Qual o custo de 1L de cerveja artesanal?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chacal

Active Member
Joined
Jan 26, 2018
Messages
38
Reaction score
2
Em média, quanto se gasta para produzir um litro de cerveja artesanal?
 
Escrevi isso em um blog que eu tinha em 2012 Teria que atualizar... :)

O custo varia em função da litragem final pretendida. Para o seguinte cálculo, foi considerada uma receita de 30L de cerveja do tipo Pilsen.
Comentários:
1) não foi considerado o uso de ebulidores (aumentaria o custo da luz)
2) não foi considerada a depreciação do equipamento (não foi considerado neste cálculo, mas existe...)
3) foi considerada a fabricação no verão, onde o uso da geladeira é necessário, talvez em outras épocas do ano não seja tão crucial
data de cálculo = 21/02/2012
água para fabricação (0,2m^3) = 33,40/30 + 0,2 * 2,32 = R$ 1,57 (1 dia do custo básico + 0,2 m^3)
água para o enfase (lavagem) (0,2m^3) = 0,2 * 2,32 = R$ 0,46
luz = 60 * 0,48855474 = R$ 29,31 (uma geladeira de 1 porta ligada por 1 mês)
gás (meio botijão) = 40,00/2 = R$ 20,00
malte (5Kg) = R$ 19,00
iodofor (1L dura 30 brassagens) = 1/30 * 30 = R$ 1,00
álcool (2L por leva) = R$ 10,00
lúpulo (35g de um pacote de 250g) hallertau saphir T90 = (35/250) * 38,00 = R$ 5,32
whirfloc (1g de um pacote de 20g) = (1/20) * 4,00 = R$ 0,20
high maltose (200g de 1Kg) = (200/1000) * 12,50 = R$ 2,50
tempo do cervejeiro (dado que é um hobby, não tem custo) = R$ 0,00
========================================
sub-total = R$ 98,17
litragem de uma leva de 30L = 20L
preço por litro = R$ 4,91 (98,17 divididos por 20)
preço por 600mL = R$ 2,95 (60% de R$ 4,91)
1 garrafa caçula de 600mL = R$ 1,39
1 tampinha = 10/100 = R$ 0,10
========================================
total para uma garrafa de 600mL = R$ 2,95 + 1,39 + 0,10 = R$ 4,43
 
Todo hobby tem seu custo, porém seu valor é incalculável...
 
Os valores estão meio defasados
Uma botija de gás onde moro tá 60$
5k de Pilsen sai a 23$
Ainda faltou o preço do fermento (s33) que tá 25$ precisa de 2= 50$
Uma garrafa de álcool tá 10$ se usar duas =20$
Atualizando daria aproximadamente 4.43 +3 ,7= 7,83 por garrafa
ainda não adicionado custo pra carbonatar com primming ou do CO2 caso de carbonatcao forçada
André Wenderosck
 
bom dia.

O cálculo é meio relativo.
Os valores do colega acima são bem calculados mas ponto importante é o tipo da receita.

Andei fazendo alguns calculos e uma American Pale Ale está por volta de mais de 130 reais. Só em lúpulo,usando Amarillo, são por volta de 150 - 200 gramas, incluindo dry hopping, ou seja, são quase 80 reais só em lupulo.

Estou fazendo receitas mais baratas para variar um pouco das bem lupuladas , e tambem por motivos de economia.

As ultima que fiz foram Saison e Kolsch
 
Se quiser precisão, teria que colocar também o custo do tempo, do espaço, dos descartes.

Não vejo sentido nesta avaliação, até porque se for para uma escala comercial, onde o custo seja importante, os processos, valores e eficiência são totalmente distintos.
 
