Receita de Bière Brut

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Olá pessoal,

Alguém já se aventurou numa Bière Brut?

Estou tendo dificuldades em encontrar algo sobre o assunto, tal como ingredientes e fermentação.

Abraço;.
 
Pellin,

Para fazer uma biere brut vc pode se inspirar na Deus, cuja base é a Tripel Karmeliet, com uma segunda fermentação na garrafa usando fermento de champagne (purgando através do método champenoise).

Portanto, tente focar no uso de só malte Pilsen e açúcar branco, lúpulo nobre e levedura de tripel.

Depois, quando for engarrafar adicione levedura de champagne. Use garrafas de espumante pq vc vai precisar que elas aguentem maior pressão por conta da alta carbonatação.
 
Pellin,

Para fazer uma biere brut vc pode se inspirar na Deus, cuja base é a Tripel Karmeliet, com uma segunda fermentação na garrafa usando fermento de champagne (purgando através do método champenoise).

Portanto, tente focar no uso de só malte Pilsen e açúcar branco, lúpulo nobre e levedura de tripel.

Depois, quando for engarrafar adicione levedura de champagne. Use garrafas de espumante pq vc vai precisar que elas aguentem maior pressão por conta da alta carbonatação.

Legal, vou tentar uma hora destas. Obrigado.
 
Já andei pesquisando bastante sobre o Disgorging, que seria a purga do Fermento, no metodo de champenoise, e como faze-lo em casa, é trabalhoso, mas viável, já vi algumas receitas, alguns comentários e estou começando a planejar uma Bière Brut.

Minha maior duvida é em qual momento adicionar o Fermento de champagne.

O processo seria esse:

1 - Produzir a cerveja normalmente;
2 - Fermentar e maturar normalmente;
2B - Posso Fazer a clarificação com Gelatina???
3 - Fazer a trasfega da cerveja para um outro "Fermentador";
4 - Hidratar e adicionar o fermento de champagne???

Deixo fermento de champagne agir, controlo essa segunda fermentação, quando estabilizar novamente no Densímetro, ai sim eu Envaso?

Abs,
 
Já andei pesquisando bastante sobre o Disgorging, que seria a purga do Fermento, no metodo de champenoise, e como faze-lo em casa, é trabalhoso, mas viável, já via algumas receitas alguns comentários e estou começando a planejar uma Bière Brut.

Minha maior duvida é em qual momento adicionar o Fermento de champagne.

O processo seria esse:

1 - Produzir a cerveja normalmente;
2 - Fermentar e maturar normalmente;
2B - Posso Fazer a clarificação com Gelatina???
3 - Fazer a trasfega da cerveja para um outro "Fermentador";
4 - Hidratar e adicionar o fermento de champagne???

Deixo fermento de champagne agir, controlo essa segunda fermentação, quando estabilizar novamente no Densímetro, ai sim eu Envaso?

Abs,


Não, nada disso.

1 - brassa e fermenta normalmente;
2 - clarifica em baixa temperatura normalmente;
3 - engarrafa com o fermento de champagne (faz a refermentação na garrafa);
4 - quando já estiver refermentada, faz o remuage (deixa de ponta-cabeça a 45 graus de inclinação, girando periodicamente) até que todo o fermento esteja decantado na tampa da garrafa;
5 - faz o dégorgement (congela o gargalo na garrafa e depois tira a tampa inicial e coloca a rolha final).


Se prepara que não é nada simples e é bem demorado.


Não vejo sentido em usar gelatina, pois a maturação vai ser longa na garrafa de ponta cabeça, e depois vc vai tirar todo esse fermento.
 
Rodrigo e como adicionar o femento na garrafa?

Como se fosse um primming? Hidrato, misturo e engarrafo?

Faço primming normalmente também correto?

Então pelo que eu andei pesquisando o Trampo é pesado sim! Estou "maturando" a ideia ainda de fazer, mas antes quero ter certeza de todo processo, como viabilizar tudo para não ter problema lá na frente!
 
Rodrigo e como adicionar o femento na garrafa?

Como se fosse um primming? Hidrato, misturo e engarrafo?

Faço primming normalmente também correto?

Então pelo que eu andei pesquisando o Trampo é pesado sim! Estou "maturando" a ideia ainda de fazer, mas antes quero ter certeza de todo processo, como viabilizar tudo para não ter problema lá na frente!


Exato! como se fosse um primming. Pode usar uma seringa para dividir nas garrafas.

E faz o primming normalmente também.

É verdade, é bom pensar bem estudar bastante, mas é totalmente possível.
 
Me interesso por Bierre Brut também...
Acho um tanto arriscado terminar a fermentação com levedura de champagne pois não sei quanta pressão a garrafa de champagne pode suportar.

Alguém sabe me dizer qual a pressão que estas garrafas suportam?

Por que não fazer fermentação secundária em fermentador, depois engarrafar e adicionar priming na garrafa pra garantir carbonatação desejada?

Se alguem já fez, qual a densidade q eu posso envasar e adicionar meu levedo de Champagne que garanta pressões adequadas no final?

Por Fim alguem já degolou com resfriamento a gelo? é tão dificil e desafiador quanto parece?

Estou doido pra aprender esta técnica.
 
Elas agüentam muito mais do que as garrafas comuns, fique tranquilo, por isso mesmo são usadas em champagne e em cervejas de fermentacao espontânea.

Se vc fizer de um método diferente desse q falei, não será pelo método champanoise.

