Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Qual altura para instalação da conexão na panela cervejeira e altura para instalação da torneira no balde fermentador?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Gunner

Member
Afiliado
2/8/20
Bom dia senhores,

Comprei meus primeiros equipamentos e pelo custo beneficio comprei o kit conexao torneira separado do caldeirao de aluminio e o fermentador em partes (balde, torneira, o-ring, etc).
Tenho dúvida quanto à altura deixar ambos, receio deixar alto demais e acabar perdendo muito mosto/cerveja, ou deixar baixo demais e acabar indo trub demais junto.

Obrigado pela ajuda

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
A altura (cm) vai depender muito do seu equipamento. Se é uma panela/fermentador maior, ele geralmente tem um diâmetro maior, cabendo mais líquido em cada cm de altura.

Seu raciocínio tem que ser em LITROS, e não em CM, do volume morto. Tanto é que os softwares calculam assim.

Meu caso: panela 32L, 36cm de diâmetro, geralmente bateladas para 10L de cerveja final). O volume morto da minha panela é de 2,5L. Muita gente acha que é demais, que é desperdício... eu acho ideal pois é uma quantidade que geralmente comporta todo o trub, facilitando a minha trasfega para o fermentador (uso hop spider, então a quantidade de trub é menor. E meu whirpool nunca dá certo kkkkk). Acho um desperdício ínfimo, ante a praticidade.

No fermentador é a mesma coisa, mas o cálculo é mais difícil pois tem mais variáveis: quanto trub da panela você leva para o fermentador, quantidade de cepa e taxa de floculação da mesma (vai variar de receita pra receita), se tem DH (e se esse é feito em hop bag ou não). É um saco ter que descartar trub acumulado na torneira toda vez que quero tirar um pouco de cerveja, seja para prova ou para medir SG - isso sim é desperdício.

Como regra geral, eu sempre prefiro "um pouco acima". A praticidade vai ser maior que eventual aproveitamento. Além do que nada impede que eu dê uma deitadinha na panela/fermentador, se ainda tiver bastante cerveja aproveitável.

Rodrigo Oliveira Elegda

Active Member
Afiliado
1/2/20
Salve, qual o tamanho da panela ? Eu com uma panela de 22l deixei mais ou menos 1 cm.
Você pode fazer uma brassagem sem colocar as torneiras, utilizando um sifão, assim tive uma idéia da quantia de trub e fermento formado.
No meu caso tentei evitar o desperdício, vai do que é mais importante pra você.

JPianco

Well-Known Member
Afiliado
30/11/16
Salve confrade!
Faço das palavras do Filipe as minhas. Torneira, independente de onde seja panela ou balde, um pouco mais acima facilita demais pra segurar o trub e o fermento e isso já contribui demais pra deixar a breja mais limpa sem adicionar outras coisas (coagulantes) ou processos de filtragem extras.
Agora como o Rodrigo mencionou uma outra forma de tirar a breja por cima sugando só o líquido é através do sifão. Já utilizei também e tive ótimos resultados, melhores até no sentido da clarificação, do que com panelas e fermentadores com a torneira baixa. Se optar por usar recomendo o auto sifão.

Latest posts