Receita Baden Gold

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alanlisboa

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
237
Reaction score
43
Gosto muito do sabor da Baden Gold, mas não tenho encontrado uma receita semelhante... alguém conhece??
 
ImageUploadedByTapatalk1411092205.325614.jpg

Cara eu fiz essa como um teste, apenas 10 litros, mas queria com o gosto de canela um pouco mais suave (acho que a baden tem um sabor de canela muito pronunciado). Ficou bem o que eu queria! Sabor canela suave! Nessa minha, usei 2 pauzinhos de canela apenas. Usa essa de base e ajusta da forma como vc preferir.
 
Abusando um pouco, Tem como exportar a receita? Na imagem não tem estágios de fermentação ou de mostura...
 
Alan, estou sem BS aqui...essa foto tava no meu cel. Quando chegar em casa mando, mas nao teve nada de inovador. Fermentacao de 10 dias comecando em 18 graus e indo ate os 23. Depois descanso diacetilico, 2 semanas a 1 grau e gelatina. Carbonatei no keg. Em relacao a mostura, 75 min a 68 graus, single infusion e mash out de 10 min a 78 graus. Acho que é isso...
 
Victor, o que seria o Vanilla Extract e os Cinnamon Stick? Abraço
 
Vibrei com vocês! Eu nunca pensei em pedir esta receita aqui, Baden Baden Gold foi a cerveja que despertou minha curiosidade para as cervejas especiais e me impulsionou pro mundo cervejeiro! :)
 
(Não reclamando da receita) Mas pelo que eu me lembro a Baden Gold é de trigo!
 
Em tempo: achei essa receita do amigo Marcelo Dalazen no Facebook:

"Olá amigos cervejeiros,vou repassar aqui pois ja vi alguns cervejeiros perguntando sobre ela,a Baden Baden gold ale,tentei fazer uma cerveja o mais parecido que fosse com ela e achei o resultado bem satisfatório,na verdade gostei bastante do resultado e vou presentear minha patroa com ela,então segue a receita;
1,5 malte pilsen
1,5 malte trigo
0,5 malte cara hell
0,5 aveia flocos
12 g h perle
1 wb 06
Coloquei 400 g de polpa de morango no final da fermentação junto com 2 paus de canela,e o priming fiz com 100g de mel e 70 gramas de açucar mascavo,e tbm coloquei 120 g de açucar mascavo na fervura,um abraço a todos."

https://www.facebook.com/marcelo.dalazen.5?fref=nf

Pareceu interessante, até pelo uso do trigo e das frutas vermelhas...
 
Lancei a receita no BS... ficou assim... tive que mudar um pouco a lupulagem para ficar no padrão... aceito novas sugestões!!!
 

Attachments

  • Baden Golden.pdf
    110.3 KB · Views: 953
E ai? Já fez? Tudo certo na Brassagem? Estou muito na pilha de fazer essa receita!

Não fez parada Proteica?

Como você adicionou o pau de Canela e a polpa de morango? Direto no fermentador?

Abraços!
 
Nando está passando para a secundária agora. Vou colocar a polpa e dois paus de canela agora. Dois foram na fervura. Estou fazendo com calma. Degustar só em meio de novembro. Mostura foi 28 de setembro sem problema. Fiz uma parada mas não recordo tempo e patamar.
 
Como você vai colocar na secundaria? Vai ferver a polpa junto com a Canela?
E quais quantidades você colocou?

Muito obrigado!


Nando está passando para a secundária agora. Vou colocar a polpa e dois paus de canela agora. Dois foram na fervura. Estou fazendo com calma. Degustar só em meio de novembro. Mostura foi 28 de setembro sem problema. Fiz uma parada mas não recordo tempo e patamar.
 
a canela Vou ferver. A polpa ainda não sei. Vou ler um pouquinho a noite para decidir.
 
Valeu mesmo Alan! Está me ajudando muito! Vou usar a mesma receita só trocando por um fermento liquido.