So por curiosidade qual seria o tempo médio de depreciação do equipamento ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Atualizei alguns cálculos.
Essa estimativa é extremamente rough, só pra ter uma vaga ideia de custos...

data de cálculo = 22/03/2018
água para fabricação (0,2m^3) = 33,40/30 + 0,2 * 4,32 = R$ 2,00 (1 dia do custo básico + 0,2 m^3)
água para o enfase (lavagem) (0,2m^3) = 0,2 * 4,32 = R$ 0,86
luz = R$ 18,00 (usei um simulador de consumo on-line)
gás (1/3 botijão) = 90,00/3 = R$ 30,00
malte (5Kg) = R$ 31,90 (usei o preço do malte globalmalte da WE)
iodofor (1L dura 30 brassagens) = 1/30 * 30 = R$ 1,00
álcool (1L por leva) = R$ 10,00
lúpulo (pacote de 50g custa R$ 8,72, supondo metade na receita) hallertau saphir T90 = R$ 4,36
fermento (s33), 2 pacotes = R$ 19,86
whirfloc (5g está R$ 5,59) = (1/5,59) = R$ 1,12
high maltose (200g de 1Kg) = (200/1000) * 18,00 = R$ 3,60
========================================
sub-total = R$ 122,70
litragem de uma leva de 30L = 20L
preço por litro = R$ 6,13
preço por 600mL = R$ 3,68 (60% de R$ 6,13)
1 garrafa caçula de 600mL = R$ 2,82
1 tampinha = 10/100 = R$ 0,10
========================================
total para uma garrafa de 600mL = R$ 6,60

Teria que ser possível baratear a garrafa: tá quase o preço da cerveja (nova)!
Por isso que chega no supermercado a R$ 11,00 ou R$ 20,00 ainda falta a distribuição, lucro, etc.
 
So por curiosidade qual seria o tempo médio de depreciação do equipamento ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fermentador de balde de plástico talvez precise ser trocado com alguma frequência (a cada 30 ou 40 levas? não faço ideia).
Itens que levam silicone idem.
Termômetros, etc, podem descalibrar, quebrar (ainda não aconteceu comigo).
Se teu equipamento for a `solução definitiva` como falamos nas postagens, tua depreciação será com certeza menor.

Espero ter ajudado. Não faço tantas vezes assim por ano...
 
Atualizei alguns cálculos.
Essa estimativa é extremamente rough, só pra ter uma vaga ideia de custos...

data de cálculo = 22/03/2018
água para fabricação (0,2m^3) = 33,40/30 + 0,2 * 4,32 = R$ 2,00 (1 dia do custo básico + 0,2 m^3)
água para o enfase (lavagem) (0,2m^3) = 0,2 * 4,32 = R$ 0,86
luz = R$ 18,00 (usei um simulador de consumo on-line)
gás (1/3 botijão) = 90,00/3 = R$ 30,00
malte (5Kg) = R$ 31,90 (usei o preço do malte globalmalte da WE)
iodofor (1L dura 30 brassagens) = 1/30 * 30 = R$ 1,00
álcool (1L por leva) = R$ 10,00
lúpulo (pacote de 50g custa R$ 8,72, supondo metade na receita) hallertau saphir T90 = R$ 4,36
fermento (s33), 2 pacotes = R$ 19,86
whirfloc (5g está R$ 5,59) = (1/5,59) = R$ 1,12
high maltose (200g de 1Kg) = (200/1000) * 18,00 = R$ 3,60
========================================
sub-total = R$ 122,70
litragem de uma leva de 30L = 20L
preço por litro = R$ 6,13
preço por 600mL = R$ 3,68 (60% de R$ 6,13)
1 garrafa caçula de 600mL = R$ 2,82
1 tampinha = 10/100 = R$ 0,10
========================================
total para uma garrafa de 600mL = R$ 6,60

Teria que ser possível baratear a garrafa: tá quase o preço da cerveja (nova)!
Por isso que chega no supermercado a R$ 11,00 ou R$ 20,00 ainda falta a distribuição, lucro, etc.
Se baseando em uma pilsner como no inicio, deve-se usar uma cepa lager,
o s33 e uma cepa ALE belga.
O s23 e uma cepa lager cada pacote na we. Custa 22$ e na lamas 25$

André Wenderosck
 
Pode-se ter um custo alto ou baixo. Depende do que se faz. Montei uma receita de 10litros de Neipa com 250gramas de Nelson Sauvin. Nessa ceva, o custo de insumos extrapolou 30reais/litro. Ficou fantástica.
 
