Qual melhor local pro termometro na mostura ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 24, 2020
Messages
15
Reaction score
7
Location
Balneário Piçarras SC
Qual melhor local ?

Proximo a resistencia ?
Proximo a altura da cama de grãos ?
Ou na recirculação ?

Meu equipamento... fiz upgrade agora comprei os itens necessarios mas ainda nao instalei...

Panela 45l
Beermax + dimmer pra controle de intensidade da fervura
Resistencia 3000w
Cesto inox 2brew
Bomba MP15r
 
Melhor colocar na recirculação, no retorno do mosto para a panela.
 
Já eu por observação entendo que o melhor seja em local que meça a temperatura da cama de grãos / mosto que a permeia, pois usualmente a temperatura leva alguns minutos para se equalizar , sendo o mosto que acabou de passar na região da resistência está alguns graus acima e medi-lo no retorno pode levar ao desligamento da resistência antes da homogeneização.
 
aqui eu uso um sensor a cerca de 12cm da resistência, acima do fundo falso (escolhi essa altura pois é o mínimo que a cama de grãos fica para as quantidades que uso, no meu caso as panelas são de 190L, esse sensor fica na altura dos 40L) e uso um segundo na saída da bomba de recirculação, rosqueado em um "T". tenho uma ótima precisão e controle nesses pontos, porém uso um sistema que eu mesmo montei co. craftbeerpi.
 
Vários clientes me relataram que tiveram um controle melhor e uma leitura mais precisa quando utilizado na saída da panela de mostura, pois ali o líquido já foi aquecido e vai retornar pra cama de grãos na temperatura correta, ali nos grãos o líquido troca calor com os grãos e depois volta pro aquecimento.
Isso pra um sistema descendente, que retira o líquido de baixo e joga em cima dos grãos.
 
Vários clientes me relataram que tiveram um controle melhor e uma leitura mais precisa quando utilizado na saída da panela de mostura, pois ali o líquido já foi aquecido e vai retornar pra cama de grãos na temperatura correta, ali nos grãos o líquido troca calor com os grãos e depois volta pro aquecimento.
Isso pra um sistema descendente, que retira o líquido de baixo e joga em cima dos grãos.



Boa teoria... vou tentar isso faz sentido mesmo
 
Boa teoria... vou tentar isso faz sentido mesmo
aqui o melhor controle foi na saída da bomba. mas claro, depende de diversos fatores.
fiz o teste com um sensor bem na saída da panela, e o sistema sofria pra atingir a temperatura na cama, pois ali na saída o mosto está normalmente mais quente do que quando ele retorna pelo sparge para a cama, por estar praticamente colado na resistência. trabalhei um tempo assim usando um off-set de -2° no software, até que precisei desmontar pra limpar e resolvi testar de outro jeito.
Então hoje esta assim:
válvula com um cotovelo na parte interna puxa o mosto rente ao fundo, passa por 40cm de mangueira, chega na bomba, passa por um "Tee" que acomoda o sensor de um lado e retorna para o sparge arm pelo outro por cerca de 1,20m de tubulação.
com essa configuração, tanto o sensor da cama como o do retorno me dão a medição com diferença de 0,5° em média, sem usar off-set no software independente da resistência estar ligada ou desligada.
 
Na minha single vessel o sensor está em baixo do cesto de grãos, na região da resistência. Uso um outro termômetro analógico cravado na cama de grãos. A diferença entrega o que o controlador (sensor) marca e o termômetro na cama de grão é de 4 graus abaixo na cama de grãos. Sendo assim, eu sempre coloco 4 graus a mais no controlador para que na cama de grãos esteja a temperatura correta.
Estou pensando na minha próxima panela vou montar o sensor no meio da cama de grãos, porém fico preocupado em o controlador aquecer demais na região da resistência até a temperatura estabilizar e homogeneizar na cama de grãos, e acabar caramelizando o mosto na região da resistência.
 
Tenho termômetro na entrada da panela (parte superior, sparge) e no meio da cama de grãos. A água sai do registro inferior (onde foi aquecida) e entra na parte superior, onde o termômetro acusa uma temperastura 2 graus acima do que fica no meio da cama de grãos. A equalização do sistema demora pra ser atingida. A água mais quente, da entrada, tem que aquecer uma "massa" de grãos inferior, e essa massa tem sempre temperatura menor. O que vale, pra mim, é a temperatura dessa massa, onde as reações ocorrem. Então, controlo a brassagem pelo termômetro fincado no meio da cama de grãos.
 
Tenho termômetro na entrada da panela (parte superior, sparge) e no meio da cama de grãos. A água sai do registro inferior (onde foi aquecida) e entra na parte superior, onde o termômetro acusa uma temperastura 2 graus acima do que fica no meio da cama de grãos. A equalização do sistema demora pra ser atingida. A água mais quente, da entrada, tem que aquecer uma "massa" de grãos inferior, e essa massa tem sempre temperatura menor. O que vale, pra mim, é a temperatura dessa massa, onde as reações ocorrem. Então, controlo a brassagem pelo termômetro fincado no meio da cama de grãos.

É o que eu também acho correto. Pra mim o que vale é a temperatura no meio dos grãos.
 
Back
Top