Receita American IPA - Maracujá

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
Prezados,

Estou elaborando a receita de uma American IPA.
Gosto mto do sabor do maracujá nessa receita, mas estou com uma dúvida se faço um dry hopping com polpa de maracujá (já tomei e ficou sensacional) ou adiciono lúpulos que trazem o sabor de maracujá (amarillo, tnt, galaxy).

Segue receita para 20 litros:

Rampa única de 90min a 66º
Mashout 10min 76º

PILSEN 1,5kg
PALE ALE 3,5kg
MUNICH 0,5kg
CARAAMBER 0,5kg

LÚPULOS
GALENA 15g FWH
TNT 15g 70min
TNT 15g 5min
TNT 20g 2min

US-05

DRY HOPPING com Maracujá ou Lúpulo

Aguardo sugestões.
 
Prezados,

Estou elaborando a receita de uma American IPA.
Gosto mto do sabor do maracujá nessa receita, mas estou com uma dúvida se faço um dry hopping com polpa de maracujá (já tomei e ficou sensacional) ou adiciono lúpulos que trazem o sabor de maracujá (amarillo, tnt, galaxy).

Segue receita para 20 litros:

Rampa única de 90min a 66º
Mashout 10min 76º

PILSEN 1,5kg
PALE ALE 3,5kg
MUNICH 0,5kg
CARAAMBER 0,5kg

LÚPULOS
GALENA 15g FWH
TNT 15g 70min
TNT 15g 5min
TNT 20g 2min

US-05

DRY HOPPING com Maracujá ou Lúpulo

Aguardo sugestões.

Só toma cuidado com o Maracujá na hora da carbonatação. Tanto a polpa quanto a fruta devem ter frutose que pode ser consumido na carbonatação e gerar uma supercarbonatação.

Pq não separa em 02 fermentadores e faz as 02 coisas?
 
Só toma cuidado com o Maracujá na hora da carbonatação. Tanto a polpa quanto a fruta devem ter frutose que pode ser consumido na carbonatação e gerar uma supercarbonatação.

Pq não separa em 02 fermentadores e faz as 02 coisas?

Fazer as duas coisas q diz é dry hopping de lúpulo em um e só de maracujá no outro??
Pq dry hopping de lúpulo e maracujá, o maracujá mata todo o aroma de lúpulo, ou seja, é jogar dinheiro fora.
 
Fazer as duas coisas q diz é dry hopping de lúpulo em um e só de maracujá no outro??
Pq dry hopping de lúpulo e maracujá, o maracujá mata todo o aroma de lúpulo, ou seja, é jogar dinheiro fora.

Isso, @brunonacari !

A última leva que fiz utilizei DH de citra e ficou espetacular! =)
 
Cara, colocaria o Simcoe... Fiz uma IPA com dryhop dele e ficou com muiiiito aroma de maracujá...
 
Cara, colocaria o Simcoe... Fiz uma IPA com dryhop dele e ficou com muiiiito aroma de maracujá...

Valeu pela dica, mas a loja da minha cidade não tem simcoe.
Vou tentar com tnt ou amarillo msm.
 
Eu não gosto muito de usar frutas, então iria faria um DH mais carregado no lúpulo.
Pode usar o Amarilo ou Galaxy no DH, esses dois também tem uma pegada bem nítida de maracujá, pra mim, é mais forte que o Simcoe.
Nunca testei o TNT.
 
Ontem (26/03/16) brassei a IPA.
Decidi q vou utilizar a polpa de maracujá mesmo, pelos relatos q tive, é mto difícil chegar no toque de maracujá só com lúpulo.
Farei uma infusão da polpa com um pouco de vodka e deixarei na geladeira até chegar o dia do DH.

Uma coisa q apanhei bastante foi na conversão do açúcar, fiquei quase 2h p chegar.

Meu fermentador deve estar com algum vazamento, meu airlock não está borbulhando depois de 16h.

Uma dúvida, após fazer a aeração do mosto fica aquela espuma em cima... Como já estava nos 20° joguei o fermento (seco) por cima da espuma. Algum problema?
 
Ontem (26/03/16) brassei a IPA.
Decidi q vou utilizar a polpa de maracujá mesmo, pelos relatos q tive, é mto difícil chegar no toque de maracujá só com lúpulo.
Farei uma infusão da polpa com um pouco de vodka e deixarei na geladeira até chegar o dia do DH.

Uma coisa q apanhei bastante foi na conversão do açúcar, fiquei quase 2h p chegar.