Pode-se ter um custo alto ou baixo. Depende do que se faz. Montei uma receita de 10litros de Neipa com 250gramas de Nelson Sauvin. Nessa ceva, o custo de insumos extrapolou 30reais/litro. Ficou fantástica.
Sim
Por isso partimos o cálculo de custo com uma reeceita de cerveja simples e barata, apenas para estimar para o @chacal os custos minimos.

André Wenderosck
 
Se alguém tivesse tempo dava pra elaborar uma planilha com todos estes dados de entrada para estimar um custo médio...
 
Se alguém tivesse tempo dava pra elaborar uma planilha com todos estes dados de entrada para estimar um custo médio...
@Paiakan tem tantas variáveis (receita e litragem sendo as mais importantes...) que é difícil construir esta planilha com uma boa precisão. Além do fato de variar preços de estado para estado...
 
@Paiakan tem tantas variáveis (receita e litragem sendo as mais importantes...) que é difícil construir esta planilha com uma boa precisão. Além do fato de variar preços de estado para estado...
Sim mas quando comentei pensei em uma planilha em que en uma aba são alimentados os dados de entrada (preços e variáveis pertinentes à brassagem específica do usuário) e na outra planilha são feitos os cálculos. Aí ficaria uma planilha universal em que o usuário alimenta os dados conforme a sua região e receita e ela calcula automaticamente.
 
Sim mas quando comentei pensei em uma planilha em que en uma aba são alimentados os dados de entrada (preços e variáveis pertinentes à brassagem específica do usuário) e na outra planilha são feitos os cálculos. Aí ficaria uma planilha universal em que o usuário alimenta os dados conforme a sua região e receita e ela calcula automaticamente.

perfeito, é verdade, só vai depender da precisão mesmo, i.e., quantos detalhes serão fornecidos para alimentar a planilha.

acho que não é o fim do mundo fazer essa planilha ein
 
Levando em consideração apenas insumos, agua (eu compro agua mineral de galão) e gelo (pro resfriamento), meus gastos sempre variam entre 120 - 140 reais para aproximadamente 18L finais.

O que daria de R$6,67 a R$7,77 por litro.

Se considerar a agua gasta para resfriar mosto e lavar os equipamentos, gás, energia da geladeira para fermentar e garrafas (eu reutilizo), deve aumentar um tanto considerável ainda.
 
Levando em consideração apenas insumos, agua (eu compro agua mineral de galão) e gelo (pro resfriamento), meus gastos sempre variam entre 120 - 140 reais para aproximadamente 18L finais.

O que daria de R$6,67 a R$7,77 por litro.

Se considerar a agua gasta para resfriar mosto e lavar os equipamentos, gás, energia da geladeira para fermentar e garrafas (eu reutilizo), deve aumentar um tanto considerável ainda.
@sepesaraiva mudando um pouco de assunto, eu já pensei bastante sobre o uso de galão de água mineral. Meu problema é que esta água tem muitos minerais, o que pode deixar a cerveja diferente do previsto (imagino que tu não esteja tratando a água, né?). Eu acho, inclusive, que é melhor usar água da bica (com filtro) ou água da bica fervida (a 80C) um dia antes, para evaporar o cloro (pelo menos é isso mais ou menos que eu venho lendo).
posso estar muito errado...
 
