Reagentes para análise de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulorgonzalez

Active Member
Joined
Apr 8, 2019
Messages
33
Reaction score
14
Olá a todos!

Há uma ano venho fazendo cerveja e sempre busco aumentar o controle do processo.

Lendo o livro How to Brew fiquei sabendo da existência de um kit chamado BrewLab da fabricante Lamotte (não disponível no Brasil) e fiquei muito empolgado com a possibilidade de se fazer a análise da água de forma autônoma.

Alguém por aqui faz ou já tentou fazer a análise da sua água por conta própria?

Não sou químico, mas fiz uma pesquisa e vi que é perfeitamente possível e seguro. O início da ideia partiu do kit da Lamotte e no final cheguei a relacionar todos os reagentes e materiais necessários, baseado em material disponibilizado na internet.

Esta questão vem me instigando há algum tempo. Atualmente uso água de abastecimento e utilizo os parâmetros fornecidos pela companhia de água para ajuste da água de brassagem e sparge. Ocorre que a companhia fornece uma média de valores obtidos em um intervalo de aproximadamente 3 anos.

Quando adquiri um pHmetro percebi que o pH da mosturação estava bem abaixo do calculado, inclusive fora do ideal. A causa provável está nos parâmetros imprecisos fornecidos pela companhia de água.

Pensei em pagar por uma análise em laboratório. No entanto, pode ser que que não resolva, uma vez que a água de abastecimento varia muito ao longo do ano em função dos períodos de estiagem e de chuva ou mudança de pontos de captação.

Enfim, gostaria de ouvir opiniões de quem tem experiência ou tem interesse neste assunto.

Abraço a todos!
 
Olá pgonzal!

Durante algum tempo trabalhei com acompanhamento de qualidade de água captada em indústria. O que observei é que a qualidade na verdade3 não varia muito ao longo do ano (exceto por algumas semanas esparsas, justamente em época de plantio/colheita nas terras no entorno no ponto onde a indústria capta.).

Mesmo assim as variações maiores eram em pH e turbidez (mas vale frisar que não medíamos concentração de muito íons, apenas uns 3-4).

Uma curiosidade: o pH que você observou era mais baixo ou mais alto que o laudo fornecido pela tratadora? Se for mais baixo (e se você deixou a água em repouso por algumas horas antes de medir) uma grande probabilidade é que tenha sido por absorção de CO2 (sim. interfere bastante. Já vi isso mais de uma vez. Uma amostra é retirada com pH 7 ou 7,5 e um par de horas depois está com pH 5,5 ou até mais baixo).

Achei interessante esse kit para análise caseira, entretanto. Poderia mandar um (ou mais) links a respeito?

Obrigado.
 
Olá pgonzal!

Durante algum tempo trabalhei com acompanhamento de qualidade de água captada em indústria. O que observei é que a qualidade na verdade3 não varia muito ao longo do ano (exceto por algumas semanas esparsas, justamente em época de plantio/colheita nas terras no entorno no ponto onde a indústria capta.).

Mesmo assim as variações maiores eram em pH e turbidez (mas vale frisar que não medíamos concentração de muito íons, apenas uns 3-4).

Uma curiosidade: o pH que você observou era mais baixo ou mais alto que o laudo fornecido pela tratadora? Se for mais baixo (e se você deixou a água em repouso por algumas horas antes de medir) uma grande probabilidade é que tenha sido por absorção de CO2 (sim. interfere bastante. Já vi isso mais de uma vez. Uma amostra é retirada com pH 7 ou 7,5 e um par de horas depois está com pH 5,5 ou até mais baixo).

Achei interessante esse kit para análise caseira, entretanto. Poderia mandar um (ou mais) links a respeito?

Obrigado.


Bacana Henrik!

Obrigado por compartilhar sua experiência!

Esclarecendo a questão da medição do pH que eu fiz, na verdade eu não meço o pH da água sozinha, mas sim da mosturação (água + malte). Eu colho umas três amostras (10min, 30min e no final), espero chegar à temperatura ambiente e faço a medição. Eu uso o programa Brewfather (muito bom!) para fazer os cálculos, colocando os parâmetros da água de acordo com o relatório da conpanhia de água (COPASA no meu caso). Sempre que fazia uma Cream Ale, por exemplo, mesmo após as adições de sais o pH calculado pelo software ficava em 5,7. Então eu usava um pouco de malte acidificado para baixar um pouco mais para chegar em 5,4. Quando comprei o pHmetro, antes de jogar o malte acidificado fiz a medição e constatei que o ph já estava em 5,1, não necessitando da adição de malte acidificado e já abaixo do ideal. Provavelmente a causa está nas imprecisões dos valores que levaram a uma alcalinidade residual errada.

