Quase tudo sobre BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jalexandre

Well-Known Member
Joined
Nov 15, 2014
Messages
1,466
Reaction score
719
Galera,

Já é a segunda ou terceira vez que recebo uma mensagem inbox perguntando sobre BIAB, então resolvi condensar minha experiência sobre o assunto em tópico, e tentar te convencer a se juntar a 'Confraria do saco' (tu-dum-pish).

Vamos lá:

O que é Brew In A Bag ?

O BIAB é um método muito utilizado pelos homebrewers australianos, e consiste em utilizar um saco de tecido poroso, não tóxico, no lugar do fundo falso ou bazooka.

Os tecidos utilizados são o Voal (véu de noiva ou tecido de cortina) e Musseline (um tecido parecido com a seda), ambos 100% atóxicos e bem resistentes. Quando eu digo bem resistentes, pense em algo como 10kg de malte molhado.

Como mosturar com BIAB?

A mostura é muito simples.

Você aquece a água até atingir sua temperatura de strike (geralmente uns 72ºC), já com o saco dentro da panela, coloca o malte aos poucos e mexendo bem para não embolotar. Quando todo o malte estiver no saco, mexa bem para homogeneizar a temperatura, corrija se for necessário (cuidado com a caramelização do mosto, hein!!), tampe a panela e espere 90 minutos.

Quando acabar a etapa de sacarificação, tire o saco e deixe-o escorrer em algum lugar (eu costumo usar o fermentador), aumente o fogo e se prepare para começar a fervura.


Vantagens e desvantagens de usar BIAB

Primeiro as vantagens:

- Dispensa o uso de panelas adicionais
- Barato. O metro do Voal é 6 reais em Curitiba, na data deste post
- Prático e rápido. Dispensa o uso de sparge, diminuindo o brewday em 60 minutos
- Dispensa recirculação. O saco de Voal já faz o papel de filtro, dispensando a recirculação
- Baixa eficiência (eu discordo)
- Maior turbidez na cerveja (eu também discordo…)
- Ótimo para pequenos volumes
- Dispensa o uso de fundo falso/bazooka (menos tralha para limpar no fim do dia)
- Móvel. Com o uso de apenas uma panela, fica fácil levar seu equipamento para casa de um colega ou evento.

Agora, as desvantagens (porque nem tudo são flores, né…)

-Baixa eficiência.
-Maior turbidez na cerveja (eu também discordo…)

A maior parte do preconceito em relação do uso do BIAB vem da sua baixa eficiência e a turbidez característica do método, porém, ambos podem ser contornados.

Eu, por exemplo, uso uma moagem bem fininha, o que me dá um rendimento na casa de 75%, o que é aceitável para levas até 20 litros.

Sobre a turbidez, eu costumo fazer uma recirculação com bomba de uns 30 minutos enquanto aqueço o mosto para iniciar a fervura, e depois faço clarificação com gelatina.

Como eu calculo a água necessária para mosturação e lavagem?


Para mim, essa é a maior vantagem do BIAB. Não há cálculo. Simplesmente coloque todo o volume necessário para a brassagem, considerando o valor que será perdido na fervura.

Ou seja, se meu equipamento perde 3 litros na fervura, e eu quero fazer 10 litros, simplesmente começo a mosturação com 13 litros de água.

Minha panela de 15 litros não comporta o malte junto com 13 litros de água. Devo desistir do BIAB e usar 3 panelas?

Não. O que eu costumo fazer nesse cenário, é usar todo o volume de água possível e então completar o pré fervura com água quente. Dependendo da quantidade de água a ser completada, pode haver variação no EBC / IBU pré calculado, mas basta levar essa adição em conta na formulação da receita que não há problemas. Vários softwares permitem essa correção durante a criação da receita, facilitando o nosso trabalho.

Por exemplo, na minha panela de 27 litros, geralmente eu:

- Começo minha mosturação com 15 litros mais malte.
- Termino com aproximadamente 10 litros.
- Completo com 10 litros de água quente até bater os 25 litros pré fervura.
- Fervo tudo por 90 minutos e extraio 18 litros para o fermentador.
- Como meu processo possui pouca variação, eu prevejo essa adição de 10 litros direto na calculadora do brewersfriend.com

Tá, mas e a lavagem?

