Qual altura para instalação da conexão na panela cervejeira e altura para instalação da torneira no balde fermentador?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gunner

Member
Joined
Aug 2, 2020
Messages
13
Reaction score
3
Location
Belo Horizonte
Bom dia senhores,

Comprei meus primeiros equipamentos e pelo custo beneficio comprei o kit conexao torneira separado do caldeirao de aluminio e o fermentador em partes (balde, torneira, o-ring, etc).
Tenho dúvida quanto à altura deixar ambos, receio deixar alto demais e acabar perdendo muito mosto/cerveja, ou deixar baixo demais e acabar indo trub demais junto.

Obrigado pela ajuda
 
A altura (cm) vai depender muito do seu equipamento. Se é uma panela/fermentador maior, ele geralmente tem um diâmetro maior, cabendo mais líquido em cada cm de altura.

Seu raciocínio tem que ser em LITROS, e não em CM, do volume morto. Tanto é que os softwares calculam assim.

Meu caso: panela 32L, 36cm de diâmetro, geralmente bateladas para 10L de cerveja final). O volume morto da minha panela é de 2,5L. Muita gente acha que é demais, que é desperdício... eu acho ideal pois é uma quantidade que geralmente comporta todo o trub, facilitando a minha trasfega para o fermentador (uso hop spider, então a quantidade de trub é menor. E meu whirpool nunca dá certo kkkkk). Acho um desperdício ínfimo, ante a praticidade.

No fermentador é a mesma coisa, mas o cálculo é mais difícil pois tem mais variáveis: quanto trub da panela você leva para o fermentador, quantidade de cepa e taxa de floculação da mesma (vai variar de receita pra receita), se tem DH (e se esse é feito em hop bag ou não). É um saco ter que descartar trub acumulado na torneira toda vez que quero tirar um pouco de cerveja, seja para prova ou para medir SG - isso sim é desperdício.

Como regra geral, eu sempre prefiro "um pouco acima". A praticidade vai ser maior que eventual aproveitamento. Além do que nada impede que eu dê uma deitadinha na panela/fermentador, se ainda tiver bastante cerveja aproveitável.
 
Salve, qual o tamanho da panela ? Eu com uma panela de 22l deixei mais ou menos 1 cm.
Você pode fazer uma brassagem sem colocar as torneiras, utilizando um sifão, assim tive uma idéia da quantia de trub e fermento formado.
No meu caso tentei evitar o desperdício, vai do que é mais importante pra você.
 
Salve confrade!
Faço das palavras do Filipe as minhas. Torneira, independente de onde seja panela ou balde, um pouco mais acima facilita demais pra segurar o trub e o fermento e isso já contribui demais pra deixar a breja mais limpa sem adicionar outras coisas (coagulantes) ou processos de filtragem extras.
Agora como o Rodrigo mencionou uma outra forma de tirar a breja por cima sugando só o líquido é através do sifão. Já utilizei também e tive ótimos resultados, melhores até no sentido da clarificação, do que com panelas e fermentadores com a torneira baixa. Se optar por usar recomendo o auto sifão.
 
Back
Top