Quando recarregar o cilindro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Aryelp

Member
Joined
May 26, 2020
Messages
7
Reaction score
3
Location
Contagem,MG
Salve galera,
Eu aqui novamente apanhando para o cilindro de CO2, o meu é de 3kg, segundo o certificado vazio ele pesa 7.4kg após a primeira recarga o pesei e constava 11.3kg o manometro por outro lado não chegava nem a metade da sua graduação. Agora após uns 2-3 meses de uso o cilindro está pesando 10.1kg mas o ponteiro do manometro está na area vermelha de recarga. Esse é o esperado mesmo?Devo recarregar sempre que o manômetro apontar? Tem gás "preso" no cilindro que não conseguirei usar ou o peso nesse caso não tem nada a ver? Devo trocar de fornecedor de gás?
 
Oi amigão! O parâmetro que o manômetro mede é pressão, não tem relação nenhuma com o peso ou volume de CO2 dentro do cilindro. Eu costumo me preparar para levar para recarga quando ele atinge a marca do "10" no manômetro de alta pressão (esse que chegou no vermelho).
 
o meu cilindro é de 4 kg (aço) pelas marcações ele tem uma tara de 8kg, então ele cheio daria 12 kg, acho q dá sim apara se basear no peso, mas claro que também o manômetro vai te mostrar isso.. mas essa questão de não conseguir extrair o gás, acho q não existe, por q ele está sobre muita pressão e a intenção é sempre equilibrar com a pressão externa... ele marca quantos bar de pressão interna?
 
Fala Brow!

Quando comprei o meu cilindro, na empolgação tb carreguei sem marcar nada e fiquei com essa dúvida. Como eu sou da área, sei que manômetro só é eficiente em uma pequena faixa no centro da sua escala, algo em torno dos 40 a 50 % centrais na escala, no resto ele continua medindo mas não mede tão corretamente como no centro da escala. Para não ficar sem gás no susto eu fiz um procedimento simples que resolve esse problema.
Fui em um lugar bem ventilado, área externa msm com o cilindro desconectado de ball lock, abri o cilindro e regulei uma pressão baixa, tipo 0,5 bar e deixei vazar todo o gás que restava. Peguei uma balança e com todo o aparato que não desconecto normalmente (regulador, divisor, etc) pesei o cilindro vazio com as conexões e mangueiras! Agora quando acho que está acabando peso ele e comparo com o peso dele vazio e sei com boa certeza quantas gramas de co2 me restam.
Espero ter ajudado.
Abraços e Boas brejas!
 
Bom levei pra recarregar hoje e realmente estava vazio, pesei novamente com as peças que ficam nele, vamos ver se dessa vez consigo acompanhar melhor e calcular como o amigo disse acima para evitar surpresas.
Muito obrigada pessoal!!!
 
Back
Top