Quando eu faço levas de 18 litros, eu acabo tendo que completar o volume pré fervura. Aproveito que já tenho agua quente na quantidade certa e procedo da seguinte forma:

- Coloco o saco de malte em um fermentador
- Despejo agua quente (70ºC ~ 72ºC) nesse fermentador
- Espero alguns minutos e despejo a agua na panela.
- Eu não gasto mais que 15 minutos nesse processo, já que o intuito não é aumentar a eficiência, mas sim aproveitar a água que já está por ali para ganhar alguns pontinhos de densidade. :)

Em levas menores, eu não faço lavagem. :)

Tenho uma receita para 3 panelas. Como adaptar para BIAB?

Dá mesma maneira que se adapta receitas em geral. Coloque-as num software, com as quantidades utilizadas pelo autor da receita, então ajuste elas para o seu equipamento. Ajuste as quantidades até atingir o padrão desejado em termos de IBU, EBC, OG e FG.

Me convenceu. Onde eu compro voal?

Geralmente você consegue comprar voal em loja de tecidos. Aqui em Curitiba, você encontra fácil na rua André de Barros, na loja Javanesa, no centro. Só perguntar por 'voal' ou 'tecido de cortina'

Se não tiver loja na sua cidade, procure no mercado livre. Da última vez que eu olhei, achei Voal por 8 reais o metro.

Dúvidas, críticas e sugestões, manifestem-se. :D
 
Qual o tamanho máximo de levas que você acha possível de produzir no Biab? Tenho feito levas finalis de 10 litros, eficiência de 75% a 78% e sem lavagem. Apenas revirado mais.
 
Quiz dizer circulado mais e não tenho turbidez, apenas noto mais fermento no fundo comparado ao método de 3 panelas
 
Qual o tamanho máximo de levas que você acha possível de produzir no Biab? Tenho feito levas finalis de 10 litros, eficiência de 75% a 78% e sem lavagem. Apenas revirado mais.

Eu tenho feito levas de 10 a 20 litros usando esse método. Tem gente no fórum que faz 40 litros BIAB, mas eu não tenho coluna pra isso. :D

Realmente, a turbidez tem diminuido bastante com a recirculação.

Estou testando uma mistura de BIAB com elementos de HERMS, os primeiro teste deu merda (entupiu o 'fundo falso tosco de panela furada' que eu fiz, foi foda...), e o segundo deu eficiência de 77% usando voal mesmo e recirculando com a chugger.
Não pude medir a translucidez porque foi uma Heffe, mas o mosto estava bem cristalino antes da fervura.

Assim que eu chegar a um parecer confiável, pretendo compartilhar.

Abraços,
 
Tenho um equipamento maior mas não me desfaço do meu BIAB, caldeirão de 32L.
Fiz sob encomenda esse fundo falso exclusivo para BIAB, pra não haver risco de caramelizar o malte.
Não cadastrei essa panela em nenhum software ainda, o que pretendo, mas tenho me virado, rs.
Sou fã da simplicidade e praticidade dos grãos no saco. Uso musselini.

P1y3Pja.jpg

mC3uaPC.jpg

h3AtPuu.jpg


Boas cevas!
 
Tenho um equipamento maior mas não me desfaço do meu BIAB, caldeirão de 32L.
Fiz sob encomenda esse fundo falso exclusivo para BIAB, pra não haver risco de caramelizar o malte.
Não cadastrei essa panela em nenhum software ainda, o que pretendo, mas tenho me virado, rs.
Sou fã da simplicidade e praticidade dos grãos no saco. Uso musselini.

P1y3Pja.jpg

mC3uaPC.jpg

h3AtPuu.jpg


Boas cevas!

Curti a elegância e praticidade desse fundo falso. Você, como fã de BIAB, o que diz sobre o rendimento, turbidez, etc?
 
Tenho um equipamento maior mas não me desfaço do meu BIAB, caldeirão de 32L.
Fiz sob encomenda esse fundo falso exclusivo para BIAB, pra não haver risco de caramelizar o malte.
Não cadastrei essa panela em nenhum software ainda, o que pretendo, mas tenho me virado, rs.
Sou fã da simplicidade e praticidade dos grãos no saco. Uso musselini.

