Quais dados colocar como trub loss no BeerSmith?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jasontng

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2020
Messages
73
Reaction score
61
Location
São Paulo
Minha dúvida talvez seja meio boba, mas é algo que não achei uma resposta direta até agora.

Eu configurei meu equipamento e tentei fazer todas as medições necessárias. Para medir o trub loss eu coloquei água na panela de fervura até o limite da torneira e achei 2 litros que ficam na panela depois de escorrer tudo.

Coloquei então essa informação e todo o resto, montei minha primeira receita no BS e parti para a brassagem. Acontece que dessa vez, com o trub de verdade na panela, eu passei 1 litro a mais do mosto para o fermentador do q era o previsto. Portanto, o trub loss foi de 1 litro e não 2 litros como havia encontrado antes apenas com água.

Agora fiquei na dúvida qual das duas informações eu devo usar no software? O trub varia de cerveja para cerveja e me parece um número menos preciso do que medir o volume entre o fundo e o começo da torneira.
 
Minha dúvida talvez seja meio boba, mas é algo que não achei uma resposta direta até agora.

Eu configurei meu equipamento e tentei fazer todas as medições necessárias. Para medir o trub loss eu coloquei água na panela de fervura até o limite da torneira e achei 2 litros que ficam na panela depois de escorrer tudo.

Coloquei então essa informação e todo o resto, montei minha primeira receita no BS e parti para a brassagem. Acontece que dessa vez, com o trub de verdade na panela, eu passei 1 litro a mais do mosto para o fermentador do q era o previsto. Portanto, o trub loss foi de 1 litro e não 2 litros como havia encontrado antes apenas com água.

Agora fiquei na dúvida qual das duas informações eu devo usar no software? O trub varia de cerveja para cerveja e me parece um número menos preciso do que medir o volume entre o fundo e o começo da torneira.

Trub loss é literalmente o volume perdido para o trub quente e não o volume abaixo da torneira. O trub também pode variar de receita pra receita, mas no caso use 1 L como média e vá verificando nas demais brassagem, com o tempo você conseguirá um ajuste melhor desse valor.
 
Minha dúvida talvez seja meio boba, mas é algo que não achei uma resposta direta até agora.

Eu configurei meu equipamento e tentei fazer todas as medições necessárias. Para medir o trub loss eu coloquei água na panela de fervura até o limite da torneira e achei 2 litros que ficam na panela depois de escorrer tudo.

Coloquei então essa informação e todo o resto, montei minha primeira receita no BS e parti para a brassagem. Acontece que dessa vez, com o trub de verdade na panela, eu passei 1 litro a mais do mosto para o fermentador do q era o previsto. Portanto, o trub loss foi de 1 litro e não 2 litros como havia encontrado antes apenas com água.

Agora fiquei na dúvida qual das duas informações eu devo usar no software? O trub varia de cerveja para cerveja e me parece um número menos preciso do que medir o volume entre o fundo e o começo da torneira.
Oi, @Jasontng. Complementando, são duas perdas que você tem aí, uma da panela, e outra do trub. Uma é relativa a altura da torneira, e a outra é relativa a quantidade de mosto que fica no trub. Quanto mais trub, maior a perda de mosto, que fica retido no trub. Mas, como você notou, a quantidade de trub também afeta a quantidade de líquido que vc consegue tirar da panela. Como sua torneira é mais alta que o fundo (2 litros né?!) Quanto mais trub você tiver, maior vai ser seu rendimento. Isso, porque quanto mais matéria sólida ocupar este espaço de 2l, mais líquido vc vai tirar da panela. Então na verdade, apesar de sua perda com o trub ser maior, a perda da panela vai ser menor. Então, no final seu rendimento vai ser maior. Mas isso é uma característica do seu equipamento.
Se você usasse um bico pescador na sua panela, algo que conseguisse tirar o líquido até do fundo da panela, você não ia ter essa perda do equipamento, e quanto mais trub você tivesse, menor ia ser seu rendimento. Abs.
 
Back
Top