Atualizei alguns cálculos.
Essa estimativa é extremamente rough, só pra ter uma vaga ideia de custos...

data de cálculo = 22/03/2018
água para fabricação (0,2m^3) = 33,40/30 + 0,2 * 4,32 = R$ 2,00 (1 dia do custo básico + 0,2 m^3)
água para o enfase (lavagem) (0,2m^3) = 0,2 * 4,32 = R$ 0,86
luz = R$ 18,00 (usei um simulador de consumo on-line)
gás (1/3 botijão) = 90,00/3 = R$ 30,00
malte (5Kg) = R$ 31,90 (usei o preço do malte globalmalte da WE)
iodofor (1L dura 30 brassagens) = 1/30 * 30 = R$ 1,00
álcool (1L por leva) = R$ 10,00
lúpulo (pacote de 50g custa R$ 8,72, supondo metade na receita) hallertau saphir T90 = R$ 4,36
fermento (s33), 2 pacotes = R$ 19,86
whirfloc (5g está R$ 5,59) = (1/5,59) = R$ 1,12
high maltose (200g de 1Kg) = (200/1000) * 18,00 = R$ 3,60
========================================
sub-total = R$ 122,70
litragem de uma leva de 30L = 20L
preço por litro = R$ 6,13
preço por 600mL = R$ 3,68 (60% de R$ 6,13)
1 garrafa caçula de 600mL = R$ 2,82
1 tampinha = 10/100 = R$ 0,10
========================================
total para uma garrafa de 600mL = R$ 6,60

Teria que ser possível baratear a garrafa: tá quase o preço da cerveja (nova)!
Por isso que chega no supermercado a R$ 11,00 ou R$ 20,00 ainda falta a distribuição, lucro, etc.


Tem muita coisa que é relativa, e daria pra abaixar esse custo (falando em consumo próprio). Por exemplo:

- garrafa eu não compro, sempre reutilizo, então já cairia 2,82..
- whirfloc também não uso.. menos 1,12..
- 1/3 do botijão de gás por brassagem ?? pra mim está exagerado, nunca fiz a conta de quantas brassagens dura, mas o meu botijão atual já fiz umas 6 levas com ele e aqui onde moro custa R$ 65,00..
- 1 litro de álcool por brassagem pra mim também é muita coisa, novamente nunca fiz essa conta, mas o que tenho aqui acho que já fiz umas 4 levas com ele

e por ai vai..
 
Outra questão: o custo diminui a medida em que se aumenta a produção. Produzir 10litros tem um custo, 100litros da mesma receita não custará 10X mais. Talvez 6 ou 7 vezes. Qdo se ganha escalabilidade, o custo por litro é menor. Imagine na indústria. Dobrar um lote chega a custar 1,2x.
 
Tem muita coisa que é relativa, e daria pra abaixar esse custo (falando em consumo próprio). Por exemplo:

- garrafa eu não compro, sempre reutilizo, então já cairia 2,82..
- whirfloc também não uso.. menos 1,12..
- 1/3 do botijão de gás por brassagem ?? pra mim está exagerado, nunca fiz a conta de quantas brassagens dura, mas o meu botijão atual já fiz umas 6 levas com ele e aqui onde moro custa R$ 65,00..
- 1 litro de álcool por brassagem pra mim também é muita coisa, novamente nunca fiz essa conta, mas o que tenho aqui acho que já fiz umas 4 levas com ele
e por ai vai..

Sim, eu coloquei o custo da garrafa pensando "este cara quer iniciar um negócio, quer começar a vender, etc" daí este custo entra. E também, comprando um lote de 1000 garrafas deve baixar bastante, como tu falou, na escala, os preços são mais atraentes - o grande problema é chegar nessa escala, demanda investimento, etc.

Um empreendedor no Brasil, no mercado cervejeiro, é um baita cara, isso eu não discuto. Pagar a carga avassaladora de impostos e produzir um produto de qualidade para o consumidor final, na validade, distribuindo para vários locais deve ser uma tarefa hercúlea. Eu bato muitas palmas para quem se aventura nisso. Quero que cada vez mais e mais gente entre nesse mercado para que todos tenham muitas opções, assim como desejo que os custos para o hobbista sejam sempre baixos, como de fato o é, basta ver que exageramos em vários itens e o custo final ficou abaixo de R$ 3,50 por 600mL.

PS: tu não usa whirfloc? fiquei curioso: consegues formar o cone de trub depois do whirlpool sem problemas?
 
@ricardo,

eu por exemplo nunca usei whirlfloc. Sim é possível ter o cone sem ele. Precisa de paciência. E turb no fermentador não é o fim do mundo (é claro sem exageros).
 
