1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Quais dados colocar como trub loss no BeerSmith?

Discussão em 'Software' iniciado por Jasontng, 7/2/20.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 7/2/20 #1

    Jasontng

    Jasontng

    Jasontng

    Member

    Afiliado:
    14/1/20
    Mensagens:
    10
    Curtidas Recebidas:
    3
    Localização:
    São Paulo
    Minha dúvida talvez seja meio boba, mas é algo que não achei uma resposta direta até agora.

    Eu configurei meu equipamento e tentei fazer todas as medições necessárias. Para medir o trub loss eu coloquei água na panela de fervura até o limite da torneira e achei 2 litros que ficam na panela depois de escorrer tudo.

    Coloquei então essa informação e todo o resto, montei minha primeira receita no BS e parti para a brassagem. Acontece que dessa vez, com o trub de verdade na panela, eu passei 1 litro a mais do mosto para o fermentador do q era o previsto. Portanto, o trub loss foi de 1 litro e não 2 litros como havia encontrado antes apenas com água.

    Agora fiquei na dúvida qual das duas informações eu devo usar no software? O trub varia de cerveja para cerveja e me parece um número menos preciso do que medir o volume entre o fundo e o começo da torneira.
     
  2. 7/2/20 #2

    Inglorious Brewers

    Inglorious Brewers

    Inglorious Brewers

    Well-Known Member

    Afiliado:
    28/12/18
    Mensagens:
    245
    Curtidas Recebidas:
    250
    Localização:
    São Paulo
    Trub loss é literalmente o volume perdido para o trub quente e não o volume abaixo da torneira. O trub também pode variar de receita pra receita, mas no caso use 1 L como média e vá verificando nas demais brassagem, com o tempo você conseguirá um ajuste melhor desse valor.
     
    Jasontng e (deletar usuário) curtiram isso.
  3. 9/2/20 #3

    marcelo_r_a

    marcelo_r_a

    marcelo_r_a

    Well-Known Member

    Afiliado:
    7/2/17
    Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    34
    Oi, @Jasontng. Complementando, são duas perdas que você tem aí, uma da panela, e outra do trub. Uma é relativa a altura da torneira, e a outra é relativa a quantidade de mosto que fica no trub. Quanto mais trub, maior a perda de mosto, que fica retido no trub. Mas, como você notou, a quantidade de trub também afeta a quantidade de líquido que vc consegue tirar da panela. Como sua torneira é mais alta que o fundo (2 litros né?!) Quanto mais trub você tiver, maior vai ser seu rendimento. Isso, porque quanto mais matéria sólida ocupar este espaço de 2l, mais líquido vc vai tirar da panela. Então na verdade, apesar de sua perda com o trub ser maior, a perda da panela vai ser menor. Então, no final seu rendimento vai ser maior. Mas isso é uma característica do seu equipamento.
    Se você usasse um bico pescador na sua panela, algo que conseguisse tirar o líquido até do fundo da panela, você não ia ter essa perda do equipamento, e quanto mais trub você tivesse, menor ia ser seu rendimento. Abs.
     
    Jasontng curtiu isso.

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder