Receita APA - opiniões

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por DaniloFurtado, 10/7/18 às 17:36.

1. 10/7/18 às 17:36 #1

DaniloFurtado

DaniloFurtado

DaniloFurtado

New Member

Afiliado:
    12/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa tarde Galera!

Pretendo brassar uma APA (20 l) neste fim de semana e montei uma receita no BS.
    Como sou novo no ramo, gostaria de algumas opiniões/sugestões.

Insumos:
    0,25 kg - Carapils (4,3 %)
    0,5 kg - Caramel (8,7 %)
    1 kg - Pilsner (17,4 %)
    4 kg - Pale malt ( 69,6 %)
    20 g - Amarillo (60 min)
    10 g - Amarillo (20 min)
    25 g - Cascade (5 min)
    20 g - Cascade (DH - QUANTOS DIAS?)

SG: 1.056 (considerando eficiência de 65%)
    IBUs: 31,9
    EBC: 12

Uma dúvida que tenho é sobre o Alpha ácido do amarilo. Seria mais recomendado utilizar por exemplo um columbus?

Outra dúvida é quanto de fermento utilizar.

Obrigado pela ajuda galera!

2. 10/7/18 às 17:37 #2

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    148
    Qual temperatura de mostura?

3. 10/7/18 às 17:42 #3

DaniloFurtado

DaniloFurtado

DaniloFurtado

New Member

Afiliado:
    12/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pretendo fazer 67º (rampa única)
    Mash-out 75º.

4. 10/7/18 às 20:46 #4

Sidnei

Sidnei

Sidnei

Well-Known Member

Afiliado:
    7/3/16
    Curtidas Recebidas:
    11
    A última APA que eu fiz não usei lupulagem para amargor nos 60 minutos, apenas usei Amarillo e Cascade 50gr de cada e adicionei tudo aos 0 minutos (quando termina a fervura) e sem dry hop. Segundo o beersmith deu 30IBU de amargor somente com estas adições finais, considerando que eu demoro 10 minutos para esfriar o mosto até 80°c. A breja ficou boa, não ficou enjoativa, sem aquele amargo que fica na garganta e com aroma presente. Acho que como vc está nas primeiras brassagens ainda, talvez seja melhor não fazer o dry hop até se sentir mais seguro no processo..

1 pessoa curtiu isso.
  5. 11/7/18 às 12:29 #5

DaniloFurtado

DaniloFurtado

DaniloFurtado

New Member

Afiliado:
    12/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Vlw Sidnei!
    Obrigado pela sugestão.
    Estou pensando em fazer sem DH mesmo e após estudar um pouco sobre o assunto, faço outra com DH, assim analiso as diferenças e vou aperfeiçoando de acordo com nosso gosto pessoal.

1 pessoa curtiu isso.
  6. 11/7/18 às 14:24 #6

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    116
    Qual tipo de malte caramelo é esse "Caramel"?
    Pq 4kg de malte Pale Ale e 1kg de Pilsen? Pq não 100% um ou outro?

Sobre a lupulagem... Amarillo é um excelente lúpulo de sabor/aroma, muito bom mesmo. Eu acho desperdício usar 20g de amarillo aos 60' exclusivamente para amargor, pois as características mais nobres dele seriam perdidas durante a fervura. Para o minuto 60' da fervura eu iria com um lúpulo mais rico em AA como columbus/zeus, magnum ou galena. Depois disso jogaria toda a carga de amarillo e cascade a partir dos 10min finais de fervura, dividindo as adições em 10' e Flame-out, não precisando fazer adição aos 5' (mas se quiser, não terá complicações), e para essa APA não faria DH, todo aroma seria colocado na adição do flame-out.

60' = columbus/magnum/galena (quantidade a ajustar pelos IBUs desejados)
    10' = Amarillo (5g) + Cascade (10g)
    Flame-out = amarillo (25g) + cascade (35g)

OBS: só coloquei as quantidades de amarillo e cascade que tinham na receita. Se houver mais eu adicionaria no Flame-out.

7. 11/7/18 às 15:40 #7

DaniloFurtado

DaniloFurtado

DaniloFurtado

New Member

Afiliado:
    12/3/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Bom Dia Junior.
    Obrigado pela resposta.....
    - Então, sobre o malte, tenho já 1 kg em casa do Pilsen. Pensei em usar nessa APA para não ficar armazenando um pouco de cada.
    - Caramel/crystal malt....ou se não achar vou modificar para um Carared. (alterando a proporção se necessário para manter o EBC desejado).

Sobre o Amarillo, foi exatamente esta a dúvida que tinha, se era um desperdício usá-lo para amargor apenas.
    Obrigado pela sugestão.

Quanto fizer as alterações posto novamente a receita e depois o resultado!

Vlw!!

8. 11/7/18 às 20:20 #8

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    116
    O "Caramel/Crystal malte" que vc se refere é um termo genérico do BeerSmith para indicar o tipo de malte q se está trabalhando. As intensidades da temperatura na produção desses maltes traz vários tipos (níveis) de cristal/caramelo diferentes.

Por exemplo, o cristal 10L pode ser comparado ao Carahell, o cristal 20L pode ser comparado ao CaraRed e assim vai... Se vc for usar o caraRed mesmo (q é um malte caramelo/cristal de média intensidade) essa inclusão de 8,7% está boa, por se tratar de uma APA. Aí com o passar do tempo vc vai ajustando de acordo com seu gosto pessoal, isso é automático.

Sobre o Pilsen, tranquilo, sem problema algum desovar sobras de maltes bases em pequenas quantidades. Se esse pilsen estiver velho, eu aconselho pelo menos peneirar parar eliminar resíduos de pó e eventuais carunchos/broca.

Quando for jogar todo o lúpulo cascade/amarillo no flame-out lembre-se de ajustar isso no BeerSmith, pois dependendo do tempo que esses lúpulos ficam em alta temperatura (acima de 80~90ºC) eles vão ter seus AA isomerizados e trazer amargor adicional para sua cerveja final. No BS tem a opção de inclusão de lúpulo chamada "INFUSÃO", caso queira ser mais preciso. O columbus/galena/magnum na adição de 60' é para AJUSTAR o amargor para a faixa que vc deseja, ou seja, primeiramente adicione os lúpulos de sabor e aroma, e caso não atinja os IBUs que vc planeja, faça a adição de FWH no minuto 60'.

2 pessoas curtiram isso.

Compartilhe esta Página