Quanto tempo na fermentação é necessário para saber se minha leva contaminou? (Blonde Ale deu ruim)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gunner

Member
Joined
Aug 2, 2020
Messages
13
Reaction score
3
Location
Belo Horizonte
Boa tarde amigos cervejeiros!

Minha 4² brassagem deu zebra! Fui fazer uma leva de 20L de blonde ale seguindo a receita da loja de insumos.
Lá falava que a água de mosturação seria 17L e mais 21L de água de lavagem (achei estranho, muito maior do que das outras receitas que fiz).
Minha OG nem chegou perto como esperado.

Como era de se esperar nem minha panela de 36L deu conta. No fim sobrou muuuito mosto no final do processo.
Para aproveitar o máximo enchi o meu fermentador de 22L deixando apenas 2L de headspace (🤦‍♂️ logo mais saberia a merda que fiz).

Inoculei normalmente e no dia seguinte me veio a surpresa. O mosto expurgou para fora do airlock! Chegou a derramar um pouco na tampa.
Por mais que esteja na geladeira, acredito em 90% de chance de ter contaminado. Limpei a tampa, o airlock, sapequei alcool 70 e coloquei novamente.

Porém como um brasileiro pobre que nao desiste nunca gostaria de ter certeza que contaminou antes de jogar fora. Caso realmente esteja, semana
que vem vou comprar outra receita de 20L (diminuindo a litragem de agua).

A QUESTAO È: quanto tempo preciso saber que deu ruim? Será que até sabado de manhã consigo ter certeza através do aroma e sabor do mosto?
PS. O Airlock está borbullhando loucamente, como nunca vi (o que realmente pode ser o fato consumado).

Agradeço a ajuda de todos!!
 
Salve confrade!
Fique tranquilo e siga a diante com o processo. O que aconteceu foi pouco head space somado a uma fermentação vigorosa aí dá nessa m*#&!@. Agora é limpar tudo e tocar em frente.
 
Isso de vazar krausen é bem normal, fica tranquilo.

Em relação a contaminação, depois que você inocula o fermento, você só vai conseguir saber de duas formas:

1- Se a atenuação não para nunca
2- Sensorialmente, se há algum aroma muito estranho (acetico, butirico, chulé, etc) que deixa a cerveja intragável

O "muito estranho" é porque as vezes acontece das primeiras levas termos algum tipo de problema com algum defeito da fermentação, porém consumíveis (algo como diacetil e acetaldeido são totalmente normais) e eles não são provenientes de contaminação.

Então, espere até a fermentação finalizar para fazer uma avaliação mais concreta!
 
Pessoal ja disse sobre fermentação vigorosa!! Realmente acontece em levas que o head space é pqno! Quanto a litragem de água.... as receitas vem prontas, porém vc precisa conhecer a eficiência do seu equipamento! Não é igual para todos.... !! Geralmente na mostura vc calcula de 4 a 5 litros de água pra cada kilo de malte! E na lavagem a relação eh de 1/1! Geralmente eh assim!
 
Cara, só uma coisa, se vc comprou uma receita pronta de 20l, ela deve ter algo como 4kg de malte no mínimo para 20l, independente do estilo. Se vc tinha que usar 17l no mash in e 21 na lavagem, tirando uma absorção baixa e imaginando que vc consiga drenar toda a água da panela de mostura, vc ficaria com no máximo 34l de mosto para fervura pensando em um tribloco. Não é o ideal para uma panela de 36l, mas que dá conta sim. Se sobrou água ou mosto em algum lugar, vc deve ter se equivocado na medição inicial de volumes.
Outra coisa que é bacana, o krausen, essa espumação que transbordou o seu fermentador, isso indica que vc fez uma inoculação legal em um mosto na temperatura certa, etc.
E por último, confia no poder da levedura! Depois de se reproduzir e iniciar a fermentação, a levedura da conta de pequenas contaminações, pois o meio está saturado com ela, o ambiente é desfavorável para alguma breta selvagem tomar conta de tudo. Sua fermentação deve correr bem e sua atenuação deve terminar com açúcar residual ainda, isso quer dizer com densidade maior do 1.000 SG, se terminar de fermentar abaixo disso, com certeza a breja contaminou com bretanomicies que "come" tudo que tem de açúcar.
Enfim, siga o processo até o fim e pode tomar com fé sua breja.
Abraços e boas brejas!
 
Também podemos acrescentar que é difícil ter contaminação nessa etapa dado que temos aí um fluxo que vai de dentro pra fora do fermentador impedindo qq coisa de entrar. Eu não me preocuparia. "Touch the boat!", como dizem lá (sic)
 
Pessoal ja disse sobre fermentação vigorosa!! Realmente acontece em levas que o head space é pqno! Quanto a litragem de água.... as receitas vem prontas, porém vc precisa conhecer a eficiência do seu equipamento! Não é igual para todos.... !! Geralmente na mostura vc calcula de 4 a 5 litros de água pra cada kilo de malte! E na lavagem a relação eh de 1/1! Geralmente eh assim!
Obrigado Leticia! Dicas valiosas!
 
Cara, só uma coisa, se vc comprou uma receita pronta de 20l, ela deve ter algo como 4kg de malte no mínimo para 20l, independente do estilo. Se vc tinha que usar 17l no mash in e 21 na lavagem, tirando uma absorção baixa e imaginando que vc consiga drenar toda a água da panela de mostura, vc ficaria com no máximo 34l de mosto para fervura pensando em um tribloco. Não é o ideal para uma panela de 36l, mas que dá conta sim. Se sobrou água ou mosto em algum lugar, vc deve ter se equivocado na medição inicial de volumes.
Outra coisa que é bacana, o krausen, essa espumação que transbordou o seu fermentador, isso indica que vc fez uma inoculação legal em um mosto na temperatura certa, etc.
E por último, confia no poder da levedura! Depois de se reproduzir e iniciar a fermentação, a levedura da conta de pequenas contaminações, pois o meio está saturado com ela, o ambiente é desfavorável para alguma breta selvagem tomar conta de tudo. Sua fermentação deve correr bem e sua atenuação deve terminar com açúcar residual ainda, isso quer dizer com densidade maior do 1.000 SG, se terminar de fermentar abaixo disso, com certeza a breja contaminou com bretanomicies que "come" tudo que tem de açúcar.
Enfim, siga o processo até o fim e pode tomar com fé sua breja.
Abraços e boas brejas!
Cara fiquei aliviado! Muito obrigado pela ajuda! Ainda tenho muito o que aprender
 
Também podemos acrescentar que é difícil ter contaminação nessa etapa dado que temos aí um fluxo que vai de dentro pra fora do fermentador impedindo qq coisa de entrar. Eu não me preocuparia. "Touch the boat!", como dizem lá (sic)
Cheguei a pensar nisto também! Agora estou mais confiante . Obrigado amigo
 
Back
Top