Qual panela automatizada devo comprar???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gean de Souza

Member
Joined
Feb 26, 2021
Messages
7
Reaction score
2
Location
Brasília
Então pessoal, cheguei a pouco aqui mas as dúvidas são imensas... Depois de fazer cerveja em tribloco, em single manual eu decidi que quero comprar uma panela automatizada. Menor volume para se fazer, tranquilidade ao operar e enfim. Mas escolhido o equipamento as dúvidas são inúmeras. Por conhecer apenas de vídeos e nunca ter visto uma operando eu não sei qual seria a mais indicada a mim. Bom, como todo brasileiro, ao menos eu sou um quebrado, hauhauahauhau e queria um equipamento BBB (Bom, Bonito e Barato). De preferência uma eficiente. Vamos as que vi...
Vi vídeos da Inversa de 65l, no site vi por 2540,00, e achei lindo o valor dela, sem contar que possivelmente temos assistência aqui mesmo no nosso país, dizem que a sua eficiência chega a 70/75. Outra que vi foi uma Pitbrew de 60l que não mais encontrei mas li dois relatos aqui das compradas em 2018 e que eram boas, o que mais me chamou a atenção nesse modelo foi o seu whirpool automatizado.
Bom podiam me dar dicas, ideias, conselhos sobre essas e outras, afinal alguns membros devem ter outros modelos por ai! Fico muitíssimo grato desde já e um brinde! Skal!
 
Eu tenho uma Inversa de 54lts, recomendo! Fui bem atendido e tenho boa assistencia até em dúvidas gerais com a empresa. Tenho boa eficiência com ela e praticidade. Caso tenha pouco espaço a chinesinha é o caminho.
 
Se tem $$ vá de Beerbot da Allbot. Produzida em Jaraguá do Sul.
 
Eu tenho uma Inversa de 54lts, recomendo! Fui bem atendido e tenho boa assistencia até em dúvidas gerais com a empresa. Tenho boa eficiência com ela e praticidade. Caso tenha pouco espaço a chinesinha é o caminho.
Não encontro as chinesas para ver e comparar valores!
 
A minha chinesa eu comprei da Inversa, de 54L. Tô bem satisfeito com a panela (excelente custo x benefício) e com o atendimento da empresa. A entrega tb foi muito rápida.
 
Buenos!

eu tenho uma Beermax 25L tem uns 2 anos, bem boa a panela e o suporte deles. Minha ressalva pras panelas chinesas, é justamente a falta de um suporte técnico caso algum componente dela estrague ou apresente defeito de fábrica...
 
BrewExpress 30. Tenho uma e é o bixo, automatizada, robusta, é muito boa! Log into Facebook

Eles estão com uma promoção, pelo que eu vi no facebook.

Nunca mais vai precisar trocar de panela. Ela é elétrica, tem controlador e usa uma bomba chugger com cabeça de inox. Só a bomba (com cabeça de polímero) está por volta de R$1800
 
A minha chinesa eu comprei da Inversa, de 54L. Tô bem satisfeito com a panela (excelente custo x benefício) e com o atendimento da empresa. A entrega tb foi muito rápida.
Daniel a sua é aquela que eles chamam de Biab? Sem bomba de recirculação e sem programa na controladora?
 
BrewExpress 30. Tenho uma e é o bixo, automatizada, robusta, é muito boa! Log into Facebook

Eles estão com uma promoção, pelo que eu vi no facebook.

Nunca mais vai precisar trocar de panela. Ela é elétrica, tem controlador e usa uma bomba chugger com cabeça de inox. Só a bomba (com cabeça de polímero) está por volta de R$1800
Eles não respondem e a página não é encontrada... Sumiram a princípio.
 
Daniel a sua é aquela que eles chamam de Biab? Sem bomba de recirculação e sem programa na controladora?
Gean,

Sei que perguntou pro Daniel mais tenho uma igual... Ela é single vessel e possui bomba e controle de temperatura com possibilidade de programação.

Inversa.jpg
 
Gean,

Sei que perguntou pro Daniel mais tenho uma igual... Ela é single vessel e possui bomba e controle de temperatura com possibilidade de programação.

View attachment 126008
Pois é Bruno, estou de olho na Inversa 65 litros (Single Vessel/BIAB), depois de uma olhada no site deles. Mas não tem bomba recirculadora e nem pode programar, mas estou achando ela a melhor custo benefício...
Já essa sua não tem mais para vender...
 
Cara,
Curto e muito essa panela. Está poupando espaço e nunca tive problemas com ela... Já fiz SOUR onde ela ficou 3 dias ligada, entre diversas outras brejas . Nem de resistência, nem da bombinha que é o que falam sempre tive problemas. Quanto a clarificação e filtragem por experiência própria o processo precisa estar mais alinhado do que o próprio equipamento. Hoje mexo em ajuste de sais e níveis de moagem, percebi uma bela diferença nesse ponto.
Ela só vai jogar de baixo pra cima o mosto, a cama de grãos e a agua ideal é com agente mesmo.
 