P1y3Pja.jpg

mC3uaPC.jpg

h3AtPuu.jpg


Boas cevas!
Qual a altura deste fundo. To querendo montar um equipamento novo, o meu é de 7,5litros, quero ir pro 20 litros.
 
Curti a elegância e praticidade desse fundo falso. Você, como fã de BIAB, o que diz sobre o rendimento, turbidez, etc?
Jalexandre, não medi a eficiência ainda dessa panelinha, meu amigo. Vou fazer essa média na próxima brassagem. Sobre a turbidez, eu também recirculo uns 20 minutos para limpar um pouco o mosto, mas sou mais desencanado com turbidez, desde que "normal", nada que altere o sabor da cervejinha de cada dia. E depois que usei a gelatina com a técnica citada aqui no fórum, é o que faço quando quero uma cerveja mais límpida.

Qual a altura deste fundo. To querendo montar um equipamento novo, o meu é de 7,5litros, quero ir pro 20 litros.
Sidney, o fundo fica a 8cm do fundo, meu amigo.

OBS.: quando adquiri esse caldeirão, morava num apartamento com cozinha pequena, só com BIAB mesmo (Y)

Boas cevas!
 
Belo tópico
Faço leva de 10 litros com Biab o saco de voil
Uso panela de 20 litros, coloco uns 16 litros de água e uso uns 3 pra dar uma lavada
Depois de cozinhar Coloco o saco encima de uma grelha acima da panela e jogo água quente em cima do saco com uma jarra pra acertar densidade, dou uma amassada no saco depois só ferver
Normalmente fervo 14 litros, evapora 2, perde 1 no trub e vai 11 pro fermentador, no fim sobra 10
Pra resfriar uso uma tina com água e coloco 6 pet de 2litro congelada e ponho a panela dentro, 25 minutos já esfriou
Não recirculo, deixo 1 semana 0 graus turbidez totalmente normal

Pra manter a temperatura ligo no máximo umas 2 vezes o fogo e mecho, não entendi a função desse fundo falso
 
Pra manter a temperatura ligo no máximo umas 2 vezes o fogo e mecho, não entendi a função desse fundo falso

Creio que seja para usar de apoio para que o saco de grãos não encoste no fundo da panela, evitando uma possível caramelização quando o fogo estiver ligado.

Eu particularmente não uso, mas eu também não ligo o fogo durante a mosturação.

Abraços,
 
@jalexandre,

O post no geral tá legal... mas tem muita coisa aí que é gosto pessoal teu, ou algumas... digamos.... deturpações do que é realmente a técnica BIAB básica.... que não é feito pra recircular, nem pra lavar, etc..... por isso não vou fixar o tópico.

Abraço,
 
@jalexandre,

O post no geral tá legal... mas tem muita coisa aí que é gosto pessoal teu, ou algumas... digamos.... deturpações do que é realmente a técnica BIAB básica.... que não é feito pra recircular, nem pra lavar, etc..... por isso não vou fixar o tópico.

Abraço,

Eu compreendo, mas o tópico foi feito em cima de dúvidas que já recebi na inbox e em outros tópicos.

Não achei justo ignorar.

Abraços,
 
Sim sim, eu concordo.... e acho legal o post no geral, mas acho que seria interessante num texto como esse deixar claro o que é BIAB básico, e o que são adaptações pessoais que podem até gerar problemas, ou fazer com que, em busca de uma eficiência mais alta..... fazem com que uma técnica simples como o BIAB acaba ficando tão trabalhosa e complicada que valeria muito mais a pena comprar outras panelas..... esse é o maior problema que eu vejo, ou seja, gente que faz BIAB..... fica se preocupando em lavar, espremer, recircular, etc... só pra ter um pouco de eficiência mais alta, etc.... mas acaba gastando mais tempo... fazendo mais sujeira, etc.

BIAB é pra ser simples, rápido e prático.... faz a infusão, espera o tempo de mosturação, tira malte, dilui, começa a fervura, e já era. Brassagem de 3 horas.