Meu fermentador deve estar com algum vazamento, meu airlock não está borbulhando depois de 16h.

Uma dúvida, após fazer a aeração do mosto fica aquela espuma em cima... Como já estava nos 20° joguei o fermento (seco) por cima da espuma. Algum problema?

Nenhum problema, principalmente se depois você for controlar a temperatura. Eu sempre tento inocular bem perto da temperatura de fermentação, mas quando está muito quente eu ja inoculei a 25 graus, sem problemas e depois abaixei na geladeira para 18-19.
 
Ontem (26/03/16) brassei a IPA.
Decidi q vou utilizar a polpa de maracujá mesmo, pelos relatos q tive, é mto difícil chegar no toque de maracujá só com lúpulo.
Farei uma infusão da polpa com um pouco de vodka e deixarei na geladeira até chegar o dia do DH.

Uma coisa q apanhei bastante foi na conversão do açúcar, fiquei quase 2h p chegar.

Meu fermentador deve estar com algum vazamento, meu airlock não está borbulhando depois de 16h.

Uma dúvida, após fazer a aeração do mosto fica aquela espuma em cima... Como já estava nos 20° joguei o fermento (seco) por cima da espuma. Algum problema?

Essa ideia de deixar o maracujá infundido em vodka pode ser um problema, pode ser que você extraia muita acidez ou sabor indesejado. Ou mesmo que abra espaço para algum organismo contaminante. Acho que vale apena você provar essa infusão antes de colocar na cerveja e se for o caso usar uma polpa no lugar.

Sobre o fermento,
O ideal era você hidratar antes de inocular, tem um tópico na sala de fermentação explicando em detalhe o procedimento e os motivos.
Se o fermento ficou retido encima da espuma com certeza vai ser uma desvantagem... se uma quantidade grande dele não foi parar no mosto é provável que você tenha algum problema de fermentação.

Abraços
Casado
 
Essa ideia de deixar o maracujá infundido em vodka pode ser um problema, pode ser que você extraia muita acidez ou sabor indesejado. Ou mesmo que abra espaço para algum organismo contaminante. Acho que vale apena você provar essa infusão antes de colocar na cerveja e se for o caso usar uma polpa no lugar.

Mas a ideia é usar polpa de maracujá e a vodka é exatamente p evitar contaminação.

Abraços
 
Sobre o fermento,
O ideal era você hidratar antes de inocular, tem um tópico na sala de fermentação explicando em detalhe o procedimento e os motivos.
Se o fermento ficou retido encima da espuma com certeza vai ser uma desvantagem... se uma quantidade grande dele não foi parar no mosto é provável que você tenha algum problema de fermentação.

Abraços
Casado

Acabei de abrir o fermentador, a espuma sumiu toda, tem uma camada de fermento em cima.
Acho q pode ser algum vazamento o motivo de não borbulhar.
 
Meu airlock nunca borbulha com 16h, brassei uma IPA sábado, hoje de manhã notei as primeiros borbulhas do airlock.
 
Renascendo o tópico...

E aí qual foi o resultado da IPA? Compartilha aí.

Estou com uma cerva de trigo com maracujá carbonatando.
Adicionei o maracujá na maturação. Coloquei a fruta direto no Hop Bag, sem ferver ou congelar antes. Não houve contaminação.
 
@brunonacari tudo bem?
Tambem gostaria de saber o resultado da tua infusão, e como ficou a cerveja.

Outra duvida: desculpe a ignorancia, comecei a fazer cerveja ha 2 meses. O que é FWH na adiçao de Galena, na receita?

Abraço
Caio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
brunonacari tudo bem?
Tambem gostaria de saber o resultado da tua infusão, e como ficou a cerveja.

Outra : desculpe a ignorancia, comecei a fazer cerveja ha 2 meses. O que é FWH na adiçao de Galena, na receita?

Abraço
Caio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
brunonacari tudo bem?
Tambem gostaria de saber o resultado da tua infusão, e como ficou a cerveja.

Outra : desculpe a ignorancia, comecei a fazer cerveja ha 2 meses. O que é FWH na adiçao de Galena, na receita?

Abraço
Caio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

FWH - First Wort Hop
Primeira lupulagem do mosto, quando vc joga o lúpulo na panela de fervura antes de começar a fervura. Eu adiciono o lúpulo na panela de fervura quando começo a lavagem dos grãos. Vou transferindo lentamente o mosto da panela de mostura pra de fervura e o lúpulo vai se misturando lentamente no mosto antes de ferver.

