Reaproveitamento de leveduras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcelo Gardengki

New Member
Joined
Jan 28, 2019
Messages
3
Reaction score
0
Location
Sertãozinho - SP
Boa tarde galera.
Possuo um fermentador cônico com uma lager em maturação , pretendo purgar o fermento para utilizar novamente , afinal é lama do w-34/70 , um fermento caro de ficar comprando toda vez , o problema é que a lama desta lager , se trata de uma terceira geração , estou com medo de reaproveitar a lama novamente (quarta vez )e ter algum problema de fermentação , afinal li em alguns lugares que o recomendado é reaproveitar a lama no máximo três vezes . Obs: a fermentação da terceira , ocorreu de forma limpa e saudável , sem nenhum off aparente . Alguém com mais experiencia do que eu que possa me ajudar com relação a esta dúvida .
 
Pode reaproveita de até o limite de 7 vezes segundo o John Palmer (pagina 125 do How to Brew), fica de olho se não muda atenuação ou outra característica da cerveja e não reaproveite mais se algo mudar. Mantenha boa sanitização e pode reaproveitar a levedura, já que nada mudou e está na quarta lama.
 
Eu reaproveito tambem a mesma levedura, já é a terceira vez, porem antes de levar ao mosto eu faco um mini mosto com DME um dia antes pra da uma animada nas leveduras. Até onde é valido? Um colega meu já usou levedura mais de um ano, ela começou a ficar preta, mas segundo ele ainda funcionava. O cara já tem anos de experiencia com cerveja, com cursos cervejeiro profissional e sommelier.
Gostaria de reaproveitar mais essa levedura, por questao de custo, já que cada brassagem faço 60lts de lager.
A Heineken tem suas proprias leveduras a anos, no qual é o segredo da receita deles, mas não faço a minima como eles fazem isso.
 
Pessoal, posso reaproveitar leveduras sem ter fermentador conico?

Se eu fizer o envase de uma cerveja do fermentador e horas depois colocar um mosto resfriado à 20 graus no mesmo balde, com a lama da levedura no fundo, vai dar certo?

Se for viavel esse reaproveitamento, é ruim usar gelatina na cerveja que estava no balde?
 
Pessoal, posso reaproveitar leveduras sem ter fermentador conico?

Se eu fizer o envase de uma cerveja do fermentador e horas depois colocar um mosto resfriado à 20 graus no mesmo balde, com a lama da levedura no fundo, vai dar certo?

Se for viavel esse reaproveitamento, é ruim usar gelatina na cerveja que estava no balde?

tem video no canal beer school ensinando como recuperar... é bom evitar gelatina ou qlqr outro agente clarificante
 
Obrigado. Sobre a oxigenacao:

O quão importante é pra levedura reaproveitada e qual o modo mais em conta para iniciantes?
 
Ola pessoal, fiz uma Session IPA com DH, joguei gelatina e tentei reaproveitar as leveduras.

Na hora de fazer a lavagem da lama, ela nao decantou como deveria, a primeira foto foi tirada ja apos 2:30 horas de decantacao. A agua ate separou em cima, mas nao se criou uma camada distinta das leveduras em relacao a sujeira em baixo.

Isso eh devido a adicao de gelatina? Posso tentar separar a metade de cima da camada que decantou e usar? Pode causar algum problema levar um pouco de sujeira ou leveduras nao tao boas pra uma nova fermentacao?

A segunda foto ja eh no dia seguinte





WhatsApp Image 2020-07-06 at 11.17.42 AM.jpegWhatsApp Image 2020-07-06 at 11.08.52 AM.jpeg
 
Ola pessoal, fiz uma Session IPA com DH, joguei gelatina e tentei reaproveitar as leveduras.

Na hora de fazer a lavagem da lama, ela nao decantou como deveria, a primeira foto foi tirada ja apos 2:30 horas de decantacao. A agua ate separou em cima, mas nao se criou uma camada distinta das leveduras em relacao a sujeira em baixo.

Isso eh devido a adicao de gelatina? Posso tentar separar a metade de cima da camada que decantou e usar? Pode causar algum problema levar um pouco de sujeira ou leveduras nao tao boas pra uma nova fermentacao?

A segunda foto ja eh no dia seguinte





View attachment 123977View attachment 123978

Precisa de mais tempo de decantação, cara. Eu geralmente deixo uma semana.
 
Bom dia pessoal.
Venho relatar minha experiência com reaproveitamento.
Bem... reaproveitei a levedura US-05 que havia usado em minhas brassagens de uma ALE e uma IPA. Colhi a levedura das duas brassagens juntas.... nem tudo, pois ficou bastante nas bombonas... eram brassagens de 40L. Misturei as duas em um vidro com tampa.... deixei decantar por uma semana na geladeira e depois me livrei do sobrenadante....
Brassei uma Crem Ale e usei 3/4 da levedura, pensei ser muito.... Cerveja ótima.... limpa, sem sabores ou aromas estranhos.
Fiz o mesmo processo e usei em mais uma brassagem.... uma Summer Ale com raspas de limão.... desta vez ficou realmente fantástica.... limpa e seca... gostei de reutilizar os bixinhos....
Tudo que colhi, usei no outro mosto...
Mais uma coisa.... sanitização normal com solução de iodo para os vidros e nada mais... cuidado para não dar choque térmico e boa....
Abraços...
 