Abraço,
 
Sim sim, eu concordo.... e acho legal o post no geral, mas acho que seria interessante num texto como esse deixar claro o que é BIAB básico, e o que são adaptações pessoais que podem até gerar problemas, ou fazer com que, em busca de uma eficiência mais alta..... fazem com que uma técnica simples como o BIAB acaba ficando tão trabalhosa e complicada que valeria muito mais a pena comprar outras panelas..... esse é o maior problema que eu vejo, ou seja, gente que faz BIAB..... fica se preocupando em lavar, espremer, recircular, etc... só pra ter um pouco de eficiência mais alta, etc.... mas acaba gastando mais tempo... fazendo mais sujeira, etc.

BIAB é pra ser simples, rápido e prático.... faz a infusão, espera o tempo de mosturação, tira malte, dilui, começa a fervura, e já era. Brassagem de 3 horas.

Abraço,

Entendo. Eu mesmo faço minha brassagem em 4 horas, apenas lavo porque não tenho uma panela grande o suficiente para 20 litros.

Quando eu tiver um tempo, segmento isso em duas partes dentro do mesmo tópico, apenas para separar o clássico e o gosto pessoal.

Abraços,
 
@ZRoberto, a função desse fundo falso é não haver nenhum risco de queimar/caramelizar o malte, já que eu só mexo nos grãos uma única vez, que é quando adiciono o malte na água. Depois, não mexo mais nenhuma vez. A função dele é manter os grãos distante da fonte de calor, fogareiro ou resistência,mque é a minha meta.
 
tenho uma panela de 32,5l estava pensando em usar, 4,5kg de malte para 6 litros de agua, que me daria 27litros totais! esta certo ou transborda? tenho muitas duvidas na receita do biab!
 
tenho uma panela de 32,5l estava pensando em usar, 4,5kg de malte para 6 litros de agua, que me daria 27litros totais! esta certo ou transborda? tenho muitas duvidas na receita do biab!

não deve transbordar pq eu uso uma panela de 20 litros e pra fazer 10 litros eu coloco 16 litros e pra og alta já coloquei 4 kg de malte, mas pode ficar bem na borda então se vc não tem certeza bota uns 25 litros que deve ficar mais folgado

esquenta a água até uns 70 graus, depois coloca o grain bag, joga o malte e mexe, tampa e vai medindo a temperatura, após teste do iodo ou 1 hora de mostura, levante o saco deixe o mosto escorrer e ferva 1 hora

EU depois de levantar o saco dou uma lavada nele com 1 ou 2 litros de agua quente pra acertar og e litragem pra dar 14 litros na fervura , 11 no fermentador e 10 finais

se usa beer smith coloque 65% de eficiencia
 
não deve transbordar pq eu uso uma panela de 20 litros e pra fazer 10 litros eu coloco 16 litros e pra og alta já coloquei 4 kg de malte, mas pode ficar bem na borda então se vc não tem certeza bota uns 25 litros que deve ficar mais folgado

esquenta a água até uns 70 graus, depois coloca o grain bag, joga o malte e mexe, tampa e vai medindo a temperatura, após teste do iodo ou 1 hora de mostura, levante o saco deixe o mosto escorrer e ferva 1 hora

EU depois de levantar o saco dou uma lavada nele com 1 ou 2 litros de agua quente pra acertar og e litragem pra dar 14 litros na fervura , 11 no fermentador e 10 finais

se usa beer smith coloque 65% de eficiencia

o saco pode pegar na resistencia?
 
pessoal do biab, é necessário o mashout ? já pesquisei a respeito e é bem dividido as opiniões
 
pessoal do biab, é necessário o mashout ? já pesquisei a respeito e é bem dividido as opiniões

Mashout é pra aumentar fluidez do mosto (sparge) e desnaturar as enzimas de conversão então, não é necessário fazer mashout em biab.

Toca pra fervura direto.
 
Mashout é pra aumentar fluidez do mosto (sparge) e desnaturar as enzimas de conversão então, não é necessário fazer mashout em biab.

Toca pra fervura direto.
Pela centésima vez aqui no fórum........... hehehehe....

Mash-out em temperaturas clássicas não desnatura Alfa Amilase. Logo.... "fazer mash-out para desnaturar enzimas" é papo furado. BrauKaiser já fez experimentos mosturando direto a 78 graus com conversões completas.

