Quantos litros posso fermentar com uma Lama

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alex_Hops

Member
Joined
Mar 5, 2021
Messages
20
Reaction score
3
Location
Brasil
Caros amigos, no momento estou maturando 27 litros de uma cerveja e planejando uma próxima brassagem para reaproveitar a lama dessa mesma.
Minha dúvida é a seguinte:
Utilizei 1 pacote de US-05 para esses 27 litros, agora estou pensando em fazer 40 ou 50 litros.
A lama dessa primeira consegue fermentar legal essa quantidade maior?
 
Geralmente uma lama saudável consegue fermentar até 3 vezes a quantidade original da cerveja.
Então uma lama de 27 litros é tranquila para 50 litros.

Porém 1 pacote é pouco para 27 litros.
Então seu fermento provavelmente sofreu muito nessa fermentação.
Avalie a cerveja para ver se não deu off-flavors.

Além disso... avalie a densidade original das cervejas.
E não reutilize se fez dry-hopping.
 
Costumo usar 2 pacotes para 50 a 60L, sempre tive uma boa fermentação. Normalmente reutilizo a lama até duas vezes para a mesma quantidade de breja e sem tirar do fermentador. Apenas programo a próxima brassagem para um dia antes da carbonatação da que está fermentando. Assim, consigo brassar, esperar o tempo de no-chill e quando tiro a breja pronta já derramo o no o mosto no mesmo fermentador.
Só atente-se se tiver feito DH ou for alguma breja muito diferente da nova. Lama com DH não costumo utilizar.
 
Back
Top