Que fermentador usar??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guintzel

Member
Joined
May 6, 2014
Messages
7
Reaction score
0
Amigos,estou querendo fazer minha 1° leva nos próximos dias mas estou em dúvida sobre qual fermentador usar. Minha produção sera de 50 litros, achei muito caro o fermentador cônico rotomoldado e ainda só achei o mesmo sem o pé de apoio na Biofree. Estou então na dúvida compro uma bombona de 50 litros, ou divido em 2 baldes ou vale a pena mesmo o investimento no fermentador cônico tradicional da biofree. obrigado
 
Acho que no comeco vale apena investir em 2 baldes, pois depois VC vai querer fazer levas menores para experimentar receitas, alem de usar pra trasfegar antes de engarrafar
 
Pra fermentar 50l vai precisar de uma bombona de 60l pelo menos! Ou dividir em 2 baldes como tu disse. O conico não vale a pena, na minha opiniao. Nao é pratico.

Abç
 
Então não vale a pena mesmo o cônico?? Então qual sera a melhor uma só Bombona ou 2 Baldes??
 
Cara, eu te digo que na GRANDE maioria dos casos, não vale a pena usar fermentador cônico. Aliás, a maioria das pessoas que tem fermentador cônico só os tem porque acham que são os melhores, mas não sabem o motivo. Resumindo, é só pra bonito.

Fermentador cônico só tem utilidade maior pra quem reaproveita fermento. De resto, é só desvantagem, pois é mais difícil de limpar, de transportar, e ocupa muito mais espaço na geladeira.

Ah, e a maioria que eu observo que tem fermentador cônico, e que sim, reaproveita, não reaproveita da melhor maneira... fazem só pra economizar de qualquer jeito, o que eu considero errado.

Ou seja, eu por exemplo já tive fermentador cônico lá quando comecei a fazer cerveja (pq achava bonito ter fermentador cônico) e depois de um tempo usando, analisando friamente, vi que tinha feito bobagem. Acabei vendendo, e continuo usando as minhas bombonas de 50 litros que são simplesmente perfeitas!

Abraço,
 
Cara, eu te digo que na GRANDE maioria dos casos, não vale a pena usar fermentador cônico. Aliás, a maioria das pessoas que tem fermentador cônico só os tem porque acham que são os melhores, mas não sabem o motivo. Resumindo, é só pra bonito.

Fermentador cônico só tem utilidade maior pra quem reaproveita fermento. De resto, é só desvantagem, pois é mais difícil de limpar, de transportar, e ocupa muito mais espaço na geladeira.

Ah, e a maioria que eu observo que tem fermentador cônico, e que sim, reaproveita, não reaproveita da melhor maneira... fazem só pra economizar de qualquer jeito, o que eu considero errado.

Ou seja, eu por exemplo já tive fermentador cônico lá quando comecei a fazer cerveja (pq achava bonito ter fermentador cônico) e depois de um tempo usando, analisando friamente, vi que tinha feito bobagem. Acabei vendendo, e continuo usando as minhas bombonas de 50 litros que são simplesmente perfeitas!

Abraço,

+1[emoji106]
 
Cara,eu uso baldes e tenho um cônico, reaproveito fermento e te digo uma, se era pra comprar tudo novo, compraria baldes ou bombona. Esse meu cônico acho uma droga (60 litros), prefiro usar dois baldes. Pra retirar fermento, sai pouco fermento e muita ceva. Prefiro trasfegar de um balde para outro pra tirar fermento.
 
Tenho 2 bombonas aqui, uma que era originalmente de azeitona (60L) e outroa cogumelo (50L), foi 20 reais cada... vale mais que investir trocentos ai num desses conicos
 
Sou da mesma opinião do Guenther e do ebraun,

Já tive fermentador conico tambem e usei só algumas vezes. É um trampo pra vedar a tampa, limpar e arrumar geladeira que comporte o espaço necessário ocupado (de forma ineficiente).

Reaproveitar o fermento usando bombona é mais facil tambem e disperdiça muito menos cerveja. As purgas no conico não dão bem certo...
 
Eu tenho fermentador cônico e acho muito prático. Não faço trasferga, consigo drenar bem (sem muita perda de cerveja) e encho garrafas e Postmix sem tirar o fermentador da geladeira. Para mim vale a pena.
 