Mas enfim, estou com vontade de fazer esta análise em casa e que bom que você se interessou pelo assunto também! Sua experiência em laboratório vai ser muito importante!

Vou compartilhar o material aqui por meio dos links públicos que utilizei. Não sei se tem problema com as regras do fórum, mas se houver, por favor, alguém avisa por gentileza.

O primeiro é um manual disponibilizado pelo governo:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_analise_agua_2ed.pdf

O segundo é uma aula de química que está disponibilizada no site da universidade:
http://pha.poli.usp.br/default.aspx?id=26&link_uc=disciplina (Busque pelo arquivo "Manual de Técnicas de Laboratório.pdf")

Eu compilei as informações em uma planilha que também disponibilizo aqui (https://drive.google.com/open?id=17XZzpSKzmExjl3Q-ChuWMXwlNxMgyVvnYqNwL86ZTi8). Ela está confusa, precisa de uma organização, mas já é um bom começo.

Quem se interessar dê uma olhada e vamos trocar idéias!

Já fiz um orçamento prévio dos reagentes mas esbarrei em dois deles, porque são controlados pela Polícia Federal e precisa de licença para comprá-los. São eles, Solução Cromato de Potássio 5% e Solução Tampão Amoniacal Seg. Apha pH 10,00. O primeiro é uma solução indicadora e o segundo é uma solução tampão para ph 10. Talvez tenham algum substituto, não sei dizer ainda.

É isso!
 
Galera, vendo essas discussões me veio umas ideias na cabeça.

Sou formado em bacharel químico, com mestrado em química analítica, trabalho numa empresa de saneamento.

Faço análise de pH, cloro residual e tenho acesso a dados de sódio, alcalinidade total da agua da minha cidade (estou tentando conseguir acesso a todas as analises mas ainda nao tenho)

Tenho conhecimento, formação e conheço as metodologias de analises.

Como tenho registro no conselho de classe consigo abrir uma empresa e comprar os insumos para tais analises, porém, é um investimento caro. Acha que é um potencial de negócio? Abrir uma empresa para análise de água para cervejaria e para alguns parâmetros básicos de cerveja pronta?

p.s: Sei que as empresas de saneamento fazem essas análises, mas são caras e burocráticas de conseguir
 
Galera, vendo essas discussões me veio umas ideias na cabeça.

Sou formado em bacharel químico, com mestrado em química analítica, trabalho numa empresa de saneamento.

Faço análise de pH, cloro residual e tenho acesso a dados de sódio, alcalinidade total da agua da minha cidade (estou tentando conseguir acesso a todas as analises mas ainda nao tenho)

Tenho conhecimento, formação e conheço as metodologias de analises.

Como tenho registro no conselho de classe consigo abrir uma empresa e comprar os insumos para tais analises, porém, é um investimento caro. Acha que é um potencial de negócio? Abrir uma empresa para análise de água para cervejaria e para alguns parâmetros básicos de cerveja pronta?

p.s: Sei que as empresas de saneamento fazem essas análises, mas são caras e burocráticas de conseguir

Boa tarde Trops!

Sua formação é perfeita para o desenvolvimento da ideia! Não saberia lhe dizer a respeito deste mercado, afinal tem apenas um ano que venho fazendo cerveja em casa e em quantidades que não dá nem para meu próprio consumo. Creio que nem todos que têm este perfil estaria disposto a pagar pela análise da sua água. Talvez as cervejarias comerciais possam ser um mercado potencial, mas não sei nada sobre a realidade delas.

Seria interessante você estudar estes cenários antes de investir.

A minha proposta aqui é buscar uma alternativa simples e amadora de obter parâmetros da água tal como é ofertado pelo kit da Lamotte (http://www.lamotte.com/en/food-beverage/brewlab), o qual infelizmente não está disponível no Brasil e a importação ficaria muito cara.

Não sei da sua disposição em nos ajudar e compartilhar seu conhecimento, mas seria de muita valia!
 
