Reaproveitamento do fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leo_pacheco

Member
Joined
Feb 5, 2018
Messages
22
Reaction score
2
Boa noite pessoal. Estou pensando em reaproveitar o fermento da uma Double IPA que fiz.
Pensei em retirar o fermento na hora realizar o priming. Que é a etapa que normalmente tiro a ceva do fermentador.
Teria algum problema?
Qual seria o prazo para eu utilizar o fermento?

Obrigado
Abraço
 
Bom dia amigo,

Dá tranquilamente p/ reaproveitar o fermento, desde que vc não tenha enchido o fermentador de lúpulo para DH e tenha feita um bom manejo das rampas de temperatura de fermentação/maturação. Caso tenha sido uma fermentação perturbada por algum tipo de estresse e tenha gerado off-flavors, este fermento já não seria o mais indicado para reaproveitar.

Esses vídeos já me ajudaram muito. Dê uma olhada:

Jamal, técnico e explicativo


Vídeo simples e muito bom
 
50g jogados diretamente dentro da breja ou com HOP BAG?

Mesmo q tenha usado o Lúpulo, vale a pena vc fazer o procedimento dos vídeos, tentar lavar e isolar só a massa de leveduras saudáveis. Com a lavagem resolve bem. Se no fim, ainda houver muito resíduo de lúpulo, eu não usaria.
 
Falo da minha experiência.

Quando não faço dry hoping eu guardo a lama toda do fundo do fermentador com um pouco da própria cerveja e a guardo em uma geladeira a 1ºC.
Quando tem dry hoping (eu não uso bag) lavo o fermento para guardar.

Na hora de usar, uso uma colher de sopa da lama como nutriente (fervo com o mosto) e faço um starter com o resto.

Não reutilizo mais que uma vez e sempre com estilos semelhantes.
 
Cara, nas 3 primeiras brejas que fiz a lavagem de lama deu tudo perfeitamente certo...a partir daí, já tentei umas 5 vzs fazer reaproveitamento de lama e a parte branca não decanta/separa da parte de levedura morta (mais escura)...só fica o líquido sobrenadante e a parte escura no fundo, ai jogo tudo fora...gostaria de um socorro!!!
 
Bom dia galera, pessoal eu usei gelatina para clarificar a cerva, se eu quiser reaproveitar o fermento basta realizar a lavagem ou o uso da gelatina inviabilizou à reutilização do fermento?
 
@bruzulu aconteceu comigo em todas as vezes que tentei. Nessa ultima guardei o "fermento" e vou usar em uma próxima brassagem bem simples apenas um malte pilsen e algum lúpulo para ver se fermenta. Caso não fermente, terei uma perca pequena.
Mas tenho uma grande dúvida, não será o fermento que estamos usando? O fermento dos meus testes foi o US04 e S05. Será que todo fermento decanta certinho dando para ver claramente a parte branca do mesmo?
 
@bruzulu aconteceu comigo em todas as vezes que tentei. Nessa ultima guardei o "fermento" e vou usar em uma próxima brassagem bem simples apenas um malte pilsen e algum lúpulo para ver se fermenta. Caso não fermente, terei uma perca pequena.
Mas tenho uma grande dúvida, não será o fermento que estamos usando? O fermento dos meus testes foi o US04 e S05. Será que todo fermento decanta certinho dando para ver claramente a parte branca do mesmo?
Olá, na minha última breja até q enfim consegui fazer perfeitamente a coleta de levedura (e com US-05 de sempre)..
O que mudou?
Fiz uma lavagem bem feita (como sempre deixava um resto de breja na bombona, só sacudia para dissolver a levedura)...agora pus quase 1l de água (pre fervida e esfriada) e fiz a trasfega inicial para uma garrafa pet sanitizada, logo depois (qdo apareceu a parte branca com levedura viável) trasfeguei pra 2 potes de vidro!!..top!!
 
Back
Top