Quanto você vai colocar de morango?

Abraços
 
400gr. ia colocar ontem, mas não me desloquei para onde está fermentando... farei isso no sabado, mais uma semana maturando, depois frio nela e engarrafar por um mes...
 
Estou voltando para dar minha opinião sobre a cerveja que fiz...


...ficou uma boa droga!!!

Ao menos a que coloquei no keg... maturou um mês aproximadamente... não sei se houve estresse pois precisei mudar o maturador de lugar, ou o que que houve...

Ficou extremamente seca, sem nenhum açucar residual.

A canela até se ressalta, mas sem o dulçor ficou me lembrando um vinho branco seco...

Nao tenho experiência para apontar alguma contaminação... como estou em Campinas acho que vou levar uma garrafa com primming para o pessoal da Lamas ou Artebrew experimentar e me dar uma sugestão para o futuro...

Em suma... dá para beber... mas não se prestou a proposta que eu queria...
 
@alanlisboa,

Que bom saber que tu não sofre de dissonância cognitiva hehehehe. Tem muita gente que acha tudo o que faz uma delícia. Amigo meu fez uma cerveja que fedia a podre, mas ele achava ótima...

@vsertori,
Qual tua versão do beersmith? To na dúvida se vale pagar mais caro pelo completo...
 
A minha eu coloquei na garrafa essa semana. O gosto até agora bom. Canela presente, sem exagero. Daqui a umas 2 semanas vou abrir e ver no que deu!

Vou dar noticias aqui.

abraços!
 
Boa noite pessoal.
Vou dar meu pitaco, pela minha experiência, faço uma Stout de Cacau a muito tempo, eu faria um chá de canela e um suco de morango, framboesa, amora e cereja, afinal a receita é frutas vermelhas não só morangos; colocaria no final da fermentação.
Como faço cerveja de trigo com 14 dias ( em média ) de fermentação, faria o seguinte.
Fermentação ok, atenuação ok, colocaria o chá de canela e o suco de frutas vermelhas, a quantidade é o problema; Normalmente não deve-se ultrapassar 20% da receita nas fruit beer.
Bom, depois de colocar estes ingredientes deixo mais 3 dias na temperatura final de fermentação.
Como é cerveja de trigo fica a dúvida? maturar ou não a frio e/ou colocar gelatina (não faria), pois se sedimentar muito fica sem corpo e ela é uma cerveja de trigo, logo corpo é importante, porém se não sedimentar nada como fica aquele suco de frutas vermelhas?
Acredito que 1 dia a 1c sedimenta o suficiente para não perder corpo e não ficar um suco de frutas vermelhas/sedimentos.
Sabe, vou fazer uma receita desta só para testar. Coloco os dados aqui na medida do processo.
Espero ter ajudado.
Obs. Os tempos e as temperaturas são sugestões e não são fixos e devem ser adaptados de acordo com suas experiências.
Anderson
 
400gr. ia colocar ontem, mas não me desloquei para onde está fermentando... farei isso no sabado, mais uma semana maturando, depois frio nela e engarrafar por um mes...

alan,

o que pode ter acontecido é que, como tu adicionou o morango e deixou ela mais uma semana em temperatura de fermentação, a levedura consumiu a frutose dos morangos, diminuindo consideravelmente o caráter da fruta.

A questão de adição de frutas é bem complexa. Acho interessante dar talvez uma boa pesquisada principalmente nas belgas que fazem cerveja com frutas vermelhas para saber a melhor forma de adição. Tem a leffe ruby, a wit da hoegaarden com frutas vermelhas, liefmans (que se toma com gelo) e as tradicionais lambics (lindmans, kriek boon, etc.) Em caráter geral:

- adicionar pós fervura - levedura consome a frutose na fermentação e o calor volatiliza parte dos sabores / aromas
- adicionar no meio da primária - levedura consome a frutose, mas preserva mais sabores / aromas que adicionado pós fervura
- adicionar junto ao cold crash - muito sabor / aroma para a cerveja, mas tem que considerar que a frutose vai ser consumida no envase, então a carbonatação / priming deve considerar isto...

um bom material está aqui:
http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/cerveja-com-frutas/

eu quero fazer adição de frutas em parte da minha próxima leva (provavelmente uma blond ale), e pretendo adicionar quando baixar a temperatura para cold crash.
 