Meus (nossos, pois somos 3 cervejeiros) custos ficam por volta de R$6~8 com a cerveja pronta, rotulada e utilizando água mineral na produção.

Temos uma planilha que faz os cálculos, vou retirar as "marretagens" que fizemos pra gerar uns relatórios e tento disponibilizar aqui durante o fds.
 
Meus (nossos, pois somos 3 cervejeiros) custos ficam por volta de R$6~8 com a cerveja pronta, rotulada e utilizando água mineral na produção.

Temos uma planilha que faz os cálculos, vou retirar as "marretagens" que fizemos pra gerar uns relatórios e tento disponibilizar aqui durante o fds.

isso é valor do litro? 600ml? 300ml?
 
@ricardo,

eu por exemplo nunca usei whirlfloc. Sim é possível ter o cone sem ele. Precisa de paciência. E turb no fermentador não é o fim do mundo (é claro sem exageros).

Eu tinha um amigo que guardava 1 L de mosto e usava-o para refermentação nas garrafas - o objetivo dele era fazer algo realmente reinheitsgebot, não o que todo mundo que faz mas usa whirfloc, usa CO2 por pressão, usa oats, adjuntos, etc. Ele realmente usava apenas água, malte, lúpulo e fermento, nada mais. Imagino que seria um bom motivo para não usar whirfloc e outros adjuntos.

Às vezes leio um rótulo de uma cerveja comercial dizendo: "cerveja feita a partir dos princípios da Lei da Pureza da Baviera" e aposto que estão mentindo descaradamente!! eheheheh :)
 
isso é valor do litro? 600ml? 300ml?
Comi mosca ali, é para uma garrafa caçula de 600ml padrão e o rótulo é vinil fosco adesivo profissional.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Eu tinha um amigo que guardava 1 L de mosto e usava-o para refermentação nas garrafas - o objetivo dele era fazer algo realmente reinheitsgebot, não o que todo mundo que faz mas usa whirfloc, usa CO2 por pressão, usa oats, adjuntos, etc. Ele realmente usava apenas água, malte, lúpulo e fermento, nada mais. Imagino que seria um bom motivo para não usar whirfloc e outros adjuntos.

Às vezes leio um rótulo de uma cerveja comercial dizendo: "cerveja feita a partir dos princípios da Lei da Pureza da Baviera" e aposto que estão mentindo descaradamente!! eheheheh :)

Pessoalmente acho a Reinheist@C@#@#@#@! uma completa balela. Foi uma lei com puro caráter tributário e de controle de produtos em uma época e local específicos. Não tem o menor sentido segui-la hoje em dia. É a mesma discussão dos cereais não maltados e o "mimi-milho". Sigo a lei da pureza dos ingredientes (uso o que tem de bom e natural ou puro). Não gosto da ideia de colocar algum floculante/aglutinador para agilizar o processo, mas não condeno que o faça. Adoro adjuntos.
 
Eu tinha um amigo que guardava 1 L de mosto e usava-o para refermentação nas garrafas - o objetivo dele era fazer algo realmente reinheitsgebot, não o que todo mundo que faz mas usa whirfloc, usa CO2 por pressão, usa oats, adjuntos, etc. Ele realmente usava apenas água, malte, lúpulo e fermento, nada mais. Imagino que seria um bom motivo para não usar whirfloc e outros adjuntos.

Às vezes leio um rótulo de uma cerveja comercial dizendo: "cerveja feita a partir dos princípios da Lei da Pureza da Baviera" e aposto que estão mentindo descaradamente!! eheheheh :)

O mais bizarro que vi até hoje foi isso:

uNaNXtL.jpg

uxMu543.jpg
 
Sim, eu coloquei o custo da garrafa pensando "este cara quer iniciar um negócio, quer começar a vender, etc" daí este custo entra. E também, comprando um lote de 1000 garrafas deve baixar bastante, como tu falou, na escala, os preços são mais atraentes - o grande problema é chegar nessa escala, demanda investimento, etc.

