Quem aqui cultiva lúpulos?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Quem já está cultivando lúpulos? Qual o tipo? Já usou em alguma cerveja?

Abraço,
 
Estou cultivando em Porto Alegre as seguintes espécies: Cascade, East Kent Goldings, Fuggle e Norther Brewer.

Trouxe eles da Inglaterra, e foram plantados na forma de rizomas em janeiro de 2013. O East Kent Goldings foi o primeiro a crescer e em cerca de 1 mês já estava bem grande. O Cascade demorou para engatar mas depois cresceu mais do que todos os outros, chegando a quase 2 metros. O Norther Brewer foi razoável, deve ter batido em 1 metro. E por fim o probre do Fuggle tomou um ferro do nosso clima, mal conseguiu levantar do pote.

Um detalhe curioso é que depois de uns 3 meses as folhas começaram a ficar amareladas, até secar e irem ao chão. Pesquisando na internet descobri que seria uma possível falta de potássio. Considerando essa afirmação, adquiri um fertilizante e apliquei nos potes. Depois disso o lúpulo voltou bem forte, com folhas bem saudáveis e verdes, mas durou pouco. Agora com esse clima eles estão sofrendo bastante, a maioria das folhas caiu mas a raiz ainda parece saudável. Vamos ver se eles voltam quando começar a esquentar.

As fotos em anexo são do East Kent Goldings com uns 10 dias e depois com 1 mês, aproximadamente, e do Cascade agora em junho.
 

Attachments

  • 20130117_021019.jpg
    20130117_021019.jpg
    59.8 KB · Views: 2,366
  • 20130127_221916.jpg
    20130127_221916.jpg
    41.2 KB · Views: 2,292
  • 20130611_233423.jpg
    20130611_233423.jpg
    47.6 KB · Views: 2,227
Esqueci de uma dica boa para quem pretende cultivar lúpulos:

http://www.skotrat.com/skotrat/hops.cfm

Nesse site tem uma base de dados dizendo quais doenças são comuns em quais espécies de lúpulos entre outras informações úteis. Não queria usar agrotóxicos, mas pelo que vi nessa base de dados o problema dos meus lúpulos devem ser essas doenças.
 
Boa dica esse site, valeu!

Tem uma galera cultivando - ainda que iniciando o cultivo, na serra do Rio, e no sul do pais. Vamos ver no que dá...
Se não ser nada, pelo menos é interessante ter a planta como decoração.
 
Cuidado com a quantidade de potássio utilizado e também o tipo de fertilizante, é muito normal que alguns dias após uso a planta adquira uma aparência mais saudável e logo depois perca as folhas.
 
Plantei rizomas de northern brewer e Mt Hood em vasos já tem um ano e meio, mais ou menos. No verão passado eles cresceram bem, mas não deram flores, acho que faltou sol no local onde estavam. Mudei o Northern brewer pro solo fazem uns 2 meses. Vou ver no que vai dar neste verão.
 
Na Seasons a gente tem uns Northern Brewers bem faceiros. Aqui umas fotos (tá um pouco desatualizado, ele já cresceu um pouco mais). Só não sabemos ainda se são machos ou fêmeas, infelizmente.

Na foto, minha mãe e o Obiwan, nosso responsável técnico/controle de pragas :fro:

foto (1).jpg
 
aff os meus a receita confiscou e nem me avisou, voltaram para os Stats afffffffff
 
É foda essa parte de não saber o que é. Se é macho ou se é fêmea. E ainda tem a questão do tempo de carência, parece que são 3 anos para começarem a brotar alguma coisa...
Mas como disse, deve ser legal te-los mesmo para decoração :)
 
Ano passado adquiri uma muda com a Gerti do Bierkeller, acho que um Hallertauer ou outro alemão (pelo cheiro picante e floral dos cones) parece que foram mudas de um experimento da Brahma no sul ou coisa assim, não sabemos bem, pois ela também ganhou a muda.

No final do ano passado também comprei mais 2 plantas da inglaterra (Aplus Hops), um WGV e outro Phoenix. Plantei em dezembro e o WGV cresceu muito e até deu 4 flores, já o Phoenix que tem crescimento mais lento não deu nada. Estou para receber também mais duas variedades Australianas, um Golding e o Victoria.

Quem quiser trocar mudas se manifeste! Já tenho algumas e tenho experiência em faze-las.


IMPORTANTE:

Para quem ta iniciando, vale muito lembrar que o Brasil, por ser um país longe área de ocorrência não possui muitas das doenças que atacam os lúpulos, então, MUITA RESPONSABILIDADE E CUIDADO na hora de trazer plantas de fora, pois tu pode estar introduzindo pragas também. Sempre verificar se a empresa que tu está comprando é uma empresa de confiança, se tem práticas adequadas para o controle de pragas e se é uma empresa certificada. Um dos maires problemas no cultivo são as pragas... E acredito que ninguém quer ser o responsável por introduzi-las aqui, parece algo que não devemos nos preocupar muito, mas isso é coisa séria. Uma prática que vou começar a adotar é deixar os rizomas de molho por uns 20min em uma mistura de água com um pouco de água sanitária, acho que uma colher de sopa para 1l d'água, o mesmo indicado para limpeza de vegetais e frutas para o consumo. É claro que isso não é 100%, mas já reduz bastante as contaminações, é uma dica.
 