Bom dia Gean,

Uso uma Inversa 40lts. Sucesso, bem prática e funciona tudo bem.
 
Cara,
Curto e muito essa panela. Está poupando espaço e nunca tive problemas com ela... Já fiz SOUR onde ela ficou 3 dias ligada, entre diversas outras brejas . Nem de resistência, nem da bombinha que é o que falam sempre tive problemas. Quanto a clarificação e filtragem por experiência própria o processo precisa estar mais alinhado do que o próprio equipamento. Hoje mexo em ajuste de sais e níveis de moagem, percebi uma bela diferença nesse ponto.
Ela só vai jogar de baixo pra cima o mosto, a cama de grãos e a agua ideal é com agente mesmo.
como está fazendo a moagem? a minha a eficiência ta em 60%, e não consigo subir, ja tentei ficar mexendo a cama durante a mostura, moagem mais fina, deu na mesma.
 
como está fazendo a moagem? a minha a eficiência ta em 60%, e não consigo subir, ja tentei ficar mexendo a cama durante a mostura, moagem mais fina, deu na mesma.

Conforme perfil cedido pelo fabricante a eficiência dela está por volta de 66,00% então não está muito longe... Algumas consigo isso, outras um pouco mais. Tem um video no canal do Robinho com algumas dicas para aumentar a eficiência porém eu não ando seguindo muito.
Minha moagem pra esse equipamento em receitas gerais uso como base um cartão de credito qualquer... ele tem que entrar pelo moinho mais não passar... Pra mim tá sendo a medida certa. Nas minhas levas de 20 lts nem lavagem ando fazendo por preguiça e praticidade, então brasso com a agua total e meto o pé.
A lavagem faço quando uso todo o potencial da panela que é de 40 lts pra mim, de qualquer maneira acho que a lavagem e moagem são realmente os diferenciais de uma single vessel.
 
Conforme perfil cedido pelo fabricante a eficiência dela está por volta de 66,00% então não está muito longe... Algumas consigo isso, outras um pouco mais. Tem um video no canal do Robinho com algumas dicas para aumentar a eficiência porém eu não ando seguindo muito.
Minha moagem pra esse equipamento em receitas gerais uso como base um cartão de credito qualquer... ele tem que entrar pelo moinho mais não passar... Pra mim tá sendo a medida certa. Nas minhas levas de 20 lts nem lavagem ando fazendo por preguiça e praticidade, então brasso com a agua total e meto o pé.
A lavagem faço quando uso todo o potencial da panela que é de 40 lts pra mim, de qualquer maneira acho que a lavagem e moagem são realmente os diferenciais de uma single vessel.
Bem lembrado, essa eficiência de 60% estou obtendo sem fazer lavagem, utilizando toda agua de uma vez só.
 
Bom dia pessoal.
Já fiz umas 8 brassagens com minha automatizada de 52 litros. Trata-se de uma chinesa com marca do importador, que não importa muito, pois utiliza o sistema e bomba da inversa.... então acaba que tenho reposição de peças que eventualmente precise.
Ainda estou me adaptando à panela, embora já obtenha bons resultados. Minha eficiência é em torno de 70%... não dou muito valor a isso, mas acabo medindo....
O processo que mais uso, em brassagens de 20 litros é como o Bruno Nery relatou acima, com água total e sem lavagem....
Costumo mexer a cama de grãos nos primeiros 30 minutos de mostura e depois deixo somente recirculando com a tela para clarificação...
A moagem é aquela que vem do brewshop, pois ainda não tenho moinho, e como não há cobrança pela moagem, pretendo manter desta forma.... caso constate que está muito grossa, basta colocar um pouco no liquidificador ou mixer e triturar mais.... mas nunca fiz.
Quando uso a capacidade plena, que são 40 litros úteis, pois acho arriscado começar ferver com o líquido "passando a régua", faço mostura com 10 ou 11 kg de malte e 30 litros de água, completando em torno de 20 litros na lavagem.... aqueço 20 litros a uns 80 graus e transfiro para uma panela auxiliar... poderia ser um balde, mas como tenho uma panela, vai nela, assim posso lavar com uma caneca ou até mesmo com uma bomba!!! Ao utilizar, dos 80, já caiu a temperatura para a temperatura de lavagem.... nem me preocupo muito com isso.... tem pessoas que fazem lavagem com água fria mesmo....
Relação à programação, tenho uma crítica.... na programação dos lúpulos, após o alarme, precisa dar 3 toques no botão para liberar, sendo que, enquanto isso, a resistencia desliga, o que acaba que atrapalha um pouco.... e para minimizar isso, controlo o tempo dos lúpulos pelo timer do celular.... de forma manual, pois não gostei do sistema de liberação.... programo um lúpulo apenas a 60 min e libero na hora.... e restante pelo celular...
Bem... ainda pretendo realizar algumas melhorias para facilitar ainda mais o processo.... mas a tranquilidade e silêncio de brassar são insuperáveis.... não tenho saudades de meu sistema tribloco!!!
 