Um empreendedor no Brasil, no mercado cervejeiro, é um baita cara, isso eu não discuto. Pagar a carga avassaladora de impostos e produzir um produto de qualidade para o consumidor final, na validade, distribuindo para vários locais deve ser uma tarefa hercúlea. Eu bato muitas palmas para quem se aventura nisso. Quero que cada vez mais e mais gente entre nesse mercado para que todos tenham muitas opções, assim como desejo que os custos para o hobbista sejam sempre baixos, como de fato o é, basta ver que exageramos em vários itens e o custo final ficou abaixo de R$ 3,50 por 600mL.

PS: tu não usa whirfloc? fiquei curioso: consegues formar o cone de trub depois do whirlpool sem problemas?


Sim, dá pra forma o cone..

Lá no começo eu usava o whirfloc, mas depois parei de usar e não notei diferença, então é um custo a menos.. hehehehe
 
@sepesaraiva mudando um pouco de assunto, eu já pensei bastante sobre o uso de galão de água mineral. Meu problema é que esta água tem muitos minerais, o que pode deixar a cerveja diferente do previsto (imagino que tu não esteja tratando a água, né?). Eu acho, inclusive, que é melhor usar água da bica (com filtro) ou água da bica fervida (a 80C) um dia antes, para evaporar o cloro (pelo menos é isso mais ou menos que eu venho lendo).
posso estar muito errado...

Fala Ricardo!!

Cara, realmente vc está enganado sim, mas depende. Existem varias marcas diferentes de agua mineral. A que eu compro é extremamente desmineralizada. segue abaixo uma foto do rotulo dela que especifica a quantidade de cada elemento na agua.

A agua da bica deve possuir muito mais minerais do que essa, portanto fazer o ajuste da agua mineral deve ser mais fácil do que da bica (você so precisa adicionar os sais que precisar).



Abraço!
 

Attachments

  • Captura de Tela 2018-03-23 às 11.53.52.png
    Captura de Tela 2018-03-23 às 11.53.52.png
    266.6 KB · Views: 51
Tem muita coisa que é relativa, e daria pra abaixar esse custo (falando em consumo próprio). Por exemplo:

- garrafa eu não compro, sempre reutilizo, então já cairia 2,82..
- whirfloc também não uso.. menos 1,12..
- 1/3 do botijão de gás por brassagem ?? pra mim está exagerado, nunca fiz a conta de quantas brassagens dura, mas o meu botijão atual já fiz umas 6 levas com ele e aqui onde moro custa R$ 65,00..
- 1 litro de álcool por brassagem pra mim também é muita coisa, novamente nunca fiz essa conta, mas o que tenho aqui acho que já fiz umas 4 levas com ele

e por ai vai..

Eu concordo com o @dcunhamaciel.

Hoje faço 8 brassagens com um botijão de gás. Levas de 20L dá pra fazer umas 10 brassagens, se for BIAB acho que o botijão aguenta mais. Hoje faço levas de 50L e o custo caiu consideravelmente de quando fazia 20L BIAB.

Garrafa também não compro (ganha-se garrafas em bares, dos amigos, etc). A água aqui tem custo de aproximadamente R$0,007 o litro, já incluído a taxa de esgoto (valor informado por um funcionário da COPASA daqui). Eu, enquanto estou resfriando o mosto com o chiller, lavo as panelas com a água. A água com peracético da sanitização uso ela para outras coisas depois de 24h. Quem usa iodo ou iodofor acho que gasta até menos água. Álcool 70% aqui nas lojas de dentista custa R$5,80 e eu gasto 250-300ml de álcool por brassagem. Peracético eu gasto 20gr por brassagem. Tampinhas eu compro somente as pratas e a última vez que comprei foram R$6,50 o pacote com 100 tampinhas. Uso 1 tablete de whirfloc por brassagem a um custo de R$0,90.

Coloco todos estes custos no Beersmith e ainda contabilizo R$50 de depreciação do equipamento, uns 300L de água a mais por causa da sanitização e resfriamento (a água da cerveja já está no custo do Beersmith), energia elétrica. Não contabilizo a mão de obra.