Attachments

  • 20682_476432355732136_305819087_n.jpg
    20682_476432355732136_305819087_n.jpg
    52.6 KB · Views: 997
  • 262738_476432339065471_22915401_n.jpg
    262738_476432339065471_22915401_n.jpg
    59 KB · Views: 963
  • 546990_476432319065473_1767598824_n.jpg
    546990_476432319065473_1767598824_n.jpg
    25.2 KB · Views: 962
  • 65048_476432372398801_1247210167_n.jpg
    65048_476432372398801_1247210167_n.jpg
    36 KB · Views: 956
Faltaram essas, as plantas já grandes de WGV e Phoenix, e os cones do WGV.
 

Attachments

  • 6806_519865754722129_1090443369_n.jpg
    6806_519865754722129_1090443369_n.jpg
    87 KB · Views: 1,084
  • 479831_519865821388789_1284535894_n.jpg
    479831_519865821388789_1284535894_n.jpg
    84 KB · Views: 1,041
  • 601202_519865814722123_985014523_n.jpg
    601202_519865814722123_985014523_n.jpg
    50.2 KB · Views: 1,054
Bah Leo, acho que não devia te dar essa triste notícia, mas acho que preciso te falar, quando olhei tuas plantas ali no começo do ano em uma brassagem coletiva, elas não eram lúpulos, e sim Mikania involucrata (irmã do guaco), uma planta trepadeira, nativa do RA, e da família das margaridas, dentes-de-leão, etc... (Asteraceae). :(
 
É foda essa parte de não saber o que é. Se é macho ou se é fêmea. E ainda tem a questão do tempo de carência, parece que são 3 anos para começarem a brotar alguma coisa...
Mas como disse, deve ser legal te-los mesmo para decoração :)

Tu comprando rizomas, eles vão ser sempre fêmeas. A não ser que quem te vendeu queira te sacanear, ou te informou que é macho, pois essa planta só tem interesse para quem faz cruzamentos.
 
Bah serio?! Que curioso... Nos plantamos via semente, de um amigo que trouxe pra nos de fora. O engraçado é que teve um pessoal que veio nos visitar e levou amostras da planta para analise, e foi através do laudo deles que obtivemos a do confirmação de que era lúpulo. A nao ser que eles estivessem querendo me sacanear eheheh...

Vou ver se posto o laudo aqui pra tu dares uma olhada.
 
Bah serio?! Que curioso... Nos plantamos via semente, de um amigo que trouxe pra nos de fora. O engraçado é que teve um pessoal que veio nos visitar e levou amostras da planta para analise, e foi através do laudo deles que obtivemos a do confirmação de que era lúpulo. A nao ser que eles estivessem querendo me sacanear eheheh...

Vou ver se posto o laudo aqui pra tu dares uma olhada.

Pode ser que antes tinha um pé de lúpulo junto com esse guaco e o pé morreu... E como são parecidas ninguém percebeu. Mas se quiser posso dar uma olhada no laudo também. Sacanear acho que não iam, talvez foi por falta de conhecimento mesmo, já que as plantas são bem parecidas e o lúpulo é algo relativamente novo para o Brasil.

Abraços
 
Onde encontro sementes ou mudas?

Tenho umas 2 mudas a mais do que acho que vou plantar de WGV na chácara. Se quiser posso te vender elas a um preço justo, mais para cobrir um pouco do que gastei em toda função de trazer elas. Se quiser entra em contato via PM.

Abraços
 
Tenho intenções de comoçar a produzir. Dificuldade maior é de comseguir os rizomas. Estarei nos EUA em Novembro e pretendo comprar alguns rizomas. Como plantarei em Campos do Jordão, acho que o clima pode favorecer, mas veremos no futuro.
 
Pode ser que antes tinha um pé de lúpulo junto com esse guaco e o pé morreu... E como são parecidas ninguém percebeu. Mas se quiser posso dar uma olhada no laudo também. Sacanear acho que não iam, talvez foi por falta de conhecimento mesmo, já que as plantas são bem parecidas e o lúpulo é algo relativamente novo para o Brasil.

Abraços

Mas de onde teria surgido um pé de guaco?! Isso nao teria surgido do nada, precisaria ter sido plantado, nao?!
 
Mas de onde teria surgido um pé de guaco?! Isso nao teria surgido do nada, precisaria ter sido plantado, nao?!

Não, é uma planta bem comum, ruderal, ou seja, tem uma forte afinidade por locais mexidos, alterados. As sementes delas, assim como as do dente de leão e da família como um todo, possuem aquelas "plumas" em cima, então são facilmente carregadas pelo vento.