[]'s
 
FWH - First Wort Hop
Primeira lupulagem do mosto, quando vc joga o lúpulo na panela de fervura antes de começar a fervura. Eu adiciono o lúpulo na panela de fervura quando começo a lavagem dos grãos. Vou transferindo lentamente o mosto da panela de mostura pra de fervura e o lúpulo vai se misturando lentamente no mosto antes de ferver.

[]'s

É uma técnica de lupulagem.

'Overall, I have been very pleased with the effect first wort hopping has had on my beers. I have taken to using it on a larger variety of beer styles recently with good results. FWH seems to produce a more complex, pleasing and harmonic hop flavor and aroma that beer drinkers find pleasing.'

Fonte: http://beersmith.com/blog/2008/03/17/the-first-wort-hop-beer-brewing-techniques/
 
CaMenegha, obrigado, entendido!
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
brunonacari tudo bem?
Tambem gostaria de saber o resultado da tua infusão, e como ficou a cerveja.

Outra : desculpe a ignorancia, comecei a fazer cerveja ha 2 meses. O que é FWH na adiçao de Galena, na receita?

Abraço
Caio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Boa tarde,
Desculpem a demora, só vi agora...
A cerveja ficou mto boa, mas alguns detalhes com relação ao planejado e a execução, não fiz o FWH (esqueci) :D Huey
E o maracujá eu peguei 250g de polpa p uns 18 litros e joguei direto no fermentador na maturação. Na próxima, jogaria somente uns 200g pra essa litragem, mas qto mais o tempo tem passado, mais gostosa está ficando a cerveja... Com certeza repetirei a receita.

Abraços
 
Não teria como usar sucos concentrados, estilo maguary, pra fazer isso? Já deve estar esterelizado, deve ter a concentração de açúcar descrita no rotulo... Só uma ideia.
 
Acho que pela pira de usar as frutas ser algo mais natural e tal, pessoal nao curte o concentrado... mas nao deve dar erro...

Eu uso polpas de uma pessoa que trabalha comigo... ele produz e pego recem congeladas
 
Não teria como usar sucos concentrados, estilo maguary, pra fazer isso? Já deve estar esterelizado, deve ter a concentração de açúcar descrita no rotulo... Só uma ideia.

Quer tomar IPA com Maguary?
Toma a IPA da Baden Baden que é com suco concentrado...:eek:
 
Estou com uma Black IPA no fermentador e a ideia é fazer DH com tnt (maracujá) e citra (manga)...
Inicialmente o tnt sobressai, depois ele dá espaço pro citra.

Veremos como ficará...
 
Quer tomar IPA com Maguary?
Toma a IPA da Baden Baden que é com suco concentrado...:eek:

Não quero e nem não quero, kkkk. Foi só uma sugestão, pra quem talvez não tenha maracujá in natura pra usar e pra não precisar botar na vodca pra evitar contaminação. Usa quem quiser. É claro que usar maracujá recém colhido é outra história, e é provavelmente o que eu vou fazer neste próximo final de semana. Pra quem não tem esta disponibilidade, não custa testar o suco concentrado. :tank:
 
Quer tomar IPA com Maguary?
Toma a IPA da Baden Baden que é com suco concentrado...:eek:
Cara, essa IPA da Baden Baden é zuada?

Pq eu até gosto dela, principalmente pelo preço, bom custo benefício, rss...

Dá um toque aí, pq eu não entendo muito de IPA não, to começando a apreciar agora...

Valeu!

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Quer tomar IPA com Maguary?
Toma a IPA da Baden Baden que é com suco concentrado...:eek:
Cara, essa IPA da Baden Baden é zuada?

Pq eu até gosto dela, principalmente pelo preço, bom custo benefício, rss...

Dá um toque aí, pq eu não entendo muito de IPA não, to começando a apreciar agora...

Valeu

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Até por isso eu contestei. Não tenho preconceito com ingrediente. Se o resultado final é atingido e agrada ao paladar de quem consome, é isso que importa.
 
Cara, essa IPA da Baden Baden é zuada?

Pq eu até gosto dela, principalmente pelo preço, bom custo benefício, rss...

Dá um toque aí, pq eu não entendo muito de IPA não, to começando a apreciar agora...

Valeu

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Zuadaça (pra mim. .. mto artificial)

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Boa tarde,
Desculpem a demora, só vi agora...
A cerveja ficou mto boa, mas alguns detalhes com relação ao planejado e a execução, não fiz o FWH (esqueci) :D Huey
E o maracujá eu peguei 250g de polpa p uns 18 litros e joguei direto no fermentador na maturação. Na próxima, jogaria somente uns 200g pra essa litragem, mas qto mais o tempo tem passado, mais gostosa está ficando a cerveja... Com certeza repetirei a receita.

