reativação de fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Christiano

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
21
Reaction score
1
Pessoal
depois de muito tempo resolvi reutilizar o fermento das minhas cervejas.
Mas não sei se estou fazendo tudo corretamente
vamos lá:
Peguei o slurry de uma weiss com OG 1.065 e FG de 1.010 em 40L fermentadas com wb-06.
tentei coletar a parte do meio do slurry,e então armazenei refrigerado em a 4º.
qual a quantidade de slurry devo utilizar para uma leva de 60L? qual a quantidade de DME que tenho que usar?
valeu!
 
Christiano, você pode utilizar essa ferramenta online para calcular a quantidade de fermento: http://www.mrmalty.com/calc/calc.html

Se você coletou a levedura há pouco tempo (menos de duas semanas), dá pra usar direto, sem fazer starter. Nesse caso, use a aba "Repitching from Slurry" para calcular a quantidade necessária. Nas minhas levas de 23 litros, uso cerca de 100ml de slurry denso. Então, a grosso modo, você vai precisar de cerca de 300ml.

No entanto, se o fermento estiver guardado há mais tempo, o melhor é fazer um starter. Se optar por esse método, use a aba "Liquid Yeast" para calcular quantos litros serão necessários e utilize o suficiente de DME para obter uma densidade de 1,030 a 1,040 (normalmente entre 80 e 100g por litro).

O principal desafio p/ quem está habituado a utilizar fermento seco e quer reutilizar a levedura é garantir uma aeração adequada, já que com fermento seco não é preciso aerar.

O fermento reutilizado precisa dos mesmos cuidados que um ferrmento líquido em relação à aeração, não subestime essa parte. Uma Weiss é uma boa cerveja pra fazer esse teste, já que se a aeração não for perfeita, você vai terminar com uns ésteres a mais que não são totalmente indesejados para o estilo.

Boa sorte!
 
Paulo, muito obrigado pelas dicas, mas como tu sugere que eu cuide da aeração? Abraço
 
Paulo mais uma vez obrigado, vou por as dicas em pratica na minha proxima brassagem.
 
Back
Top