Boa tarde Trops!

Sua formação é perfeita para o desenvolvimento da ideia! Não saberia lhe dizer a respeito deste mercado, afinal tem apenas um ano que venho fazendo cerveja em casa e em quantidades que não dá nem para meu próprio consumo. Creio que nem todos que têm este perfil estaria disposto a pagar pela análise da sua água. Talvez as cervejarias comerciais possam ser um mercado potencial, mas não sei nada sobre a realidade delas.

Seria interessante você estudar estes cenários antes de investir.

A minha proposta aqui é buscar uma alternativa simples e amadora de obter parâmetros da água tal como é ofertado pelo kit da Lamotte (http://www.lamotte.com/en/food-beverage/brewlab), o qual infelizmente não está disponível no Brasil e a importação ficaria muito cara.

Não sei da sua disposição em nos ajudar e compartilhar seu conhecimento, mas seria de muita valia!

estou disponivel e espero sim que suas duvidas apareçam, pois serve de incentivo para estudar ainda mais as nuances do processe. inclusive estive fazendo uma planilha num dos topicos aqui sobre vitamina C.

Essa ideia que tive acabou de surgir mesmo, é ja to começando estudar o que seria necessario...
 
Bacana Trops!

Para começar no assunto propriamente dito, a proposta é a de medir os seguintes parâmetros:

Dureza Total
Dureza Cálcio
Dureza Magnésio
Cloretos
Sulfato
Alcalinidade
Sódio
pH

Para tal, precisamos dos seguintes reagentes:

SoluçãoP de Eriocromo 1% em Cloreto de SódioS
SoluçãoMurexida 0.25% Mistura Sólida com Cloreto de SódioSSol
Cromato de Potássio 5%
Solução indicadora Verde de Bromocresol 0,1%
Solução padrão de EDTA 0,02N
Solução Nitrato de Prata 0,0141N Aquoso
Solução Ácido Sulfúrico 0,02N Aquoso
Solução Hidróxido de Sódio 6N
Solução Tampão Amoniacal Seg. Apha pH 10,00

Como frisei, já fiz um orçamento prévio dos reagentes mas esbarrei em dois deles, porque são controlados pela Polícia Federal e precisa de licença para comprá-los. São eles, Solução Cromato de Potássio 5% e Solução Tampão Amoniacal Seg. Apha pH 10,00. O primeiro é uma solução indicadora e o segundo é uma solução tampão para ph 10. Talvez tenham algum substituto, não sei dizer ainda. Pode nos ajudar nesta questão?

Estimo o custo dos reagentes na ordem de 250 a 300 reais, com 1 litro de cada, o que praticamente é suficiente pro resto da vida para um cervejeiro caseiro. O procedimento está todo descrito nós links que passei acima. No entanto, penso em simplificar utilizando frasco conta gotas no lugar da bureta, utilizando amostras menores, tal qual como no kit da Lamotte.

Abraço!
 
Bacana Trops!

Para começar no assunto propriamente dito, a proposta é a de medir os seguintes parâmetros:

Dureza Total
Dureza Cálcio
Dureza Magnésio
Cloretos
Sulfato
Alcalinidade
Sódio
pH

Para tal, precisamos dos seguintes reagentes:

SoluçãoP de Eriocromo 1% em Cloreto de SódioS
SoluçãoMurexida 0.25% Mistura Sólida com Cloreto de SódioSSol
Cromato de Potássio 5%
Solução indicadora Verde de Bromocresol 0,1%
Solução padrão de EDTA 0,02N
Solução Nitrato de Prata 0,0141N Aquoso
Solução Ácido Sulfúrico 0,02N Aquoso
Solução Hidróxido de Sódio 6N
Solução Tampão Amoniacal Seg. Apha pH 10,00

Como frisei, já fiz um orçamento prévio dos reagentes mas esbarrei em dois deles, porque são controlados pela Polícia Federal e precisa de licença para comprá-los. São eles, Solução Cromato de Potássio 5% e Solução Tampão Amoniacal Seg. Apha pH 10,00. O primeiro é uma solução indicadora e o segundo é uma solução tampão para ph 10. Talvez tenham algum substituto, não sei dizer ainda. Pode nos ajudar nesta questão?

