Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Que fermentador usar??

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Guintzel

Member
Afiliado
6/5/14
Amigos,estou querendo fazer minha 1° leva nos próximos dias mas estou em dúvida sobre qual fermentador usar. Minha produção sera de 50 litros, achei muito caro o fermentador cônico rotomoldado e ainda só achei o mesmo sem o pé de apoio na Biofree. Estou então na dúvida compro uma bombona de 50 litros, ou divido em 2 baldes ou vale a pena mesmo o investimento no fermentador cônico tradicional da biofree. obrigado

matheusoc

Member
Afiliado
30/3/14
Acho que no comeco vale apena investir em 2 baldes, pois depois VC vai querer fazer levas menores para experimentar receitas, alem de usar pra trasfegar antes de engarrafar

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Pra fermentar 50l vai precisar de uma bombona de 60l pelo menos! Ou dividir em 2 baldes como tu disse. O conico não vale a pena, na minha opiniao. Nao é pratico.

Abç

Guintzel

Member
Afiliado
6/5/14
Então não vale a pena mesmo o cônico?? Então qual sera a melhor uma só Bombona ou 2 Baldes??

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Cara, eu te digo que na GRANDE maioria dos casos, não vale a pena usar fermentador cônico. Aliás, a maioria das pessoas que tem fermentador cônico só os tem porque acham que são os melhores, mas não sabem o motivo. Resumindo, é só pra bonito.

Fermentador cônico só tem utilidade maior pra quem reaproveita fermento. De resto, é só desvantagem, pois é mais difícil de limpar, de transportar, e ocupa muito mais espaço na geladeira.

Ah, e a maioria que eu observo que tem fermentador cônico, e que sim, reaproveita, não reaproveita da melhor maneira... fazem só pra economizar de qualquer jeito, o que eu considero errado.

Ou seja, eu por exemplo já tive fermentador cônico lá quando comecei a fazer cerveja (pq achava bonito ter fermentador cônico) e depois de um tempo usando, analisando friamente, vi que tinha feito bobagem. Acabei vendendo, e continuo usando as minhas bombonas de 50 litros que são simplesmente perfeitas!

Abraço,

VictorCoelho

Well-Known Member
Afiliado
12/8/13
Cara, eu te digo que na GRANDE maioria dos casos, não vale a pena usar fermentador cônico. Aliás, a maioria das pessoas que tem fermentador cônico só os tem porque acham que são os melhores, mas não sabem o motivo. Resumindo, é só pra bonito.

Fermentador cônico só tem utilidade maior pra quem reaproveita fermento. De resto, é só desvantagem, pois é mais difícil de limpar, de transportar, e ocupa muito mais espaço na geladeira.

Ah, e a maioria que eu observo que tem fermentador cônico, e que sim, reaproveita, não reaproveita da melhor maneira... fazem só pra economizar de qualquer jeito, o que eu considero errado.

Ou seja, eu por exemplo já tive fermentador cônico lá quando comecei a fazer cerveja (pq achava bonito ter fermentador cônico) e depois de um tempo usando, analisando friamente, vi que tinha feito bobagem. Acabei vendendo, e continuo usando as minhas bombonas de 50 litros que são simplesmente perfeitas!

Abraço,
+1[emoji106]

ebraun

Well-Known Member
Afiliado
7/10/13
Cara,eu uso baldes e tenho um cônico, reaproveito fermento e te digo uma, se era pra comprar tudo novo, compraria baldes ou bombona. Esse meu cônico acho uma droga (60 litros), prefiro usar dois baldes. Pra retirar fermento, sai pouco fermento e muita ceva. Prefiro trasfegar de um balde para outro pra tirar fermento.

renatomiani

Well-Known Member
Afiliado
6/12/13
Tenho 2 bombonas aqui, uma que era originalmente de azeitona (60L) e outroa cogumelo (50L), foi 20 reais cada... vale mais que investir trocentos ai num desses conicos

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Sou da mesma opinião do Guenther e do ebraun,

Já tive fermentador conico tambem e usei só algumas vezes. É um trampo pra vedar a tampa, limpar e arrumar geladeira que comporte o espaço necessário ocupado (de forma ineficiente).

Reaproveitar o fermento usando bombona é mais facil tambem e disperdiça muito menos cerveja. As purgas no conico não dão bem certo...

Fdamata

Well-Known Member
Afiliado
16/12/13
Eu tenho fermentador cônico e acho muito prático. Não faço trasferga, consigo drenar bem (sem muita perda de cerveja) e encho garrafas e Postmix sem tirar o fermentador da geladeira. Para mim vale a pena.

Guintzel

Member
Afiliado
6/5/14
Valeu pela ajuda gurizada,esta dúvida estava me atrasando aqui e agra já me decidi . Valeu

drelimainacio

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Sou mais um a favor do cônico, faço a retirada do fermento de forma gradual, um pouquinho todo dia, assim quase não perco cerveja. Faço o reaproveitamento (hoje) da forma correta, depois de retirada a maior parte da lama faço o primming e engarrafo direto dele e ainda usando a torneira de cima, ou seja, o minimo de fermento para as garrafas. tenho um de 75 da Indupropil e faço 60 litros tranquilamente. Usei bombonas durante muito tempo, já tive de 40 (aquelas brancas), 60 e 80. Mas essas para levas maiores são muito ruins de ficar levando de um lado para o outro, eu já acho a questão do cônico ser pouco móvel um ponto positivo quando você tem um lugar certo para ele.

Mas, como dizem, essa é minha opinião!

Abraços.

FranciscoDS

Well-Known Member
Afiliado
15/1/14

Abraço,
Guenther, onde tu compra tuas bombonas?

leomlins

Active Member
Afiliado
30/10/13
Que vcs acham dessa Bombona? Achei aqui perto numa loja de equipamentos para Laboratório por 150,00.

Attachments

Latest posts