Quantidade de levedura hidromel

Discussão em 'Hidromel, destilados e outras bebidas' iniciado por andersonsg, 11/3/18.

1. 11/3/18 #1

andersonsg

andersonsg

andersonsg

New Member

Afiliado:
    17/10/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Prezados, boa tarde!

Antes de mais nada, estou na dúvida sobre quanto de levedura utilizar. Tenho um sachê do Lalvin D47 somente, então preciso adaptar minha receita até que chegue minha próxima leva. No pacote tem uma indicação de utilização por sachê (5 g) de 4.5 a 23 L. Entretanto, na literatura e softwares, para uma uma leva de 15 L, são utilizados 3 sachês. E outros experientes para o mesmo volume, utilizaram 2 sachês. Estou nessa confusão de informações e em meio a tantos tipos de leveduras.

O que diz a experiência de vocês? A premissa que tenho é que a levedura nunca esteja abaixo do limite, mas também não em excesso. Se alguém puder dar um help aqui pro garoto, serei muito grato!

Grande abraço!

2. 13/3/18 #2

Alexandre

Alexandre

Alexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    9/1/14
    Curtidas Recebidas:
    53
    Boa tarde Anderson,
    Eu fiz hidromel duas vezes. Nas duas eu fiz 10 litros e usei uma densidade de 1100 mais ou menos (fui misturando o mel com a água até chegar a essa densidade)
    Na primeira eu usei um saquinho desses de 5 gr. Deixei fermentando por mais de 2 meses na temperatura ambiente. Funcionou e o produto final ficou bom.
    A segunda vez eu usei 5 saquinhos para a mesma quantidade de mosto. Deixei fermentar por 1 mês na temperatura ambiente, depois gelei para o fermento baixar. Funcionou também.
    Creio que como você tem apenas um sachê pode usar com 10 ou um pouco menos de mosto e deixar no mínimo 1 mês.
    Não deve ter erro, acho que vale testar.

Abraço.

andersonsg curtiu isso.
  3. 15/3/18 #3

andersonsg

andersonsg

andersonsg

New Member

Afiliado:
    17/10/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia!

Obrigado Alexandre pelas informações. Fiz 9 L com um sachê de levedura, adicionado poucas gramas de nutriente pra ajudar. Agora só esperar o processo e ver no que resulta. Com mais tempo pegarei boas literaturas e artigos pra entender melhor os parâmetros do processo, software não explica (por enquanto).

Abraço!

Arquivos Anexados:

4. 15/3/18 #4

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    59
    Hidromel é uma m***a pra contaminar/estragar porque não tem conservantes naturais como a cerveja (no caso, o lúpulo).

Veda bem esse fermentador e cuida da sanitização do ambiente em volta pra não perder "seu bichinho".

andersonsg curtiu isso.

Compartilhe esta Página