Até hoje, em todas as minhas brassagens de 50L (7 brassagens), apenas uma Belgian Blonde Ale e uma Pale Ale com dry-hoping ficaram na casa dos R$200 (R$212 e R$205). Minha média de mais de 20 brassagens é R$157.

Ou seja, se minhas contas estiverem muito erradas e minha média for R$200 por brassagem, o custo para levas de 50L seria R$4/L ou R$2,50-R$3,00/600ml (considerando que 50L dá pra engarrafar entre 70 e 80 garrafas de 600ml). Minha média, apenas das 7 levas de 50L: R$4,20/L e R$2,50/600ml

Se for colocar a trabalheira que dá, a quantidade de horas gasta pra sanitizar, brassar e engarrafar... aí é outra história.

A planilha seria uma ótima pra gente calcular corretamente o custo.

Abraço.
 
Eu concordo com o @dcunhamaciel.



Hoje faço 8 brassagens com um botijão de gás. Levas de 20L dá pra fazer umas 10 brassagens, se for BIAB acho que o botijão aguenta mais. Hoje faço levas de 50L e o custo caiu consideravelmente de quando fazia 20L BIAB.



Garrafa também não compro (ganha-se garrafas em bares, dos amigos, etc). A água aqui tem custo de aproximadamente R$0,007 o litro, já incluído a taxa de esgoto (valor informado por um funcionário da COPASA daqui). Eu, enquanto estou resfriando o mosto com o chiller, lavo as panelas com a água. A água com peracético da sanitização uso ela para outras coisas depois de 24h. Quem usa iodo ou iodofor acho que gasta até menos água. Álcool 70% aqui nas lojas de dentista custa R$5,80 e eu gasto 250-300ml de álcool por brassagem. Peracético eu gasto 20gr por brassagem. Tampinhas eu compro somente as pratas e a última vez que comprei foram R$6,50 o pacote com 100 tampinhas. Uso 1 tablete de whirfloc por brassagem a um custo de R$0,90.



Coloco todos estes custos no Beersmith e ainda contabilizo R$50 de depreciação do equipamento, uns 300L de água a mais por causa da sanitização e resfriamento (a água da cerveja já está no custo do Beersmith), energia elétrica. Não contabilizo a mão de obra.



Até hoje, em todas as minhas brassagens de 50L (7 brassagens), apenas uma Belgian Blonde Ale e uma Pale Ale com dry-hoping ficaram na casa dos R$200 (R$212 e R$205). Minha média de mais de 20 brassagens é R$157.



Ou seja, se minhas contas estiverem muito erradas e minha média for R$200 por brassagem, o custo para levas de 50L seria R$4/L ou R$2,50-R$3,00/600ml (considerando que 50L dá pra engarrafar entre 70 e 80 garrafas de 600ml). Minha média, apenas das 7 levas de 50L: R$4,20/L e R$2,50/600ml



Se for colocar a trabalheira que dá, a quantidade de horas gasta pra sanitizar, brassar e engarrafar... aí é outra história.



A planilha seria uma ótima pra gente calcular corretamente o custo.



Abraço.



Concordo! As minhas custam por aí tambem.
 
Eu concordo com o @dcunhamaciel.

Hoje faço 8 brassagens com um botijão de gás. Levas de 20L dá pra fazer umas 10 brassagens, se for BIAB acho que o botijão aguenta mais. Hoje faço levas de 50L e o custo caiu consideravelmente de quando fazia 20L BIAB.

Garrafa também não compro (ganha-se garrafas em bares, dos amigos, etc). A água aqui tem custo de aproximadamente R$0,007 o litro, já incluído a taxa de esgoto (valor informado por um funcionário da COPASA daqui). Eu, enquanto estou resfriando o mosto com o chiller, lavo as panelas com a água. A água com peracético da sanitização uso ela para outras coisas depois de 24h. Quem usa iodo ou iodofor acho que gasta até menos água. Álcool 70% aqui nas lojas de dentista custa R$5,80 e eu gasto 250-300ml de álcool por brassagem. Peracético eu gasto 20gr por brassagem. Tampinhas eu compro somente as pratas e a última vez que comprei foram R$6,50 o pacote com 100 tampinhas. Uso 1 tablete de whirfloc por brassagem a um custo de R$0,90.