Valeu pela ajuda gurizada,esta dúvida estava me atrasando aqui e agra já me decidi . Valeu
 
Sou mais um a favor do cônico, faço a retirada do fermento de forma gradual, um pouquinho todo dia, assim quase não perco cerveja. Faço o reaproveitamento (hoje) da forma correta, depois de retirada a maior parte da lama faço o primming e engarrafo direto dele e ainda usando a torneira de cima, ou seja, o minimo de fermento para as garrafas. tenho um de 75 da Indupropil e faço 60 litros tranquilamente. Usei bombonas durante muito tempo, já tive de 40 (aquelas brancas), 60 e 80. Mas essas para levas maiores são muito ruins de ficar levando de um lado para o outro, eu já acho a questão do cônico ser pouco móvel um ponto positivo quando você tem um lugar certo para ele.

Mas, como dizem, essa é minha opinião!

Abraços.
 
Cara, eu te digo que na GRANDE maioria dos casos, não vale a pena usar fermentador cônico. Aliás, a maioria das pessoas que tem fermentador cônico só os tem porque acham que são os melhores, mas não sabem o motivo. Resumindo, é só pra bonito.

Fermentador cônico só tem utilidade maior pra quem reaproveita fermento. De resto, é só desvantagem, pois é mais difícil de limpar, de transportar, e ocupa muito mais espaço na geladeira.

Ah, e a maioria que eu observo que tem fermentador cônico, e que sim, reaproveita, não reaproveita da melhor maneira... fazem só pra economizar de qualquer jeito, o que eu considero errado.

Ou seja, eu por exemplo já tive fermentador cônico lá quando comecei a fazer cerveja (pq achava bonito ter fermentador cônico) e depois de um tempo usando, analisando friamente, vi que tinha feito bobagem. Acabei vendendo, e continuo usando as minhas bombonas de 50 litros que são simplesmente perfeitas!

Abraço,

Guenther, onde tu compra tuas bombonas?
 
Que vcs acham dessa Bombona? Achei aqui perto numa loja de equipamentos para Laboratório por 150,00.
 

Attachments

  • Bombona 50L.png
    Bombona 50L.png
    56.9 KB · Views: 345
Vou de Bombona mesmo, estou pesquisando aqui em Porto Alegre onde encontrar. Valeuuu

Comprei hj na Sacaria Baldo, no bairro Navegantes, o Sérgio coloca até a torneira pra ti. R$ 95,00 com torneira.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 
Comprei hoje dois baldes de azeitona, uns pretos com tampa de rosca, direto no Mercado Público de São Paulo... R$ 10,00 cada... já lavei ambas e vou deixar 24h de molho para ver como fica... acho que veda bem, e é plástico alimentício... alguém já havia comentado aqui que usava as mesmas... não sei exatamente o tamanho, creio que entre 40 e 60l...
 
Já tive vários problemas de vedação com baldes, e nunca ver o airlock funcionar (sei que a fermentacao ocorre normalmente, mas gosto de acompanhar o airlock). Será que essas bombonas com anel de vedação em volta veda bem? Quem tem já teve algum problema de vedacao?
 
Já tive vários problemas de vedação com baldes, e nunca ver o airlock funcionar (sei que a fermentacao ocorre normalmente, mas gosto de acompanhar o airlock). Será que essas bombonas com anel de vedação em volta veda bem? Quem tem já teve algum problema de vedacao?

Vedam perfeitamente bem, e já tive provas acidentais disso. Comigo já aconteceu até de "quase explodirem", porque o sterilock entupiu e a bombona inchou que virou uma bola. Sem contar que se tu vai transferir o líquido dela e não abre a tampa ou não tira o sterilock, sai um tantinho e depois a pressão não deixa passar nada, a torneira fica aberta e o líquido parado.
 
Vedam perfeitamente bem, e já tive provas acidentais disso. Comigo já aconteceu até de "quase explodirem", porque o sterilock entupiu e a bombona inchou que virou uma bola. Sem contar que se tu vai transferir o líquido dela e não abre a tampa ou não tira o sterilock, sai um tantinho e depois a pressão não deixa passar nada, a torneira fica aberta e o líquido parado.

Valeu, obrigado por responder. Vou de bombona então. Muito obrigado!
 