Ola pessoal, fiz uma Session IPA com DH, joguei gelatina e tentei reaproveitar as leveduras.

Na hora de fazer a lavagem da lama, ela nao decantou como deveria, a primeira foto foi tirada ja apos 2:30 horas de decantacao. A agua ate separou em cima, mas nao se criou uma camada distinta das leveduras em relacao a sujeira em baixo.

Isso eh devido a adicao de gelatina? Posso tentar separar a metade de cima da camada que decantou e usar? Pode causar algum problema levar um pouco de sujeira ou leveduras nao tao boas pra uma nova fermentacao?

A segunda foto ja eh no dia seguinte





View attachment 123977View attachment 123978
eu não entendi o problema aqui.. tampa esses vidros aí, guarda na geladeira e boa...
Quando for utilizar, abre, descarta uma parte do liquido e joga a lama na cerveja ou no starter
 
Ola pessoal, fiz uma Session IPA com DH, joguei gelatina e tentei reaproveitar as leveduras.

Na hora de fazer a lavagem da lama, ela nao decantou como deveria, a primeira foto foi tirada ja apos 2:30 horas de decantacao. A agua ate separou em cima, mas nao se criou uma camada distinta das leveduras em relacao a sujeira em baixo.

Isso eh devido a adicao de gelatina? Posso tentar separar a metade de cima da camada que decantou e usar? Pode causar algum problema levar um pouco de sujeira ou leveduras nao tao boas pra uma nova fermentacao?

A segunda foto ja eh no dia seguinte





View attachment 123977View attachment 123978
Toda vez que coleto fica assim.
Aquelas fotos que agente vê por aí de três fazes bem distintas, nunca consegui.
Mesmo assim reutilizei e funcionou bem.
 
Toda vez que coleto fica assim.
Aquelas fotos que agente vê por aí de três fazes bem distintas, nunca consegui.
Mesmo assim reutilizei e funcionou bem.
Pois olha, fiquei algumas semanas achando que eu estava fazendo alguma coisa errada, pois minhas leveduras "coletadas" estavam assim, tbém 😄😄. Joguei tudo no fermentador (tirando o liquido de cima) e funcionou bem em todas.
 
Vou dar uma ideia, é como eu faço.
Faço o cálculo do starter e depois acrescento mais uns 400ml de starter. Antes de inocular eu separo num vidro esses 400ml e faço uma regra de três pra saber mais ou menos quantas celulas tem nesse vidro.
No próximo starter eu uso esse vidro (sem o sobrenadante) em vez do fermento seco. E o ciclo repete.
Assim tenho sempre levedura sem ter passado por fermentação.
Faço umas 3 vezes esse ciclo.
Já usei levedura com 3 meses na geladeira e deu boa.

Não sei se me fiz entender e se é o melhor processo, mas é assim que eu faço e qualquer dúvida, podem comentar.
 
Vou dar uma ideia, é como eu faço.
Faço o cálculo do starter e depois acrescento mais uns 400ml de starter. Antes de inocular eu separo num vidro esses 400ml e faço uma regra de três pra saber mais ou menos quantas celulas tem nesse vidro.
No próximo starter eu uso esse vidro (sem o sobrenadante) em vez do fermento seco. E o ciclo repete.
Assim tenho sempre levedura sem ter passado por fermentação.
Faço umas 3 vezes esse ciclo.
Já usei levedura com 3 meses na geladeira e deu boa.

Não sei se me fiz entender e se é o melhor processo, mas é assim que eu faço e qualquer dúvida, podem comentar.

Fala Amigo.... e a levedura que já trabalhou, vc não reaproveita???
 
Não, pq eu tenho um pouco dela antes dela ir pro fermentador.
Não faço tantas levas assim e fermento em bombona que é mais difícil reaproveitar, fazer lavagem e tal, por isso pra mim esse sistema funcionou.
Entendi seu ponto, mas na minha percepção, vejo com maior praticidade colher a levedura da bombona para reaproveitá-la, lavando ou não, do que fazer starter... já fiz os dois, e prefiro a colheita!!!! Minha próxima brassagem será com starter, pq minhas bixinhas já deram o que tinham que dar!!! kkkkkk
Afinal, o que seria do amarelo se todos gostassem de azul!!!
Abraços.
 
