib.jpg
    hidro hib.jpg
    119.3 KB · Views: 87
Vixi, já usei hibisco umas 10 vezes. A maioria com base simples, puro pilsen, magnum e US-05. Fiz uma vez com Wit, num projeto Witbier Single Flower, onde com a mesma base, fiz tres wit, Jasmim, Camomila e Hibisco. Não curti os resultados da Hibisco nem da Jasmim, a camomila ficou simplesmente animal.
Agora estou pra engarrafar essa semana uma Saison com Hibisco também, segue uma foto dela antes da gelatina. Usei 100g de hibisco nos 5 minutos finais de fervura e mais 150g na maturação.

Abraços!

bom dia amigo... qual foi o resultado obtido com a wit usando jasmim? Estou curioso e com planos de fazer uma utilizando flores de jasmim desidratadas.
valeu
 
Back
Top