Recarga de CO2

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por metralhas, 5/10/17.

1. 5/10/17 #1

metralhas

metralhas

metralhas

Member

Afiliado:
    16/8/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ola a todos!

Estou pensando em abrir uma recarga de CO2.
    Tenho bastante experiência com ar comprimido e O2, porém nunca trabalhei com CO2.
    Gostaria de saber se algum colega do forum tem algum experiência e que possa compartilhar.
    Pelo que já andei verificando, a entrega do gas é feita em cilindros de 50L com o CO2 sob pressõ de +- 58bar e carregado com 33KG de gas.
    - Com um cilindro desses mais ou menos quantos KG consigo aproveitar para recarga de cilindros menores (6KG, 4.5KG, 2.3KG...) até que não seja mais possivel a transferência devido a baixa pressão?
    - Se eu fizer um sistema de cascata com 3 cilindros de 50L interligados eu sei que o aproveitamento será maior, mas o quanto maior?
    - Assisti alguns videos e a maioria das recargas se dá com o cilindro grande de cabeça para baixo. Porque?

Desde já agradeço a atenção de todos!

2. 5/10/17 #2

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    Acredito que posso responder à última pergunta.

CO2 dentro do cilindro (pressão altíssima) fica no estado líquido.

Como esses cilindros de recarga não têm tubo pescador (aí eu já não tenho certeza, mas acredito q tenha a ver com o motor que puxa o CO2 pro cilindro sendo recarregado) é necessário que eles fiquem de ponta cabeça pro líquido ser transferido.

Aproveitando que você já trabalhou com O2, vi que nos EUA o pessoal usa um tubo pequeno, descartável, que parece uma lata de spray, pra oxigenar o mosto, já viu algo parecido com isso aqui no Brasil?

3. 5/10/17 #3

metralhas

metralhas

metralhas

Member

Afiliado:
    16/8/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ola!
    Obrigado pela resposta. Ainda não vi esse spray pra venda no Brasil.

4. 11/10/17 #4

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

Well-Known Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Vi num site australiano o pessoal vendendo um CO2 foodgrade. Faz sentido haver graus de pureza diferentes para o CO2. Como que é essa questão aqui no Brasil?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

5. 11/10/17 #5

metralhas

metralhas

metralhas

Member

Afiliado:
    16/8/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Sim, aqui no Brasil também o CO2 é vendido em graus de pureza diferentes.

Sent from my SM-G532M using Tapatalk

6. 12/10/17 #6

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

Well-Known Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Hum, interessante. Quase não vejo isso nos anúncios. Conheço um pessoal que está fazendo recarga em loja de extintores, não sei se é uma boa.

7. 12/10/17 #7

metralhas

metralhas

metralhas

Member

Afiliado:
    16/8/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Em geral o mais vendido é o mais puro. O de pureza menor é mais vendido na indústria. Para pequenas quantidades a diferença de preço é muito pequena.

Sent from my SM-G532M using Tapatalk

8. 12/10/17 #8

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    A diferença de pureza é pequena, porém é uma decisão do cervejeiro.

A diferença de preço aqui na minha cidade é bem pequena, mas o CO2 industrial eu consigo encher na hora e conheço o fornecedor, já o food grade eu tenho q esperar uns 2 dias para recarga.

Por isso acabo recarregando com o industrial mesmo. Se fosse produzir comercialmente com certeza não faria isso, teria tanque maior e faria base de troca em vez de recarregar o meu de alumínio.

Eu andei lendo sobre problemas relacionados a uso de óleo nos tanques.

Existem aqueles mini cartuchos de 16g por exemplo, que o pessoal usa em mini kegs, e eu nunca vi vendendo food grade, só aqueles que servem pra bomba de encher pneu tb.

Enfim, se vc tem acesso fácil à CO2 food grade, não vejo motivos pra não escolhê-lo.

Agora, se não tem, converse com o fornecedor (de preferência alguém de confiança pra vc não ser enrolado). Veja como é o tanque que ele usa pra guardar, se há outros cervejeiros experientes usando o CO2 dele, etc.

SandroRibeiro curtiu isso.
  9. 12/10/17 #9

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

Well-Known Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Obrigado. É um assunto que não vejo muito ser discutido mas considero relevante principalmente porque uma das fontes de co2 é pelo processo de queima. O óleo do tanque que vc mencionou pode ser proveniente do compressor durante a produção/envase. Para consultório odontológico por exemplo, é utilizado um esquema de filtragem para remover qualque óleo, condensado e particulado.

Compartilhe esta Página