Boa noite galera,

Fiz duas brassagens nesse fds, duas smash APA com malte pale 2row e cascade, bateu quase o mesmo OG mas duas e aproveitei lama de outras duas brassagens, sendo US-05 e S-04. Na real esse foi meu primeiro reaproveitamento de levedura e, no caso, a S-04 tava guardada há quase um mês na geladeira, o que me preocupou pela viabilidade. Porém a aparência dela tava boa e fiz a sanitização direito, mas não sabia se iria fermentar normalmente. Na minha cidade não tem brewshop para comprar DME e tbm não montei meu agitador magnético ainda, então, para fazer o teste da lama, aproveitei o volume final da panela de fervura (uns 3-4 litros) da APA (em que ia usar a US-05) e joguei num galão de 5L com a lama guardada da S-04. Me surpreendeu a velocidade que começou a atividade no galão! Então segui o baile e fiz a outra smash APA no dia seguinte. Inoculei e em menos de 12h já tinha atividade no balde fermentador. Fiquei com dois baldes de 22L numa geladeira apertada e com fermentação meio que fora de controle.... Subiu krausen pro airlock e entupiu nos dois baldes! Rsrs dei sorte que não levantou a tampa e fez aquela cagada! Acabei optando por retirar tipo 1L de cada balde para evitar o pior. Peço ajuda do pessoal nessa, foi uma boa escolha tirar uma parte do mosto ou tem outra solução?? Não fiz cálculo de células nenhum, só joguei toda a lama no mosto novo. Essa é a melhor opção?? Ah deixei o volume que tirei dos baldes em PETs e tô usando para medir a atenuação delas... Valeu galera! Aprendo muito aqui no fórum!
Boa cervas!!
 
Boa noite galera,

Fiz duas brassagens nesse fds, duas smash APA com malte pale 2row e cascade, bateu quase o mesmo OG mas duas e aproveitei lama de outras duas brassagens, sendo US-05 e S-04. Na real esse foi meu primeiro reaproveitamento de levedura e, no caso, a S-04 tava guardada há quase um mês na geladeira, o que me preocupou pela viabilidade. Porém a aparência dela tava boa e fiz a sanitização direito, mas não sabia se iria fermentar normalmente. Na minha cidade não tem brewshop para comprar DME e tbm não montei meu agitador magnético ainda, então, para fazer o teste da lama, aproveitei o volume final da panela de fervura (uns 3-4 litros) da APA (em que ia usar a US-05) e joguei num galão de 5L com a lama guardada da S-04. Me surpreendeu a velocidade que começou a atividade no galão! Então segui o baile e fiz a outra smash APA no dia seguinte. Inoculei e em menos de 12h já tinha atividade no balde fermentador. Fiquei com dois baldes de 22L numa geladeira apertada e com fermentação meio que fora de controle.... Subiu krausen pro airlock e entupiu nos dois baldes! Rsrs dei sorte que não levantou a tampa e fez aquela cagada! Acabei optando por retirar tipo 1L de cada balde para evitar o pior. Peço ajuda do pessoal nessa, foi uma boa escolha tirar uma parte do mosto ou tem outra solução?? Não fiz cálculo de células nenhum, só joguei toda a lama no mosto novo. Essa é a melhor opção?? Ah deixei o volume que tirei dos baldes em PETs e tô usando para medir a atenuação delas... Valeu galera! Aprendo muito aqui no fórum!
Boa cervas!!
Fala Amigo. Aprendi, com uma situação semelhanta à sua, que quando usar lama, devo deixar headspace um pouco maior, pois o vigor é maior tb.... Agora... este mosto que retirou para baixar o volume deve ter levedura de US-05 e S-04.... não o utilize para verificar atenuação, pois deve ser diferente dos baldes.... faça experiência, para ver como fica o sensorial com 02 leveduras.... certamente sairá uma cerveja diferente....
Abraços e aproveitamento de lama é vida... só não utilizo quando fica marrom escuro.... já usei lama de 3 meses e foi de boa, pq sempre há overpitching...
Abraços
 
Fala Amigo. Aprendi, com uma situação semelhanta à sua, que quando usar lama, devo deixar headspace um pouco maior, pois o vigor é maior tb.... Agora... este mosto que retirou para baixar o volume deve ter levedura de US-05 e S-04.... não o utilize para verificar atenuação, pois deve ser diferente dos baldes.... faça experiência, para ver como fica o sensorial com 02 leveduras.... certamente sairá uma cerveja diferente....
Abraços e aproveitamento de lama é vida... só não utilizo quando fica marrom escuro.... já usei lama de 3 meses e foi de boa, pq sempre há overpitching...
Abraços
Na próxima leva com certeza vou deixar o headspace mais folgado... Fui naquela de tentar tirar o máximo de cerveja do mosto, mas aprendi com o erro. Ansioso para ver como fica o sensorial delas! Só usei S-04 uma vez antes, numa IPA. O restante das minhas poucas brassagens foram com a US-05. Na última leitura do densímetro hoje cedo já tinha baixado a densidade de 1,046 para 1,013 com a US-05 e de 1,045 para 1,011 com a S-04. Mas vou refazer com o mosto do balde. Realmente foi muito mais vigoroso do que obtive usando levedura seca. Fato que irei reproduzir o experimento com outras cepas.
Cheers!
 
Back
Top