Então pessoal, cheguei a pouco aqui mas as dúvidas são imensas... Depois de fazer cerveja em tribloco, em single manual eu decidi que quero comprar uma panela automatizada. Menor volume para se fazer, tranquilidade ao operar e enfim. Mas escolhido o equipamento as dúvidas são inúmeras. Por conhecer apenas de vídeos e nunca ter visto uma operando eu não sei qual seria a mais indicada a mim. Bom, como todo brasileiro, ao menos eu sou um quebrado, hauhauahauhau e queria um equipamento BBB (Bom, Bonito e Barato). De preferência uma eficiente. Vamos as que vi...
Vi vídeos da Inversa de 65l, no site vi por 2540,00, e achei lindo o valor dela, sem contar que possivelmente temos assistência aqui mesmo no nosso país, dizem que a sua eficiência chega a 70/75. Outra que vi foi uma Pitbrew de 60l que não mais encontrei mas li dois relatos aqui das compradas em 2018 e que eram boas, o que mais me chamou a atenção nesse modelo foi o seu whirpool automatizado.
Bom podiam me dar dicas, ideias, conselhos sobre essas e outras, afinal alguns membros devem ter outros modelos por ai! Fico muitíssimo grato desde já e um brinde! Skal!
Tenho uma inversa de 32l.
Usei 3x e é uma mão na roda... fiquei 2 anos e pouco fazendo em 3 panelas e tentando simplificar o processo.

Faço levas de 25l e pego eficiência de 75% (mexendo a cama de grãos a cada 15 min, circulação fluxo baixo contínua e fazendo lavagem de 6 a 8l).

O equipamento é excelente, recomendo demais.
Só não consegui me entender ainda com a bazooka do fundo... ENTUPIU TODAS AS VEZES.
Estou fazendo a trasfega por auto sifão, porque sempre está entupido de trub. Na terceira vez pedi a moagem mais grossa de todas no brewshop (apenas a quebra de cascas mesmo) e mesmo assim trancou tudo... É aquela "farinha" dos grãos que acabam entupindo tudo.

Não sei mais como resolver isso... rsrs

@DANIEL RODRIGUES vc passou por algum problema de entupimento na válvula de esfera? Aqui tá foda.... consigo mandar uns 10l pro fermentador e mesmo assim ela fica entupida.
Mesmo usando whirflock e fazendo whirpool e aguardando 25 minutos.
 
É aquela "farinha" dos grãos que acabam entupindo tudo.
Já vi em algum lugar, não lembro onde, a pessoa colocava os grãos em um balde, dava uma chacoalhada para as cascas subirem pra cima do balde, ia colocando aos poucos na panela e sempre chacoalhando o balde pras casca irem subindo. Era +- isso
 
Last edited:
Já vi em algum lugar, não lembro onde, a pessoa separava em uma bacia uma quantidade de grãos suficiente pra cobrir o fundo da panela e a bazooka, dava uma chacoalhada para as cascas subirem pra cima da bacia, depois umedecia eles e ia colocando aos poucos na panela, ai só depois dessa camada úmida que colocava o resto dos grãos por cima, era +- isso
é uma opção, mas quando eu pegar a colher pra revirar toda a cama de grãos, isso iria se desfazer tudo, né?
Não consegui encontrar ninguém comentando sobre isso ainda...

Eu até cogitei a possibilidade de fazer uma gambiarra, mas acho que iria ficar ruim demais.
Tipo, a single vessel da inversa vem com aquelas 02 peneiras (1 para o fundo do cesto e outra para a parte superior, para supostamente, filtrar a recirculação).
Essa tela superior eu não consegui encontrar finalidade alguma nela, a não ser fazer do jeito que alguém acima comentou, que é mexer a cama de grãos até a metade da mostura e depois colocar essa tela.

Enfim, pensei em juntar as 2 telas no eixo que é preso com porca, mas uma encaixa perfeitamente no fundo do cesto e a outra iria ficar por cima, meio frouxa.
 
Cara eu tenho uma inversa a mais de 1 ano e nunca entupi a bazooka, apenas o cesto demora pra descer o mosto em brassagens com aveia ou adjuntos em geral. Sua moagem deve tá muito fina mesmo.... Apesar de que na mostura por já ter o fundo falso não é necessário ter a bazooka, consegue brassar sem ela. Eu deixo os 2 normalmente pelo trub de fervura e lupulos.
Esse entupimento não é por lupulos? Talvez esperar mais o whirpool, usar um hop spider pode ser uma solução pra você.
 
