• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Qual e como a melhor forma de adicionar cacau em pó?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

dio20santos

New Member
Afiliado
19/2/19
E tentar coar o cacau em pó que nem café passado? Fazer uma infusão a quente ou a frio e depois coar pra tirar a suspensão. Será que dá certo?

JPianco

Well-Known Member
Afiliado
30/11/16
Salve confrades!
Dividindo minha experiência...
Eu já fiz duas vezes seguindo a dica do próprio Guenther.
Durante a fermentação secundária joguei o cacau em pó em forma de espiral por cima do mosto para tentar aumentar a área de contato logo de cara e, depois misturei com a pá cervejeira devidamente sanitizada e cuidado pra não agitar demais e incorporar muito O2.
Em relação a quantidade, é quem nem gosto, é relativo...
Eu, em ambas receitas, fiz lotes de 20L. Num botei 200g, no outro 100g. Eram duas stouts, e particularmente gostei do efeito do cacau mais na que coloquei 100g...

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Eu tive excelentes resultados adicionando na fermentação secundária, a quente.
Guenther, você já usou o cacau ou teve relatos do uso, em uma adição à quente no whirpool. A ideia era resfriar o mosto até 70 graus, adicionar o cacau em pó e fazer o whirpool.

Barão Barone

Well-Known Member
Afiliado
24/8/19
Ué... não entendi. :)

Tu falou que é iniciante, mas não teve medo de usar Cacau sem saber se ele sedimenta bem ou não.

Mas disse que é iniciante e não quer usar gelatina? Hehehe...

Agora segue em frente e vê o resultado, assim tu mesmo pode tirar tuas conclusões.

Toda a vez que usei Cacau, eu usei gelatina. :)

Abraço,
Eu não uso Cacau em pó ... contém até 30 % de gordura ... atrapalha a formação de espuma .... prefiro NIBS de Cacau ....e muito menos Gelatina ...rsrsrsr
Dosagem é de 6 a 10 gr/ tt ...aí vai do seu gosto ....aumentar ou diminuir ....deixe por 48 hs na wodka ou alool de cereais (extrai melhor o aroma , pois não tem cheiro ) + água .. 2.: 1 ..em um pote fechado ... com nível de 2 cm da solução ....acrescento no cold crash.. TUDO

Os nibs de cacau são sólidos de cacau e manteiga de cacau ( 55%) de forma CRUA ... o cacau em pó é feito a partir de uma pasta , que pressionada libera a manteiga e o licor ; os sólidos resultantes forma o cacau em pó

A quantidade de manteiga de cacau remanescente varia bastante entre as marcas comercializadas de Cacau em Pó, em torno de 10 a 35%, por isso alguns fabricantes identificam o cacau em pó com alto teor de gordura e baixo teor de gordura/cacau magro. A gordura atrapalha a formação de espuma , todos sabemos disso

Quanto menor o teor de gordura mais amido, pois o amido é um componente natural de todo o cacau em pó. Estes amidos são capazes de absorver 100% do seu peso em umidade e podem misturar ao mosto...... tem que ser uma marca boa
RESUMO ....Não arrisco com Cacau em pó ......já vi muita cerveja RUIM devido a essa prática.... prefiro NIBS