Coloco todos estes custos no Beersmith e ainda contabilizo R$50 de depreciação do equipamento, uns 300L de água a mais por causa da sanitização e resfriamento (a água da cerveja já está no custo do Beersmith), energia elétrica. Não contabilizo a mão de obra.

Até hoje, em todas as minhas brassagens de 50L (7 brassagens), apenas uma Belgian Blonde Ale e uma Pale Ale com dry-hoping ficaram na casa dos R$200 (R$212 e R$205). Minha média de mais de 20 brassagens é R$157.

Ou seja, se minhas contas estiverem muito erradas e minha média for R$200 por brassagem, o custo para levas de 50L seria R$4/L ou R$2,50-R$3,00/600ml (considerando que 50L dá pra engarrafar entre 70 e 80 garrafas de 600ml). Minha média, apenas das 7 levas de 50L: R$4,20/L e R$2,50/600ml

Se for colocar a trabalheira que dá, a quantidade de horas gasta pra sanitizar, brassar e engarrafar... aí é outra história.

A planilha seria uma ótima pra gente calcular corretamente o custo.

Abraço.

Q isso.. vc tem q me falar onde vc compra seus insumos, pq só de malte, lúpulo e levedura eu gasto pelo menos 100 reais para 20L!!
 
Q isso.. vc tem q me falar onde vc compra seus insumos, pq só de malte, lúpulo e levedura eu gasto pelo menos 100 reais para 20L!!

Não sei onde ele compra, mas onde eu compro (malteshop.com.br) só gastei mais de R$ 100,00 para 20 l em uma NEIPA, e no final nem usei todo o lúpulo comprado. No outro extremo, gastei somente R$ 25,00 em uma Dry Stout (20l) pois tinha sobras de lúpulos de alto AA e uma lava novinha da última brassagem (1 semana).
 
Não sei onde ele compra, mas onde eu compro (malteshop.com.br) só gastei mais de R$ 100,00 para 20 l em uma NEIPA, e no final nem usei todo o lúpulo comprado. No outro extremo, gastei somente R$ 25,00 em uma Dry Stout (20l) pois tinha sobras de lúpulos de alto AA e uma lava novinha da última brassagem (1 semana).

N eh possível mano hahaha! só 2 pacotinhos de levedura ja é 30 conto...

Devo estar fazendo algo errado!
 
N eh possível mano hahaha! só 2 pacotinhos de levedura ja é 30 conto...

Devo estar fazendo algo errado!

Malte pilsen 3kg - 14,70
Cevada em flocos 1kg - 5,51
Cevada torrada 0.4kg - 4,80

Como falei, já tinha o fermento em lama suficiente e 15g de herkulles perdidos na geladeira.Como é uma Irish Dry Stout faz justiça a origem da receita, pois foi para baratear que os irlandeses criaram a receita.

Hoje uso muito starter com 1 pacote de fermento inicial, para qualquer quantidade. Para 20l faço um starter só, para 40l, dois steps.

Normalmente reutilizo a lama 1 vez (quando repito o fermento em outra receita) o que também reduz o custo de cada leva no quesito fermento. Não reutilizo mais vezes por não conseguir ter controle total da quantidade de células. Tenho um banco de lamas com US-05, T-58, M-54, S-04, todas não lavadas e guardadas na própria cerveja que fermentou. Depois de +2 meses sem uso são descartadas. Quando tenho alguma sobra de mosto de brassagem por conta de maior eficiência (minhas receitas são calculadas para 65%) jogo o resto para um fermentador secundário e meto também uma das lamas (normalmente de outra cepa do que a da receita) para ver como fica o resultado e comparar os fermentos.
 
Back
Top