Quem aqui cultiva lúpulos?

Discussão em 'Cultivo de lúpulos' iniciado por Guenther, 11/6/13.

1. 11/6/13 #1

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    Quem já está cultivando lúpulos? Qual o tipo? Já usou em alguma cerveja?

Abraço,

2. 12/6/13 #2

BrunoFLopes

BrunoFLopes

BrunoFLopes

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Estou cultivando em Porto Alegre as seguintes espécies: Cascade, East Kent Goldings, Fuggle e Norther Brewer.

Trouxe eles da Inglaterra, e foram plantados na forma de rizomas em janeiro de 2013. O East Kent Goldings foi o primeiro a crescer e em cerca de 1 mês já estava bem grande. O Cascade demorou para engatar mas depois cresceu mais do que todos os outros, chegando a quase 2 metros. O Norther Brewer foi razoável, deve ter batido em 1 metro. E por fim o probre do Fuggle tomou um ferro do nosso clima, mal conseguiu levantar do pote.

Um detalhe curioso é que depois de uns 3 meses as folhas começaram a ficar amareladas, até secar e irem ao chão. Pesquisando na internet descobri que seria uma possível falta de potássio. Considerando essa afirmação, adquiri um fertilizante e apliquei nos potes. Depois disso o lúpulo voltou bem forte, com folhas bem saudáveis e verdes, mas durou pouco. Agora com esse clima eles estão sofrendo bastante, a maioria das folhas caiu mas a raiz ainda parece saudável. Vamos ver se eles voltam quando começar a esquentar.

As fotos em anexo são do East Kent Goldings com uns 10 dias e depois com 1 mês, aproximadamente, e do Cascade agora em junho.

Arquivos Anexados:

fwosniak curtiu isso.
  3. 12/6/13 #3

BrunoFLopes

BrunoFLopes

BrunoFLopes

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Esqueci de uma dica boa para quem pretende cultivar lúpulos:

http://www.skotrat.com/skotrat/hops.cfm

Nesse site tem uma base de dados dizendo quais doenças são comuns em quais espécies de lúpulos entre outras informações úteis. Não queria usar agrotóxicos, mas pelo que vi nessa base de dados o problema dos meus lúpulos devem ser essas doenças.

4. 12/6/13 #4

danielperez

danielperez

danielperez

Active Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Boa dica esse site, valeu!

Tem uma galera cultivando - ainda que iniciando o cultivo, na serra do Rio, e no sul do pais. Vamos ver no que dá...
    Se não ser nada, pelo menos é interessante ter a planta como decoração.

5. 12/6/13 #5

samuelviterbo

samuelviterbo

samuelviterbo

Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    Cuidado com a quantidade de potássio utilizado e também o tipo de fertilizante, é muito normal que alguns dias após uso a planta adquira uma aparência mais saudável e logo depois perca as folhas.

6. 12/6/13 #6

Jairo

Jairo

Jairo

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Plantei rizomas de northern brewer e Mt Hood em vasos já tem um ano e meio, mais ou menos. No verão passado eles cresceram bem, mas não deram flores, acho que faltou sol no local onde estavam. Mudei o Northern brewer pro solo fazem uns 2 meses. Vou ver no que vai dar neste verão.

7. 12/6/13 #7

Jairo

Jairo

Jairo

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Moro em Florianópolis.

8. 13/6/13 #8

Ferroni

Ferroni

Ferroni

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bala!!!

9. 13/6/13 #9

Ferroni

Ferroni

Ferroni

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pretendo comprar algumas sementes e fazer uns vazinhos tbm.

10. 13/6/13 #10

leosewald

leosewald

leosewald

Moderator Moderador

Afiliado:
    22/5/13
    Curtidas Recebidas:
    270
    Na Seasons a gente tem uns Northern Brewers bem faceiros. Aqui umas fotos (tá um pouco desatualizado, ele já cresceu um pouco mais). Só não sabemos ainda se são machos ou fêmeas, infelizmente.