É que esse não é mesmo guaco utilizado para chás e tal, ela nem possui o cheiro de guaco. O gênero do guaco (Mikania) possui diversas espécies no RS, aprox. 39 espécies, umas medicinais e outras não.
 
Acabei de receber um rizoma de Victoria da Austrália! :ban:
Tri facero! hehehehehee
 

Attachments

  • SAM_1041.jpg
    SAM_1041.jpg
    64.5 KB · Views: 984
Acabei de receber um rizoma de Victoria da Austrália! :ban:
Tri facero! hehehehehee

Alguém trouxe pra vc?

Vendo essas imagens da piazada, me animei a tentar cultivar. Mas como moro de aluguel, vou tentar cultivar em Blumenau, na casa do meu pai.

Quanto em média custa um rizoma?
 
Oi Pedro, eu vou querer uns rizomas. Quanto vai custar ? Qual o mês ideal para plantar ?
 
Oi Emilio. Veio por correio, demorou bastante mas chegou, e bem, o que é o mais importante. Em geral os rizomas custam de 5 a 10 dólares/unidade, mais correio, mas é difícil encontrar quem envie para o brasil. Além do mais é sempre bom saber da onde tu está comprando, principalmente pela razão de introduzir doenças, que eu ja havia comentando.

Ainda não possuo rizomas, minhas plantas são muito jovens ainda. Possuo só algumas mudas que consegui propagar por estaquia, estou tentando produzir mais. O mês ideal para plantar acho que é ali por Setembro-Outubro. Sei que o WGV, mesmo plantado em Dezembro, em março já tinha produzido umas 4 flores. Deu só para sentir o aroma, e é bem bom!
 
Ja pensei muito em cultivar, mas acabei desanimando depois de ler sobre algumas necessidades dos lúpulos para crescerem e serem produtivos. Segue um trecho dum artigo de Ali Hamm:
"Hops grow between the 35th and 55th parallels; locales outside these latitudes will not provide sufficient day lengths for vegetative growth and flowering. Try to pick varieties that typically
grow closest to your latitude. For example, the Zatec region of the Czech Republic is located at 50° N; therefore Saaz grown at 35° N may produce few flowers, if any."
Estando eu a 22º fica desanimador :(

Fonte: http://www.homebrewersassociation.org/attachments/0000/6034/MAzym09_Hops.pdf
 
Boa noite pessoal.

Preciso compras umas mudas ou sementes para plantar como decoração em nossa Brew Shop.

Se alguém tiver a disposição fico muitooo agradecido.

Grande abraço a todo(a)s.
 
Olá pessoal! Tenho lido sobre cultivo de lúpulo e estou interessada em iniciar uma pequena plantação. Pelo que li acho que a região em que moro seria adequada (serra gaúcha) e o terreno que pretendo plantar é no alto de um morro, ou seja, na fase de crescimento ela pegaria umas 12 horas de sol tranquilo. Já tenho contato com um amigo agrônomo que vai verificar as condições do terreno, já que ele já foi usado para plantações de milho, soja, etc... o principal problema é: não acho mudas, sementes ou rizomas pra começar. Por isso, se alguém tiver qualquer informação de onde conseguir ou contato será de grande ajuda!
 
E ai pessoal, pra quem gostaria de comprar rizomas de lúpulos, na Argentina existem algumas plantações sensacionais de lúpulos onde são vendidos rizomas, lupulos em flor, etc...
http://lupulodelapatagonia.com/

Já entrei em contato com os caras pra comprar pellets, eles são bem acessíveis e respondem rapidinho, alem do mais é BEM barato...
Abraço
 
Eu e meu amigo plantamos o Cascade e o Centennial. O Cascade se adaptou bem, inclusive sofreu uma poda "forçada" devido ao ataque do dog, o que fez ele voltar com força total! Tipo uma Fenix hehehe. Já utilizamos ele em uma brassagem de uma Amber Ale e notamos que "soltou" bastante óleo. Resumindo, tem uma boa diferença entre o in natura e os pellets.
 
Eu e meu amigo plantamos o Cascade e o Centennial. O Cascade se adaptou bem, inclusive sofreu uma poda "forçada" devido ao ataque do dog, o que fez ele voltar com força total! Tipo uma Fenix hehehe. Já utilizamos ele em uma brassagem de uma Amber Ale e notamos que "soltou" bastante óleo. Resumindo, tem uma boa diferença entre o in natura e os pellets.

Parabéns! Adoraria conseguir plantar aqui na região serrana do rio, mas parece que vai faltar luz no verão.

Como ficou o aroma? Está próximo do americano?
 
Parabéns! Adoraria conseguir plantar aqui na região serrana do rio, mas parece que vai faltar luz no verão.

Como ficou o aroma? Está próximo do americano?

Sim! Não digo que ficou idêntico, pois na minha opinião ficou melhor... :cross:
 

Latest posts

Back
Top