Queima do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Luiz Padilha

New Member
Joined
Feb 27, 2019
Messages
3
Reaction score
0
Location
Mococa - São Paulo
Olá amigos.

Recentemente mudei meu sistema de produção de cerveja para resistência de panela, meu equipamento é uma panela de 42 litros, uso um cesto de grãos ao invés de fundo falso e a resistência é de 3500W.
O problema é que notei na primeira brassagem que fiz é que a resistência fica preta sendo necessário retirá-la para limpar, lembrando que durante a mostura a bomba (mp-15r) recircula o mosto o tempo todo, não há contato do cesto de grãos com a resistência, poderia ser o trub no final do processo que ao ficar em contato com a resistência causaria isso.
 
Last edited:
Olá amigos.

Recentemente mudei meu sistema de produção de cerveja para residência de panela, meu equipamento é uma panela de 42 litros, uso um cesto de grãos ao invés de fundo falso e a resistência é de 3500W.
O problema é que notei na primeira brassagem que fiz é que a resistência fica preta sendo necessário retirá-la para limpar, lembrando que durante a mostura a bomba (mp-15r) recircula o mosto o tempo todo, não há contato do cesto de grãos com a resistência, poderia ser o trub no final do processo que ao ficar em contato com a resistência causaria isso.
Luiz,

Provavelmente a força de sucção da bomba está esgotando o líquido no fundo da panela e fazendo a resistência trabalhar sem estar totalmente submersa.

Tente reduzir o fluxo de retorno da panela (saída da bomba) para verificar se isso continua ocorrendo.
 
Luiz,

Provavelmente a força de sucção da bomba está esgotando o líquido no fundo da panela e fazendo a resistência trabalhar sem estar totalmente submersa.

Tente reduzir o fluxo de retorno da panela (saída da bomba) para verificar se isso continua ocorrendo.
Luiz,

Provavelmente a força de sucção da bomba está esgotando o líquido no fundo da panela e fazendo a resistência trabalhar sem estar totalmente submersa.

Tente reduzir o fluxo de retorno da panela (saída da bomba) para verificar se isso continua ocorrendo.
Ok Alexandre, obrigado.
 
Sugiro também reduzir a potência da resistência com um dimmer. Está muito forte para a mostura.
 
Sugiro também reduzir a potência da resistência com um dimmer. Está muito forte para a mostura.
Vou comprar meu primeiro kit de equipamentos agora. Estava dividido em comprar uma panela de 42 litros com uma resistência de 2500. É suficiente?!
A ideia é fazer como o Luís Padilha, BIAB.
 
Vou comprar meu primeiro kit de equipamentos agora. Estava dividido em comprar uma panela de 42 litros com uma resistência de 2500. É suficiente?!
A ideia é fazer como o Luís Padilha, BIAB.
O problema deste setup (biab) é q vc terá uma resistência dimensionada para fervura mas q irá usar na mostura, onde fica muito forte. Isso queima/caramelizada o mosto. Por isso sempre sugiro o dimmer. Assim vc ajusta tudo. Pode dimensionar 1kw/10l de fervura, que é mais do que suficiente. Irá perder 10% de potência da resistência com o uso do dimmer. Na mostura dá pra reduzir a potência pra uns 30%. Com isso vc usa a potência toda para aquecer a água e depois diminui qd colocar os grãos.
 
Olá Addyson, será que este modelo serviria Dimmer Dimer 65a 12000w-220v/6000w-110v - R$ 130,00
Desculpe a demora. Passei direto nessa e só vi agora.
Tenho um idêntico, comprado com este vendedor no ML. É o melhor que eu tenho. Recomendo e, inclusive, pretendo comprar outro dele. Customizou pra mim um cabo de controle maior.
Eu geralmente o utilizo na resistência de 7kw/220v na fervura. Assim controlo 1kw/10l. Faço levas de 20 à 50 litros no mesmo setup de boa, sem queimar/caramelizar. Poderia chegar perto de 100l se tivesse fermentador pra isso.
Tenho tribloco com 3 resistências, uma em cada panela, 5, 6 e 7kw/220v. Lavagem e mostura tenho PID/SSR/Dimmer. Fervura só Dimmer.
É legal ter uma resistência um pouco mais potente porque o dimmer "rouba" um pouco da potência (uns 10%) e vc pode ir reduzindo mais conforme sua necessidade.
Geralmente uso mais potência para subir a temperatura, nas 3 panelas alternadamente, e depois deixo no mínimo que preciso.
Potência máxima na mostura até chegar na temperatura de colocar os maltes, geralmente uns 70°. Aí já cai para uns 67°. Mantenho a temperatura usando uns 30% da potência que usarei na fervura.
Lavagem eu mando para 78° uns 20' antes do mash out.
No fly sparge, lavagem e mostura já estão estabilizados em 78°.
Quando cobre a resistência de fervura eu já ligo e vou subindo aos poucos.
Quando termina a lavagem estou com a potência de fervura em mais de 1kw/10l (ainda sem ferver). Quando ferve eu caio para 1kw/10l e mantenho até o final.
 
Esqueci uma coisa. Com o dimmer, use o wattímetro para vc saber em qual potência a resistência está trabalhando. Só pelo botão não funciona porque o controle não é linear, nem mesmo neste nacional.
 
Olá amigos.

Recentemente mudei meu sistema de produção de cerveja para resistência de panela, meu equipamento é uma panela de 42 litros, uso um cesto de grãos ao invés de fundo falso e a resistência é de 3500W.
O problema é que notei na primeira brassagem que fiz é que a resistência fica preta sendo necessário retirá-la para limpar, lembrando que durante a mostura a bomba (mp-15r) recircula o mosto o tempo todo, não há contato do cesto de grãos com a resistência, poderia ser o trub no final do processo que ao ficar em contato com a resistência causaria isso.
E ai Luiz, como tu resolveu teu problema? Instalou o dimmer? conta pra nós. abraço
 
Back
Top