Na foto, minha mãe e o Obiwan, nosso responsável técnico/controle de pragas :fro:

foto (1).jpg

Guenther, Scandelari, Jairo e 2 outras curtiram isso.
  11. 13/6/13 #11

Scandelari

Scandelari

Scandelari

Well-Known Member

Afiliado:
    13/6/13
    Curtidas Recebidas:
    8
    aff os meus a receita confiscou e nem me avisou, voltaram para os Stats afffffffff

12. 13/6/13 #12

danielperez

danielperez

danielperez

Active Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    É foda essa parte de não saber o que é. Se é macho ou se é fêmea. E ainda tem a questão do tempo de carência, parece que são 3 anos para começarem a brotar alguma coisa...
    Mas como disse, deve ser legal te-los mesmo para decoração :)

13. 13/6/13 #13

paulo

paulo

paulo

Moderador Moderador

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    347
    Não saber se é macho ou se é fêmea é um problemão mesmo :D

BrunoFLopes, pedroj e thiagob curtiram isso.
  14. 13/6/13 #14

BrunoFLopes

BrunoFLopes

BrunoFLopes

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Meus amigos, não saber se os lúpulos são machos ou fêmeas não é nada comparado com outras situações nas quais essa mesma confusão pode ocorrer...

:confused:

pedroj, jonnes e MrSassa curtiram isso.
  15. 14/6/13 #15

pedroj

pedroj

pedroj

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Ano passado adquiri uma muda com a Gerti do Bierkeller, acho que um Hallertauer ou outro alemão (pelo cheiro picante e floral dos cones) parece que foram mudas de um experimento da Brahma no sul ou coisa assim, não sabemos bem, pois ela também ganhou a muda.

No final do ano passado também comprei mais 2 plantas da inglaterra (Aplus Hops), um WGV e outro Phoenix. Plantei em dezembro e o WGV cresceu muito e até deu 4 flores, já o Phoenix que tem crescimento mais lento não deu nada. Estou para receber também mais duas variedades Australianas, um Golding e o Victoria.

Quem quiser trocar mudas se manifeste! Já tenho algumas e tenho experiência em faze-las.

IMPORTANTE:

Para quem ta iniciando, vale muito lembrar que o Brasil, por ser um país longe área de ocorrência não possui muitas das doenças que atacam os lúpulos, então, MUITA RESPONSABILIDADE E CUIDADO na hora de trazer plantas de fora, pois tu pode estar introduzindo pragas também. Sempre verificar se a empresa que tu está comprando é uma empresa de confiança, se tem práticas adequadas para o controle de pragas e se é uma empresa certificada. Um dos maires problemas no cultivo são as pragas... E acredito que ninguém quer ser o responsável por introduzi-las aqui, parece algo que não devemos nos preocupar muito, mas isso é coisa séria. Uma prática que vou começar a adotar é deixar os rizomas de molho por uns 20min em uma mistura de água com um pouco de água sanitária, acho que uma colher de sopa para 1l d'água, o mesmo indicado para limpeza de vegetais e frutas para o consumo. É claro que isso não é 100%, mas já reduz bastante as contaminações, é uma dica.

Arquivos Anexados:

Kurt e gdonadel curtiram isso.
  16. 14/6/13 #16

pedroj

pedroj

pedroj

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Faltaram essas, as plantas já grandes de WGV e Phoenix, e os cones do WGV.

Arquivos Anexados:

alemonez curtiu isso.
  17. 14/6/13 #17

pedroj

pedroj

pedroj

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Bah Leo, acho que não devia te dar essa triste notícia, mas acho que preciso te falar, quando olhei tuas plantas ali no começo do ano em uma brassagem coletiva, elas não eram lúpulos, e sim Mikania involucrata (irmã do guaco), uma planta trepadeira, nativa do RA, e da família das margaridas, dentes-de-leão, etc... (Asteraceae). :(

18. 14/6/13 #18

pedroj

pedroj

pedroj

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Tu comprando rizomas, eles vão ser sempre fêmeas. A não ser que quem te vendeu queira te sacanear, ou te informou que é macho, pois essa planta só tem interesse para quem faz cruzamentos.

19. 17/6/13 #19

leosewald

leosewald

leosewald

Moderator Moderador

Afiliado:
    22/5/13
    Curtidas Recebidas:
    270
    Bah serio?! Que curioso... Nos plantamos via semente, de um amigo que trouxe pra nos de fora. O engraçado é que teve um pessoal que veio nos visitar e levou amostras da planta para analise, e foi através do laudo deles que obtivemos a do confirmação de que era lúpulo. A nao ser que eles estivessem querendo me sacanear eheheh...

Vou ver se posto o laudo aqui pra tu dares uma olhada.

KalirVoigt curtiu isso.
  20. 17/6/13 #20

Fabiano

Fabiano

Fabiano

New Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Onde encontro sementes ou mudas?

Compartilhe esta Página