• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Que fermentador usar??

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

FranciscoDS

Well-Known Member
Afiliado
15/1/14
Vou de Bombona mesmo, estou pesquisando aqui em Porto Alegre onde encontrar. Valeuuu
Comprei hj na Sacaria Baldo, no bairro Navegantes, o Sérgio coloca até a torneira pra ti. R$ 95,00 com torneira.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

alanlisboa

Well-Known Member
Afiliado
24/6/14
Comprei hoje dois baldes de azeitona, uns pretos com tampa de rosca, direto no Mercado Público de São Paulo... R$ 10,00 cada... já lavei ambas e vou deixar 24h de molho para ver como fica... acho que veda bem, e é plástico alimentício... alguém já havia comentado aqui que usava as mesmas... não sei exatamente o tamanho, creio que entre 40 e 60l...

skullbeers

Member
Afiliado
12/2/19
Já tive vários problemas de vedação com baldes, e nunca ver o airlock funcionar (sei que a fermentacao ocorre normalmente, mas gosto de acompanhar o airlock). Será que essas bombonas com anel de vedação em volta veda bem? Quem tem já teve algum problema de vedacao?

Calmezini

Well-Known Member
Afiliado
25/11/18
Já tive vários problemas de vedação com baldes, e nunca ver o airlock funcionar (sei que a fermentacao ocorre normalmente, mas gosto de acompanhar o airlock). Será que essas bombonas com anel de vedação em volta veda bem? Quem tem já teve algum problema de vedacao?
Vedam perfeitamente bem, e já tive provas acidentais disso. Comigo já aconteceu até de "quase explodirem", porque o sterilock entupiu e a bombona inchou que virou uma bola. Sem contar que se tu vai transferir o líquido dela e não abre a tampa ou não tira o sterilock, sai um tantinho e depois a pressão não deixa passar nada, a torneira fica aberta e o líquido parado.

skullbeers

Member
Afiliado
12/2/19
Vedam perfeitamente bem, e já tive provas acidentais disso. Comigo já aconteceu até de "quase explodirem", porque o sterilock entupiu e a bombona inchou que virou uma bola. Sem contar que se tu vai transferir o líquido dela e não abre a tampa ou não tira o sterilock, sai um tantinho e depois a pressão não deixa passar nada, a torneira fica aberta e o líquido parado.
Valeu, obrigado por responder. Vou de bombona então. Muito obrigado!

Afiliado
15/4/19
Opa! Só dando minha opinião!
Bombona é vida! Tive vários baldes alimentícios como fermentador e no início vão bem, mas com o tempo acabam por vazar na tampa. E não adiantou colocar fita, papel filme... sempre vaza.
Depois que comprei uma bombona os problemas acabaram. Estou há dois anos com a mesma e parece nova.
Dica: Gostei mais da azul, pois não encarde como a branca.
Abraço!

Mittelfruh

Well-Known Member
Afiliado
21/10/15
Alguém tem sugestão de bombona pra fermentar 20L? Teria de ser mais ou menos nas mesmas medidas que o balde pq senão não cabe no meu frigobar.

Vlw

skullbeers

Member
Afiliado
12/2/19
Opa! Só dando minha opinião!
Bombona é vida! Tive vários baldes alimentícios como fermentador e no início vão bem, mas com o tempo acabam por vazar na tampa. E não adiantou colocar fita, papel filme... sempre vaza.
Depois que comprei uma bombona os problemas acabaram. Estou há dois anos com a mesma e parece nova.
Dica: Gostei mais da azul, pois não encarde como a branca.
Abraço!
Valeu, obrigado por responder. Realmente irei de bombona. Azul!

Bruno Nery

Well-Known Member
Afiliado
24/12/18
Não gosto de ressuscitar tópicos porém vamos lá. Ampliei meu setup para um equipamento de 52 litros e quero pegar um fermentador de 30 lts. Com meu atual daria a produção total do equipamento. Minha duvida continua, vi muitos optando no tópico pela bombona, porém gostaria de saber se algo mudou. Bombona ou balde? Faço a fermentação em um frigobar de 120 lts o balde ficou um pouco apertado nas medidas que tirei de largura, porém ao mesmo tempo nunca usei bombonas, podem opinar? é bom pra trasfega, reaproveitar leveduras, tamanho e etc?

Valeu!

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Iniciei com baldes, uso bombona há tempos.
São bem similares na forma de uso, mas acho que a bombona veda melhor , é mais resistente e mais facil de carregar com volumes maiores.

EngRocha

Well-Known Member
Afiliado
19/5/17
A bombona veda melhor, realmente, mas é mais difícil de lavar/sanitizar.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
A bombona veda melhor, realmente, mas é mais difícil de lavar/sanitizar.
Deixo cheia com Vanish em pó sem odor por dois dias, sai a craca toda, sem ter que esfregar. depois é só desmontar torneira, limpar e sanitizar tudo.

Mas de fato acho que é preferência e no fim do dia são bem similares.

Bruno Nery

Well-Known Member
Afiliado
24/12/18
Deixo cheia com Vanish em pó sem odor por dois dias, sai a craca toda, sem ter que esfregar. depois é só desmontar torneira, limpar e sanitizar tudo.

Mas de fato acho que é preferência e no fim do dia são bem similares.
Estou reparando isso tb, cada um puxa a sardinha pra o que possui. Isso é bom, vou seguir meu espaço aqui então, obrigado!

Breno Bonioli

Well-Known Member
Afiliado
13/8/18
Não gosto de ressuscitar tópicos porém vamos lá. Ampliei meu setup para um equipamento de 52 litros e quero pegar um fermentador de 30 lts. Com meu atual daria a produção total do equipamento. Minha duvida continua, vi muitos optando no tópico pela bombona, porém gostaria de saber se algo mudou. Bombona ou balde? Faço a fermentação em um frigobar de 120 lts o balde ficou um pouco apertado nas medidas que tirei de largura, porém ao mesmo tempo nunca usei bombonas, podem opinar? é bom pra trasfega, reaproveitar leveduras, tamanho e etc?

Valeu!
Uso uma bombona de 50 litros e acho maravilhosa. Veda bem, transfega bem, boa pra reaproveitamento de leveduras. Meus baldes tão parados a um tempão.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Afiliado
13/8/18
Quanto a limpeza, acho sempre mais vantajoso lavar logo após a transfega, com detergente neutro e água mesmo.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Afiliado
27/7/17

Valeu!
Bombona sem duvidas, vedação melhor mais facil de limpar. Uso a de 60 litros nada a reclamar.

Juliano Brunello Zaban

Active Member
Afiliado
26/7/18
Bombona é vida! Depois que você usa nem quer olhar pros baldes mais... rsrsrs. Vedação top, acho fácil de limpar e, além disso, como ela tem as laterais "retas", a chance da torneirinha vazar é muito menor. Só vantagens!

2