Receita American IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Powerslave1

Member
Joined
Jul 21, 2020
Messages
14
Reaction score
3
Location
Brasil
Boa tarde, cervejeiros!
Gostaria de uma opinião sobre uma receita de American IPA!
A receita a seguir é para 48l.

OG: 1070
ABV: 7,6%
IBU: 70,6
BU/GU: 1,0

12kg malte pilsen (com intuito de aparecer um pouco mais os lúpulos) -78,4%
1kg Munich I- 6,5%
1kg Vienna- 6,5%
0,8kg Caramunich I- 5,2%
0,5kg aveia em flocos- 3,3%

15 min a 42° (devido a aveia)
60 min a 64°
10 min a 76°


100g de Columbus (FWH)- 63,2 IBU
10g de Mosaic (10 min)- 1,7 IBU
10g de Cascade (10 min)- 0,9 IBU
10g de Citra (10 min)- 2,1 IBU
10g de Centennial (10 min)- 1,3 IBU
10g de Amarillo (10 min)- 1,4 IBU
40g de Mosaic (0 min)
40g de Cascade (0 min)
40g de Citra (0 min)
40g de Centennial (0 min)
40g de Amarillo (0 min)

DH:
50g de Mosaic (4 dias)
50g de Citra (4 dias)
50g de Centennial (4 dias)
50g de Amarillo (4 dias)

4 pacotes de US-05 (18°)
 
Com esse tanto de aveia eu não veja tanta necessidade dessa parada aos 42º. Pode tirar a Aveia tb...
 
Eu tinha pensado nessa pegada para obter uma IPA bem aromática...
Sim... deu para perceber exatamente sua intenção, só que vai usar um caminhão de lúpulo em momentos conflitantes!!!!
Se fizer dry hopping, o aroma virá preponderantemente daí...
Há quem diga que só o dry hopping é suficiente para aroma e sabor, inclusive alguns dizem contribuir para amargor tb....
Eu prefiro usar no final de fervura... não faço dry hopping... tenho muito receio de oxidação!!! Mas, enfim... faça o teste desta forma e repita de um jeito diferente... só assim saberá qual irá te agradar!!!
Abraços
 
Há algum tempo atrás li aquele livro Hops do Stan Hieronymus e ele dava vários métodos de lupulagem. Dois interessantes que você pode testar depois são:
a) jogar lúpulo durante o whirpool/resfriamento (abaixo dos 80ºC). Eu faço uma NE IPA que leva três adições neste período. Fica fantástica! E com dry-hopping, pois os aromas obtidos são diferentes apesar da mesma variedade de lúpulo usada;
b) jogar lúpulo no 1/3 da fermentação (entre o começo e o meio). Há uma interação da levedura com o lúpulo que fornece não amargor nem aroma, mas sabor de lúpulo (estou fazendo um primeiro teste agora).

Quanto à sua receita, concordo com o Snoop, tiraria a aveia; creio que fica melhor para uma American IPA. Se quiser IPAs mais cremosas e aromáticas, experimente uma New England (não vai se arrepender!)
 
Eu aumentaria a temperatura da mostura.
Com 64ºC você vai ter uma cerveja bastante seca, o que eu acho que não cai muito bem em uma IPA.
Na minha percepção, uma cerveja mais encorpada combina mais com alta lupulagem.
 
Entendi. E no restante? Sugere alguma alteração?

Acho que o mais importante é vc fazer a cerveja e depois perceber oq gostaria de mudar na receita e processo. Então eu deixaria como está!!!

Dito isso, hj em dia gosto de fazer o DH numa temperatura menor (algo perto dos 14C, leia o Blog ou o Livro do Scoot Janish sobre o assunto). Também gosto de uma carga um pouco -ou muito - maior de DH do que os 4g/l, colocaria ao menos mais 100g de DH.

Se vc faz ajuste de água - oq pra ipa faz uma boa diferença - gosto de uns 200ppm de sulfato +- e uns 70/80ppm de cloreto pras AIPAs tradicionais e APAs, mas é gosto pessoal.

Gosto tb de deixar a mostura no limite inferior desejado pra conversão (algo próximo de 5.2/5.3)

E claro, cuidado com oxidação na hora do envase, e dê preferência pra carbonatação forçada, se puder.

Abraço!
 
Eu sugeriria manter tanto as adições de lúpulo a 0min/whirlpool quanto o dry hopping, por não serem redundantes e sim complementares:



Nas minhas lupuladas tenho feito sempre um hopstand a 80ºC como o @Luminos tratou acima, e tido resultados excelentes tanto de sabor e aroma.

Indicaria tirar a rampa de 42º tb. Vale apenas cuidar pra jogar a aveia NO TOPO do grist de maltes, mexendo pra não empelotar, pra não correr risco de entupir seu filtro!

Por fim, tomaria cuidado com essa rampa de 64ºC pq - apesar de adorar IPAs sequinhas - ela pode aguar demais, além de não ter dulçor residual pra segurar essa pancada de 70 IBU.
 
Segundo o Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend, nessa OG e litragem ele precisa de aproximadamente 800 Bilhões de Células. Se for seguir a calculadora, com 4 pacotes está sendo até conservador na quantidade de levedura hehehe!

E não é que é mesmo.
Falei apenas por intuição, mas vendo agora na calculadora, sem Starter, seriam necessários 6 pacotes.
Haja grana para essa breja...
 
Mais uma coisa: vale atentar que, a depender de quanto tempo seu mosto demora pra baixar dos 80ºC, essas adições de 0 min darão amargor significativo pra sua cerveja tb! Vale botar o app pra calcular o IBU dessas adições tardias...
 
Amigo, boa noite!

OG de 1070, com 7,6% de ABV e 70 IBU esta mais para uma receita de Imperial/ Double IPA, já se tratando quase de uma high gravity...

Vai ser uma breja mais "dificil" de tomar por conta do álcool, açúcar residual e amargor. Alguns copos e já vai subir bastante hehehe

Geralmente eu faço receitas de IPA com amargor médio para baixo (40 IBU), OG no máximo 1055, 1060 mostura a 66-67 graus, com foco mais nos sabores de lúpulo e menos maltes caramelo e usando mte de trigo.

Tenho gostado bastante do resultado porque ela fica uma cerveja mais "forte" porém ainda você consegue tomar quase como uma lager...

Mas se o objetivo for uma IPA americana raiz, é esse o caminho!

Um abraço!
 
Back
Top