Mas qual o problema na levedura de champagne? Se vc fermentar bem fermentado, ela só vai consumir o primming na refermentacao.
 
Ultima pergunta: Então é pra eu atenuar ao maximo com fermento cervejeiro e só entrar com levedura de Champagne depois do envase ou adiciono fermento de champagne já no secundário e depois só adiciono priming?
 
Ultima pergunta: Então é pra eu atenuar ao maximo com fermento cervejeiro e só entrar com levedura de Champagne depois do envase ou adiciono fermento de champagne já no secundário e depois só adiciono priming?

Tanto faz. A não ser que você adicione açúcar no fermentador, o fermento de Champagne não vai adiantar pra muita coisa. Mas também não vai atrapalhar.

Se for usar fermento seco, é importante hidratá-lo com calma - ao longo de 45min a 1h - antes de adicioná-lo à cerveja.
 
Galera, uma dúvida me surgiu relacionada ao post ae....

Fiz uma RIS, utilizei o US-05 e pelos cálculos ela chegou a 10,3%. Como não se encontra quase nada nem mesmo sobre testes em % maiores com este fermento, creio que ele estará muito cansado depois da maturação.

Pretenções futuras

- adicionar um pouco de whisky para dar uma complexidade (já lí a respeito, alguns HB americanos fazem sem problemas)
- adicionar um novo fermento, com maior tolerância para a refermentação, não só pelo fato do whisky (que talvez nem coloque) mas justamente pela tolerância do fermento que esta lá, por garantia.

As dúvidas são........apenas uma hidratação já rolaria de boa e o fermento não sofreria com essa % já presente na breja? e quanto de fermento utilizar? um sache já basta?
 
@nandodon Esse tópico é sobre receita de Bière Brut. Para manter o fórum organizado, por favor crie um tópico novo quando for trocar de assunto.
 
@nandodon Esse tópico é sobre receita de Bière Brut. Para manter o fórum organizado, por favor crie um tópico novo quando for trocar de assunto.

foi mal brother....é que como o tópico se tratava de refermentação em garrafa, pensei que não teria problema em perguntar sobre "refermentação em garrafa"

Mas valeu, eu crio o tópico, abraço
 
Também gostaria de saber se alguém tentou nesse meio tempo... Alguma noção de quanto de açucar/litro colocar no priming?
 
Eu fiz uma no mês passado e devo engarrafar neste fim de semana ou no próximo.
Pretendo usar 12g/L, que terá resultado próximo de 3.9 vols.

A única dica que encontrei sobre o priming foi de um cervejeiro que fez com 3.5 vols e achou "pouco".
http://archive.maltosefalcons.com/tech/methode_champenoise/

"BOTTLING AND RIDDLING THE BEER
Beyond the brew day, Kent and Drew took charge of the fermentation process. After a 6 month ferment, the beer was bottled with a sugar syrup spiced with a mix of cinnamon, ginger, allspice, lavender and black pepper. These bottles were capped with crowns, and allowed to referment in the bottle for a period of a couple of months. The beer was primed at a rate sufficient to give us 3.5 volumes of CO2. Roughly 14 ounces (by weight) of sugar into 10 gallons of beer. This being our first time with this technique, we decided to go light on the carbonation to prevent busted bottles. In the future we'd recommend goin even higher if you want true "Champange" like carbonation."
 
Eu fiz uma no mês passado e devo engarrafar neste fim de semana ou no próximo.
Pretendo usar 12g/L, que terá resultado próximo de 3.9 vols.

A única dica que encontrei sobre o priming foi de um cervejeiro que fez com 3.5 vols e achou "pouco".
http://archive.maltosefalcons.com/tech/methode_champenoise/

"BOTTLING AND RIDDLING THE BEER
Beyond the brew day, Kent and Drew took charge of the fermentation process. After a 6 month ferment, the beer was bottled with a sugar syrup spiced with a mix of cinnamon, ginger, allspice, lavender and black pepper. These bottles were capped with crowns, and allowed to referment in the bottle for a period of a couple of months. The beer was primed at a rate sufficient to give us 3.5 volumes of CO2. Roughly 14 ounces (by weight) of sugar into 10 gallons of beer. This being our first time with this technique, we decided to go light on the carbonation to prevent busted bottles. In the future we'd recommend goin even higher if you want true "Champange" like carbonation."

Se puder, tira foto da etapa de congelamento do gargalo para a gente ter uma noção! =)
 
Isso vai ser legal filmar, pela bagunça que devo fazer hehe. Mas será só em dezembro.
 
biere.jpeg

Olá, fiz uma ano passado como experiência e o resultado esta ai.
 
Bom dia pessoal!
Faço Cerveja e acompanho o meu sogro na fabricação de vinhos. Já fazem 2 anos que fazemos um espumante com o método Champanoase. E ontem surgiu a conversa de fazermos uma cerveja utilizando este método.

Li no tópico e o negócio é complexo mesmo.

Pelo que entendi, brassamos uma cerveja, terminamos ela é na hora de envasar adicionamos o fermento de champanhe e o açúcar! Correto? Fechamos com a tampa para fazer a Remuage. Minha idéia é deixar uns meses. Depois congelados o gargalo tiramos o residual e adicionamos o ótimo nu ou líquido de expedição, e colocamos a rolha de champanhe. Após isso aguardamos mais uns 10 dias para que fique pronta.

Gostaria de saber...

Que estilo vcs sugerem?
Se essa lógica do processo está correta?
Alguma dica em especial?

Obrigado e espero ter contribuído
 
Back
Top