Estimo o custo dos reagentes na ordem de 250 a 300 reais, com 1 litro de cada, o que praticamente é suficiente pro resto da vida para um cervejeiro caseiro. O procedimento está todo descrito nós links que passei acima. No entanto, penso em simplificar utilizando frasco conta gotas no lugar da bureta, utilizando amostras menores, tal qual como no kit da Lamotte.

Abraço!
Bacana Trops!

Para começar no assunto propriamente dito, a proposta é a de medir os seguintes parâmetros:

Dureza Total
Dureza Cálcio
Dureza Magnésio
Cloretos
Sulfato
Alcalinidade
Sódio
pH

Para tal, precisamos dos seguintes reagentes:

SoluçãoP de Eriocromo 1% em Cloreto de SódioS
SoluçãoMurexida 0.25% Mistura Sólida com Cloreto de SódioSSol
Cromato de Potássio 5%
Solução indicadora Verde de Bromocresol 0,1%
Solução padrão de EDTA 0,02N
Solução Nitrato de Prata 0,0141N Aquoso
Solução Ácido Sulfúrico 0,02N Aquoso
Solução Hidróxido de Sódio 6N
Solução Tampão Amoniacal Seg. Apha pH 10,00

Como frisei, já fiz um orçamento prévio dos reagentes mas esbarrei em dois deles, porque são controlados pela Polícia Federal e precisa de licença para comprá-los. São eles, Solução Cromato de Potássio 5% e Solução Tampão Amoniacal Seg. Apha pH 10,00. O primeiro é uma solução indicadora e o segundo é uma solução tampão para ph 10. Talvez tenham algum substituto, não sei dizer ainda. Pode nos ajudar nesta questão?

Estimo o custo dos reagentes na ordem de 250 a 300 reais, com 1 litro de cada, o que praticamente é suficiente pro resto da vida para um cervejeiro caseiro. O procedimento está todo descrito nós links que passei acima. No entanto, penso em simplificar utilizando frasco conta gotas no lugar da bureta, utilizando amostras menores, tal qual como no kit da Lamotte.

Abraço!

vou ler as metodologias validadas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, ver quais sao as opçoes, la costuma ter mais de um metodo, mas nem sempre todos sao acessiveis. O arquivo é mto grande pra anexar aqui, se vc quiser ir pesquisando simultaneamente comigo e nao achar pra baixar me avisa que eu ponho na cloud e te passo.
 
vou ler as metodologias validadas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, ver quais sao as opçoes, la costuma ter mais de um metodo, mas nem sempre todos sao acessiveis. O arquivo é mto grande pra anexar aqui, se vc quiser ir pesquisando simultaneamente comigo e nao achar pra baixar me avisa que eu ponho na cloud e te passo.
Bacana! Vou procurar aqui.
 
Eu sei que os métodos coloriméricos são inviáveis pra nós, cervejeiros caseiros. Por isso concentrei apenas nos titulometricos.

achei algumas alternativas aqui para a analise de cloreto, precisa agora avaliar a viabilidade... preço, equipamentos, interferente principalmente.
 
@pgonzal acabou q p/ determinação cloreto pelo o outro metodo tb precisa de um reagente controlado pela policia, NITRATO DE MERCÚRIO.

e os outros acabam usando algum equipamento mais caro

Bacana Trops! Pelo que eu percebi os processos descritos no livro são praticamente os mesmos que encontrei nos materiais que eu li, provavelmente este livro realmente é a referência.

Vi que você também é de Minas, você mora em qual cidade?
 
Bacana Trops! Pelo que eu percebi os processos descritos no livro são praticamente os mesmos que encontrei nos materiais que eu li, provavelmente este livro realmente é a referência.

Vi que você também é de Minas, você mora em qual cidade?

nasci e fui criado em ipatinga e atualmente moro em teofilo otoni
 
Last edited:
nasci e fui criado em ipatinga e atualmente moro em teofilo otoni

Bacana! Um pouco longe de BH, onde eu moro. Vamos continuar buscando
@pgonzal vou em bh semana q vem a trabalho, qual brew shop ai é melhor pra ir pra comprar ingredientes?

Cara, eu gosto de comprar insumos no Império do Malte. Dê uma olhada no site deles para verificar se tem todos os insumos que você precisa.

Equipamentos eu costumo comprar no Lamas ou na Casa OLEC, mas também tem insumos nestas duas lojas.
 
Back
Top