Então, não entendam que o objetivo/motivo de fazer mash-out é para desnaturar seja lá o que for. Se vai ou não desnaturar, pouca diferença vai fazer.

Por que é bom fazer mash-out? Porque o mosto fica mais solúvel (menos grosso, mais "molhado", mais "derretido"), o que melhora a filtragem, além da alta temperatura fazer com que partículas menores se aglutinem em maiores, e por último, por explodir alguns micro-amidos difíceis de serem explodidos em temperaturas normais, sendo que justamente em temperatura de mash-out, a Alfa Amilase entra em ação e converte esses caras em minutos.

Abraço,
 
Boa tarde,

estou iniciando no hobby da cerveja artesanal, como não tenho muito espaço em casa optei pelo BIAB. Estou estudando este método e ainda não fiz nenhuma brassagem.

Uma coisa que gostaria de ter certeza é a quantidade de água que usarei na brassagem, tenho um caldeirão de 32L e pretendo fazer receitas de 20L. Com isso levando em consideração que eu perca 15%/H na fervura, os grãos absorve 1L/Kg, que eu perca 2L no trub e use 5Kg aproximadamente de grãos eu teria que começar a brassagem com uns 29 litros de água?? Sendo que eu gostaria de levar 20L para o fermentador.

Ou então eu posso começar com menos água e antes da fervura eu acrescente a quantidade de água necessária para eu ter 25L pré fervura para assim poder levar uns 20L para o fermentador??

Desde já obrigado!
 
Boa tarde,

estou iniciando no hobby da cerveja artesanal, como não tenho muito espaço em casa optei pelo BIAB. Estou estudando este método e ainda não fiz nenhuma brassagem.

Uma coisa que gostaria de ter certeza é a quantidade de água que usarei na brassagem, tenho um caldeirão de 32L e pretendo fazer receitas de 20L. Com isso levando em consideração que eu perca 15%/H na fervura, os grãos absorve 1L/Kg, que eu perca 2L no trub e use 5Kg aproximadamente de grãos eu teria que começar a brassagem com uns 29 litros de água?? Sendo que eu gostaria de levar 20L para o fermentador.

Ou então eu posso começar com menos água e antes da fervura eu acrescente a quantidade de água necessária para eu ter 25L pré fervura para assim poder levar uns 20L para o fermentador??

Desde já obrigado!

Eu particularmente uso o segundo método, pois minha panela é pequena.

Começo com 20 litros, faço a mosturação e completo o pré fervura para bater os 25 litros que eu preciso.


Na dúvida, faz um calculo no beersmith ou aqui: http://simplebiabcalculator.com/

[ ] ´s
 
Eu particularmente uso o segundo método, pois minha panela é pequena.

Começo com 20 litros, faço a mosturação e completo o pré fervura para bater os 25 litros que eu preciso.


Na dúvida, faz um calculo no beersmith ou aqui: http://simplebiabcalculator.com/

[ ] ´s

Muito obrigado @jalexandre !

Uma outra duvida que tive foi é sobre a quantidade de grãos usado na receita. Pelo o que li o BIAB não se faz a lavagem o que pode ocorre um OG menos, para contornar isso eu li que seria legal aumentar a quantidade de grão usado para poder obter o OG esperado, isso esta correto?
 
Muito obrigado @jalexandre !

Uma outra duvida que tive foi é sobre a quantidade de grãos usado na receita. Pelo o que li o BIAB não se faz a lavagem o que pode ocorre um OG menos, para contornar isso eu li que seria legal aumentar a quantidade de grão usado para poder obter o OG esperado, isso esta correto?

Sim, tem gente que faz isso, mas só depois de conhecer a eficiência e rendimento total do equipamento.

Não faz sentido ajustar algo que não foi medido ou testado. :)

Por exemplo, minhas primeiras cervejas sairam todas com uma OG maior que o esperado.

Eu faria a receita normal e compararia os números estimados com os obtidos no fim da brassagem. A diferença deverá ser pequena e você poderá corrigir a eficiência no segundo lote.

Abraços,
 
Sim, tem gente que faz isso, mas só depois de conhecer a eficiência e rendimento total do equipamento.