A minha eu coloquei na garrafa essa semana. O gosto até agora bom. Canela presente, sem exagero. Daqui a umas 2 semanas vou abrir e ver no que deu!

Vou dar noticias aqui.

abraços!

@nandopavao
@Andersonzc

o que vocês tem para relatar dessa cerveja que fizeram, deu certo?

Estou querendo clonar essa cerveja (Baden Gold). Qualquer sugestão...
 
Ninguem conseguiu acertar né?

Eu fiz uma vez uma witbier e troquei o coentro por canela em pau no fim da fervura e maturei com a canela em pau. Ficou uma cerveja com trigo e canela muito boa, mas diferente da baden.
 
Boa noite pessoal.
Vou dar meu pitaco, pela minha experiência, faço uma Stout de Cacau a muito tempo, eu faria um chá de canela e um suco de morango, framboesa, amora e cereja, afinal a receita é frutas vermelhas não só morangos; colocaria no final da fermentação.
Como faço cerveja de trigo com 14 dias ( em média ) de fermentação, faria o seguinte.
Fermentação ok, atenuação ok, colocaria o chá de canela e o suco de frutas vermelhas, a quantidade é o problema; Normalmente não deve-se ultrapassar 20% da receita nas fruit beer.
Bom, depois de colocar estes ingredientes deixo mais 3 dias na temperatura final de fermentação.
Como é cerveja de trigo fica a dúvida? maturar ou não a frio e/ou colocar gelatina (não faria), pois se sedimentar muito fica sem corpo e ela é uma cerveja de trigo, logo corpo é importante, porém se não sedimentar nada como fica aquele suco de frutas vermelhas?
Acredito que 1 dia a 1c sedimenta o suficiente para não perder corpo e não ficar um suco de frutas vermelhas/sedimentos.
Sabe, vou fazer uma receita desta só para testar. Coloco os dados aqui na medida do processo.
Espero ter ajudado.
Obs. Os tempos e as temperaturas são sugestões e não são fixos e devem ser adaptados de acordo com suas experiências.
Anderson

Fala Anderson, blz?
Entrei agora no mundo cervejeiro e fiquei curioso se esse seu processo deu certo.
Pesquisei muito sobre a baden gold na internet e ainda não achei a fórmula. Quero muito copiar essa receita, já que essa cerveja foi a que me inspirou.
A minha ideia seria colocar a metade do suco no fim da fervura e outra metade no fim da fermentação.
Valeu
 
O tópico é muito antigo, mas seria interessante saber se mais alguém tentou fazer essa receita e quais foram os resultados.
 
750g pilsen
750g trigo
500g carapils
Rampas: 45 graus por 10min, 52,5 graus por 10min, 67 graus por 75 min e 76 graus por 10 min.
12g lúpulo mittelfrueh 60min
2 palitos canela na fervura 5min
200ml Calda morango e amora 5min
1pk WB 06 10 dias a 18 graus
+200ml calda morango e amora no cold por 10 dias a 0,5 graus

Pretendo engarrafar com uns 4ml de caramelo de açúcar
 
750g pilsen
750g trigo
500g carapils
Rampas: 45 graus por 10min, 52,5 graus por 10min, 67 graus por 75 min e 76 graus por 10 min.
12g lúpulo mittelfrueh 60min
2 palitos canela na fervura 5min
200ml Calda morango e amora 5min
1pk WB 06 10 dias a 18 graus
+200ml calda morango e amora no cold por 10 dias a 0,5 graus

Pretendo engarrafar com uns 4ml de caramelo de açúcar
Top, hein!!! Parece que vai ficar boa!
 
Back
Top