Abraços

Revivendo o tópico, por quanto tempo você deixou o maracujá na cerveja? estou pensando em fazer dry hop de cascade 15g e 150g de maracujá em uma APA de 18litros, estou pensando em deixar apenas 5 dias, quanto tempo vc deixou?

Abs
 
Revivendo o tópico, por quanto tempo você deixou o maracujá na cerveja? estou pensando em fazer dry hop de cascade 15g e 150g de maracujá em uma APA de 18litros, estou pensando em deixar apenas 5 dias, quanto tempo vc deixou?

Abs

Dry hop de 15g de cascade em 18l não vai quase aparecer. Quanto ao maracujá, não tenho experiência, mas também acho que será pouco.
 
Revivendo o tópico, por quanto tempo você deixou o maracujá na cerveja? estou pensando em fazer dry hop de cascade 15g e 150g de maracujá em uma APA de 18litros, estou pensando em deixar apenas 5 dias, quanto tempo vc deixou?

Abs

Bom, desde q fiz a receita passou-se bastante tempo e acho q aprendi um cadin de lá p cá... Hoje não utilizaria polpa de maracujá (ahhhh bruno, pq não utilizaria polpa??? pq realmente dá um sabor de suco de maracujá!! rs), vários lúpulos podem trazer o perfil esperado (citra, simcoe, mosaic, amarillo, galaxy e por aí vai).

Mas respondendo suas perguntas, utilizaria NO MÍNIMO 2g/L de lúpulo no DH e acredito q os 150g de polpa para seus 18 litros durante os 5 dias estariam de bom tamanho. (lembrando q não utilizei lúpulo no DH, joguei apenas a polpa).


Falow
 
Vou colocar então 150 gramas de polpa e 25 gramas de lúpulo por 5 dias para ver como fica, vamos ver...
 
Vou colocar então 150 gramas de polpa e 25 gramas de lúpulo por 5 dias para ver como fica, vamos ver...

@sidneivl , Como ficou sua cerveja amigo ?
Poderia nos relatar o processo e o final de sua experiência ?
 
@sidneivl , Como ficou sua cerveja amigo ?
Poderia nos relatar o processo e o final de sua experiência ?

Opa, ela está na fase do dryhop, acabei colocando 25g de cascade e 150g de maracuja, vamos ver, domingo vai para a geladeira para maturar, vamos ver como fica.

Vou postando o resultado aqui.
 
@sidneivl , Como ficou sua cerveja amigo ?
Poderia nos relatar o processo e o final de sua experiência ?


@Hamilcar, a cerveja ficou ótima, coloquei 25g de lúpulo e 150g de maracujá, o aroma não está gritante, mesmo pq é uma APA, ficou um aroma frutado bem suave e gostoso, o sabor com 38 IBU ficou bem bom e o drinkability está para tomar mais de 3 garrafas, hahahah

144_E6_F08_AD5_F_4_B17_A050_B52179_C21_D8_C.jpg
 
@sidneivl , Como ficou sua cerveja amigo ?
Poderia nos relatar o processo e o final de sua experiência ?


@Hamilcar, a cerveja ficou ótima, coloquei 25g de lúpulo e 150g de maracujá, o aroma não está gritante, mesmo pq é uma APA, ficou um aroma frutado bem suave e gostoso, o sabor com 38 IBU ficou bem bom e o drinkability está para tomar mais de 3 garrafas, hahahah

144_E6_F08_AD5_F_4_B17_A050_B52179_C21_D8_C.jpg
 
Bom, desde q fiz a receita passou-se bastante tempo e acho q aprendi um cadin de lá p cá... Hoje não utilizaria polpa de maracujá (ahhhh bruno, pq não utilizaria polpa??? pq realmente dá um sabor de suco de maracujá!! rs), vários lúpulos podem trazer o perfil esperado (citra, simcoe, mosaic, amarillo, galaxy e por aí vai).

Mas respondendo suas perguntas, utilizaria NO MÍNIMO 2g/L de lúpulo no DH e acredito q os 150g de polpa para seus 18 litros durante os 5 dias estariam de bom tamanho. (lembrando q não utilizei lúpulo no DH, joguei apenas a polpa).


Falow

@brunonacari , e o TNT, curtiu? Eu queria experimentar, mas vejo poucas opiniões...
 
Back
Top