Não faz sentido ajustar algo que não foi medido ou testado. :)

Por exemplo, minhas primeiras cervejas sairam todas com uma OG maior que o esperado.

Eu faria a receita normal e compararia os números estimados com os obtidos no fim da brassagem. A diferença deverá ser pequena e você poderá corrigir a eficiência no segundo lote.

Abraços,

Mais uma vez obrigado @jalexandre
 
Mais uma vez obrigado @jalexandre

não faz sentido ajustar o que não sabe, mas tem que planejar uma eficiência razoável e meio pessimista pra primeira brassagem, não pegar uma receita pronta com eficiência de 80% que aí vai dar bobagem mesmo.
 
jalexandre - bom dia, você fala em moer mais fino para ter mais eficiência, sei que é difícil medir mas oque seria esse mais fino?, usa alguma peneira para controlar o tamanho? Vou fazer minha primeira brassagem neste final de semana, minha panela é um barril de chopp de 50 litros com um cesto para o voil, comprei um Kit para 20 litros de APA, alguma dica em especial. Obrigado.
 
jalexandre - bom dia, você fala em moer mais fino para ter mais eficiência, sei que é difícil medir mas oque seria esse mais fino?, usa alguma peneira para controlar o tamanho? Vou fazer minha primeira brassagem neste final de semana, minha panela é um barril de chopp de 50 litros com um cesto para o voil, comprei um Kit para 20 litros de APA, alguma dica em especial. Obrigado.


Nenhuma dica em específico.

Sobre a moagem fina, faça o mais fino que conseguir. Simples assim. :)
 
jalexandre = desculpe a insistência, mas é fino igual a pó tipo talco? ou precisa ficar granulado? se for muito fino ai nem precisa do saco de voil. obrigado
 
jalexandre = desculpe a insistência, mas é fino igual a pó tipo talco? ou precisa ficar granulado? se for muito fino ai nem precisa do saco de voil. obrigado

Calma! Não é pra tanto, hehe.

Como eu disse, faz a moagem que você conseguir fazer e não sofra por antecedência.

Moagem pra fundo falso você tem que ter cuidado de expor o grão sem destruir a casca, que é quem vai fazer a filtragem, então tem que regular o moedor, ajustar, medir, etc...

Moagem pra BIAB não exige esse cuidado, pois o próprio saco faz a filtragem, então ajusta o moedor o mais fino que conseguir (sem ter que moer varias vezes) e sai quebrando tudo. :)

Abraços,
 
Calma! Não é pra tanto, hehe.

Como eu disse, faz a moagem que você conseguir fazer e não sofra por antecedência.

Moagem pra fundo falso você tem que ter cuidado de expor o grão sem destruir a casca, que é quem vai fazer a filtragem, então tem que regular o moedor, ajustar, medir, etc...

Moagem pra BIAB não exige esse cuidado, pois o próprio saco faz a filtragem, então ajusta o moedor o mais fino que conseguir (sem ter que moer varias vezes) e sai quebrando tudo. :)

Abraços,


Estou iniciando na arte de fazer cerveja e começarei com o BIAB, por questão de aprendizado e financeira...está meio complicado para investir em um moedor de cereais, e como vejo que a moagem pode ser fina para BIAB, gostaria de saber se usar liquidificador pode ser viável para moagem...

o que vocês acham?
 
Estou iniciando na arte de fazer cerveja e começarei com o BIAB, por questão de aprendizado e financeira...está meio complicado para investir em um moedor de cereais, e como vejo que a moagem pode ser fina para BIAB, gostaria de saber se usar liquidificador pode ser viável para moagem...

o que vocês acham?

Nunca testei, acho mais fácil comprar malte moído, mas deve funcionar, se o seu liquidificador não queimar no meio do caminho.
 
Nunca testei, acho mais fácil comprar malte moído, mas deve funcionar, se o seu liquidificador não queimar no meio do caminho.

A ideia seria moer aos poucos pra não forçar o liquidificador...vou testar e depois vejo como será o rendimento...obrigado!
 
Após acabar a mosturação, qual técnica/macete vocês usam para deixar a água escorrendo do saco de grãos de forma que não ocorra tanta perda de mosto?
 
Back
Top