Cara eu tenho uma inversa a mais de 1 ano e nunca entupi a bazooka, apenas o cesto demora pra descer o mosto em brassagens com aveia ou adjuntos em geral. Sua moagem deve tá muito fina mesmo.... Apesar de que na mostura por já ter o fundo falso não é necessário ter a bazooka, consegue brassar sem ela. Eu deixo os 2 normalmente pelo trub de fervura e lupulos.
Esse entupimento não é por lupulos? Talvez esperar mais o whirpool, usar um hop spider pode ser uma solução pra você.
Pois é, pensei em tirar a bazooka... Mas aí iria jogar trub pra cacete no fermentador, imagino.
Vou tentar pedir a moagem ainda mais grossa... talvez isso prejudique um pouco em outros aspectos, mas vamos ver.
 
E se encapar a bazooka com voal? (só ideias aleatórias)
Pois é, será que o projeto é mal feito ou a moagem que tá terrível?

Quem tem a mesma panela aqui, passa por esses problemas de ter toda a "farinha" do trub presa na bazooka?
 
Você já experimentou brassar sem a bazooka? “Farinha” de malte, sinceramente não vai atrapalhar em nada. Vai ficar no fermentador no cold crash. Mas não sei como o equipamento funciona. Ele faz whirlpool? Sem bazooka puxa muito trub? Um pouco de trub tb faz parte.
 
Pois é, será que o projeto é mal feito ou a moagem que tá terrível?

Quem tem a mesma panela aqui, passa por esses problemas de ter toda a "farinha" do trub presa na bazooka?
Eu acho que é a moagem.
Eu tenho uma dessa de 52 litros e nunca entupi como disse.
 
Pois é, pensei em tirar a bazooka... Mas aí iria jogar trub pra cacete no fermentador, imagino.
Vou tentar pedir a moagem ainda mais grossa... talvez isso prejudique um pouco em outros aspectos, mas vamos ver.

Tenho uma Inversa de 40 Litros e não uso a bazooka. Deixo a recirculação ligada o tempo todo da mostura.
A bazzoka rosqueio na torneira no momento da trasfega para o fermentador e quando ela "entope" significa que já chegou no limite, para não mandar muito trub.
Esse trub coloco em uma garrafa pet, deixo decantar, separo o líquido e guardo para um starter futuro.
 
Tenho uma Inversa de 40 Litros e não uso a bazooka. Deixo a recirculação ligada o tempo todo da mostura.
A bazzoka rosqueio na torneira no momento da trasfega para o fermentador e quando ela "entope" significa que já chegou no limite, para não mandar muito trub.
Esse trub coloco em uma garrafa pet, deixo decantar, separo o líquido e guardo para um starter futuro.
O problema é que comigo entope faltando uns 15 litros ainda rsrs
 
Nesse caso você precisa deixar mais tempo decantar esse trub.
Já pensou em fazer NoChill?
Deixa pra fazer a transferência no dia seguinte, o trub decanta bem.
Esse eu nem cogito fazer rsrs...
O que vou testar na próxima é deixar descansar por 30 min após o whirpool.
OBS: Não sei se é mal de single vessel, mas não consigo fazer whirpool nessa panela... (uso chiller de imersão). Cara, o cone não se forma... Não sei se é porque o diâmetro da panela é pequeno, ou o que.
Já tentei com colher, com furadeira e nada.

Será que investir nisso aqui é dinheiro jogado fora?
https://www.cervejariainversa.com/equipamentos/haste-para-whirlpool-inversa-40l
 
Esse eu nem cogito fazer rsrs...
O que vou testar na próxima é deixar descansar por 30 min após o whirpool.
OBS: Não sei se é mal de single vessel, mas não consigo fazer whirpool nessa panela... (uso chiller de imersão). Cara, o cone não se forma... Não sei se é porque o diâmetro da panela é pequeno, ou o que.
Já tentei com colher, com furadeira e nada.

Será que investir nisso aqui é dinheiro jogado fora?
https://www.cervejariainversa.com/equipamentos/haste-para-whirlpool-inversa-40l
Teve uma época que tive interessado nisso, porém fiquei com medo de circular o mosto com trub na bomba da inversa. Não sei se sabe ela possui a bomba mais simples das chinesinhas, sendo um dos problemas que apresenta normalmente. Infelizmente é parte do projeto dos chineses e qualquer single vessel dessa possui essa problema,independente da marca da importadora.

Desta forma não arrisquei comprar pra não entupir ou travar a bomba com trub, mais essa é só minha opinião. Se tem pra vender ela deve aguentar. Já eu nem uso essa bomba pra trasfega, uso outra mais robusta.
 
Back
Top