Opa! Só dando minha opinião!
Bombona é vida! Tive vários baldes alimentícios como fermentador e no início vão bem, mas com o tempo acabam por vazar na tampa. E não adiantou colocar fita, papel filme... sempre vaza.
Depois que comprei uma bombona os problemas acabaram. Estou há dois anos com a mesma e parece nova.
Dica: Gostei mais da azul, pois não encarde como a branca.
Abraço!
 
Alguém tem sugestão de bombona pra fermentar 20L? Teria de ser mais ou menos nas mesmas medidas que o balde pq senão não cabe no meu frigobar.

Vlw
 
Opa! Só dando minha opinião!
Bombona é vida! Tive vários baldes alimentícios como fermentador e no início vão bem, mas com o tempo acabam por vazar na tampa. E não adiantou colocar fita, papel filme... sempre vaza.
Depois que comprei uma bombona os problemas acabaram. Estou há dois anos com a mesma e parece nova.
Dica: Gostei mais da azul, pois não encarde como a branca.
Abraço!
Valeu, obrigado por responder. Realmente irei de bombona. Azul!
 
Não gosto de ressuscitar tópicos porém vamos lá. Ampliei meu setup para um equipamento de 52 litros e quero pegar um fermentador de 30 lts. Com meu atual daria a produção total do equipamento. Minha duvida continua, vi muitos optando no tópico pela bombona, porém gostaria de saber se algo mudou. Bombona ou balde? Faço a fermentação em um frigobar de 120 lts o balde ficou um pouco apertado nas medidas que tirei de largura, porém ao mesmo tempo nunca usei bombonas, podem opinar? é bom pra trasfega, reaproveitar leveduras, tamanho e etc?

Valeu!
 
Iniciei com baldes, uso bombona há tempos.
São bem similares na forma de uso, mas acho que a bombona veda melhor , é mais resistente e mais facil de carregar com volumes maiores.
 
A bombona veda melhor, realmente, mas é mais difícil de lavar/sanitizar.
 
A bombona veda melhor, realmente, mas é mais difícil de lavar/sanitizar.

Deixo cheia com Vanish em pó sem odor por dois dias, sai a craca toda, sem ter que esfregar. depois é só desmontar torneira, limpar e sanitizar tudo.

Mas de fato acho que é preferência e no fim do dia são bem similares.
 
Deixo cheia com Vanish em pó sem odor por dois dias, sai a craca toda, sem ter que esfregar. depois é só desmontar torneira, limpar e sanitizar tudo.

Mas de fato acho que é preferência e no fim do dia são bem similares.
Estou reparando isso tb, cada um puxa a sardinha pra o que possui. Isso é bom, vou seguir meu espaço aqui então, obrigado!
 
Não gosto de ressuscitar tópicos porém vamos lá. Ampliei meu setup para um equipamento de 52 litros e quero pegar um fermentador de 30 lts. Com meu atual daria a produção total do equipamento. Minha duvida continua, vi muitos optando no tópico pela bombona, porém gostaria de saber se algo mudou. Bombona ou balde? Faço a fermentação em um frigobar de 120 lts o balde ficou um pouco apertado nas medidas que tirei de largura, porém ao mesmo tempo nunca usei bombonas, podem opinar? é bom pra trasfega, reaproveitar leveduras, tamanho e etc?

Valeu!

Uso uma bombona de 50 litros e acho maravilhosa. Veda bem, transfega bem, boa pra reaproveitamento de leveduras. Meus baldes tão parados a um tempão.
 
Não gosto de ressuscitar tópicos porém vamos lá. Ampliei meu setup para um equipamento de 52 litros e quero pegar um fermentador de 30 lts. Com meu atual daria a produção total do equipamento. Minha duvida continua, vi muitos optando no tópico pela bombona, porém gostaria de saber se algo mudou. Bombona ou balde? Faço a fermentação em um frigobar de 120 lts o balde ficou um pouco apertado nas medidas que tirei de largura, porém ao mesmo tempo nunca usei bombonas, podem opinar? é bom pra trasfega, reaproveitar leveduras, tamanho e etc?

Valeu!
Bombona sem duvidas, vedação melhor mais facil de limpar. Uso a de 60 litros nada a reclamar.
 
Bombona é vida! Depois que você usa nem quer olhar pros baldes mais... rsrsrs. Vedação top, acho fácil de limpar e, além disso, como ela tem as laterais "retas", a chance da torneirinha vazar é muito menor. Só vantagens!
 
Back
Top